Brainstorm: Ambientações e Sistemas
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Brainstorm: Ambientações e Sistemas
Um tópico para 3 idéias diferentes...
Esses dias após ver True Grit em DVD, me deu vontade de jogar algum RPG de Faroeste/Bang-Bang.
Fiquei pensando em um sistema que fosse simples, como o de Might Blade, ou até mesmo numa conversão do mesmo para essa ambientação.
Uma das coisas que eu percebo em filmes westerns é que há uma boa chance de PJs já conhecerem PDMs, entao fiquei pensando em um sistema de tabelas para determinar aleatóriamente se um herói já conhece um vilão, enriquecendo assim de modo aleatório seu histórico:
Ex:
George Franklin Jr. está frente a uma velha cabana em meio ao território indigena.
A cabana não parece estar vazia, já que pela chaminé é possível enchergar um fino fio de fumaça que se estende aos céus, e pelas frestas da porta é possível ver a luz trêmula de um possível lampião. George então grita "Quem está aí", mas de dentro da cabana, apenas uma voz dizendo "Não lhe interessa! Vá embora!"
O jogador de George então pergunta ao mestre se aquela voz não le é familiar. O mestre então pede que o jogador role um dado e confere na tabela.
A Voz é familiar. Trata-se de Billy Bull / Se conheceram nas montanhas / Enquanto faziam parte do mesmo bando de ladrões. (Cada barra seria uma rolagem de dados).
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Outra idéia que tive foi a de um Fantasy Western, ou seja, Faroeste com Elfos, anões, (um pouco de) magia e vapor e dragões.
Essa idéia eu particularmente achei bem legal.
Orcs/goblins poderiam ser os "índios" nativos e os Elfos, anões, etc, seriam os desbravadores do Oeste.
Seria interessante um sistema simples tbm.
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Por último, e mais dificil, já imaginaram um sistema de fantasia épica onde não seja necessário ir aumentando o nível de poder dos montros para prover um desafio a altura dos Pjs?
O que eu quero dizer é, em D&D você começa matando kobolds, goblins, orcs, ogros, trolls, montros bizarros extraplanares, dragões e deuses, mas tem que ir "subindo essa escadinha" aos poucos, senão os personagens morrem, ou o jogo fica forçado com personagens de level 1 matando uma divindade do cenário.
Nesse sistema que eu estive pensando, não seria extremamente necessário fazer isso, pois os personagens não dependeriam de nível (eles não evoluiriam), mas de sua interação com a história (ainda que o foco fossem os combates).
Ex: Os personagens combatem alguns orcs e harpias enquanto prosseguem a jornada até o topo da Montanha das Nuvens de Fogo, para destruir o Anel dos Segredos Profanos no vulcão que lá se situa. A cada batalha vencida, o grupo adquire um prop, como fichas por exemplo, que podem ser gastas em outros combates mais dificeis. Então quando o grupo tiver um bom número de fichas adquiridas durante a jornada e entre as batalhas com montros de menor importância, talvez eles tenham alguma chance contra o dragão que os espera em seu destino.
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Comentem.
Esses dias após ver True Grit em DVD, me deu vontade de jogar algum RPG de Faroeste/Bang-Bang.
Fiquei pensando em um sistema que fosse simples, como o de Might Blade, ou até mesmo numa conversão do mesmo para essa ambientação.
Uma das coisas que eu percebo em filmes westerns é que há uma boa chance de PJs já conhecerem PDMs, entao fiquei pensando em um sistema de tabelas para determinar aleatóriamente se um herói já conhece um vilão, enriquecendo assim de modo aleatório seu histórico:
Ex:
George Franklin Jr. está frente a uma velha cabana em meio ao território indigena.
A cabana não parece estar vazia, já que pela chaminé é possível enchergar um fino fio de fumaça que se estende aos céus, e pelas frestas da porta é possível ver a luz trêmula de um possível lampião. George então grita "Quem está aí", mas de dentro da cabana, apenas uma voz dizendo "Não lhe interessa! Vá embora!"
O jogador de George então pergunta ao mestre se aquela voz não le é familiar. O mestre então pede que o jogador role um dado e confere na tabela.
A Voz é familiar. Trata-se de Billy Bull / Se conheceram nas montanhas / Enquanto faziam parte do mesmo bando de ladrões. (Cada barra seria uma rolagem de dados).
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Outra idéia que tive foi a de um Fantasy Western, ou seja, Faroeste com Elfos, anões, (um pouco de) magia e vapor e dragões.
Essa idéia eu particularmente achei bem legal.
Orcs/goblins poderiam ser os "índios" nativos e os Elfos, anões, etc, seriam os desbravadores do Oeste.
Seria interessante um sistema simples tbm.
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Por último, e mais dificil, já imaginaram um sistema de fantasia épica onde não seja necessário ir aumentando o nível de poder dos montros para prover um desafio a altura dos Pjs?
O que eu quero dizer é, em D&D você começa matando kobolds, goblins, orcs, ogros, trolls, montros bizarros extraplanares, dragões e deuses, mas tem que ir "subindo essa escadinha" aos poucos, senão os personagens morrem, ou o jogo fica forçado com personagens de level 1 matando uma divindade do cenário.
Nesse sistema que eu estive pensando, não seria extremamente necessário fazer isso, pois os personagens não dependeriam de nível (eles não evoluiriam), mas de sua interação com a história (ainda que o foco fossem os combates).
Ex: Os personagens combatem alguns orcs e harpias enquanto prosseguem a jornada até o topo da Montanha das Nuvens de Fogo, para destruir o Anel dos Segredos Profanos no vulcão que lá se situa. A cada batalha vencida, o grupo adquire um prop, como fichas por exemplo, que podem ser gastas em outros combates mais dificeis. Então quando o grupo tiver um bom número de fichas adquiridas durante a jornada e entre as batalhas com montros de menor importância, talvez eles tenham alguma chance contra o dragão que os espera em seu destino.
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Göltork- Nível 16
- Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.
Re: Brainstorm: Ambientações e Sistemas
1º - Interessante. Eu semrpe quis encontrar um sistema que simule um bom Faroeste. Talvez dê para adaptar Mighty Blade, mas não sei se ficaria muito bom.
Quanto ao sistema de passado aleatório, realmente interessante ^^
2º - Bom, faroeste com elfos, magia, vapor e dragões me faz pensar em Reinos de Ferro...
3º- Exemlifique. Gostei do conceito, mas não entendi bem oque você quis dizer com "prop" ou "ficha".
Quanto ao sistema de passado aleatório, realmente interessante ^^
2º - Bom, faroeste com elfos, magia, vapor e dragões me faz pensar em Reinos de Ferro...
3º- Exemlifique. Gostei do conceito, mas não entendi bem oque você quis dizer com "prop" ou "ficha".
Zanard- Nível 30
- Mensagens : 5249
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 28
Localização : Mais perto de você do que você imagina.
Re: Brainstorm: Ambientações e Sistemas
Nós vamos fechar este daqui.
Não é melhor postar no outro fórum?
Não é melhor postar no outro fórum?
Re: Brainstorm: Ambientações e Sistemas
Ok, vou passar pro outro fórum.
Lá explico melhor.
Lá explico melhor.
Göltork- Nível 16
- Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.
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