[Nova classe básica] Seeker

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Nova classe básica] Seeker

Mensagem por Khelben_Arunsun em Qua 07 Out 2009, 2:06 pm

Olá, camaradas,

Hoje tivemos o debut de mais uma classe básica nova, que veremo no PHB 3, o Seeker. Já me adiantando, prestando um serviço de atendimento ao público aqui do fórum, abri este tópico para passar as infos básicas da classe, e dar um mini-review pra todo mundo. Não vou dar copy/paste do artigo, e sim dar minha idéia geral da classe. Vams lá?

Seeker
Controller Primal
Foco em Sab, For e Des

Ele pode usar no máximo leather armor, mas pode usar military ranged (mais sobre isso mais para a frente).
Ganha +1 em Ref e +1 em Von, o que é bom.
Tem HPs razoáveis, e perícias idem.

O Seeker é um controller primal que utiliza técnicas de caçada para evocar e distribuir o poder primal de seus espíritos e seus totens sobre seus inimigos. Como? Ele usa arco e flecha! Agora, finalmente temos outra classe para usar essa arma, além do ranger. Seus poderes primais são descarregados pela flecha, tornando-o um controler com um alcance muito bom.

Classe features: o Encaged Spirits dá push 1 e slow em tds os adversários no burst, e o Inevitable Shot permite q o Seeker atake um segundo alvo, caso erre o primeiro.

Poderes (vou citar um de cada do lvl 1, sendo os que mais me chamaram a atenção)

At will - Stinging Swarm: um ataque contra CA que causa um dano básico, e (pela descrição) invoca um enxame de insetos à votla do alvo. Todos os inimigos adjacentes a ele tomam penalidade no atk até seu próximo turno. E pode ser usado como um ranged basic atack.

Encounter - Flickering Arrow: Dano simples contra CA, e invoca luzes à volta do alvo. Ele perde benefício de cover, e até total concealment até seu próximo turno. E quem estiver próximo dele se f... também.

Daily - Fungal Blooms: Se pegar, dano básico e imobilizado (save ends). o efeito, ele cria 4 fungos em 4 quadrados diferentes adjacentes a ele. Se alguém se mover para o quadrado de um dos fungos, o fungo da um close burst contra fortitude, causa um dano básico de poison, e desaparece. Stylish; ^^

As duas paragon paths são legais, e os feats de classe também. No geral, gostei tanto que já dei jeito de encaixar na minha campanha.

www.dadomestre.com.br

@yuripeixoto
@dadomestre

Khelben_Arunsun
Nível 2

Ver perfil do usuário http://www.dadomestre.com.br

Re: [Nova classe básica] Seeker

Mensagem por Allian em Qua 07 Out 2009, 2:38 pm

só eu to achando que a wizards ta exagerando demais na hora de "colorir" as classes?

Spoiler:
Cara... tem uns 6 meses que não entro no mafia e certas coisas nunca mudam.

votar nick nunes

"Keep Walking"

Allian
Nível 30

Ver perfil do usuário

Mensagem por Khelben_Arunsun em Qua 07 Out 2009, 3:08 pm

Como assim?

www.dadomestre.com.br

@yuripeixoto
@dadomestre

Khelben_Arunsun
Nível 2

Mensagem por Allian em Qua 07 Out 2009, 3:26 pm

como eu explico?

"o guerreiro pula, enterra a halberta no chão e pedaços de pedra acertam os olhos dos seus oponentes, cegando-os"

colorido seria algo assim. eu sei la, mais ta cada vez mais complicado engolir certos conceitos que a wizards anda criando. me parece meio "dragonball". sou só eu?

esse seeker pra mim é um. se um jogador chegasse pra mim antes de eu saber dele e perguntasse se ele podia criar uma classe que "usa arco e flecha e invoca os espíritos da natureza" no minimo eu ia olhar torto. sei la, não encaixa na minha visão de "muito de fantasia medieval".

Spoiler:

votar nick nunes

"Keep Walking"

Allian
Nível 30

Ver perfil do usuário

Mensagem por Khelben_Arunsun em Qua 07 Out 2009, 3:34 pm

Acho que sim. A maioria dos poderes marciais, IMO, ultrapassa o normal do combate, mas não chega a um nível Dragon Ball. No máximo, a um nivel Indiana Jones. Smile
Pra mim, o guerreiro sabe sim bater, por exemplo, onde dói mais, ou aprendeu uma manobra, pra bater, correr, e bater no cara de traz... ou para bater incapacitando. Esses são os poderes marciais, e pra mim, não tem nada muito fora do normal aí.

Já no caso do Seeker, ele não é um guerreiro. Ele não treinou para isso. Os espíritos naturais, os totens ancestrais, a magia natural, que dá seu poder a ele. Pondo isso no fluff, fica bem verossímil suas habilidades. Partindo do pressuposto de um sistema onde os poderes dos Deuses, anjos, demônios e espíritos interfere no mundo, os totens bárbaros, xamânicos, são bem fáceis de serem interpretados e transportados para o jogo.

Mas essa é minha opinião. Como adepto do shamanismo, e como grande fã de Conan, Nárnia, e de locais de FR como Rashemen, ou os bárbaros Uthgardt, a fonte de poder primal, e os poderes da natureza, são um conceito que eu abraço bem em D&D. Smile

www.dadomestre.com.br

@yuripeixoto
@dadomestre

Khelben_Arunsun
Nível 2

Mensagem por Allian em Qua 07 Out 2009, 3:48 pm

sei la, fonte primal pra mim cabe tão bem em um mundo medieval quanto ninjas e monge. sei las mais não tem nada a ver com medieval na minha cabeça =x

Spoiler:

votar nick nunes

"Keep Walking"

Allian
Nível 30

Ver perfil do usuário

Mensagem por Khelben_Arunsun em Qua 07 Out 2009, 3:58 pm

Depende do tipo de fantasia, e do estilo medieval. O druidismo celta com suas lendas e seu folk-lore está tão imiscuído que tem até deuses celtas em Faerûn (Oghma, o deus celta dos bardos, e Silvanus, o deus celta da natureza).
Os índios também fazem parte da "natureza primal', com seus mitos e seus heróis (e foram parar até em Dragonlance, como os bárbaros das planícies). E também tem todo o aspecto dos poderes da natureza: dríades, ninfas, elfos, fadas... sei lá, pra mim, algo mais primal, mais natural, é bem medieval mesmo.

E viva Aslam.

www.dadomestre.com.br

@yuripeixoto
@dadomestre

Khelben_Arunsun
Nível 2

Mensagem por balard em Qua 07 Out 2009, 4:00 pm

É, totalmente diferente dos druidas, celtas e outros povos bárbaros adoradores da natureza...

Mas legal esse seeker. Tinha lido q era divine em algum lugar, uma pena. To esperando desda 3.5 uma classe que permita vc jogar com um paladino da Chama Prateada em Eberron.

Teoricamente eles são paladinos que usam arco, e não espada. O símbolo da religião é uma ponta de flecha.

O jeito é mudar o fluff Smile

no blog -> balard.com.br

balard
Nível 30

Ver perfil do usuário http://balard.com.br

Mensagem por Khelben_Arunsun em Qua 07 Out 2009, 4:17 pm

Eu já gostei do aspecto primal mesmo. Fico imaginando aquele bárbaro (no sentido cultural da palavra) Uthgardt (FR), com um arco em mãos, invocando o poder do totem de sua tribo para causar a destruição no meio dos inimigos, enquanto seus aliados bárbaros investem na linha de frente. Very Happy

www.dadomestre.com.br

@yuripeixoto
@dadomestre

Khelben_Arunsun
Nível 2

Mensagem por Göltork em Qua 07 Out 2009, 4:18 pm

Putz! Bem que eu imaginai que essa idéia de indios americanos e shamanistas não era idéia própria! é de DL! =(

Nûr (meu cenário) tem disso tbm. os nativos são baseados nos indios americanos e são chamados Bakaar. Primal Source é a uma das principais fontes de poder em Nûr (seguido pela marcial).
----------------------

Sobre o Seeker... parece bacana, mas eu preferia um arqueiro arcano.

Göltork
Nível 16

Ver perfil do usuário

Mensagem por Slash_Z em Qua 07 Out 2009, 4:34 pm

Aliás, o pessoal de D&D pega referências de tudo quanto é lugar e junta, tirando um pouco da identidade de cada uma. Já que o Khelben citou deuses celtas em Faerûn, como será que eles reagiram, por exemplo, ao conhecer um deus nórdico (Týr)? Razz

Pior que concordo com o Allian. As expressões mais incipientes de uma "mitologia D&D" dialogavam com a tradição européia (mais especificamente a épica). Acho legal a forma como, por exemplo, Senhor dos Anéis tentou resgatar a épica européia de forma até anacrônica (de várias fontes, inclusive) e unir tudo num livro homogêneo e moderno (moderno literariamente; tanto que é um épico em prosa, não em verso). Cada personagem dialoga com algum tipo épico. Aragorn é o ideal de cavalaria, da Idade Média; Gandalf, o sábio mentor (George Lucas bebeu da mesma fonte para criar, por exemplo, o Obi-Wan), e por aí vai. Todos dialogam com alguma coisa, e a originalidade vem de 2 fatores: 1) um personagem totalmente inovador é o Sam, um jardineiro que acaba sendo o único personagem que nem pensa em sucumbir ao poder do Um Anel Very Happy ; e 2) LotR é um épico que pinta o excesso de poder de forma negativa, ao mesmo tempo que "santifica" os "fracos" e humildes. Não é à toa que os hobbits começam a história metaforicamente e literalmente pequenos. O D&D seguiu essa idéia do SdA, criando o RPG de fantasia medieval que conhecemos. Mas agora eu não sinto a mesma coisa.

Sei lá, é difícil explicar, mas eu concordo com o Allian nessa. O D&D parece cada vez menos preocupado em "colorir" a classe dessa forma, de forma que o objetivo da classe (os poderes) fazem sentido, mas não sua origem. Eu admito que essa opinião não faz muito sentido, é algo totalmente pessoal Laughing

E isso não quer dizer que eu não ache que ficou legal. Ficou do caralho, de qualquer forma.

Slash_Z
Nível 13

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Qua 07 Out 2009, 4:53 pm

putz, o slash pegou. é exatamente isso.

e eu concordo com o goltork, preferia um arqueiro arcano!

aliais, eu to tentando já vai fazer um mês adaptar o mago pistoleiro de Reinos de ferro pra 4.0, algo que acho que ia cair bem em eberron.

vô ver se eu desenterro o projeto e faço pelo menos power até o nível 5 ou algo assim. se der certo posto ele no fórum.

Spoiler:

votar nick nunes

"Keep Walking"

Allian
Nível 30

Ver perfil do usuário

Mensagem por Göltork em Qua 07 Out 2009, 5:06 pm

Gun Mage en Eberron? Mudando um pouco o fluff até pode ser...

Göltork
Nível 16

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Qua 07 Out 2009, 5:11 pm

em faerun que não vai ser né?

ele é especifico dos reinos de ferro, mais é uma classe super legal anyway ^^

voltando ao topic, alguem tem uma palinha dos valores dos powers do seeker? gostaria de saber como ficou numericamente em relação aos outros.

Spoiler:

votar nick nunes

"Keep Walking"

Allian
Nível 30

Ver perfil do usuário

Mensagem por Khelben_Arunsun em Qua 07 Out 2009, 5:18 pm

Ah, da maneira que o Slash falou, eu entendi seu ponto. Sim, o flavor do jogo mudou totalmente, de heróis que eram pessoas simples que se tornavam especiais com a experiência, para heróis que são heróis justamente por já serem especiais. Sobre os primais, dá pra jogar em Dragonlance também, ou em Aebrynis, o mundo de Birthright. Very Happy

Nenhum é melhor nem pior que o outro, mas o flavor muda completamente mesmo. ^^

Bom, o que vc quer saber do valor dos poderes? Dano, jogada vs defesa?
Todos os poderes lvl 1 são Wisdom vs AC, e o alcance é o alcance do arco Very Happy

Os at will fazem arma + Wis de dano, e causam efeitos de controller
Os encounter fazem arma +1dado + Wis e causam efeitos de controller
Os daily, um é burst que causa 2d6 de dano, metade no miss, o outro é o fungal bloom q eu citei: arma + wis e imobilização (save ends) e cria 4 fungos q causam Wisdom de poison damage, num atake de Wis vs Fortitude, caso alguém pise neles.

Os utility de lvl 2, tem um q é daily, stance, e vc baixa o critical hit pra 19-20, e o outro é encounter q vc escolhe um adversário, e não provoca atakes de oportunidade.

as evocações de lvl 3 continuam causando dano baixo 1 arma + Wis, mas os efeitos de controller melhoram. E já são vs Will, ou Fortitude

Ensnaring Shot de level 5 é o supra sumo do controller fdp!!!!! Só digo isso.

Última edição por Khelben_Arunsun em Qua 07 Out 2009, 5:41 pm, editado 1 vez(es)

www.dadomestre.com.br

@yuripeixoto
@dadomestre

Khelben_Arunsun
Nível 2

Mensagem por Allian em Qua 07 Out 2009, 5:31 pm

queria saber alcance e dano dos powers.

mais eu não acho tão ruim isso de herois que ja nasceram especiais. meu problema é mais do tipo "ok, o grupo tem um warden, um druida um barbaro e um shamã." eu poderia até mestrar em faerun ou darksun (com muita dificuldade) pra esse grupo. mais em nenhum outro cenário eu iria aceitar. principalmente eberron. pra mim fica com um "tormenta feeling".

Spoiler:

votar nick nunes

"Keep Walking"

Allian
Nível 30

Ver perfil do usuário

Mensagem por Khelben_Arunsun em Qua 07 Out 2009, 5:42 pm

Mas em Eberron não tem um continente novo, recém descoberto, com tribos, e talz? Outros jogadores e DMs q conheço montaram grupos primais justamente lá (P.S.: não conheço quase nada de Eberron)

www.dadomestre.com.br

@yuripeixoto
@dadomestre

Khelben_Arunsun
Nível 2

Mensagem por Allian em Qua 07 Out 2009, 5:57 pm

sim, a ideia da 4,0 é justamente que tudo serve em qualquer lugar. mais sei lá, na minha europa medieval nunca existiu celtas nem vikings

obviamente isso é uma opinião e ninguém tem que concordar. é birra minha mesmo e eu admito.

Spoiler:

votar nick nunes

"Keep Walking"

Allian
Nível 30

Ver perfil do usuário

Mensagem por Khelben_Arunsun em Qua 07 Out 2009, 6:03 pm

Hehehehehehe.

Ah, respondi seu post ali acima, sobre os valores dos poderes, mas como a gente postou quase ao mesmo tempo, o seu chegou na frente. Deu uma olhada?

www.dadomestre.com.br

@yuripeixoto
@dadomestre

Khelben_Arunsun
Nível 2

Mensagem por Rikus em Qua 07 Out 2009, 6:26 pm

Shaman em DS? Não sei se encaixa. Aliás opinião minha, não encaixa mesmo, porque o Shamanismo é um tipo de religião, coisa inexistente em DS. Lá os clérigos adoram elementos e não deuses.

Rikus
Nível 4

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Qua 07 Out 2009, 6:31 pm

dei sim. parece razoavelmente equilibrado.

ps.: shamã não é algo de povos africanos e índios?

Spoiler:

votar nick nunes

"Keep Walking"

Allian
Nível 30

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rikus em Qua 07 Out 2009, 6:32 pm

Sim, mas é uma religião, procura xamanismo no google fio di deus!

Rikus
Nível 4

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Qua 07 Out 2009, 6:36 pm

sim, sim. eu sei.

mais pelo que parece o shamã de D&D é mais um conjurador de "aliados da natureza" do que um representante da religião. provavelmente vão usar esse ponto pra explicar xamãs em DS.

(agora eu quero ver isso quando sair dragonlance)

Spoiler:

votar nick nunes

"Keep Walking"

Allian
Nível 30

Ver perfil do usuário

Mensagem por Slash_Z em Qua 07 Out 2009, 6:36 pm

Xamanismo também rolou muito nas Américas.

E xamanismo não adora deuses, de forma geral (há várias formas de xamanismo diferentes). Xamanismo costuma favorecer o "mundo espiritual", não deuses propriamente ditos. Continua não valendo para DS, mas também é diferente do politeísmo de D&D, por exemplo.

Slash_Z
Nível 13

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rikus em Qua 07 Out 2009, 6:41 pm

Claro! Alguém sabe qdo é o EIRPG?

Rikus
Nível 4

Ver perfil do usuário

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares