Desenhos Infantis!

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Desenhos Infantis!

Mensagem por Dino em Qui 12 Nov 2009, 1:31 am

O que aconteceu com os desenhos infantis... parece que tudo é muito violento e apelativo...

Encontrei isso... minha mais brilhante atuação!!! Nada como o bom e velho recordar!

http://www.youtube.com/watch?v=d2bsfoDhsxo&feature=related

... é de se pensar!!!

Dino
Nível 6

Ver perfil do usuário

Re: Desenhos Infantis!

Mensagem por Gun Hazard em Qui 12 Nov 2009, 8:03 am

Sou suspeito prá falar pois sempre achei Familia Dinosauros a melhor Sátira do meu tempo.

Eles sabiam colocar o dedo na ferida.

Hoje em dia os desenhos são feitos unicamente para marketing, cria-se uma marca bacana e trabalha-se com várias mídias a fim de lucrar em cima... Veja por exemplo desenhos como Ben10 nunca tive paciência de ver, mas pelo que sei é uma das marcas que mais vende hoje em dia, de Brinquedos importados e mochilas oficiais a pipas na esquina e mochilas paraguaias.

Claro que no meu tempo também tinha isso, pois "Comandos em Ação" e "Transformers" eram também desenhos orientados a marketing.

Mas parece que quanto mais o tempo passa mais o capitalismo se torna agressivo e os pais de hoje que foram criados no capitalismo de ontem, não conseguem enxergar que este capitalismo pode ser prejudicial se não tiver a intervenção positiva e educadora dos pais (Pessoalmente eu acho o capitalismo sem nenhum ponto positivo, mas infelizmente não temos como fugir dele de uma hora prá outra, então o mais adequado seria uma intervenção educadora).

Os pais preferem usar a TV por assinatura e deixar o filho assistindo Cartoon o dia inteiro para não dar trabalho, do uqe orientar o filho a assistir um ou outro programa, (mesmo outro desenho) didático/educativo/lúdico. Também não tem tempo para os filhos e tentam compensar isso comprando coisas...

Voltando a desenhos, vou citar o exemplo da Disney:
Muitos dos desenhos deles são animações que irão intreter as crianças por serem coloridas e bonitinhas, mas muitas vezes seu conteúdo (roteiro) é voltado para os adultos ou jovens, abordando temas como familia, aceitação social, etc. Quer uma Exemplo? a Piada do Shrek 2 quando prendem o Gato e falam que ele tava com "erva" e ele diz que aquilo não é dele. Vai me dizer que aquilo foi uma piada orientada a crianças de 6-8 anos? Isso dos desenhos com conteúdo adulto não é de todo ruim pois ele proporciona um tempo comum entre adultos e crianças, as crianças se divertem com a animação e os adultos com o roteiro e algumas piadas.

Os desenhos com violência desnecessária são burrices de escritores.

Cara eu ficava espantado com Meninas Superpoderosas, o negócio era só chegar batendo. Tinha um problema? Resolva na pancada!
Lembro de um episódio que elas surravam um colega de sala que tinha virado um monstro de cola por consequência da Lindinha ter ficado zoando/azucrinando/tirando-sarro dele antes por ele ser socialemnte afastado. Porra ela foi responsável pela criação do monstro e depois tenta resolver dando porrada? Outro que elas são chamadas para não lembro o que e já chegam dando porrada para depois descobrir que não era nada daquilo. Sei lá acho que estou velho demais, mas não consigo ver isso com bons olhos.
No meu tempo de infância tinhamos também "Pica-paus" e "Pernalongas" jogando bigornas e dando tiros da cara uns dos outros, mas notem que a diferença é clara quando analizamos que eles eram animais fantásticos e não pessoas contra pessoas. Acrredito que um educador possa apontar melhor essa falha do que eu, mas quando colocamos pessoas contra pessoas a assimilação das crianças de que aquilo é normal, comum e aceitável é maior do que se verem um gato perseguindo um rato.

Mesmo o tradicional Humano Contra Raça Diferente, remete ao bairrismo/xenofobia, induz a automaticamente a excluir do seu convivio o que se apresenta diferente.

Felismente/infelismente o único ponto moderador disso são os pais, eles é qe tem que ter conhecimento, maturidade, discernimento e responsabilidade de sentar junto com o filho e acompanhar o que ele vê e se julgar necessário filtrar o que considera impróprio para a educação do filho. Para isso seria bom ele ter orientação de pessoas mais experiente e educadores também.

Mas dai eu acordo e volto pro mundo real...

Colabore com nosso Blog: BLOG MASMORRAS & DRAGÕES

E Visite meu Blog: FALHA CRÍTICA

Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Ver perfil do usuário http://falhacriticarpg.wordpress.com

Mensagem por Dino em Qui 12 Nov 2009, 8:10 am

Disse tudo... família dinossauro era sensacional! Nada de apenas intreter... era um jeito de educar... me lembro que tinha He-Man e no final de cada programa ele dava uma lição de moral... tem até um que ele fala de PEDOFILIA... e tudo para crianças. Hoje você não ve nem os pais falando nesses assuntos!

Perfeita sua colocação... tudo que é feito, é pensado duas vezes pra saber se gera lucro! Os tempos mudaram! E felizmente eu peguei a melhor parte deles!

Sou a favor da volta desses programas... URGENTE!

Dino
Nível 6

Ver perfil do usuário

Mensagem por balard em Qui 12 Nov 2009, 8:36 am

Eu vou discordar. Os desenhos de antigamente eram muito, muito marketeiros. E MUITO mais violentos. Só comparar qq desenho da antiga warner bros, ou os do pica pau e compania para se ver que não tem nada parecido hoje em dia.

Isso eu falo antes dos anos 80. Os anos 80 praticamente tudo que se via na televisão, antes de começarem o roteiro, já se pensava na linha de bonecos. E com o mínimo de violência possível. Mesmo tartarugas assassinas ninjas armadas com espadas preferiam corta o lustre em cima dos bandidos.

Nos anos 90 começou a sair dessa onda, e te digo que os principais responsáveis foram os canais de desenho animado, que começaram a experimentar internamente. Os desenhos da cartoon, nicklodeon foram saindo do estilo "Somos um Mercham!" para criar coisas mais experimentais. A meninas superpoderosas foram uma grande inovação, tanto no estilo de animação(fugindo do padrão, não na qualidade), tanto no argumento. E não foram Feitas pra vender bonecos, e sim para criar IP única para a emissora, tirando um pouco a dependência de outras produtoras. Isso é o mesmo com praticamente todos os desenhos dessa época. Dexter, Jamurai Jack, Padrinhos Mágicos, Bob Esponja, Doug não são feitos pensando em vender bonecos. Diferente do Ben 10 que vc citou, que é claramente feito no estilo de Transformers, He-man, Ursinhos Carinhosos... Feitos pra vender bonequinho, lancheira, thundercats. Muitos desenhos da nossa infância surgiram antes como bonecos, depois como desenhos.

Excluindo disso eu tiro os shows obviamente de adultos, como Simpsons ^^ Falando em grandes desenhos antigos, eu me amarrava em Corrida Maluca e Herculóides. Até Space Ghost. Clássicos ^^

no blog -> balard.com.br

balard
Nível 30

Ver perfil do usuário http://balard.com.br

Mensagem por guarana em Qui 12 Nov 2009, 8:56 am

Eu acho que desenho é coisa de adulto Very Happy

guarana
Nível 4

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Qui 12 Nov 2009, 12:33 pm

guarana escreveu:Eu acho que desenho é coisa de adulto Very Happy

guaraná tem meu voto no debate.

eu sou meio novo pra falar, mais acredito que desde muito tempo atrás (época do pica-pau, herculóides, e companhia) as editoras simplesmente não sabem tratar conteúdo. cansei de ver desenhos como pica pau que tem mensagens no minimo estranhas (tem um episodio que o policial-morsa multa ele e ele faz um mundo pra descer o pau nele de todas as formas imagináveis). desenhos que são bonitinhos uma temporada interia, ai vem aquela piada disfarçada sobre drogas, sexo, moral e o escambau. meu deus, muleke de 10 anos não entende isso!

nesse ponto um dos melhores era He-man. ele não só era divertido (tinha uns non-senses, mais pra criança tanto faz) e sempre vinha com uma lição de moral no final do episodio falada de uma forma que dava pra entender.

eu reitero, não só desenho, mais programas pra criança tb. desenho animado é um gênero. idade recomendada se remete a conteúdo. as emissoras tem que aprender a separar. da pra ter programa de adulto, de criança, desenho de adulto e de criança.

afinal de contas, aqui no brasil se considera anime=desenho=criança certo?

me mostra um pai que tem coragem de mostrar Gantz pro filho pequeno.

Spoiler:
Cara... tem uns 6 meses que não entro no mafia e certas coisas nunca mudam.

votar nick nunes

"Keep Walking"

Allian
Nível 30

Ver perfil do usuário

Mensagem por Slash_Z em Qui 12 Nov 2009, 12:49 pm

É, desenhos antigos às vezes têm mensagens "adultas" e ironias/reflexões de difícil apreensão (para crianças). Por isso é tranqüilo assistir um e ainda dar umas risadas - ao contrário dos desenhos de hoje, que são adequados, porém "burros" Razz

Dizer que "antigamente era bom" e "hoje é ruim" é uma simplicidade argumentativa que acontece desde que o mundo é mundo. Uma geração, adequada aos padrões que a criaram, lamenta enquanto a juventude cria sua própria linguagem. O fato é que há desenhos bons hoje em dia, assim como houve desenhos muito bons "antigamente". O problema é que grandes emissoras não costumam passá-los, o que é mais um problema de emissora do que dos desenhos.

E é interessante o Balard citar Tartarugas Ninjas porque, quando eu li as revistinhas (não a versão marketeira; a versão original) quando criança, fiquei bem impressionado. É uma comic bem underground e repleta de violência. Sem contar as ironias que eu não conseguia entender (o fato das Tartarugas serem uma piada bem bolada à geração de comics da época, e as claras referências ao Demolidor). O mais sarcástico é uma obra anti-mainstream tornar-se um ícone do mainstream Smile

Slash_Z
Nível 13

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dino em Qui 12 Nov 2009, 1:06 pm

Slash_Z escreveu:
Dizer que "antigamente era bom" e "hoje é ruim" é...

Coisa de véio!

Dino
Nível 6

Ver perfil do usuário

Mensagem por balard em Qui 12 Nov 2009, 1:36 pm

tartaruga é foda Smile eu tenho graphic novel com as histórias dos quadrinhos. É genial.

O pica pau é bizarr odemais. Ele é simplesmente mal. Enquanto o pernalonga sacaneia os caras que vão caçar ele, o pica pau faz as piores maldades sem sentido ou motivo. Tem um episódio que ele destroi o negócio do Leôncio só por destruir... Nunca curti o pica pau. Sempre quis ver um vs ele e o pernalonga, Smile

no blog -> balard.com.br

balard
Nível 30

Mensagem por NickNunes em Qui 12 Nov 2009, 9:31 pm

na boa, pica-pau era um lixo, nunca entendi nem nunca gostei. O Balard tem razao, o pica-pau era mau, e fazia as coisas só pra ferrar com a vida dos outros.

Agora vejamos os desenhos do hoje em dia: Ben10 eu nunca vi, mas realmente é algo bastante comercial, já o Shrek: Acho que nem todas as piadas uma crianca de 6-10 anos nao pegaria, qualquer americano pegou a piada do Hooters por exemplo. E comparando isso com os filmes de antigamente: O mocinho invadia o castelo, matava o dragao, beijava a princesa e eles viviam felizes para sempre.

Bom, o que uma geracao que viu esses desenhos aprendeu? O menino aprendeu que tem que matar o bicho malvado e a menina que tem que ficar dormindo esperando o principe encantado. Uma crianca que viu o shrek nao vai acreditar nessas infantilidades.

E na verdade só pra terminar minha analise relativamente sem sentido: Devido à televisao e a mudanca na programacao as geracoes mais novas sao 25% mais inteligentes que as de seus respectivos avos.

NickNunes
Nível 30

Ver perfil do usuário

Mensagem por Templario em Sex 13 Nov 2009, 1:21 am

Humm, eu sempre gostei do pica-pau. Mas nunca absorvi as "mensagens" que ele passava; assistia porque era divertido. Zuava um monte.

O maior diferencial para gostar de pica-pau era que ele é o oposto do mickey. Não interessa o que o mickey faz, ele SEMPRE vence. Não tinha sentido nenhum pender para o outro lado, porque o mickey era o correto, mickey era perfeito, isso aquilo.

Um sentimento análogo (embora com mensagem nem um pouco similar) era com Tom & Jerry. SEMPRE torci pelo Tom, e 99% (estatística inventada por mim Very Happy) dos episódios mostrava o Tom se fudendo. Quando passava um no qual o gato vencia (ex: o de duelo, onde no final o Tom estapeia o Jerry com a luva) eu ficava o resto do dia feliz hahauha

Já o pica-pau não. Ele perdia. Ele nem sempre ganhava; o canal poderia passar uns 20 desenhos em sequência que em pelo menos 5 o pássaro perdia. Era mais "real", situações nas quais o protagonista nem sempre vai se dar bem.

E porque é muito sem-noção. Eu nunca faria as coisas que ele faz, mas para descontrair é muito bom (assim como James Bond e filmes de ação).

PARA MIM, Bob Esponja é uma imitação barata de pica-pau e que nunca vai chegar aos pés do mesmo. Wink

Templario
Nível 2

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ali Bolala em Sex 13 Nov 2009, 2:04 am

bem o Pica-pau e sensacional ate hj a expressao "mal que nem o pica-pau' faz mt sentido adorava qnd ele se dava bem gostava mais ainda qnd ele se estreprava Smile(sim sou um sadico de merda)
Porra Allian comparam os desenhos de antigamente com gantz é uma tremenda sacanagem eu sou fã de carterinha de Gantz mas ele claramente foi feito pra´pessoas adultas("velha escrota do caralho vai procurar a estaçao sosinha porra") comparar com Tom e Jerry nao é uma comparaçao justa
.................................................................................

Ali Bolala
Nível 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Allian em Sex 13 Nov 2009, 5:58 am

eu não comparei gantz com ninguem. se você reler meu post vai ver o que eu quero dizer: tem desenho que não é pra criança. dei gantz como um exemplo.

e eu gostava de assistir era papaleguas e coiote. coiote FTW!

Spoiler:

votar nick nunes

"Keep Walking"

Allian
Nível 30

Ver perfil do usuário

Mensagem por balard em Sex 13 Nov 2009, 8:11 am

Cara, quantos desenhos do Mickey vc já viu? O que absolutamente eles tem a ver com o pica pau? Era melhor citar o Pernalonga, que é de uma linha muito mais próxima.

no blog -> balard.com.br

balard
Nível 30

Mensagem por Gun Hazard em Sex 13 Nov 2009, 4:10 pm

NickNunes escreveu:na boa, pica-pau era um lixo, nunca entendi ...
E onde tá a novidade?

NickNunes escreveu: E comparando isso com os filmes de antigamente: O mocinho invadia o castelo, matava o dragao, beijava a princesa e eles viviam felizes para sempre.

Bom, o que uma geracao que viu esses desenhos aprendeu? O menino aprendeu que tem que matar o bicho malvado e a menina que tem que ficar dormindo esperando o principe encantado.

Nick meu bucefalo amigo panamenho...

Existe um negócio chamado "Mito do Herói" que lida com várias simbologias e arquetipos tidos como universáis. Dentro deste contexto as histórias do tipo "O Cavaleiro e o Dragão" são uma lição de vida comum e universal

Mas claro que estu sendo redundante e falando para paredes pois não espero nunca que sua vã cabecinha compreenda isso...

PS: E nem mesmo Shrek escapa de muitos destes simbolismos e arquetipos. Com a diferença que temos um anti-herói em vez de herói classico.

Colabore com nosso Blog: BLOG MASMORRAS & DRAGÕES

E Visite meu Blog: FALHA CRÍTICA

Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Ver perfil do usuário http://falhacriticarpg.wordpress.com

Mensagem por Allian em Sex 13 Nov 2009, 4:12 pm

eu estava sobre a impressão de que shrek não era de forma nenhuma pra crianças...

Spoiler:

votar nick nunes

"Keep Walking"

Allian
Nível 30

Ver perfil do usuário

Mensagem por NickNunes em Sex 13 Nov 2009, 6:00 pm

Gun Hazard escreveu:
NickNunes escreveu:na boa, pica-pau era um lixo, nunca entendi ...
E onde tá a novidade?

NickNunes escreveu: E comparando isso com os filmes de antigamente: O mocinho invadia o castelo, matava o dragao, beijava a princesa e eles viviam felizes para sempre.

Bom, o que uma geracao que viu esses desenhos aprendeu? O menino aprendeu que tem que matar o bicho malvado e a menina que tem que ficar dormindo esperando o principe encantado.

Nick meu bucefalo amigo panamenho...

Existe um negócio chamado "Mito do Herói" que lida com várias simbologias e arquetipos tidos como universáis. Dentro deste contexto as histórias do tipo "O Cavaleiro e o Dragão" são uma lição de vida comum e universal

Mas claro que estu sendo redundante e falando para paredes pois não espero nunca que sua vã cabecinha compreenda isso...

PS: E nem mesmo Shrek escapa de muitos destes simbolismos e arquetipos. Com a diferença que temos um anti-herói em vez de herói classico.

A história original da chapéuzinho vermelho tem um significado mais cruel por tras, onde o vermelho significa o fato de ela ter menstruado e o "comer" do lobo tem o outro sentido mesmo. MMAASS, quando passado isso pra tela do cinema pelos olhos da Disney faz alguma diferenca?? Eu acho que nao. Um adulto que estuda literatura ou psicologia talvez pudesse pegar todo esse simbolismo, uma crianca (cuja idade é a designada para tal filme) nao vai, vai simplesmente achar que tem que tomar cuidado com o lobo mau.

Agora em comparacao ao Shrek, que ele faz uma sátira de tudo, para entender as piadas vc tem que ter um minimo de conhecimento geral, saber quem foi a branca de neve, a bela adormecida e etc... Ainda que as criancas nao peguem todas as piadas, algumas como associar um personagem ali com o de outra comica com certeza o fariam.

E comparando a video-games é a mesma coisa que dar Kingdom Hearts para uma crianca de 8 anos, ela vai se fascinar com os personagens da disney, mas nao vai captar um kct por tras do jogo.

NickNunes
Nível 30

Ver perfil do usuário

Mensagem por Slash_Z em Sex 13 Nov 2009, 6:13 pm

Gun Hazard escreveu:Existe um negócio chamado "Mito do Herói" que lida com várias simbologias e arquetipos tidos como universáis. Dentro deste contexto as histórias do tipo "O Cavaleiro e o Dragão" são uma lição de vida comum e universal

Bom, o Nick poderia discutir o Mito do Herói alegando que não é precisamente uma ferramenta da análise crítica, e que é tendenciosa (e.g. segue uma lógica predominantemente masculina); sem contar que é tão generalizada que ignora completamente qualquer caráter específico da 'jornada do herói'... Mas não deixa de ser uma teoria interessante Razz

@Nick: eu sempre pensei que Chapeuzinho Vermelho fosse uma história medieval sobre ataques de lobos (forma de educar as crianças com histórias), mas que mudou e tornou-se um "conto de fadas"...

Slash_Z
Nível 13

Ver perfil do usuário

Mensagem por balard em Sex 13 Nov 2009, 8:39 pm

Todas as histórias de fadas são da época medieval(ou mais antigas), e uma grande maioria passava uma lição para as crianças, normalmente com grandes doses de sangueira e crueldade. E não só para as crianças, eram crendiçes que o povo acreditava, assim como as lendas brasileiras. Os contos de Grimm surgiram justamente de um estudo desses Smile Procura ler as histórias no original que vc se assusta.

Alguém ai quer jogar uma mesa de Grimm? É gênial ^^

no blog -> balard.com.br

balard
Nível 30

Mensagem por Kieran em Sex 13 Nov 2009, 9:50 pm

Os contos dos irmãos Grimm estão bem longe do que foi retratado pelos estúdios de desenhos... As histórias são densas, pesadas e sangrentas...

Kieran
Nível 11

Ver perfil do usuário http://willmiyazaki.posterous.com

Mensagem por Templario em Sex 13 Nov 2009, 11:16 pm

balard escreveu:Cara, quantos desenhos do Mickey vc já viu? O que absolutamente eles tem a ver com o pica pau? Era melhor citar o Pernalonga, que é de uma linha muito mais próxima.

Um monte. Incontáveis, aliás. Cresci vendo desenhos/filmes Disney.

A minha comparação pica-pau X mickey está explícita no meu post. Mas, em relação ao Pernalonga, também digo: não gosto dele. Ele é outro que sempre sai ganhando, não importa o adversário e o maior alvo era sempre o Patolino. Aliás, preferia Tiny Toons a Looney Tunes - o pernalonga jr. zuava com o patolino jr. (esqueci os nomes além da Lilica), mas era de forma muito mais leve. Não que eu ficasse puto com o pernalonga "ownando" os outros personagens, mas não apetecia-me o fato dele SEMPRE vencer.

Eu gostava de desenho que mostrava os 2 lados, os erros e acertos de cada um. Já vi episódios de pica-pau (mais novos) onde ele ajuda aqueles 2 sobrinhos, passa o episódio inteiro às turras com um vizinho para no final se ajudarem, etc. Os mais antigões eram realmente um absurdo.

Templario
Nível 2

Ver perfil do usuário

Mensagem por balard em Sex 13 Nov 2009, 11:42 pm

O pernalonga só ownava aqueles q iam perturbar a sua paz. ELE ficava lá na dele, comendo a cenoura, até mandar o "Q há velinho?" Smile Ou ele pegava a esquerda em Albuquerque.

no blog -> balard.com.br

balard
Nível 30

Mensagem por KANIN DRAGON em Sab 14 Nov 2009, 11:23 am

Eu gosto tanto dos dois desenhos... as vezes acho que ver o desenho só por ver é mais divertido do que ficar tentando interpretar os motivos do pica pau dar uma paulada na cabeça do leôncio...........

Enfim, sim.... o pica-pau é maligno, acredito que Neutral Evil.

O pernalonga é Neutro, só ataca quando perturbado.

Mas Gun, talvez você deva se atentar ao tempo em que o 2º e 3º sherk tenham sido lançados.....
Supondo que o Shrek 1 tenha como púlico =alvo crianças de 10 anos, o segundo filme foi lançado uns 3-4 anos depois.... Então as piadas tiveram que ser mudadas pra se adpatar à faixa etária das crianças que acompanhram o 1... e assim com o terceio filme.

Analisando friamente, as crianças de 14 anos hoje e que viram o Shrek 1 quando tinham 10, não iriam se interessar com um desenho água-com-açúcar hoje. E de qualquer forma as crianaçs que t~em 10 anos HOJE, iriam ver o segundo filme porque é colorido e tem algumas cenas engracadinhas (mesmo sem entender o conteúde de algumas paiadas saca?) Acho que mudar o estilo das piadas é uma estratégia pra não perder o púbnlico dos primeiros filmes....

KANIN DRAGON
Nível 4

Ver perfil do usuário

Mensagem por balard em Sab 14 Nov 2009, 1:00 pm

Uma coisa muito comum em filmes de crianças, é trabalhar piadas que adultos entendam, e situações q crianças entendam. Então se vc levar seu sobrinho pra ver o filme, ele pode adorar por motivos totalmente diferentes do que você gostou.

Uma vez fui ver um filme da disney com uma mina e os sobrinhos dela. Acho q era a nova onda do imperador. Numa sessão bem cedo, só tinha crianças e mais crianças e a gente. Nos morremos de rir o filme todo, e a criançada caladona lá, mas vidrada. Depois os pirralhos quiseram o DVD do filme, mesmo não tendo entendido metade das piadas. Foi bizarro.

no blog -> balard.com.br

balard
Nível 30

Mensagem por Slash_Z em Sab 14 Nov 2009, 11:23 pm

Off topic: putz, chamar a garota para ver um filme e ouvir "ótimo! Meus sobrinhos querem tanto ver aquele filme..." deve ser bem pau-molescente.

Slash_Z
Nível 13

Ver perfil do usuário

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: