Masmorras & Dragões
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caaarga!

+5
Göltork
Gun Hazard
NickNunes
Kieran
balard
9 participantes

Ir para baixo

Caaarga! Empty Caaarga!

Mensagem por balard Sex 13 Nov 2009, 9:21 pm

Inspirado num tópico do EnWorld.

O Monstro está dando uma carga no Alvo. O Alvo prepara uma ação para se afastar. Ou o Guerreiro prepara uma ação para dar uma carga e acertar o Monstro. O que acontece?

O Monstro perde a ação?
O Monstro pode mudar a ação?
O Monstro pode atacar o Guerreiro com a carga?
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por Kieran Seg 16 Nov 2009, 8:53 pm

Carga que você se refere seria a ação de ataque total?
Kieran
Kieran
Nível 11

Mensagens : 1555
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 34
Localização : Campinas/SP

http://willmiyazaki.posterous.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por balard Seg 16 Nov 2009, 9:15 pm

Desconheço essa ação na 4a Edição Wink Mesmo na terceira, carga é carga, uma ação específica.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por NickNunes Seg 16 Nov 2009, 9:55 pm

depende do tamanho do guerreiro ou da arma do mesmo
NickNunes
NickNunes
Nível 30

Mensagens : 4211
Data de inscrição : 05/08/2009
Idade : 32
Localização : Por ai

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por Gun Hazard Ter 17 Nov 2009, 6:56 am

Funciona assim.

Não tá previsto pelas regras?
Cada um se vira como achar melhor...

Eu voto na primeira Hipotese do guerreiro evitar do monstro fazer seu deslocamento, mas não realizar ataque.

E a segunda hipotese do Guerreiro também fazer uma carga, de os dois realizarem o ataque por ordem de quem teve a maior iniciativa
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por balard Ter 17 Nov 2009, 8:01 am

A questão não nem o que está previsto nas regras, é só uma discução de como cada um veria.

O monstro vai dar carga, alguém via e entra na frente. Ele perde a ação(já q o alvo original está indisponível) ou ele pode reavaliar a carga dele e acertar o otário q entrou no meio do caminho?

Ao meu ver, pelas regras, ele perderia a ação. Mas eu deixaria ele bater, pq se vc vem correndo em carga e um cara entra na frente, vc bate nele, dane-se o original ^^
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por Gun Hazard Ter 17 Nov 2009, 9:24 am

foi o que eu disse...
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por Göltork Ter 17 Nov 2009, 11:50 am

Gun Hazard escreveu:foi o que eu disse...
é

e concordo!
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por Zig Seg 30 Nov 2009, 12:03 pm

Pela estrita leitura das regras, o que acontece é o seguinte:

Condição A (O Alvo prepara uma ação para se afastar do Monstro):

Considerando que o alvo tenha preparado a ação, isso é, ele adivinhou que o inimigo iria investir contra ele em seu turno e preparou uma ação seja anotando explicitamente num papel escondido do mestre, ou avisou o mestre sobre tal ação que custa uma Ação Padrão (Standard Action), e cuja ação é literalmente gasta caso o gatilho não ocorra, então;

Sim, a partir do momento em qu o monstro move-se pelo menos dois quadrados, o Alvo pode tomar sua ação de movimento (que ele gastou sua ação Padrão para tal), e afastar-se do monstro, possivelmente invalidando a investida do monstro.

Note contudo que a Investida (Charge) na 4e não exige que o usuario caminhe por uma linha reta em direção ao alvo. Isso é importante.

Então, se o Monstro ainda tiver movimentos suficientes para alcançar o Alvo, o Charge resolve normalmente.

Condição B (O Guerreiro prapara uma ação pra entrar na frente do monstro):

Novamente, isso requer o gasto de uma Ação Padrão totalmente condicional (ao ponto que seria praticamente impossível de prevê-la em condições normais) por parte do Guerreiro, mas, supondo que o Guerreiro seja também um vidente;

Duas coisas podem acontecer nesse caso:
1)O monstro pára de andar, terminando sua ação (ele não pode escolher atacar o Guerreiro pois a fase "Selecionar Alvos" vêm antes de rolar o ataque).
2)O monstro continua andando apenas desviando do guerreiro (isso não irá custar NENHUM quadrado adicional por parte do monstro a não ser que o terreno tenha obstáculos bloqueando a passagem), provocando um Opportunity Attack dessa forma, até chegar no Alv, e proceder com a Investida normalmente.



Note contudo, que preparar uma ação, apesar de lhe custar uma Ação Padrão, ela é considerada uma Ação Imediata de Reação (Immediate Reaction) ou seja, ela acontece apenas após a ação do monstro, contudo, Investida sendo um caso especial, a ação preparada pode acontecer imediatamente depois que o alvo tenha movido pelo menos dois quadrados, mas antes de realizar o ataque.



Por fim, uma opinião pessoal, Charge é uma manobra que foi escrita muito porcamente na edição atual do jogo.
avatar
Zig
Nível 1

Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por balard Seg 30 Nov 2009, 12:08 pm

Qual problema como a descrição da carga? Eu entendo ela perfeitamente ^^
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por Gun Hazard Seg 30 Nov 2009, 12:27 pm

Quanta burocracia!
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por Zig Seg 30 Nov 2009, 2:01 pm

balard escreveu:Qual problema como a descrição da carga? Eu entendo ela perfeitamente ^^

O problema é que, como Mike Mearls e James Wyat já afirmaram numa entrevista, a regra escrita no livro não segue a intenção dos autores.

Era pra ser uma linha reta, mas a escrita da a entender que é apenas o quadrado mais próximo ao alvo. E note que isso é bastante relativo dependendo da siatuação, pois conforme vc se move (e o movimento nao precisa ser reto) o "quadrado" mais próximo pode mudar, logo, a condição do quadrado mais próximo é praticamente irrelevante.

Enfim, se no seu grupo você tiver jogadores e/ou mestre que se preocupam com semântica e RAW, a manobra pode causar problemas.
avatar
Zig
Nível 1

Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por balard Seg 30 Nov 2009, 2:22 pm

Depende de como vc considera uma linha reta. Eu imagino o quadrado mais próximo a cada passo, mas levando em conta os quadrados bloqueados. Então vc não pode contornar as coisas, pq contornar é não andar sempre para o quadrado mais próximo. Só não é uma linha reta precisa pq como a geometria é não-euclidiana, tem certos atalhos q dá pra pular. Mas todos os problemas somem se vc usar essa detalhe. Quadrado mais próximo atrás de quadrado mais próximo, como se eles não estivessem bloqueados.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por Allian Seg 30 Nov 2009, 2:34 pm

a partir do ponto que uma diagonal vale a mesma coisa que duas laterias do quadrado em questão de distancia, o sistema de "uma reta é o caminho mais curto entre dois pontos" vai pro espaço.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por Göltork Seg 30 Nov 2009, 3:38 pm

Gun Hazard escreveu:Quanta burocracia!

[2]
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por balard Seg 30 Nov 2009, 3:57 pm

Isso ocorre quando vc usa um valor arbitrário para medir diagonais que não seja Lsqrt(2). Qualquer modelo que use quadrados ou hexagonos vai dar problemas. Como vc tira uma linha reta em quadrados? Vai ter q aproximar.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por Gun Hazard Seg 30 Nov 2009, 4:57 pm

Por isso que eu amo meu senso métrico mental e amo a abstração de medidas precisas...
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por Sigfried Seg 30 Nov 2009, 5:48 pm

Regras. Sempre as regras confundindo a todos...
Vou anotar para tentar isso em vida real. Aí podemos fazer uma correção as regras (qual era o termo certo pra isso? esqueci...)

Hipoteticamente:
Se eu, com meus 100 quilos, saio correndo rapidamente (não tão rapido assim, na verdade) e direção ao Alvo Magrelo:

1a- ele se afasta de mim na mesma linha, eu poderia continuar correndo atras dele, contanto que a distancia que ele se afastou não exceda minha capadidade de distancia percorrida...
1b- ele se afasta para os lados, saindo da minha linha, onde eu perco minha velocidade para mudar de direção, e assim, perco meu momentum para realizar a tal carga. Minha açaõ então se torna um deslocamento normal.

2-Um Guerreiro Forte entra no meu caminho. Duas coisas podem acontecer:
a- Eu avanço em direçao ao guerreiro, realizando o ataque nele.
b- Eu cancelo minha ação, tentando para meu movimento longe dele. Não é possivel contornar um obstaculo em uma linha reta sem perder a velocidade.

Retornarei apos ter feito as experiencias praticas.
Sigfried
Sigfried
Lord of Butter

Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por Göltork Ter 01 Dez 2009, 7:04 am

Gun Hazard escreveu:Por isso que eu amo meu senso métrico mental e amo a abstração de medidas precisas...

Estou concordando com você em tudo nesse tópico.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por setzer Sex 01 Out 2010, 1:44 pm

Preparando uma ação (ação padrão):
em seu turno, um personagem pode preparar uma ação. Ele gasta sua ação padrão do turno para faze-lo, e neste momento determina um gatilho - uma condição que o permita realizar a ação preparada.

A ação preparada deve ser uma ação padrão, de movimento ou mínima, mas será executada somente mediante a condição predeterminada, e será executada como uma reação imediata.

Uma reação imediata acontece imediatamente após seu gatilho (ao ponto de que uma interrupção imediata ocorre imediatamente antes seu gatilho).

Considerando que, na 4e, uma ação de investida (carinhosamente chamada de "carga") é uma única ação (uma ação padrão), não é possível interromper uma investida já iniciada.

- - -

Interrompendo uma investida:


Na verdade, pelas regras, é impossível interromper uma investida. Porém, vamos supor que um alvo de uma investida pretende evita-la através de sua ação preparada. Duas situações ilustram a possibilidade ou não de isso ocorrer:

Situação 1: fracasso "quando o atacante utilizar uma ação de investida"
O atacante tem deslocamento 5, e está a 5 ou menos quadrados de distância do alvo. O alvo prepara sua ação nesta distância com a condição: "quando o atacante utilizar uma ação de investida, eu desvio/fujo/bato/fico invisível/sei lá".

Quando chega o turno do atacante, ele inicia sua ação de investida e a ação preparada será uma reação que, pela regra, acontece DEPOIS de a ação que a desencadeou resolver. A investida acerta o alvo.


Situação 2: sucesso "quando o atacante se aproximar"
O atacante tem deslocamento 5, e está a 6 ou mais quadrados de distância do alvo. O alvo, primeiro, se afasta com seu deslocamento (5 ou 6, por exemplo), e prepara sua ação nesta distância (10 a 12 quadrados) com a condição: "quando o atacante se aproximar o suficiente para realizar uma ação de investida" ou simplesmente "se o atacante se aproximar de mim", eu desvio/fujo/bato/fico invisível/sei lá".

Quando chega o turno do atacante, ele não poderá utilizar sua ação de investida ainda, pois o alvo está além do alcance (deslocamento 5). Ele teria que utilizar uma ação de movimento primeiro e depois investir. Como a ação de movimento o aproxima do alvo, ela desencadeia o gatilho, a reação imediata acontece DEPOIS da ação de movimento, porém ANTES de o atacante ser capaz de utilizar sua ação padrão para a investida.

Ufa!

Depois de todo essas experiências bastante cansativas, será que alguem tem um... quartinho de lexotan aí?
Göltork escreveu:
Gun Hazard escreveu:Quanta burocracia!
[2]
[3]
setzer
setzer
Nível 1

Mensagens : 120
Data de inscrição : 21/09/2009
Idade : 38
Localização : Campinas/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por balard Sex 01 Out 2010, 1:54 pm

vc está entendendo errado o esquema
Vc interrompe a ação no momento q o gatilho rolar. Inclusive durante.

Se vc falar q quer atacar o cara quando ele fizer uma investida, ele não vai andar nem um quadrado antes de vc poder agir.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por setzer Sex 01 Out 2010, 2:36 pm

De acordo com as regras da 4e, não existe "ação ao mesmo tempo". Cada ação é uma unidade do combate, organizada através dos turnos em rodadas (apesar de que o conceito de rodada não é mais utilizado, consdera-se sempre os turnos de cada personagem, i.e. "até o fim de seu próximo turno" "no começo do turno do alvo")

Uma ação preparada só irá impedir uma ação (de investida ou de outra coisa) se o seu gatilho ocorrer antes da ação que se quer impedir - e mesmo após ocorrer, não é garantido que a ação que a desencadeou será impedida.

Uma ação de INTERRUPÇÃO IMEDIATA o faria.


Ou não?

Att,
Ito
setzer
setzer
Nível 1

Mensagens : 120
Data de inscrição : 21/09/2009
Idade : 38
Localização : Campinas/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Caaarga! Empty Re: Caaarga!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos