Narrando pra iniciantes.

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Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Cani em Sab 28 Nov 2009, 7:46 pm

Seguinte galerinha, um pessoal descobriu que sou jogador de rpq, e ao invés de me chamarem de satanistas eles me pediram pra narrar alguma coisa que preste pra eles. Ai é que está o problema, não tenho noção do que narrar pra eles, um doido já jogou vampiro uma vêz na vida e outro jogou g.u.r.p.s uma vês na vida tambem.

Que sistema ou tipo de aventura vcs me aconselham?
Como já narrei mago eu gostaria de narrar pra eles o novo mundo das trevas, to perdidão gostaria da ajuda de vcs

ps: é proibido falar de 3d&t aqui.
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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Slash_Z em Sab 28 Nov 2009, 7:59 pm

Eles gostam de alguma coisa em específico?

P.ex.: um grupo de amigos meus gosta muito de anime. Narrar Big Eyes, Small Mouth (BESM) poderia ser interessante.

Além de narrar um RPG relativamente ligado a algo que eles gostem, eu sugiro algo com bastante ação (Spirit of the Century e Feng Shui, por exemplo) ou um RPG com o qual você se sinta bem confortável.

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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por NickNunes em Sab 28 Nov 2009, 8:00 pm

3d&t








Eu nunca joguei, mas tenho entendido que AD&D é bastante fácil de aprender devido à suas regras de combate nao tao complexas. Nao sei, corrijam-me se eu estiver errado

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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Sigfried em Sab 28 Nov 2009, 8:08 pm

3d&t é simples e basico. Facil para iniciante e depende mais da narração e da imaginação dos jogadores pra enriquecer o cenario.
(Mas as regras abertas podem criar geradores apelões, o narrador tera que ter pulso firme.)
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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Cani em Sab 28 Nov 2009, 8:08 pm

Nem vou comentar Nick¬¬

Então, eu andei persuadindo de leve o pessoal, eles estão querendo ou o novo vampiro ou algo pós apocaliptico. E esse algo pós apocaliptico eu poderia usar o que? D20 modern.

Narrar o que eu me sinto a vontade não daria certo, acho que não consigo jogar mago na cabeça deles...ainda.
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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Slash_Z em Sab 28 Nov 2009, 8:11 pm

Ah, nem tanto, Nick. AD&D é consideravelmente complexo. Provavelmente a pessoa que comentou isso com você era bem habituada, porque as regras de combate são bem mais detalhistas que a 4e (e, portanto, difíceis para um iniciante). Mas isso depende também: se você usa só PHB + DMG e optar pelas regras mais tranqüilas, o combate flui de boa. Se usar um monte de suplementos, é bem mais complicado. Sem contar o nível: no início, o combate é rápido. Quando a party passa do nível 10... Um dos elementos de maior complexidade do AD&D, na minha opinião, é quando os spells de nível alto entram em jogo.

Enfim, acho que é questão de opinião também. Quando eu joguei AD&D, era relativamente novo, e foi meu primeiro RPG "de verdade". Não joguei com outro grupo para atualizar minha opinião, então talvez esteja errado.

Mas, se quiser convencer a galera a jogar D&D, eu recomendaria a 4e.


d20 Modern é bem legal. Se quiser pegar umas inspirações do SW Saga, fica ainda melhor. E, falando em pós-apocalíptico, que tal Eclipse Phase? Smile O livro é lançado em Creative Commons, então você pode baixar de graça (legalmente). Vou achar o link aqui e já posto.

Edit: aqui!

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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Allian em Sab 28 Nov 2009, 8:17 pm

vai de mage the awakening. não ta tão abstrato quanto o antigo. só da um pouco de problema pra explicar o sistema de rotinas, mais da pra tentar.

4E é um dos mais simples pra começar mais o narrador tem que entender antes. alem disso é bem mais colorido do que o que eles estão querendo.

D20 é uma boa pedida. combina bem com tudo!

caso não, porque você não mestra darksun? é bem pós apocalíptico.

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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Göltork em Sab 28 Nov 2009, 9:07 pm

Se um já jogu vampiro, o outro GURPS, então eu acho que o slash deu a melhor sugestão: Eclipse Phase.

Agora, se tu te vê melhor narrando D&D, então eu aconselho a 4E.
Não parece muito pós apocaliptico, mas você pode criar um cenário, aventuras e um clima que se encaixe naquilo que você (ou seus jogadores) quer(em). Tu pode inspirar-se um monte em dark Sun, mas não precisa narrar necessariamente nesse cenário.

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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Cani em Sab 28 Nov 2009, 10:30 pm

É vou dar uma olhada no Eclipse Phase parece legal.

Quando ao cenário e sistema to mais tranquilo, a galera decide.
Agora quanto a dicas pra narrar pra iniciantes mesmo, alguém?

Obrigado a todos
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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Göltork em Sab 28 Nov 2009, 10:40 pm

Seja simples, mas não simplista.

Por exemplo. Em uma aventura de D&D faça-os explorar uma dungeon (não muito grande) e deixe claro quem é o vilão.

EX: Não muito longe dali, orcs estão se reunindo em um labirinto de corredores e salas sob comando de um mago humano (ou um Ogro qualquer) interessado na destruição do vilarejo mais próximo. Os pjs devem lutar contra os lacaios orcs e tentar matar o lider (mago ou ogro, etc).

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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Allian em Sab 28 Nov 2009, 10:59 pm

faça seus jogadores se sentirem épicos. use visual pra deixar um encontro aparentemente muito mais difícil do que é. deixe eles no fio da agulha. espere um dos jogadores vir com uma estrategia boa ou um 20 épico, e deixe claro que aquilo os deixou bem perto de virar uma batalha perdida.

fantastico pra motiva-los a jogar e ja ir treinando eles a usar a cabeça.

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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Slash_Z em Sab 28 Nov 2009, 11:03 pm

A minha abordagem é diferente da do Göl, para falar a verdade.

O que eu achei interessante é narrar situações interessantes, longe de simples. Um combate sobre um trem - em movimento, claro, com coisas do estilo Indiana Jones etc. O que eu notei é que um jogador novato de RPG só quer, na maior parte das vezes, sentar durante algum tempo e se divertir. Às vezes, o que é divertido para um grupo mais experiente de D&D (brincar com os arquétipos, p.ex.), não o seria para um iniciante.

Em relação às regras, uso uma técnica bem Wushu - freeform até o osso. A não ser que o jogador descreva uma ação bem bizarra, nem me importo em checar as regras: só vou narrando. O cara quer dar um pulo entre vagões em movimento para desarmar seu inimigo? Ótimo. Se seus jogadores continuarem a cena com bom senso, fica bem divertido e cinematográfico. Funcionou nas vezes que tentei, ao menos.

O Eclipse Phase não tem regras particularmente fodas, não, então isso talvez encaixe. É um RPG complexo (o cenário, digo), o que pode atrair alguns jogadores. Acho que seria legal explicar um pouco de cada RPG e deixá-los escolher Smile Assim, você já vai sondando o tipo de aventura que cada um prefere.

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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Cani em Sab 28 Nov 2009, 11:53 pm

To baixando o Eclipse Phase aqui, achei muito massa
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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por balard em Dom 29 Nov 2009, 2:55 am

Não acho q eclipse phase seja ideal. O cenário dele é muito diferente. A menos q as pessoas entendam o que é transhumanismo, ou sejam bem science geek, não vai agradar muito.

prum jogo de iniciantes, o sistema é importante, mas os pros fazem uma pta diferença. Não entregue só as fichas prontas, dê um listinha explicando tudo q eles podem fazer, ou cartões com poderes. Coisas coloridas.

Se eles querem vampiro novo ou algo pós apocaliptico, dê isso a eles. Mas vale a pena analisar que tipo de história eles querem, mesmo q eles não digam. Mais ação? Mais drama? Mais comédia? Mais investigação? O sistema do nWoD é bom pq é bem simples e intuitivo, mas caso vc queria algo q vc seja mais familiar, o d20 Modern é uma boa pedida tb.

Experimenta sugerir uma aventura de vampiros num mundo pós apocaliptico Smile Esse conceito q RPG pode ser a história q os jogadores quiserem é uma coisa forte pra atrair inciante. "Qual história vc gostaria de ser o personagem principal?"

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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Göltork em Dom 29 Nov 2009, 9:13 am

Slash escreveu:A minha abordagem é diferente da do Göl, para falar a verdade.

O que eu achei interessante é narrar situações interessantes, longe de
simples. Um combate sobre um trem - em movimento, claro, com coisas do
estilo Indiana Jones etc.

Estou levando em conta que sejam jogadores ultra-newbies.
Eu tbm gosto desse tipo de aventura "pulp" que tu citou. (Indiana Jones é inspiração pra qualquer Eberron fan)

O que eu quis dizer é que se eu estivesse prestes a narrar uma aventura para um grupo iniciante, eu provavelmente criaria uma aventura mais ou menos parecida com a primeira aventura da qual participei.

Um velho mago teve sua antiga torre tomada por chamas cujas causas permanecem misteriosas. Após o acidente ele construiu outra torre e entre as duas cituava-se uma cidade (Quérpia era o nome). Ocorre que o mago desejava reencontrar um antigo tomo que ficava na biblioteca subterranea de sua antiga torre e contratou os nossos pjs para buscar o livro. Acontece que alguns goblins e orcs haviam tomado as ruinas como seu lar.

Aventura simples: mate os orcs e tragam o livro.

Como iniciante que eu era me diverti um monte.

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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Gun Hazard em Seg 30 Nov 2009, 12:25 pm

Essa vai pro Sigfried:
Sigfried escreveu:3d&t é simples e basico. Facil para iniciante e
depende mais da narração e da imaginação dos jogadores pra enriquecer o
cenario.
(Mas as regras abertas podem criar geradores apelões, o narrador tera que ter pulso firme.)

Ou seja todas as "Vantagens" na verdade se transformam em desvantagens a longo prazo.

Esqueça!

3D&T SÓ FUNCIONA com Desenhos japoneses e robos gigantes japoneses, querer alegar qualquer coisa fora disso é mentira ou querer achar pelo em Ovo.

Para Slash:
Slash_Z escreveu:Ah, nem tanto, Nick. AD&D é consideravelmente complexo. Provavelmente a pessoa que comentou isso com você era bem habituada, porque as regras de combate são bem mais detalhistas que a 4e (e, portanto, difíceis para um iniciante).
Reveja seus conceitos AD&D tinha Atributos, CA, TAC0, PV, Testes de Salvamentos, Equipamentos e Magias. (ponto)

No máximo o que era confuso era a matemática pois seus + e - eram aplicados ao valor lançado no dado e não ao valor expresso em ficha, o que dava um pouco de confuão até pegar a prática.

Como voce mesmo disse mais a frente no seu post haviam REGRAS ALTERNATIVAS (no livro basico e em suplementos) que poderiam agregar mais complexidade, mas mesmo elas não deixavam o jogo mais complexo que a 4ªed não.


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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Slash_Z em Seg 30 Nov 2009, 3:07 pm

@Gun: reveja seus conceitos sobre a 4e. Um grupo de amigos meus que nunca havia jogado RPG conseguiu ter um entendimento básico da 4e muito mais facilmente que de AD&D (eu expliquei ambos). E eu nem entrei nas regras alternativas. Você mesmo disse:

Gun escreveu:o que dava um pouco de confuão até pegar a prática.

Exatamente o que falei em meu post

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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Cani em Seg 30 Nov 2009, 4:48 pm

Gun Hazard escreveu:
Para o Caniço:
Narra Vampiro afinal Crepusculo tá na moda!

Nem preciso comentar ne¬¬. Se tivesse uma menina gostosa dando em cima de mim eu até faria. Mas narrar assim pra um monte de geek da mão peluda nem rola, os caras querem é sangue mesmo.
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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Gun Hazard em Seg 30 Nov 2009, 4:53 pm

O que disse que dava confusão é a matemática...

Não algo do jogo em sí.

Dê algumas aulas de Excel e me diga se as pessoas tem dificuldade mais com a informática ou mais com a matemática?

Na verdade nem elas sabem perceber isso, elas tem dificuldades horrendas em lógica simples e matemática e saem por ai falando "Excel é muito difícil!".

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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Sigfried em Seg 30 Nov 2009, 5:31 pm

Melhor ser pratico. Acabamos gerando discussoes e não estamos aconselhando o Cani... (E eu até falando de tabus...tsc,eu não presto mesmo)
Quantos jogadores são? Apenas os dois que você mencionou ou tem gente mais experiente envolvida?
Para iniciantes, mais importante que um sistema de regras que eles entendam facilmente seria a aventura.(E se eles entenderam Vampiro e GURPS, eles não teriam dificuldade em entender outros sistemas.)
O que seria melhor, uma aventura curta ou uma campanha? Dependera do nivel de comprometimento e disponibilidade de tempo...
Como estão os horarios do pessoal envolvido?
Eles querem mais Roleplay ou ação com valores?
(Putz, só tou criando perguntas, desculap aê)

Mas, sério, D&D por exemplo, limita um pouco a criatividade em combate, se eles quiserem mais roleplay e criatividade, um sistema mais simples seria util.
(SIGMA vocês tambem tacam pedra?)
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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Allian em Seg 30 Nov 2009, 5:37 pm

acho que de pouco a ninguém conhece SIGMA.

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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Cani em Seg 30 Nov 2009, 5:56 pm

O que é SIGMA?
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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Kieran em Seg 30 Nov 2009, 10:52 pm

Cara, SAGA é uma ótima pedida, menos complicada que d20modern e mais parecida com 4e.

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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Allian em Seg 30 Nov 2009, 10:56 pm

mais pra apocalíptico?

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Re: Narrando pra iniciantes.

Mensagem por Gun Hazard em Ter 01 Dez 2009, 6:44 am

D&D limita sim!

Mas só se ler o livro.

Se voce não ler e se o mestre souber "poupar" os jogadores da parte chata e não for um neurótico por regras, pode ser uma experiência boa.

D&D tem uma excelente ambientação se bem aproveitada.

O mesmo que ocorre com GURPS no que diz respeito a regras, por ser simulacionista, é fácil os jogadores "pegarem" o espirito dos personagens, só em ler a ficha e jogarem de acordo.

Tive ótimas experiências com AD&D, GURPS, D&D 3.x, Vampiro e até AD&T, para iniciantes... Mas é preciso de cuidado do mestre em dar a atenção necessária (Nem mais, nem menos é bom ter a medida certa)

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