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Mensagem por Göltork em Dom 27 Dez 2009, 6:55 pm

Antes mesmo do gun sugerir uma mesa sci-fantasy eu já havia pensado sobre a possibilidade de misturar sci-fi com fantasia medieval, mas depois que ele citou isso e depois de ter visto Avatar no cinema fiquei com vontade de jogar algo assim. Uma mistura de D&D e Star Wars.

Porém, embora as principais sejam D&D e SW, eu gostaria de não utilizar material ou histórias diretamente ligadas a um nem outro (especialmente ao segundo). Por exemplo, teriamos guerreiros e espadas de luz, mas não teriamos jedis, nem as obrigações que lhes são impostas.

Teriamos magos, mas preferiria que eles ão tivessem a mesma versatilidade de D&D 3.5, assim coo não gostaria de ver o "efeito pinheiro de natal". Preferiria que os magos tivessem poderes mais parecidos com o da Força. Mais focado em dano direto...
------------------

Como esboço para história de um cenário (Dungeon Star) eu criei algo assim:

Planeta Kryytz, Ano 3527.
Há muitos anos atrás, os anões das montanhas descobriram a existência de cristais de imenso poder chamados Soulshards. Aos poucos as Soulshards começaram a ter utilidade nas mãos de elfos, humanos, gnomos, e outras raças diversas.
Armas, criaturas e naves foram criadas e tecnologia foi aprimorada através dos cristais.
Depois de tanto tempo explorando e retirando esse material da montanhas de Kryytz, chegamos aos dias atuais, nos quais as soulshards se tornaram praticamente inexistentes.
Recentemente com a descoberta do planta Xagraath, e também da existência de Soulshards na sua superficie e no suberrâneo, Kryytz volta seu olhar para o mesmo. No entanto será que os habitantes de Xagraath e seus Drow estariam dispostos a permitir a exploração de sua terra natal?

DStar é um cenário altamente desenvolvido tecnologicamente, no entanto toda sua tecnologia atual depende de Soulshards.
Pistolas, escudos e espadas de luz são alimentadas por soulshards. Naves, warforgeds, elevadores e muito mais também.

...
--------------------

O que vocês acham disso?

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Re: Dungeon Star

Mensagem por MaGo em Dom 27 Dez 2009, 7:01 pm

Interessante
Eu gostei

Lembra um pouco dragonshard
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Re: Dungeon Star

Mensagem por Göltork em Dom 27 Dez 2009, 7:54 pm

Sim, tem umas influencias meio eberrescas no meio.

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Re: Dungeon Star

Mensagem por Jerry12345 em Dom 27 Dez 2009, 8:13 pm

Ótima idéia eu jogaria.

Quero ver como vão ficar os arcos (que possívelmente seriam sem flechas, apenas um arco que gera uma "flecha de luz")

Os Druidas (talvez poderia ser criado um mais ligado em aliens do que em animais)

e os Bruxos Estelares
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Acho q não precisa mudar as magias dos magos, seria como se eles dominassem as mesmas magias mas agora o mundo é mais futurístico
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Acho q seria bom (embora todos talvez já tenham isso em mente) colocar novas habilidades, como pilotar (guerreiro) e concertar(ladino) naves, conhecimento alien(druida) e espacial (bruxo) etc...
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Re: Dungeon Star

Mensagem por Slash_Z em Dom 27 Dez 2009, 8:51 pm

Cenário interessante, Göl. Mas você aceitaria sugestões e tal, mesmo que sejam bizarras e alterem sensivelmente o que você sugeriu? Razz Porque eu até tive umas idéias, mas são bizarras. Só vou ali jogar um TIE Fighter (Collector's Edition!), e depois começo a organizar as coisas.

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Re: Dungeon Star

Mensagem por Göltork em Dom 27 Dez 2009, 9:40 pm

Aceito sugestões diversas. O Que não serve em Kryytz pode servir em outro planetas e talz.

Bom Jerry, eu estava realmente pensando em usar um sistema 3.5 alterado.

Por exemplo, teriamos apenas 3 classes: Guerreiro, Especialista e Conjurador (variação do unearthed arcana) e as habilidades de classe seriam compradas aos poucos como se fossem talentos. Assim, mesmo um guerreiro poderia ter ataque furtivo.

Mas realmente me pergunto se a 4e não seria o mais adequado.

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Re: Dungeon Star

Mensagem por Allian em Dom 27 Dez 2009, 11:25 pm

acho que você vai ser mais feliz partindo do saga. as classes que você acabou de mencionar parecem muito com as talent trees do saga.

eu gostei bastante da ideia, se der vou tentar colaborar na medida do aceitavel ^^

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Re: Dungeon Star

Mensagem por Slash_Z em Seg 28 Dez 2009, 1:22 am

Certo, 'sci-fantasy'. Para começar, só queria saber até que ponto você está disposto a colocar sci-fi no jogo. Porque, do jeito que está, é fantasia. IN SPACE!

E, se puder opinar sobre o sistema, não use D&D. Pelo amor de Deus. Nem mesmo d20, para falar a verdade; apesar de ser, naturalmente, um favorito do fórum. O sistema que mais me atrai atualmente (até pretendo comprar um livro, para dar uma olhada melhor) é o FATE. O SRD do Diaspora (é o livro que quero comprar) está aqui. As regras são excepcionais, sinceramente - ainda mais se você quiser jogar com um grupo de mesa. Também posso sugerir um sistema simples (D6 Space, que pode ser baixado gratuitamente; posso te enviar, se você quiser), apesar de ainda preferir o FATE. Se estiver com um pouco mais de paciência, dá uma olhada no ORE - One Roll Engine, um sistema que, como o próprio nome diz, resolve várias coisas numa só rolagem. É um sistema peso médio (o d20 do Saga eu considero pesado) que tem uma quantidade muito satisfatória de material disponível.

Eu gosto bastante do d20 do Saga - só não gosto muito de jogar sem ter os livros por perto. Neste caso, gosto de sistemas minimalistas.

No mais, queria saber se você vai usar influências de outros RPGs de sci-fi (estou bem interessado no assunto, já que pretendo começar uma mesa de sci-fi no plano material):
  • Traveller
  • Diaspora
  • Eclipse Phase

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Re: Dungeon Star

Mensagem por Göltork em Seg 28 Dez 2009, 9:06 am

É mais ou menos isso mesmo slash...

Tipo, é mais puxado pro lado da fantasia mesmo, mas com elementos de sci-fi, mas isso tbm não significa que você não possa exagerar em elementos do último.

E sinceramente eu realmente queria usar d20.

Saga me passou pela cabeça, mas não conheço a fundo. O que mais gosto é o tipo de "magia" da força. Basicamente o que eu faria seria trocar os nomes de "FORÇA" para "MAGIA" e criar uma classe não tão voltada ao corpo a corpo e chamá-la de "mago". Nesse caso o Jedi seria uma escolha não aplicável.

E eu não conheço esses rpgs slash, com excessão do EP (e muito por cima), mas se você quiser falar mais sobre elementos desse tipo, sinta-se à vontade.

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Re: Dungeon Star

Mensagem por Gun Hazard em Seg 28 Dez 2009, 10:10 am

Pequeno Nerd Goltork...

Quando voce vai com os papeis eu já volto com o PDF...

Utilize o D20 SAGA e pegue o PDF "Sword e Sorcery SAGA" é uma adaptação do Sistema do SAGA para jogos Medievais. Eles já convertem as calsses não presentes no SAGA como o Ladino e a Força em Magia.

Ou então utilize o Mutantes e Malfeitores que também dá muito bem para isso, basta o "Mago" comprar os poderes que quiser e dar a descrição de "Magia".

Sobre dicas da Ambientação:
Esqueça Sabres de Luz se você já tem o tal cristal use armas dele que fica mais original. Já imaginou um Machado de Cristal ou com um nome mais pomposo um Machado de SoluShard?

Também não se limite muito as raças já estabelecidas pelo D&D, Crie as suas, salvo casos onde a Raça padrão seja insubistituível para você como por exemplo os anões.

Quer um exemplo de como isso funciona? Final Fantasy X (Eu sei é ruim), tem uma raça acho que de nome Guanos, que tem braços compridos, pouco mais que humanos, cabelos coloridos e orelhas estranhas e pontudas, são esguios, ágeis, delgados e possuem uma ligação com a magia natural do mundo... Perâ aí são Elfos? Não são Guanos, tem traços que nos fazem associarmos eles a elfos, mas tem traços diferentes o suficiente para podermos dizer que não são elfos e sim uma raça diferente.

Outro exemplo a Roda dos Mundos (Wheel of Time) aqueles seres Grandalhões nobres e educados são bem originais pois sempre se associa tamanho corporal com força corporal e por isso com primitivismo. Sem termos a necessidade de nenhuma das raças batidas de sempre.

Por se tratar de uma Alta-Fantasia-Espacial, pense em criar Raças novas com poderes Diferentes de todos os que já foram usados com frequecia...

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Re: Dungeon Star

Mensagem por Göltork em Seg 28 Dez 2009, 10:38 am

Estava mesmo esperando sua opinião gun.

Acho que o uso do Sword e Sorcery SAGA pode se encaixar perfeitamente bem. M&M talvez... eu vou dar uma olhada.

Sobre armas de luz e soulshards:

Minha idéia sobre armas de luz é que elas dependem de soulshards para funcionar.
Em algum lugar da sua pistola há um compatimento onde você deve acomodar uma pequena soulshard. Devido a reações quimicas e físicas e naturais dos cristais a energia contida neles se transforma em luz e é disparada em direção ao inimigo. Uma shard é capaz de disparar até 30 tiros por vez.

Uma arma corpo a corpo funcina mais ou menos da mesma forma, porem você necessita de cristais maiores. Ao fim do dia a energia de sua arma estará esgotada e será necessário recarregá-la.

Contructos-vivos (os droids do cenário) precisam ser recarregados (alimentarem-se) de soulshards ao fim de um dia.

etc...

Sobre raças:

Sei que quero com certeza Humanos, elfos e anões. Talvez gnomos (os clássicos inventores malucos) tbm. Warforgeds serviriam como droids.
No resto pensei em mudar o nome das raças e dar-lhes um comportamento diferente daquele que conhecemos.
Por exemplo: Meio-orcs. Podem ter um nome totalmente diferente, não serem gerados entre humanos e orcs e sim constituirem uma raça totalmente própria assim como elfos e anões.

Outro exemplo: Os drow de Xagraath. São elfos de pele negra; barbaros selvagens que não evoluiram tanto quanto seus parentes de Kryytz.
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Outra coisa... Andei pensando e acho que talvez poderes psiquicos seriam interessantes se usados no lugar da magia convencional. Psions seriam os magos do cenário saca?

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Re: Dungeon Star

Mensagem por Göltork em Seg 28 Dez 2009, 11:31 am

Bom, pensando bem cheguei a conclusão de que vou "criar" o sistema. na verdade adaptar D&D para usar nesse cenário.

Atributos:

Cada jogador tem 6 pontos para distribuir entre os atributos de D&D. O valor de um atributo corresponde diretamente ao valor de um modificador. Por exemplo um personagem com Força 3 é o mesmo que alguém com força 17-18 em D&D.

Raças básicas:

Humanos - Sem ajustes
Elfos - +1 em dest. , -1 em const.
Anões - +1 em Cons. , -1 em car.
Gnomos - +1 em int. , - 1 em for.
Groo'thyrs (Meio-gigantes) - +1 em for. e sab. , -1 em des. e int.
Mantyths (Thri-Keen) - (tenho que ver os ajustes)
Droids (Warforgeds) - (tenho que ver os ajustes)

Classes:
Guerreiro, barbaro, ranger, ladino, Psion, Psion Warrior.

Magia:
Funciona como poderes psionicos. Ver o Expanded Psionics handbook.

Armaduras:
Em D.Star não se usa armaduras. Cada classe tem um valor pré-determinado que se aplica à CA como descrito no Unearthed Arcana.

Perícias:
Perícias são reduzidas aproximadamente da mesma forma que na 4e.
Cada classe possui um determinado número de perícias treinadas.
Uma perícia treinada recebe +4 de bônus no 1º nível e aumenta em 1 ponto a cada nível subsequente.

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Re: Dungeon Star

Mensagem por Jerry12345 em Seg 28 Dez 2009, 11:58 am

Gnomo
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Gostei da adaptação ficou bem simples e fácil de jogar (aparentemente). se você for abrir mesmo uma mesa acho q vou fazer um gnomo ladino, com perícia em concertos e/ou pilotagem.
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Re: Dungeon Star

Mensagem por Jerry12345 em Seg 28 Dez 2009, 12:02 pm

Para os droides sugiro bónus em for e int e penalidade em carisma e sabedoria
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Re: Dungeon Star

Mensagem por Sigfried em Seg 28 Dez 2009, 12:28 pm

Eu queria usar meu Druida Warforged que tá engavetado aqui, mas um sistema alternativo pode ser uma boa ideia...
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Re: Dungeon Star

Mensagem por Göltork em Seg 28 Dez 2009, 12:57 pm

Adicionando algumas raças e classes permitidas:

Raças: Dromite, Githyanki, Githzerai.
Classe: Monge.

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Re: Dungeon Star

Mensagem por Slash_Z em Seg 28 Dez 2009, 1:31 pm

Então, Göl, eu sugeriria que você lesse os livros que eu citei. Você pode conseguir idéias muito boas só lendo umas tabelas que os livros trazem - coisa que eu não conseguiria resumir. Todos valem muito a pena, sinceramente; só que eu notei que sci-fi não é exatamente o que você quer Razz

Eu acho d20 um sistema fraco (de forma geral). É um sistema interessante, na verdade, só que tem a pretensão de ser universal - e eu tenho certa aversão a sistemas universais. Eu honestamente acho que você estaria muito melhor criando um sistema do zero, completamente personalizado para seu cenário. Aliás, eu nem sei para quê você quer usar este cenário: para PbF, PbE, mesa etc.

Qual é a verdadeira proposta do cenário? Porque, da forma que está proposto, está meio inconsistente. Por que alguém usaria armas de combate corpo-a-corpo, quando (supõe-se) há diversas armas de fogo que podem fazer o seu trabalho com muito mais facilidade? Por que ser um monge no cenário? Por que há armas baseadas em soulshard se elas se tornaram praticamente inexistentes nos últimos anos (o que requer adaptação bélica)?

O Star Wars Saga é bom porque é feito para Star Wars. Mesmo assim, ainda há gente que prefira jogar a versão antiga da WEG (o d6), porque é um sistema muito simples e cinemático. Eu o desaconselharia a pensar no sistema rege a mecânica de magia (pseudo-Força) até que você tenha uma boa idéia do que quer. É só uma Força que não é voltada para Jedis?

Eu não posso dar muitas sugestões, porque a minha visão do cenário contrasta fortemente com a sua (eu estou pensando em sci-fi, não fantasia IN SPACE!). Então é isso aí Very Happy

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Re: Dungeon Star

Mensagem por Göltork em Seg 28 Dez 2009, 1:43 pm

Cara, na verdade eu nem sei se narraria algo assim, mas é só uma visão que eu tenho sobe sci-fantasy ou fantasy in space como for.

Mas que eu gostaria de jogar num cenário assim, isso é verdade.

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Re: Dungeon Star

Mensagem por Jerry12345 em Seg 28 Dez 2009, 1:53 pm

Slash_Z escreveu:Por que alguém usaria armas de combate corpo-a-corpo, quando (supõe-se) há diversas armas de fogo que podem fazer o seu trabalho com muito mais facilidade?

Isso é um mundo fictício onde os heróis medievais estão muito mais ativos, talvez com espadas e arcos funcionando tão bem a melhor arma a distância criada seria o "arco de luz". Ou as armas (como pistolas ou rifles) não consigam concentrar o soulshard tão bem como armas de combate corpo-a-corpo.

Slash_Z escreveu:Por que ser um monge no cenário?

O monge poderia ser mais voltado para as armas como bordão e nunchakos (também de luz).

Slash_Z escreveu:Por que há armas baseadas em soulshard se elas se tornaram praticamente inexistentes nos últimos anos (o que requer adaptação bélica)?

Talvez o inexistente q o goltork quiz dizer era apenas um acabando, como o petróleo hoje. Ou poderiam existir vários soulshards os mais usados para produção de energia ou outras coisas estariam acabando, mas os que podem ser canalizados em luz, para armas, ainda existem em quantidede rasoável.
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Re: Dungeon Star

Mensagem por Sigfried em Seg 28 Dez 2009, 2:14 pm

Pô, Slash... O Göltork não precisa bancar um Tolkien e criar toda a mitologia e historia do cenario, precisa? XD
Mas claro que pderiamos ficar debatendo o cenario e criando explicações e historia, mas aí, quando mós iriamos jogar?

E imagine que, com a possibilidade de usar armas baseadas em energia, não surgiram as ideias de pistolas e rifles na mente das pessoas. E talvez as armas que simplesmente disparem energia necessitem de soulshards muito grandes, e atualmente muito raros, para funcionar.
Como as diferenças entre o cenario Steampunk e o Cyberpunk. O advento da tecnologia baseada em combustão e pressão fez com que a tecnologia eletronica digital nunca fosse criada no cenario Steampunk.

Tá, confesso que eu adoraria criar historias sobre nações, crenças e povos do planeta Kryytz...
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Re: Dungeon Star

Mensagem por Göltork em Seg 28 Dez 2009, 2:24 pm

O jerry consegui sacar bastante do que eu queria dizer (e não consegui expressar) em seu último post.

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Re: Dungeon Star

Mensagem por Jerry12345 em Seg 28 Dez 2009, 3:45 pm

Então expresse-se
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Re: Dungeon Star

Mensagem por Slash_Z em Seg 28 Dez 2009, 4:12 pm

Eu não estou cobrando nada, verdade seja dita. Só estou apontando o que acho que não funcionaria.

Jerry escreveu:Isso é um mundo fictício onde os heróis medievais estão muito mais ativos, talvez com espadas e arcos funcionando tão bem a melhor arma a distância criada seria o "arco de luz". Ou as armas (como pistolas ou rifles) não consigam concentrar o soulshard tão bem como armas de combate corpo-a-corpo.

Bom, começar com "isso é um mundo fictício" já leva uma quebra de quarta parede. Consistência interna é uma das coisas que eu mais prezo quando crio um cenário (para evitar a Síndrome do Universo Expandido de Star Wars - que os fãs conhecem muito bem). O negócio é: por que os heróis medievais estão mais ativos? Explicações sem suspensão de descrença, de preferência Smile

Como eu falei, se eu tivesse de desenvolver o cenário, já começaria por colocar uma grande proibição de porte de armas vigente. Ofensas a essa proibição geram punições excepcionalmente severas, portanto é muito mais lucro não ter nenhuma arma consigo. Entretanto, implantes cibernéticos que aumentam drasticamente força/agilidade/reflexos/etc são razoavelmente baratos (o Göl considera que DStar é "um cenário altamente desenvolvido tecnologicamente"), de forma que é muito mais fácil desenvolver artes marciais desarmadas (= wire fu IN SPACE!). No máximo, armas de combate corpo-a-corpo facilmente disfarçáveis. Aí estão os monges.

Além deles, usuários de todo o lado místico da "Força" e tal - sendo que alguns conseguem utilizar a magia. São os "magos".

As "armas de luz" deveriam ficar de fora, pelo amor de Deus. Por que você usaria um "arco de luz" quando eu tenho uma metralhadora do futuro pronta para atirar? Razz

Sem contar que o tráfico de soulshard pode ser um negócio extremamente lucrativo. E aí entram os personagens, por exemplo: contrabandistas desta e de outras mercadorias (Rogue Trader/Traveller/Firefly).


Jerry escreveu:Talvez o inexistente q o goltork quiz dizer era apenas um acabando, como o petróleo hoje. Ou poderiam existir vários soulshards os mais usados para produção de energia ou outras coisas estariam acabando, mas os que podem ser canalizados em luz, para armas, ainda existem em quantidede rasoável.

Você sabe que um dos setores de R&D mais valorizados no momento (no mundo) é o de alternativas viáveis aos combustíveis fósseis, especialmente petróleo, certo? Eu não vejo por que um cenário admitiria que os soulshards, se essenciais, fossem utilizados levianamente como armas (sem envolvimento de supercorporações ou coisas do tipo). A não ser que os personagens fossem membros da corporação (à maneira do Firewall, de Eclipse Phase) ou financiados por um mecenas podre de rico, é estranho. Ao menos para mim. Mas o cenário não é meu, então tudo bem Very Happy

Sigfried escreveu:E imagine que, com a possibilidade de usar armas baseadas em energia, não surgiram as ideias de pistolas e rifles na mente das pessoas. E talvez as armas que simplesmente disparem energia necessitem de soulshards muito grandes, e atualmente muito raros, para funcionar.
Como as diferenças entre o cenario Steampunk e o Cyberpunk. O advento da tecnologia baseada em combustão e pressão fez com que a tecnologia eletronica digital nunca fosse criada no cenario Steampunk.

E onde entra a parte sobre o soulshard ser de "imenso poder" e coisas do tipo? Parece que são tratados com a maior banalidade aqui. Se os soulshards são fodas, as pessoas precisam de alternativas. Um cenário com tecnologia avançadíssima conseguiria chegar a conclusões similares às da atual humanidade com razoável facilidade.




Eu não estou falando isso porque quero ser chato. Só pensei que o Göl havia criado o tópico para pedir opiniões na criação de um cenário. Se não for o caso, eu paro Wink

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Re: Dungeon Star

Mensagem por Kieran em Seg 28 Dez 2009, 4:22 pm

Por que as armas de fogo teriam que necessariamente matar? Por que elas não poderiam apenas "stunar". Ai se o cara quer realmente matar alguém, utilizaria uma arma branca

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Re: Dungeon Star

Mensagem por Jerry12345 em Seg 28 Dez 2009, 4:51 pm

@kieran foi o q eu quiz dizer (mais ou menos) quando disse que as armas de fogo não conseguiam canalizar o soulshard tão bem.
--------------
@Slash Boa idéa para os monges, e a parte das armas de luz é realmente difícil explicar mas mantém o medieval e sobre os heróis medievais estarem mais ativos eu quis dizer q em um mundo de D&D existem mais guerreiros que saem pelo mundo para se aventurar do q na real idade média.
--------------
@Göl vmos ficar aqui discutindo ou vamos começar logo uma mesa? O cenário é seu começa como você achar melhor e vai adaptando aos poucos. É mehor começar logo para ajustar seu cenário atravez da tentativa e erro.
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