Sistema Daemon

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por Göltork em Qua 09 Set 2009, 4:49 pm

Ele precisaria de uma nova edição provavelmente então.

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por Zig em Qua 09 Set 2009, 5:10 pm

Göltork escreveu:Sobre Tagmar, eu baixei recentemente o livro dos reinos para olhar e até agora nada. Pretendo imprimir, tendo em vista que é um livro sem regras e só com ambientação.

Pelo menos na primeira edição, a ambientação era muito fraca. O que me atraia eram apenas algumas caracteristicas do sistema, coisas como energia heroica e energia fisica, "skill points" que vc comprava graduações em determinadas pericias (o que incluia armas), a maneira como funcionava o calculo de dano (tirando a tabela)...

...enfim, muitas coisas que apareciam no livro (não sei se foram copiadas de outro lugar) mas que outros sistemas usaram depois.

As proprias raças se vc for ver seguem um "padrão" LotR... enquanto que, em D&D por exemplo, as raças buscam influencias de outras fontes também.

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por Göltork em Qua 09 Set 2009, 5:17 pm

Bom nunca li a primeira edição, mas tenho um amigo que tem o livro.

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por balard em Qui 10 Set 2009, 12:33 am

tomara q os caras simpaticos do Tagmar 2 não leiam.

Tagmar(1 e 2) é MUITO ruim ^^ sistema complicado e velho, ambientação copiada ipisis literis de tolkien. Eca. Pelo menos é de graça agora.
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Re: Sistema Daemon

Mensagem por Gun Hazard em Sab 12 Set 2009, 8:17 pm

E qual sistema recente é bom prá voce Balard?

Ser velho não quer dizer ser ruim nem quer dizer que PRECISE de atualização.

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por balard em Sab 12 Set 2009, 8:47 pm

Cara, não conheço nenhum sistema velho q eu não mudaria em um monte de lugares. Tecnologia de design avança como qq outra. Certas idéias q são normais hoje em dia(mecânica única de decisão pro exemplo) eram raras antigamente. Acho q todo sistema velho poderia ser enriquecido com algumas mudanças. Se não precisassem, não seriam todos eles cheios de house rules ^^

Sistema recente bom? D&D 4 Smile Storytelling, Savage Worlds, o do Eclipse Phase, do L5R. O gurps 4e quebra um galho.
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Re: Sistema Daemon

Mensagem por Gun Hazard em Sab 12 Set 2009, 9:22 pm

Só concordo com o Savage.

Storytelling é tão travado como era o entecessor, só corrigiram os erros gritantes como os erros criticos, por exemplo L5R é um sistema como os Storytealgumacoisa é um sistema funcional para um jogo onde o sistema não é o forte. Gurps 4 corrige e simplifica algumas coisas da 3ed, mas continua o mesmo Core. EclipsePhase não lí ainda. D&D 4ªed é muito bom para jogos de estratégia, e esse não é minha preferência.

Mesmo o Savege tem lá seus momentos "Estranhos" como o fato do Atributo d4 ser melhor que o D6 pois voce tem o Wild Dice que já é d6 e com o D4 voce tem 25% de chance de ter um "Ás". Quanto maior o seu Dado menor a chance de sair um "Ás", como jogador e mestre eu acho isso legal, mas não deixa de ser "Estranho".

A tal "Tecnologia de Design" é algo que sinceramente acredito não existir, pois classifico apenas como tendência. E tendências vem e vão. Vejos pessoas que jogam RoleMaster até hoje e dizem se divertir aos montes e ter um jogo extremamente emocionante, mesmo o jogo sendo baseado em "rolar dados e conferir tabelas" e ser um dos primeiros tipos de sistemas desenvolvidos.

Quer um exemplo de tendências vem e vão? AC/DC fez muito sucesso com o Black Dog e fez muito barulho com Black and Ice que é praticamente a mesma coisa, não mudando nada do que foi feito a 20 anos atrás.

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por kimble em Seg 14 Set 2009, 2:22 pm

Existem tendências dentro do design, mas isso não significa que a teoria por trás do design não exista.

Anos 90 a tendência eram jogos mais leves em regras e sem muita preocupação com consistência de regras. Pós anos 90 a gente teve um maior equilíbrio entre regras e interpretação. Talvez da 4e em diante a gente tenha um maior enfâse em regras.

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por balard em Seg 14 Set 2009, 2:42 pm

Gun, tecnologia do design existe, mas é sutil e só quem se interessa muito pela área pega Wink É um erro comum assumir q tudo é tendência. Assim como jogar um jogo é muito diferente q ler as regras, testar certos conceitos de idéias por anos é bem diferente de pensar sobre eles.

O que as tendências mudam é a filosofia por trás de um design, que só diz que tipo de mecânicas usar. Quer uma tecnologia de design q foi abandonada por todo mundo que é são? Tabelas pra resolver testes. É um bom exemplo de tecnologia ultrapassada.

Cada pedaço de um sistema é uma tecnologia. A maioria já foi testada. O designer só faz montar as peças para q elas representem o que ele quer fazer, o público alvo q ele quer atingir.

O método de decisão é uma tecnologia. Rolar contra uma dificuldade, contar os sucessos ou rolar abaixo de um atributo? Distribuir pontos ou ganhar níveis? Ter um sistema de pontos universal(GURPS) ou diferenciar criação/evolução do personagem(Storyteller/ing)?

E kimble, a 4a edição vem de uma filosofia diferente das regras. A 3a edição(e em grande parte o Storytelling) tem uma idéia de modelar o mundo do jogo, estruturar a realidade. A 4a Ed, e o M&M por exemplo, tem como intenção modelar apenas as situações que surjam no jogo. Isso é uma diferença de tendência e filosofia.

Compara com o AD&D 1e, que tinha a mesma filosofia de modelar só o que acontece no jogo, mas tinha uma tendência muito mais amarrada a regras e jogos de tabuleiro, já que os primeiros jogadores(e criadores) vinham do wargame.

Você só consegue visualizar as tecnologias, e separar elas das tendências e filosofias, quando trabalha com sistemas em paralelo. Alguns jogos tem regras ruins(Shadowrun cof cof), se comparados com jogos da mesma época. Ruim eu defino são sobre o que eu não gosto, mas como algo que gera complicação e trabalho o suficiente para tirar seu foco do jogo.
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Re: Sistema Daemon

Mensagem por Göltork em Seg 14 Set 2009, 3:41 pm

Qual o problema das regras/sistema de shadowrun?

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por Gun Hazard em Seg 14 Set 2009, 6:08 pm

Só lembro da chatice do Cyber-espaço...

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por balard em Ter 15 Set 2009, 9:58 am

O sistema de perícias tb, era totalmente separado dos atributos. Um cara de Inteligência 6 e um de Inteligência 1 iam pagar e rolar o mesmo número de dados se tivessem Computação 6.
Era lento. Vc rolava uma pá de dado, depois relovava todos os 6, assim por diante. E no final ficava com 2-3 sucessos pq as dificuldades eram bem altas, e pra tirar mais q 6 vc tinha q tirar 6 e rolar de novo. Tinha o problema do Storyteller(ter modificadores q afetavam os dados, outros as dificuldades).
O combate era muito lento. Jogos de tiro tem q ter um combate ultra rápido. Mas em Shadowrun vc rolava um monte de dados pro ataque, ai o cara rolava um monte de dados pra defesa, ai ele rolava um monte de dados pra resistir ao dano. Se fosse magia ainda tinha uma rolagem extra pra resistir ao esforço da magia... Cada rolagem dessa contando os sucessos, e rerolando os 6...

o SR4 tá bem melhor q o 2 e o 3, mas ainda tem alguns desses problemas q tem q ser houserulados, tipo 3 rolagens por ataque. Esse é o pior. Quando vc tem SEIS ataques por rodada, cada um precisando de 3 testes, é foda :/
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Re: Sistema Daemon

Mensagem por Göltork em Ter 15 Set 2009, 12:16 pm

Bah, imagino a situação! Mas SR4 é legal ou não? Eu bem que estava pensando em comprar o livro.

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por balard em Ter 15 Set 2009, 1:04 pm

Vale a pena. O livro é muito bom. O sistema é muito legal. Só poderia ser melhor. É um jogo q eu mestraria na net.
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Re: Sistema Daemon

Mensagem por Göltork em Ter 15 Set 2009, 1:19 pm

Então abre a mesa aí!

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por Allian em Ter 15 Set 2009, 1:32 pm

hmm, qual seria um bom sistema então pra se mestrar um jogo futuristico? de regras boas só conheço star wars saga.

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por Göltork em Ter 15 Set 2009, 1:57 pm

SW se não dá pra jogar de jedi não tem graça. Ao menos não pra mim.

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por balard em Ter 15 Set 2009, 4:23 pm

Futurista? Depende do que vc quer ter nele. SW é bom, mesmo sem jedis, assim como d20 Modern. GURPS eu considero uma escolha default. Na dúvida, use gurps que vc no mínimo não erra. O do EP é interessante tb.

Lembrando q o estilo do SR seria bem ruim com SW. Vc não teria suporte pras 3(4) coisas importantes no sistema. Magia, ciberneticos e Hacking(e fusão)

Não abro a mesa pq é um saco explicar sistema complicado por forum ^^
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Re: Sistema Daemon

Mensagem por Gun Hazard em Ter 15 Set 2009, 5:10 pm

Voce explicou DeadLands...

PS: SW Saga é muito bom, magia basta fazer como a Força e Ciberneticos talentos + Dinheiro (ou dinheiro + XP como os itens mágicos do D&D), hacking basta usar o mesmo sistema de combate para um "Combate Virtual" não dá muito trabalho alem do descritivo...

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por balard em Ter 15 Set 2009, 11:59 pm

na verdade a idéia do hacking ser combate virtual q é ruim ^^ na 4a Ed eles melhoraram muito isso. Do jeito q era consumia muito tempo do jogo, o cara hackear.

Deadland foi legal, mais não é o melhor rpg pra se jogar por ak. Nem a melhor aventura. Por forum acho q deve funcionar melhor um sistema mais individualista, menos grupo, com mais bg e interpretação q regras.
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Re: Sistema Daemon

Mensagem por Göltork em Qua 16 Set 2009, 1:47 pm

Tipo o que?

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por balard em Qua 16 Set 2009, 2:06 pm

Seilá, acho q é mais culpa minha q do sistema. Shadowrun serve. D&D tb. Storytelling deve ser melhor. A faixa etária ak q não permite rolar essas coisas ^^ Se bem q ia ser legar ter o nick e o Gun num jogo q não precisassem trabalhar juntos Very Happy
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Re: Sistema Daemon

Mensagem por Göltork em Qua 16 Set 2009, 2:17 pm

Ué!? A faixa etária aqui não deve ser menos que 18 anos...

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por Zig em Qua 16 Set 2009, 2:26 pm

Acho que "melhor" depende do que você pretende enfatizar no jogo.

Eu não jogaria Star Wars novamente usando o sistema D20 (ou mesmo o Saga Edition), não é a forma que eu vejo o cenário ou ambientação... Inclusive, uma época atras eu meio que fiz uma adaptação caseira de SW usando o sistema Storytelling que meus grupos gostaram muito, claro, a ideia por tras do jogo era a interpretação e de certa forma a dramatização e não o hack'n'slash, por isso acho que o sistema caiu como uma luva. E eu acho que se tivesse optado por GURPS também não teria conseguido obter o mesmo resultado.

Eu nunca joguei Shadowrun, mas cyberpunk e steampunk etc, nunca me atrairam muito.

Contudo, em retrospectiva vocês me fizeram lembrar do livro da Tecnocracia ... tirando o sistema falho do antigo Storyteller, o livro é sensacional.

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Re: Sistema Daemon

Mensagem por Göltork em Qua 16 Set 2009, 2:35 pm

A primeira e única vez que eu joguei Storyteller eu não gostei.

Além disso teve mais Hack n' Slash que em D&D!

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