Guerra de Gangues - Idéia a discutir

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Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Sigfried em Sab 02 Jan 2010, 1:35 pm

Tive essa idéia pouco antes de dormir. Após acordar, ela começou a mostrar muitas falhas, mas ainda me pareceu interessante.

Eu pensei em um jogo onde existissem duas facções de mafia brigando pelo territorio. Mas haveriam muitas diferenças nas regras:

Mafias - Vencem ao eliminar completamente a facção oposta. Precisam dos cidadãos vivos, para ter a quem roubar, extorquir, etc. Portanto, a morte de todos os cidadãos resulta nas duas facções de mafia perderem.
Cidade - Vence ao se livrar de todos os mafiosos (muito dificil, preciso de mais ideias)

Uma facção da mafia não faz ideia de quem são os membros da facção oposta, e dessa vez, tem que analisar friamente quem matar, pois matar cidadãos não seria bom para eles.
A cidade continua linchando, mas agora, os mafiosos dveem tentar induzir a cidade a eleiminar alguem que ele acreditem ser da outra facção.
Pensei em alguns roles, mas primeiro, queria saber o que acham dessa ideia... Pode parecer muito confuso...
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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Zanard em Sab 02 Jan 2010, 1:39 pm

Hum... Boa idéia. Um pouco mais (muito mais na verdade) de trabalho e poderia ser posta em prática. Por exemplo, a cidade revidaria das gangues como? Obviamente iriam quere se livrar delas o mais rápido possível, por isso, poderíamos colocar a pólicia também, para equilibrar um pouco a batalha.
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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Allian em Sab 02 Jan 2010, 4:04 pm

a cidade poderia ter franco atiradores? quem sabe um papel misto de policial e franco atirador que poderia por noite ou investigar ou matar. assim a cidade pode revidar com mais eficacia.

quem sabe tambem um traficante de informações? alguem que tem a habilidade de um cop mais que quando descobre um mafioso, a mafia inimiga recebe a informação tambem. assim cada vez que o cop acertar um mafioso, ele garante que uma das mafias não vai matar um cidadão, preferindo eliminar o alvo garantido.

mais acho que o mais importante seria um agente a paisana. alguém que é pro cidade mais em quanto ele estiver vivo ele conta como mafia de um lado ou de outro. assim mesmo que uma mafia ganhar, a cidade ainda tem mais um pouco de tempo para tentar acabar com a segunda mafia e ganhar o jogo. caso contrario a cidade ta muuuito em desvantagem.

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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por balard em Sab 02 Jan 2010, 4:55 pm

É bizarro mesmo. A cidade só ganha se matar exatamente os dois ultimos mafiosos ao mesmo tempo, um de cada lado.

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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Sigfried em Sab 02 Jan 2010, 5:01 pm

Ops, por isso eu disse que precisava de mais ideias, não tinha precebido o que aconteceria quando a cidade acabsse com um dos lados da mafia...
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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Allian em Sab 02 Jan 2010, 5:03 pm

e se a cidade tivesse um líder? todos na cidade sabem quem é o lider, mais as duas mafias não. a mafia só ganha caso a mafia inimiga seja eliminada e o lider da cidade tambem.

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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Sigfried em Sab 02 Jan 2010, 5:37 pm

Hmm... Um lider para os cidadãos, que a mafia não conhece. Tipo, um lider na luta contra o crime. Soa bem. Seriam três facções. MafiaA, MafiaB e Cidade.
Mas cria uma incoerencia. Os cidadãos não sabem quem é mafia, como impediriam um mafioso de conhecer o lider?
Tive uma ideia. O lider é incognito até para a cidade. Algo como um icone. Talvez um cronista anonimo do jornal, assinando com pseudonimos e agitando o povo a não se render... O que acham?

então resolvi pensar em roles para a cidade:
Lider: O simbolo da luta pela paz na cidade. Enquanto você estiver vivo, os cidadãos não se submeterão a nenhum mafioso. AN: Anular ataque. Uma vez a cada duas noites, o lider escapa de um ataque.
Medico: O medico. Cura uma pessoa de um ferimento por noite.
Policial: Protege uma pessoa de um ataque por noite.
Detetive: Investiga uma pessoa por noite.
Bartender: Usa contatos e informações falsas para bloquear a ação de uma pessoa por noite.

E para impedir muitas mortes imediatas, com haverão duas facções e possivelmente duas pessoas morrendo por noite mais um linchamento por dia, as mafias só poderão matar uma pessoa cada grupo. Teriam roles meio definidos, tipo:
Matador: Encarregado de matar um individuo escolhido pela sua facção.
Guarda costas: Protege um membro de sua facção
Espião: Espiona alguem em busca de informações
Sabotador: Bloqueia a ação de uma pessoa
Como o matador é essencial, caso o matador seja morto, a facção decide quem abandonaria seu posto e viraria o novo matador.

Por favor, discutam. Se detestaram, me detonem, mas de forma coerente, sim...
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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Zanard em Sab 02 Jan 2010, 5:42 pm

Embora pareça meio desequilibrado contra a cidade, na verdade não está tanto assim, já que as máfias estão uma contra a outra, oque torna o jogo cada grupo por si.
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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Allian em Sab 02 Jan 2010, 5:48 pm

acho que ficou bom. quem sabe não aproveitar pra incluir umas roles mais avançadas tipo as linked roles?

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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Jerry12345 em Sab 02 Jan 2010, 6:27 pm

Boa idéia bem original, mas onde está o Slash nosso viciado em máfia para dar os comentários técnicos?
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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Slash_Z em Sab 02 Jan 2010, 8:11 pm

Opa, eis que retorno. Estava jogando uma peladinha nervosa Smile

Então, achei a idéia bem legal. É difícil fazer com que a cidade se mantenha equilibrada com os papéis normais - considerando que serão duas mortes em grande parte das noites (sem contar que pode haver um Justiceiro, p.ex.), o que me leva a crer que a solução mais adequada é introduzir papéis roubados (em máfias normais, aliás).

Outra idéia seria uma Máfia que procura eliminar as facções inimigas (Cidade e Psicopata), como o normal. Porém, a missão do Psicopata (um SK, no fim das contas) seria caçar papéis específicos (o que torna o role claim uma atitude perigosa). Os papéis não são ligados especificamente à Cidade ou Máfia - ou seja, qualquer papel pode ser de qualquer facção. Bem legal para treinar a galera que confia demais em informações Razz

Se quiser fazer duas Máfias, um tema que eu gostaria bastante (se alguém quisesse narrar e estivesse interessado em sugestões Smile ) seria "Máfia medieval - sendo que os papéis são ambientados em peças de xadrez". Ou seja, as Máfias são as duas cores das peças (pretas e brancas, para quem não conhece xadrez), e os papéis linked são, em sua maior parte, one shot (Rei e Torre têm um movimento que se chama "Roque", por exemplo). Eu acharia legal, e seria uma alternativa à versão da cidade. Enfim, esse parágrafo foi meio inútil, já que eu gosto para cacete de xadrez Very Happy

Voltando às sugestões, a parte divertida é que todos têm habilidades extremamente poderosas (coisa que não vemos nos jogos normais). Já joguei um Máfia com personagens de filmes que usava essa lógica de papéis "roubados". Exemplos:

Vladislaus Dracula - Dracula

You are the vampire Dracula. You are immune to night kills and will know of each person that targets you during the night phase.

Calucifer - Howl's Moving Castle

You are the enigmatic fire demon. You are tied to one random player at the start of the game, you may not be killed or lynched while that player is alive.

Detalhe: eu fui o Calucifer Smile

D-Fens - Falling Down

You're having a bad day. A real bad day. As the game progresses you gain more abilities as long as you remain alive. You start with the ability to Evade night kills during night one.

Indiana Jones - Raiders of the Lost Ark

You are the Nazi whooping Archaeologist. During night you may target a player and Search (check the grave of a dead player, determining their role and cause of death.) or you may Defend ( Killing any player who targets you with a kill action, this does not prevent your death.)

Daniel Ocean - Ocean's Eleven

You are the criminal master mind Daniel Ocean. During each night you may choose to target a player and perform one of the following: Steal (Intercept any information that person would have received that night), or Con (Select a second target, the first player targets the second with their action instead.).

Esse "Con" é aquela habilidade roubada que o Kanin teve no MIII.

Jack Sparrow – Pirates of the Carribean

You are Captain Jack Sparrow. During day you may send a message to the narrator to place a secret vote on a lynch target, the secret vote does not have to be the same as your public vote and may be changed as many times as you like, the vote shows up on the count as “Jack Sparrow”. During night you may use your compass to name a role. You will be told
who that role voted for during the previous day.

Frankensteins Monster - Frankenstein

You are the grave abomination cobbled together by corpse parts. Upon each players death you will be told what role they had. Twice per game you may choose to absorb the abilities of a dead human player during Night.

Tangina - Poltergeist

You are short crazy lady that talks to ghosts. During night you may target a dead player and either Search (check the grave of a dead player, determining their role and cause of death.) or Commune (Learn any information that player has learned before they died.

Inspector Aberline - From Hell

You are the dragon chasing White chapel investigator. During night you may either Track (See who they target) or Watch (See who targets them). Once per game you may chase the Dragon in place of your night action, two of the serials killers targets from his list will be revealed to you.

Zaphod Beeblebrox's Left Head - Hitchhikers Guide to the Galaxy

You are the President of the Galaxy. During day you may annoce a Stay of Execution for a player, all votes against the player are dropped and new votes may not be placed on that player. You die if Zaphod Beeblebrox's Right Head is killed, you can however talk to each other.

Zaphod Beeblebrox's Right Head - Hitchhikers Guide to the Galaxy

You are also the president of the galaxy though not nearly as good mannered as your other half. During night you may hit the Improbability Drive, all payers targets are moved down the list of players by one. You die if Zaphod Beeblebrox's Left Head is killed, you can however talk to each other.

Os Zaphod não são fortes por si só, mas têm um chat privado e são confirmados do mesmo alinhamento. Só isso é uma vantagem tática considerável.

James Hook - Peter Pan

You are the pirate of all peoples nightmares. During day you may target a player and perform either Taunt (At the end of the day that players vote is moved to you.) or Call Bad Form (That player immediately Unvotes and may not place their vote on their former target for the rest of the day.).

ARIA - Eagle Eye

You are the super computer Aria. During Night you may tag any player you voted for during Day. You Track (Watch who they target) all of your tagged targets during night.

Mr. Green - Clue

You are Mr. Green and you didn’t do it. The problem is no one believes you. Each day you may message the narrator to cast a secret lynch vote. Your public vote never counts towards a lynch. Anytime the game is tied in the number of remaining players between the Town and the Mafia you will immediately kill a member of the Mafia.

O Mr. Green é também um "Innocent Child", ou seja, é um papel que é garantido como cidadão no início do jogo. Ou seja, é o único role claim seguro.


E por aí vai. Dá para criar muito papel do estilo.


Ou... uma idéia bizarra do Slash: a Máfia pode escolher seus membros (não seria sorteio). A Cidade tem papéis muito bons, é verdade; mas o Chefão (ou algum membro relativamente experiente) da Máfia escolhe seu time a dedo. Isso também é forte Smile

Para não distorcer a idéia original (duas Máfias), acho que seria legal se a Cidade tivesse papéis substitutos. P.ex.: existe alguma versão de Policial, mas também o Comissário, que recebe todas as habilidades de Policial quando este morrer - em adição às habilidades que já tiver. Também pode haver um Justiceiro limitado; o Robin Hood, p.ex., com apenas algumas flechas (cada flecha sendo um Ataque).

Só não roubem as idéias históricas, porque o Máfia M&D que pretendo fazer é Máfia Histórico + M&D. Você recebe papéis históricos, que são suas habilidades e servem de role claim, e a restrição de post de outro membro do fórum Very Happy

Chega, já escrevi demais Razz

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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Sigfried em Sab 02 Jan 2010, 8:35 pm

Eu acabei tendo uma idéia muito complexa e de dificil execução agora. Preciso que me digam se ela é muito ruim ou não.

Eu imaginei o cenario com a cidade resisitindo aos avanços de um grupo mafioso, incentivada por um cronista/colunista anonimo que publicava uma coluna no jornal regional. Esse seria o lider da cidade.
Com a chegada da nova facção mafiosa, o editor do jornal é morto. Não se sabe por quem, o se ele foi pressionado pelas facções e acabou se matando. Mas o jornal foi inexoravel e um novo editor continua publicando as colunas.
Então, eu imaginei um role de editor. Ele recebe uma cronica/coluna redigida pelo lider (o lider envia pro narrador, que repassa pro editor, que faz uma revisão e publica) que é publicada no jornal na manhã de cada dia.
Muito estranho?

E a ideia do Slash, qualquer papel pode ser de qualquer facção. Interessante.
Podemos pensar em varios roles, vocês estariam interessados em uma mesa com esse tema?
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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Slash_Z em Sab 02 Jan 2010, 9:03 pm

Cara, vocês não precisam nem dizer o tema para mim. Se é Máfia, eu topo Very Happy

Esse role de editor é bem legal. O que seria bem interessante, aliás, porque alguns papéis poderiam ter a habilidade UpJ de repassar informações conseguidas para o editor (assim, eles tornam a informação pública - sem ter que colocar a cara a tapa).

O problema do líder é que a Máfia pode retirar as chances de vitória da Cidade num palpite. Acho que as condições de vitória podem permanecer mais ou menos as tradicionais; é só dar papéis roubados para a galera. Isso inclui, p.ex., Bulletproof Vests.

Seria legal a gente ajudar a desenvolver os roles se for open setup. Senão, melhor você dar uma passada pela wiki do MafiaScum.

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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Sigfried em Sab 02 Jan 2010, 9:29 pm

Eu acho melhor fazermos open setup, porque é muita responsa e eu não sou muito experiente nisso.

Papeis:
Lider(Cidade) : Envia colunas para serem publicadas pelo Editor. O lider deve agir pró-cidade, obviamente. Caso o lider morra, a cidade ainda pode vencer ao se livrar de todos os mafiosos.
Editor(Cidade): Revisa e publica artigos. Ele deve publicar a coluna do lider sem alterações, mas pode sim publicar uma outra coluna (não muito longa, por favor) com suas opiniões. Ele pode ou não assinar seu nome, seria roleclaim e seria arriscado.Caso o editor morra, apenas os artigos do lider serão publicados.

Informante(Cidade/Mafia): Envia informações para o editor, que ele pode ou não usar se quiser publicar um artigo.
Policial(Cidade/Mafia): Tem a capacidade de proteger um individuo durante a noite
Detetive(Cidade/Mafia): Pode investigar um individuo durante a noite
Chefe de Policia(Cidade/Mafia): Pode investigar alguem a noite e, caso a pessoa tenha feito algo durante essa noite, pode(não é obrigado à) deter essa pessoa por um dia na prisão. A pessoa na prisão estara a salvo de ataques, mas não poderá votar durante o dia ou agir durante a proxima noite.
Bartender/Gigolo(Cidade/Mafia): Pode bloquear a ação de um individuo durante a noite.
Medico(Cidade/Mafia): Cura uma pessoa de ferimento.

Matador (Mafia): Elimina uma pessoa durante a noite.
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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Rikus em Sab 02 Jan 2010, 10:08 pm

Imaginei 2 máfias com os cities e 1 justiceiro. O justiceiro seria neutro, mas a citie ganhar ele ganha. O papel o justiceiro é ajudar a citie com as máfias. Poderes do justiceiro (ou 1 ou outro):
- Dar search em alguém pra descobrir se é máfia.
- Matar um cara que ele saiba (através do search que é máfia).
Além disso, caso o exista um assassino e tente matar o justiceiro, ele morre no lugar.


O q acharam???
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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Allian em Sab 02 Jan 2010, 10:10 pm

caralho, eu jogo isso a qualquer hora de qualquer dia.

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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Zanard em Sab 02 Jan 2010, 10:36 pm

Essa do informante poder ser de qualquer lado e passa info pro editor é uma boa sacada.
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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Allian em Sab 02 Jan 2010, 10:39 pm

realmente, essa ideia do jornal matinal vai dar outro tom pro jogo.

tem pré-venda? xD

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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Sigfried em Dom 03 Jan 2010, 2:11 am

O ponto importante nesse jogo seria o fato dos mafiosos TAMBEM terem que investigar, analisar e ficar em duvida. Eles não podem matar todo mundo dessa vez. Eles tem que pensar bem antes de eliminar as pessoas.
Então confusão para os cidadãos tambem é cnfusão para os mafiosos.

Papeis:
Bebado(Cidade): Sempre passa as noites nas ruas, e sempre acaba encontrando alguem. É uma ação noturna automatica. Infelizmente, ele terá dificuldades em realmente lembrar o que viu. Não passara a noite nas ruas apenas se tiver sido preso. O jogador pode optar por querer brigar com o primeiro que aparecer ao inves de vagar por aí, nesse caso, o bebado irá se defender de um ataque naquela noite, se for atacado. (Ficou complexo.. Me ajudem, deixo isso ou removo esse role?)
Justiceiro (Cidade): Usando a ideia do Rikus. Pode ou investigar uma pessoa ou matar uma pessoa, uma vez por noite. Se matar um inocente, se entrega as autoridades e é fica preso até o fim da partida, ou até alguem tira-lo da prisão.
Advogado(Cidade/Mafia): Caos total. Pode tirar uma pessoa da prisão durante a noite. A pessoa que sair da prisão poderá agir ainda naquela noite (ou não haveria necessidade de tirar a pessoa da prisão...)
Saida da prisão: Adendo. O chefe da policia tambem pode tirar alguem da prisão, e a pessoa tambem podera agir na mesma noite...

Eu estou exagerando demais? Pode ficar muito complexo... Eu sei que eu me divertiria com essa complexidade, mas não sei se vocês gostam...
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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Slash_Z em Dom 03 Jan 2010, 2:52 am

Então, você não pretendia fazer os roles de forma que ficassem ambíguos em relação ao alinhamento?

Você poderia ser colocar até três facções (duas famílias da Máfia - talvez com 2 membros cada) e um Psicopata, porém eles têm habilidades limitadas de ataque. Não podem matar gente toda Noite, senão seria um caos Razz Além disso, pode restringir o andamento da justiça - um Nó por dia, sempre. Alguns papéis podem ter "Guarda-costas particulares", ou seja, continues, para quem já jogou videogame na vida. Um continue já é o suficiente.

Eu havia pensado na idéia da cadeia, o que achei bem interessante. Escrevo amanhã o que estava passando pela minha cabeça, porque agora vou instalar o Pardus 2009 Razz

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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Sigfried em Dom 03 Jan 2010, 11:51 pm

No total, são 12 roles aqui, mas como haverá um matador para cada facção, existem roles para 13 jogadores...
Deveriamos pensar em mais ou não?

O que passou pela sua cabeça, Slash? Esperei para ver e não vi...

E como o Slash parece gostar do colete a prova de balas...
Fornecedor(Cidade/Mafia): De alguma forma, você possui dois coletes a prova de bala(Bulletproof Vests) Você pode entraga-los para alguem anonimamente ou usa-los. Os coletes protegem a pessoa de ataque noturno duas vezes cada. Depois disso se tornam inuteis. Os coletes não protegem contra o Justiceiro.
(Se parecer muito roubado, a gente risca fora o role...)
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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Slash_Z em Seg 04 Jan 2010, 1:31 am

É verdade, eu ia postar ontem mas acabei indo dormir Razz Amanhã arrumo as coisas num post mais ou menos coeso e posto.

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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Slash_Z em Seg 04 Jan 2010, 5:54 pm

Aliás, dá uma olhada neste tópico (é parecido com o que eu estava pensando), porque vou sair de casa agora Very Happy

http://www.mafiascum.net/forum/viewtopic.php?t=408

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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Sigfried em Seg 04 Jan 2010, 7:54 pm

Interessante esse sistema de prisão... É uma boa ideia como uma mesa de máfia em si. Aplicar esse sistema na guerra de gangues seria até interessante, podendo matar um rival na prisão, mas eu acredito que ficaria muito complexo...
Eu imaginei a prisão como um local seguro, onde você não pode agir mas tambem não podem agir contra você...
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Re: Guerra de Gangues - Idéia a discutir

Mensagem por Sigfried em Ter 05 Jan 2010, 5:16 pm

Ok. Vocu perguntar de uma vez. Quem estaria disposto a participar de uma mesa com esse setup?
(Se for para abrir, acho melhor depois da mesa do Nick, pra não atrapalhar todo mundo...)
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