Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por balard em Sab 13 Fev 2010, 1:13 pm

@kimble, cara é a única morte digna pro Kaukatsu.Smile ele tinha q ser 100% surpreendido, e o cara era mais preparado q o batman. Morte escrota foi do Yojiro.

GURPS 4a edição me surpreendeu. Achei q ia ser foda, e pra mim foi bem igualzinho as edições antigas. Li uma boa parte do manual báscio antes de enjoar.

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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Slash_Z em Sab 13 Fev 2010, 1:37 pm

Eu nunca gostei muito de GURPS. Gosto de sistemas bem leves, de forma geral.

Um sistema que eu simplesmente adoro, p.ex., é FATE. Até comprei o Diaspora, um livro independente que acabou fazendo relativo sucesso nas comunidades indie (é só ver a classificação no GeekDo). Sério, as regras são simplesmente brilhantes. É possível dar uma olhada no SRD aqui.

Diaspora é o tipo de livro que eu recomendaria para todos, simplesmente por dar tantas boas idéias.

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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Jerry12345 em Sab 13 Fev 2010, 2:18 pm

E quanto a mesa non-sense que ia abrir?
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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Zanard em Sab 13 Fev 2010, 3:55 pm

@Jerry:Mesa non-sense?

Ah, eu dei uma olhada nessa Diaspora, é bom. Interessante, só achei que deve ser meio fácil pra jogadores iniciantes sairem do personagem, mesmo sem perceberem.


Última edição por Zanard em Sab 13 Fev 2010, 4:06 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Slash_Z em Sab 13 Fev 2010, 4:01 pm


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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Zanard em Sab 13 Fev 2010, 4:59 pm

Eu gostei mesmo desse Diaspora, o sistema de criação do cluster involve os jogadores também, de forma bem leve e divertida. Só acho que ficaria meio compllicado fazer isso por fórum, talvez wave fosse um meio melhor, se resolvessem jogar nesse sistema.
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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Slash_Z em Sab 13 Fev 2010, 5:11 pm

É, por fórum é complicado. Então, eu fiz uma ficha de um outro sistema com meus jogadores, e estávamos para começar. Mas aí a mesa de D&D 4e parece que vai ficar um pouco mais séria, de forma que resolvemos tirar a tarde de domingo como nosso "dia sagrado" de RPG. Então o D&D 4e é nossa campanha normal.

Combinamos de jogar umas campanhas menores nos outros dias, quando sobrar um tempo. Eclipse Phase, Diaspora, o que der na telha. A vantagem do Diaspora é que o jogo é voltado a campanhas pequenas...

A criação em cluster é sensacional. Os jogadores têm poder narrativo, de fato, e isso faz com que as coisas sejam bem legais. E o sistema de Aspects acaba gerando planetas interessantes em pouco tempo. Muito massa. O FATE é um sistema absolutamente brilhante.

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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Zanard em Sab 13 Fev 2010, 9:37 pm

Eu gostei muito, realmente. Acho que deve ficar difícil, mas, se for bem organizado, acho que tudo correria nos seus conformes.

Fica complicado mesmo por fórum pq tem muita discussão,né? p.ex. cada aspect seu, você tem que apresentar pra mesa para que eles confirmem se está bom ou não...

Se bem que eu acho que ficaria bom num wave, ou em um programa de chat para RPG que tem por aí.
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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Slash_Z em Sab 13 Fev 2010, 10:12 pm

Acho que nem é precisamente por isso. O problema é que os aspectos são extremamentes subjetivos. O que diferenciaria, p.ex., o Anakin Skywalker de um Jedi iniciante são os Aspectos roubados. Um jogador sem noção pode facilmente criar um personagem "apelão" no FATE, de forma que seria um saco para o resto da mesa ficar tendo de vetar cada tag do cara. O Anakin Skywalker, já que o citei, poderia dar um tag no seu aspecto "The Chosen One" em praticamente qualquer ação que envolva a Força. Sabendo quando ceder para ganhar FATE points, o jogador poderia ganhar bônus em qualquer jogada chave sem grandes problemas.

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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Zanard em Sab 13 Fev 2010, 10:37 pm

Então o principal seria manter os jogadores sem-noção na linha, certo?
Acho que um bom mestre conseguiria fazer isso. Se bem que não vi nenhum jogador muito louco por aqui. Tinha jogado SIGMA com um... sinceramente, Doido, com D maiúsculo. Eles se aproveitam das possibilidades existentes pra exagerar...

Ou melhor, não precisa nem ter um mestre muito bom, já que é a mesa inteira que considera os Aspects. Acho que daria certo, se fossse bem dividido em tópicos, a criação do cluster.
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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Slash_Z em Sab 13 Fev 2010, 11:08 pm

Normalmente, sim. Mas ainda é chato ficar regulando um jogador pé-no-saco Smile A vantagem é que FATE não tem por foco o combate clássico, então é, por natureza, um sistema mais voltado a quem quer um RPG diferente.

Já que você citou o SIGMA, um RPG mais ou menos do estilo é Risus (acho que já até falei em outro tópico). É bem legal - e grátis Razz

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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Zanard em Dom 14 Fev 2010, 1:18 pm

Esse Risus é muito non-sense, no bom snetido. Se alguém um dia quiser um RPG bem comédia, já sei o que recomendar.
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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Jerry12345 em Ter 16 Fev 2010, 3:14 pm

Risus é bom quando vc tá com alguns amigos sem realmente nada pra fazer, e dá na telha jogar RPG
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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Sigfried em Qua 17 Fev 2010, 1:47 pm

Risus é pra dar risada?

Ai... Ui... OW! Parem de me bater...

Esse Diaspora requer um bocado de atenção, porque cada jogador tem que lembrar direit o que ele criou, nada de ficar se corrigindo e mudando confome for conveniente.
A gente gosta de deixar essas cosias como respnsabilidade do narrador.
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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Zanard em Qua 17 Fev 2010, 2:41 pm

Claro que no Diaspora vc pode declarar aspectos quando quiser, desde que façam sentid (não sejam contrários aos que já estão lá), e usá-los de graça.

Algém conheçe algum outro sistema bom? Ou um cenário mesmo, algum 4e bom?
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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Slash_Z em Qua 17 Fev 2010, 3:20 pm

Um dos melhores cenários da história do mundo é Delta Green. Eu adoro Call of Cthulhu - e o Delta Green só dá um sentido legal (agentes do governo) para lutar contra o Mythos. Muito massa. A leitura é excepcional, mas eu admito que nunca joguei. Pretendo (algum dia desses) narrar um one shot do estilo Delta Green, mas atualizado para a nossa década (Delta Green é '90) e país (Delta Green é, previsivelmente, cituado nos EUA).

E alguém deu uma olhada no Burning Wheel (sistema interessante, mas extremamente crunchy) do Mouse Guard? As comics são legais, então fui ver o RPG. Simplesmente sensacional. Recomendo altamente - mesmo que seja para usar as regras em outro RPG.

Um cenário que descobri há pouco (pois é) é Glorantha. Não gosto muito das regras de RuneQuest - ainda que a versão nova do HeroQuest seja muito elegante. Não obstante, o cenário é brilhante. Muito bom mesmo. Além da mitologia bem elaborada, o mais interessante é que todas as culturas são verosímeis.

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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Göltork em Qua 17 Fev 2010, 4:00 pm

Estava esperando alguém falar de Mouse Guard.
Eu tenho muita vontade de jogar MG. O sistema dele é uma especie de "Resumo" do Burning Wheel.

Só creio que meus amigos não achariam interessante jogar com "ratinhos fofinhos" (que de fofos não tem nada).

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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Slash_Z em Qua 17 Fev 2010, 4:12 pm

Já leu as HQs? Acho que, depois de ler, eles ficariam com vontade de jogar. Fala para eles darem uma olhada nas comics, que eu acho bem legais.

Mouse Guard é muito mais heróico que D&D. Se eles gostam do espírito "épico" de D&D, provavelmente vão gostar de MG também.

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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Göltork em Qua 17 Fev 2010, 4:41 pm

O sistema de MG é bem simples não é!? Tu não narraria uma one-shot no wave?

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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Slash_Z em Qua 17 Fev 2010, 4:57 pm

É relativamente simples, sim. Podemos ver sobre a one shot na Wave... Smile Só esperar um bocado.

Ou seria melhor no fórum mesmo? Um tópico no fórum das mesas e mandamos ver.

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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Göltork em Qua 17 Fev 2010, 5:25 pm

Até pq tem ums arquétipos prontos. Tem um arqueiro que eu acho bacana.

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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Göltork em Qui 18 Fev 2010, 6:27 pm


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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Slash_Z em Sab 20 Fev 2010, 1:38 am

Vocês já devem ter percebido que sou extremamente chato com esses sistemas independentes Very Happy

Um que ainda hei de jogar com meus amigos é Ghost/Echo. É um sistema precisamente do jeito que eu gosto: o pdf grátis tem duas páginas. Sim, duas páginas. Vocês podem conferir aqui.

Em duas páginas, já tive idéias para uma campanha completa Smile

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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Zanard em Sab 20 Fev 2010, 9:14 am

Nossa, devem ser duas páginas bem completas e informativas. Ou vc tem uma mente bem fértil pra essas coisas

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Re: Sistemas/cenários que você gostaria que estivessem no mainstream

Mensagem por Slash_Z em Sab 20 Fev 2010, 1:19 pm

Pô, são duas páginas que já passam o "feeling" do cenário. Você passa os olhos pelas páginas e pela pequena descrição da proposta do jogo e já sabe do que se trata.

O que eu gosto bastante é do sistema tipo "oráculo": você descobre o que quer durante o jogo. Você não precisa, logo de cara, definir tudo do sistema (ou usar a famigerada metaplot); você lida com o cenário com um pouco de improviso. As duas páginas já fazem as perguntas essenciais para que o grupo se organize e comece o jogo - e a arte é muito boa também. É muito bom, na minha opinião.

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