Tutorial Criando uma ficha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tutorial Criando uma ficha

Mensagem por NickNunes em Qua 10 Mar 2010, 11:13 pm

Eu decidi fazer esse pequeno tutorial porque o Zanard disse que nao sabia fazer uma ficha legal: AVISO! Esse tutorial nao vai servir pra vc criar um super-combo na arena, só uma ficha relativamente decente pra qualquer aventura. Em caso de necessitar um combo contate o balard. Esse tutorial será dedicado à 4ed, mas nao implica que nao poderá ser usado em outros lugares. Bom vamos a ele.
Primeiro pergunte-se qual o conceito do Pj... Um cara de ataque corpo-a-corpo? Um muro de aguentar porrada? Um cara que resolve os problemas nas dungeons? Em poucas palavras: O que vai fazer seu Pj importante pro grupo? Vamos fazer um exemplo aqui e ele vai ser um mestre de dungeons.... Meu conceito é esse.
Respondida a pergunta vamos à classe ideal: Pense também um pouco no bg, nao vai criar um ladino só pq é striker num grupo onde todos os Pjs sao do tipo divino. Nesse caso de preferencia ao Avenger por exemplo. Lembre-se também de olhar as skills e por tanto os atributos necesssários pra cada uma. Seguindo com o exemplo: Dungeoneering é Wis, Perception também e Thievery é Dex. Vc vai precisar de Wis alto seguido de Dex. Nao tem nenhuma classe que use os dois POREM Artificer é uma boa pedida, já que Wis é um atributo necessário e Wis é o atributo usado em dungeoneering. Se quizer melhorar ele e fazer mais versátil, escolha o Ladino, que também é striker. Mas vamos para o artificer no nosso exemplo. Sobre as builds: Escolha as que mais convenientes acharem, baseado em qual será seu score mais alto. No caso vou escolher a segunda build, pq prioriza Wis em relacao a primeira e terceira.
Agora raca: Vc tem 3 atributos que deve priorizar no momento: Wis, Dex e Int por causa do Artificer. Faca uma lista das racas que dao bonus em duas dessas 3:
-Eladrin
-Elfo
-Humano (?)
-Deva
-Razorclaw Shifter
-Bladeling
-Githzerai
-Shadar-Kai
Agora vamos eliminar as racas: Vc nao vai mandar um eladrin nem um elfo pruma dungeon nessa funcao... Já vao 2 a menos. Nessa lista na verdade nao tem nada realmente interessante a excessao do humano. Entao vamos pro outro ponto que vc deveria olhar que sao suas skills. Vc queria Dungeoneering e Thievery... Racas que dao +2 nisso:
-Anao
-Halfling
-Humano (?)
-Duergar
-Goblin
-Kalashtar
-Kobold
Nenhuma das racas (a excessao do humano, mas ai é gosto realmente), aparece em ambos. Como vc realmente quer um cara com essas skills entao escolha algo da segunda lista. Eu particularmente vou no Anao pq é mais básico mesmo. Vamos ao bonus de bg... Pega qualquer coisa, desde que vc lembre-se de colocar bonus em algo que vc vá usar E consiga bolar uma história em cima. Eu peguei General -> Geography Mountain.
Agora vem os atributos... Prioriza o que vc pensa que vai usar mais na campanha, e segue a ordem do mais importante pro menos importante. Tenta nao deixar nada com 08 pra nao tomar negativo em nenhum teste. Eu escolhi agora rapidamente 10 de Str, 11+2 de Con, 16 de Dex, 14 de Int, 14+2 de Wis, 10 Cha. Talvez existam opcoes melhores mas eu gostei dessas me pareceram valores interessantes.
Skills. Pegue coisas que combinem com seu pj... No caso do exemplo as 3 primeiras seriam claramente Dungeoneering, Thievery e Perception e a quarta eu peguei Heal só pra ter algum treino nisso, afinal sou leader!
Feats! Um passo importante na vida do PJ, a lista é imensa e vc só pode escolher um entao muito cuidado, na duvida peca ajuda pra alguem ou só fique buscando um por um até achar algo interessante pro seu PJ. De preferencia aos Class Skills ou Heroic Tier. Eu vou pegar Skill Focus Thievery mas com certeza deve ter um talento mais util.
Quanto aos powers busque os que tenham os melhores efeitos e os que use os atributos que vc tem mais altos. Ou os que causem mais dano enfim, escolha algum que traga vantagens pro seu Pj. Eu peguei Thundering Armor, Magic Weapon, Halo of Thorns e Caustic Rampart, assim nao tenho necessidade de uma arma meele.
Hora de comprar os equips entao, Adventurer's kit é essencial, uma arma e uma armadura também. Depois veja itens de classe que seu pj precisará: No meu caso um kit de roubo (thieve's tools), uma armadura e um crossbow.
Pronto! Seu Pj relativamente decente está criado! De o nome o sexo Alinhamento Divindade e etc... Só lembre-se de colocar algo de senso comum a tudo (nao me crie um Halfling com 2m de altura!).

Ajudem a esse tutorial comentando nele.

OBS: Eu postei aqui e nao no subforum da 4ed pq aqui aparece lá na página principal do portal hehehe

Nível 30

Ver perfil do usuário

Re: Tutorial Criando uma ficha

Mensagem por balard em Qui 11 Mar 2010, 9:29 am

Q merda hein? To com pena do Zanard.

Olha como é bem mais simples.

-Escolha um conceito. Qualquer coisa desde "Um ladrão", "Um Defender", até uma elaborada história de duas páginas. O importante nessa hora é você visualisar com que tipo de personagem vc quer jogar. Se você não for muito experiente(e normalmente quando se é também), escolha um personagem de jogo/livro/filme q vc goste, e tente criar algo no estilo.

-Escolha uma classe que demonstre o conceito. Lembre q sua classe e papel são basicamente a maneira q vc luta. Vc sempre pode completar depois com feats.

-Escolha uma raça. Ignore o que o nick falou. Sua raça não influência tanto assim. Caso não queira nenhuma raça específica, ou não faça diferença pro seu conceito, ai pode procurar uma q dê os bônus nos atibutos importantes pra sua classe, mas não se prenda a isso.
-Escolha suas Skills. Essa parte é importante, pq definem o que seu personagme sabe fazer fora do combate. Olhe para o conceito e sua seleção de skills na hora de escolhe-las. Na dúvida, Perception, Insight, Athletics e Acrobatics são normalmente as mais úteis, assim como Nature, Arcana e Religion. Mas escolha o que fizer sentido para seu personagem.

-Escolha seus feats. Existem trocentos feats, mas não se desespere. Começe olhando os feats de raça, depois os da sua classe. Eles costumam ser os melhores. Fique ligado em quando vc vai pegar o Weapon/Implement/Focus Expertise, você quer fazer isso até o 8o nível. Tirando raras exessões, todos os feats q vc puder pegar q aumentam seu dano são bons. Feats não voltados para com combate, como Ritual Casting, Skill Training ou Linguist também são bons, não se estresse se quiser pegar eles. Por ultimo olhe os feats multiclasse, se couber no seu conceito, eles são bosn e merecem ser pegos. O importante nos feats são duas coisas:
1-Não se esquente em escolher a opção ótima. Os feats dão bônus bem pequenos, e a presença ou ausência deles não vão fazer muita diferença, nem a ordem que você pega. 2-Vc sempre pode retreina-los se não gostar das opções, ou pra testar novos. Eles são muitos, mas vc não vai morrer se fizer a escolha errada, nem se fizer TODAS as escolhas erradas.

-Agora, distribua seus pontos. Só agora? Só. Onde vc vai alocar os pontos vai depender de todas essas escolhas acima. Caso vc use rolagem em vez de distribuição de pontos, role antes de começar a fazer o personagem, mas espere ter todas essas opções definidas para distribui-los. Você quer ter seu atributo principal e secundário o mais alto possíveis, e de preferência colocar o terceiro valor mais alto no par de atributos q não não tem um principal e secundário. Por exemplo, um mago de orbe, que precisa de Int e Wis, vai querer ter seu terceiro maior atributo em For ou Con. Já um Warlord Inspiring, vai ter For e Car, e vai querer o terceiro melhor em Dex ou Int. Os melhores atributos de cada par pra vc botar costumam ser Con, Dex e Wis, se vc não tiver o outro do par maior. Não é sempre q são esses três, mas a maioria dos personagens é. Pq botar sempre assim? Pq deixando cada par de atributos com o maior valor q vc puder, vc garante as defesas mais altas possíveis. Se sua classe tiver os dois atributos importantes no mesmo par, vc vai ser mais fraco defensivamente.
-Escolha seus poderes. Assim como os feats, são muitos, mas não dá pra errar. Tem poderes melhores e piores, assim como o tipo de personagem como a configuração e o estilo do grupo, aumentam e diminuem o valor de um poder. Mas pegue o que achar mais maneiro e vc sentir q vai ser confortável (Se vc gosta de causar dano, evite poderes q dão efeitos negativos por exemplo). Vc sempre pode troca-los conforme for usando, e nada melhor q a experiência na mesa pra definir o valor de um poder.

no blog -> balard.com.br
balard
Nível 30

Ver perfil do usuário http://balard.com.br

Mensagem por Zanard em Qui 11 Mar 2010, 6:16 pm

Nossa, isso tudo pq comentei que não sabia fazer um PJ? Muito obrigado mesmo!

Na verdade eu já sabia algumas dessas dicas, mas eu não vou negar que ajudou. Sinto que vou me ver voltando nesse tópico várias vezes para fazer personagens, até que uma hora vou decorar esses passos, ou pensar em outros que eu ache mais adequados (quadno for experiente).

De um jeito ou de outro, valeu mesmo.

Ver perfil do usuário

Mensagem por NickNunes em Sex 12 Mar 2010, 12:06 am

É cara cada um tem seus métodos... Eu criei a ficha na hora junto do meu tutorial, o balard usou um sistema apesar de semelhante relativamente diferente, e no fim vc vai encontrar o seu proprio

PS: Disponha sempre que precisar

Nível 30

Ver perfil do usuário

Mensagem por muzkur em Seg 07 Jun 2010, 5:44 pm

Eu ignoro tudo isso.
Escolho uma combinação raça/classe que ninguém joga com frequência e tento bolar um histórico pra isso. Sai algumas coisas interessantes.

Agora as vezes eu parto pra combinações básicas mas funcionais. Um dos meus melhores personagens assim até hoje foi um Anão Fighter/Cleric/Dwarf Defender/Rune Writter que joguei em 3.5. Ele era comédia Very Happy

Mas no geral o mais importante é a história do cara, o restante a gente resolve com criatividade Wink
muzkur
Nível 1

Ver perfil do usuário http://www.vimeo.com/banionis

Mensagem por Zanard em Seg 07 Jun 2010, 6:54 pm

O foda é que tem algumas combinações que ninugém usa pq a história fica meio complicada... Mas pra tudo se dá um jeito, né?
E também tem aqueles que querem um personagem mais funcional, pensar bem nos pontos e atributos.

Ver perfil do usuário

Mensagem por Göltork em Seg 07 Jun 2010, 7:26 pm

Se eu resolvesse criar um "mestre do conhecimento das masmorras" provavelmente faria um anão ladino ou ranger. Pegaria um bg como o das montanhas mesmo.

Aí vai um exemplo:

Spoiler:
====== Created Using Wizards of the Coast D&D Character Builder ======
level 1
Dwarf, Rogue
Build: Brawny Rogue
Rogue Tactics: Brutal Scoundrel
Rogue: Rogue Weapon Talent
Background: Geography - Mountains (+2 to Dungeoneering)

FINAL ABILITY SCORES
Str 14, Con 13, Dex 18, Int 10, Wis 12, Cha 8.

STARTING ABILITY SCORES
Str 14, Con 11, Dex 18, Int 10, Wis 10, Cha 8.

AC: 16 Fort: 12 Reflex: 16 Will: 11
HP: 25 Surges: 7 Surge Value: 6

TRAINED SKILLS
Stealth +9, Thievery +9, Athletics +7, Bluff +4, Dungeoneering +10, Perception +6

UNTRAINED SKILLS
Acrobatics +4, Arcana, Diplomacy -1, Endurance +3, Heal +1, History, Insight +1, Intimidate -1, Nature +1, Religion, Streetwise -1

FEATS
Level 1: Backstabber

POWERS
Rogue at-will 1: Deft Strike
Rogue at-will 1: Duelist's Flurry
Rogue encounter 1: Torturous Strike
Rogue daily 1: Pommel Smash

ITEMS
Leather Armor, Adventurer's Kit, Dagger (2), Warhammer
====== Copy to Clipboard and Press the Import Button on the Summary Tab ======

Com Dungeoneering +10, você conhece um bocado sobre as masmorras e criaturas que as habitam.
Com Stealth você se move silencisamente entre os tuneis das mesmas e Thievery permite desarmar as traddicionais armadilhas que protegem uma dungeon.

Göltork
Nível 16

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: