Masmorras & Dragões
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aventura Conjunta?

+5
balard
Allian
Zanard
NickNunes
Göltork
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Aventura Conjunta?

Mensagem por Göltork Qua 17 Mar 2010, 9:16 pm

Sei que a maior parte dos projetos conjuntos não vinga, mas vamos tentar mais um...

Minha sugestão é a seguinte:

Juntamos um número x de colaboradores (usuarios desse forum). Definimos uma proposta de aventura (Encontrar a espada perdida de um paladino há muito deixada em uma masmorra tomada por orcs por exemplo) e cada um cria um encontro usando regras de D&D 4th e o descreve ao estilo Dungeon Delve.

Spoiler:

Minha idéia inicial era de que criassemos ao menos 7 encontros e 2 Skill Chalenges sendo que as aventuras tenderiam a ser simples, rápidas, mas ainda assim divertidas com aquele sabor de aventura para iniciantes.

Após prontos, juntamos os encontros da melhor forma possível e temos uma aventura.

Se a idéia desse certo, poderiamos criar um pequeno arco de aventuras...
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por NickNunes Qua 17 Mar 2010, 9:20 pm

bom, eu até topo ajudar, eu sempre tive vontade de um projeto nosso do forum mas nunca as coisas dao certo :S
NickNunes
NickNunes
Nível 30

Mensagens : 4211
Data de inscrição : 05/08/2009
Idade : 32
Localização : Por ai

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Zanard Qua 17 Mar 2010, 10:16 pm

Eu topo também, parece interessante.

@Nick: Não sei se é de seu interesse, mas já deu uma olhada nesse meu tópico? Aceito opiniões, críticas, dúvidas, ameaças e planejo dar um update esse fim de semana xD
Zanard
Zanard
Nível 30

Mensagens : 5249
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 28
Localização : Mais perto de você do que você imagina.

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Allian Qua 17 Mar 2010, 11:35 pm

eu ajudo. só alguem dar uma ideia legal pra aventura (e talvez um caminho geral de por onde eles vão passar).
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Göltork Qui 18 Mar 2010, 12:08 pm

Minha idéia é reviver aquele feel de algumas aventuras clássicas como por exemplo a Fuga da Prisão de Zanzer, Temple of The Frog, Cidadela sem sol, etc...

Sabe aquelas aventuras que são gostosas de jogar quando você ainda é novato em D&D? Por aí...

Como sugestão inicial pra primeira aventura eu queria sugerir algo cliché como uma fuga da prisão. Os PCs podem nem se conhecer, mas tem que colaborar uns com os outros para sobreviverem e escapar.

Eles podem ser culpados, podem ser inocentes, podem ter sido raptados, etc...

Outra coisa: tentar seguir a "regra do minimo esforço".
Se orcs tem nível 4 em média, melhr guarda-los para uma aventura de nível 4 por exemplo.

Como cenário eu havia pensado em 2 poddibilidades:

1 - Usar o mapa das Fronteiras Prateadas (Mesmo jogando eberron atualmente, esse lugar é meu favorito ao lado dos vales e das Eldeen Reaches) mas mudando os nomes de acordo com nossa vontade. Por exemplo, Cidadela adbar poderia ser Orcskull, Lua Argentea seria Arthreald, etc. Poderiamos mudar até mesmo a cracteristica das cidades, deixando Lua argen... arthreald com um ar menos elfico, como uma capital mais humana...

2 - usar o mapa do Vale Nentir do Guia do mestre. Simples e prático.

Que me dizem?

(Eu esperava juntar mais gente...)
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por balard Qui 18 Mar 2010, 12:53 pm

(Pessoas não gostam de trabalhar)

Uma opção que você tem é converter diretamente uma aventura velha. Separa os encontros, posta eles e cada um vai trabalhando em criar um. Pode até usar a wave e um google docs pra isso, pra todo mundo ver o trabalho de todo mundo.

Outra é delimitar uma aventura rápida, estabelecendo um resumo de começo/meio/fim e deixando o povo criar os encontros pra se encaixar nela.]

Eu acho a primeira opção mais fácil. Eu to convertendo sem problemas undermountain pra 4a edição, assim como pretendo ir convertendo conforme for jogando a aventura q tá no prólogo agora ano fórum. Me dá uns encontros q eu monto tb.

Sugestão: Capturados e presos num acampamento goblim.
Começo - Se salvar
Descobrem q era só um grupo de batedores de um exército de hobgoblins que vai em direção a Cidade.
Meio - Preparar defesas para o ataque. Seção contra ao tempo, eles chegam em X dias. 3 Opções, cada uma 1-3 encontros: Dificultar o caminho, ou tornando ele mais perigoso(soltando um monstro, acelerando o fim da hibernação dos ursos), ou bloqueando ele(para ganhar mais tempo) com uma ponte quebrada ou uma encosta derrubada. Se infiltrar no acampamento e matar o líder, ou sabotar eles em várias táticas de guerrilha. Conseguir ajuda, como se aliar ao mago isolado da região, ou achar o tesouro enterrado na floresta com alguns artefatos. Preparar defesas, como convencer o duque que o ataque é real, eliminar o xerife que é mancomunado com os invasores, treinar e aumentar a moral da população.
Fim - A parte final vai depender do que eles fizeram(e onde estão). Ele consiste em duas partes, o ataque do exército(500-1000 goblins/hobgoblins), e derrotar os líderes. Eles conseguem quando os invasores fogem.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Zanard Qui 18 Mar 2010, 2:22 pm

Sabe aqueles goblins que vc fez, Göl, e postou no seu mini bestiário? Se você deixá-los um pouco mais fracos, ascho que seria possível aplicá-los mais tarde (se gostou da idéia do balard, dá pra colocá-los no parte do meio, ou no começo)
Zanard
Zanard
Nível 30

Mensagens : 5249
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 28
Localização : Mais perto de você do que você imagina.

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Göltork Qui 18 Mar 2010, 9:09 pm

A idéia do balard é boa, mas eu pensei em algo mais dungeon mesmo.

Inicio da aventura do tipo:

"Vocês estão presos há muitos dias nessa cela, do lado de fora nada vocês conhecem, já que uma porta de ferro bloqueia sua visão para o lado de fora mesmo quando a comida é lhes entregue por baixo da mesma.

Hoje parecia ser um dia como qualquer outro, mas estranhamente junto ao ensopado fraco e insipido, vocês encontram uma chave enferrujada. De onde ela seria?"

Criamos 7-8 encontros, 2 skill challenges, uma pequena dungeon e era isso.

Lembrando que os jogadores estarão desarmados e sem qualquer equipamento assim que começarem.

Essa aventura serviria mais como "Tutorial" de jogo.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por NickNunes Qui 18 Mar 2010, 9:26 pm

^
Hero quest?
NickNunes
NickNunes
Nível 30

Mensagens : 4211
Data de inscrição : 05/08/2009
Idade : 32
Localização : Por ai

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Sigfried Qui 18 Mar 2010, 9:48 pm

Saudade daquele jogo. Nunca consegui juntar um grupo pra jogar... E agora meu tabuleiro e tudo mais foram doados à eras...
Sigfried
Sigfried
Lord of Butter

Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Göltork Sex 19 Mar 2010, 7:23 am

NickNunes escreveu:^
Hero quest?

Isso, algo do tipo.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Zanard Sex 19 Mar 2010, 2:38 pm

Ah, então é bem mais fácil. Não tem muito o que pensar, acho que o melhor seria os jogadores já começarem dentro da dungeon, seja na entrada, ou lá dentro.

Na sua idéia, Göl, o objetivo dele ia ser sair do lugar onde estão aprisonados? Sair da "dungeon"?

O primeiro encontro poderia ser logo do lado de fora da cela, contar uns dois ou mais guardas. (dependendo do n° de jogadores)
Zanard
Zanard
Nível 30

Mensagens : 5249
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 28
Localização : Mais perto de você do que você imagina.

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Sigfried Sex 19 Mar 2010, 4:20 pm

Ficaria muito interessante.
Talvez para ser um encontro razovelmente simples e porque os jogadores estariam desarmados, os gardas estão dormindo, seja preguiça ou dopados pela mesma pessoa que "perdeu" uma chave dentro da sopa? (Se é que foi uma pessoa)
Sigfried
Sigfried
Lord of Butter

Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por balard Sex 19 Mar 2010, 4:55 pm

Ou eles escapam com um skill chalange. Smile O objetivo é pegar as armas. Se eles passarem eles pegam o equipamento sem problemas, se falharem, pegam o equipamento e enfrentam uma batalha.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Göltork Sex 19 Mar 2010, 8:28 pm

Zanard escreveu:Ah, então é bem mais fácil. Não tem muito o que pensar, acho que o melhor seria os jogadores já começarem dentro da dungeon, seja na entrada, ou lá dentro.

Na sua idéia, Göl, o objetivo dele ia ser sair do lugar onde estão aprisonados? Sair da "dungeon"?

O primeiro encontro poderia ser logo do lado de fora da cela, contar uns dois ou mais guardas. (dependendo do n° de jogadores)

É isso aí! Eles estão presos dentro da dungen e tem que sair.

Eu tinha pensado em um encontro fácil contra alguns mínions (250 XP) pra saquearem o equipamento dos mesmos junto a um skill challenge pra evitarem fazer barulho. Se falharem outros minions chegam.

Mas a idéia do balard é boa.

Outra coisa, manter um reservatório de armas por perto da cela deles, assim eles poderiam logo de cara se equipar.

Poderiamos colocar um "meepo" (um kobold) numa cela próxima.
Os PCs poderiam escolher libertá-lo ou não.
Se o fizessem, teriam um "tutorial ambulante" ao seu lado.

Por exemplo:

Encontro 1:

"O kobold lhes diz: Acho que deveriamos ser furtivos. Tentem tirar as armas deles sem acordá-los". Etc...
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Sigfried Sex 19 Mar 2010, 8:42 pm

Boa ideia. Um tipo de assistente que não participa diretamente da ação, poderia virar uma aventura perfeita para iniciantes.
Sigfried
Sigfried
Lord of Butter

Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Göltork Sex 19 Mar 2010, 8:48 pm

Sigfried escreveu:Boa ideia. Um tipo de assistente que não participa diretamente da ação, poderia virar uma aventura perfeita para iniciantes.

Faz parte da idéia.

E como inimigos acho que Goblins são ideais.
Cheguei a pensar em mortos-vivos, mas achei que iria ficar muito "ravenloft".
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Zanard Sex 19 Mar 2010, 10:19 pm

Eu acho que goblins são uma boa idéia, eles tem uma cara de "iniciante", mesmo sendo oponentes formidáveis, se usados direito.
Eu considerei que o dungeon é uma espécie de base de operações goblin, de tamanho pequeno (com uns 20~40 globins).

Eu gostei da idéia do assistente. Por exemplo, os jogadores saem da cela, e ouvem uma voz vindo da cela ao lado:
"Ei, vocês escaparam? Que bom! Podem me ajudar aqui? Tentem pegar as chaves das mãos desse guarda sem acordá-lo!"
1° Skill Challenge --
Sucesso: Eles libertam o kobold (ou outro ser, depende do que for melhor) de boa, que leva eles para a armory do lugar (que é próxima às celas), onde podem se equipar com alguns itens básicos.
Falha: Eles acabam acordando o guarda, que se assusta e grita, chamando outros guardas. Eles então tem a opção de ficar e lutar, ou fugir sem saber os caminhos. Talvez vc possa usar a desculpa de que não tinha muita gente guardando as celas (por isso podem aparecer poucos inimigos) e após um encontro contra alguns minions, a ação para momentaneamente. Eles libertam o kobold (ou não) e, já que estão com pressa, pegam só algumas armas que os goblins estavam usando e partem.

Após estes eventos, o kobold revela que sabe o mapa do lugar razoavelmente bem, pois fora forçado a trabalhar ali por um tempo, antes de ser considerado inútil e preso. Não recebia comida há dias, por isso não pode lutar, mas ajudará como puder.
Ele guia o grupo por um caminho, onde, se tiveram sucesso no 1° skill challenge, encontrarão alguns guardas fazendo uma patrulha. São forçados a um encontro com estes guardas. Se falharam no 1° skill challenge, este encontro não ocorre.
Após isto, eles sobem um andar. Neste segundo andar, o único caminho que podem usar é pelo "refeitório" dos goblins. Por sorte, todos estão ocupados se alimentando vorazmente. O kobold, com medo, dá a idéia de atravessarem em stealth pelo refeitório, até o outro lado.
2° Skill Challenge --
Sucesso: Passam calmamente até o outro lado, onde abrem a porta para passar, só para descobrir que entraram nos "dormitórios" dos goblins. O kobold se desculpa por ter errado o caminho, mas como a refeição acabou, eles não têm como voltar pelo refeitório, e tem que agir rapidamente.
Falha: No meio do caminho, eles acabam fazendo barulho e chamam atenção de todos. Há um burburinho, e mais da metade dos goblins começam a brigar entre si por motivos bestas, mas um grupo pequeno (um pouco mais forte que os gruadas do subsolo) começa uma briga, que é o segundo encontro. Após a luta, os jogadores conseguem fugir para uma porta. Passam por ela, somente para descobrirem que estão nos dormitórios dos goblins. Como não há volta, eles resolvem procurar um caminho para sair dali mesmo, e rápido, já que provavelmente os seguiriam.

Agora os jogadores podem escolher entre as várias portas, e tentar passar por uma delas. Se houver um ladino no grupo, é possível adicionar uma porta trancada com algum item interessante. Na primeira sala que eles entrarem será um quarto, inevitavelmente. Se eles obtiveram sucesso, quando estiverem explorando o quarto, o grupo (o mesmo que enfrentariam se houvessem falhado no 2° skill challenge) entraria e começaria um encontro, com os goblins adversários bêbados (para dar um bônus pelo sucesso). Se tiverem falhado no 2° Skill challenge, eles encontram uns goblins dormindo, que acabarão acordando e lutando. Após os encontros, o grupo tem tempo para explorar o quarto. Espalhe alguns itens pelo quarto, como adagas, comida, etc.etc. para dar vida ao lugar. Em algum canto bem chamativo, coloque um mapa do lugar. (se os jogadores não olharem o lugar, faça o kobold encontrar o mapa e entregá-lo ao grupo). Então eles saberão o caminho certo a tomar, de uma forma ou de outra.

Eu não sei se ajudou, se está bom ou ruim (já que sou noob em D&D de um jeito ou de outro xD), e não sei como encaixar mais encontros pela história. Não faço idéia de como continuaria após esse ponto.
Zanard
Zanard
Nível 30

Mensagens : 5249
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 28
Localização : Mais perto de você do que você imagina.

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Göltork Sáb 20 Mar 2010, 7:24 am

Gostei do 1º skill challenge, mas não acho legal eles saberem o mapa da dungeon. É legal deixá-los explorar aos poucos.

Depois de um tempo eles até podem encontar um mapa, mas esse mapa os levaria a uma segunda aventura, saca?

Por exemplo:

Kobold: "Vejam, um mapa! Tem um X nele... deve ser de algum tesouro!"
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Göltork Sáb 20 Mar 2010, 7:21 pm

Double Post Detected!

Desenhei o mapa do subsolo da dungeon, onde os PCs estão aprisionados e de onde eles partem rumo a liberdade (ou não). Espero que gostem!

conjunta - Aventura Conjunta? Dungeon_1

Vendo da esquerda para a direita:

A primeira sala é a cela dos PCs.
Logo a frente a cela do NPC Auxiliar.
A sala superior é o depósito de armas.
A Sala inferior é onde lguns guardas se encontram.
um corredor segue em direção á direita até uma escada caracol que leva aos níveis superiores.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por NickNunes Sáb 20 Mar 2010, 7:40 pm

só temos um pequeno problema: Como os caras saem das celas deles?
NickNunes
NickNunes
Nível 30

Mensagens : 4211
Data de inscrição : 05/08/2009
Idade : 32
Localização : Por ai

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Göltork Sáb 20 Mar 2010, 7:47 pm

Göltork escreveu:A idéia do balard é boa, mas eu pensei em algo mais dungeon mesmo.

Inicio da aventura do tipo:

"Vocês estão presos há muitos dias nessa cela, do lado de fora nada vocês conhecem, já que uma porta de ferro bloqueia sua visão para o lado de fora mesmo quando a comida é lhes entregue por baixo da mesma.

Hoje parecia ser um dia como qualquer outro, mas estranhamente junto ao ensopado fraco e insipido, vocês encontram uma chave enferrujada. De onde ela seria?"

Criamos 7-8 encontros, 2 skill challenges, uma pequena dungeon e era isso.

Lembrando que os jogadores estarão desarmados e sem qualquer equipamento assim que começarem.

Essa aventura serviria mais como "Tutorial" de jogo.

Escrevi isso logo acima.
Poderia ser apenas um grampo pra não deixar muito forçado.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Rakkah Sáb 20 Mar 2010, 8:08 pm

Pode dar pitaco rs?

Se puder: que tal dificultar o início? Ao invés de vir uma chave¹, poderia vir, colado ao fundo do prato, um papel escrito com um enigma bobo.

Enigma: "A aranha da parede é a guardiã da liberdade".

Ele remete ao fato de que um dos tijolos da cela possui um relevo que lembra vagamente a uma aranha. Esse tijolo poderia ser removido, revelando um pedaço de madeira pontudo da grossura de um lápis.

Daí pra frente os jogadores teriam de se virar pra sair. Se eles forem malignos poderiam matar algum guarda que possua as chaves. Se os guardas forem malignos, também. Se ambos os lados forem neutros e tal, poderiam fazer um refém. Etc.

¹ Acho que uma chave seria muito arriscado, pois ela poderia fazer barulho no fundo dos pratos aos movimentos rudes dos guardas. E acho que grampos só servem para abrir fechaduras contemporâneas.
Rakkah
Rakkah
Nível 25

Mensagens : 3730
Data de inscrição : 12/01/2010
Localização : Unknown

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Allian Sáb 20 Mar 2010, 8:47 pm

(só de curiosidade, o que vc usou pra fazer esse mapa goltork? to atraz de umas coisas desse tipo)
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Zanard Sáb 20 Mar 2010, 8:52 pm

Eu posso colocar mais coisas, seguindo minha linha de raciocínio ou isso seria falar demais e roubar a chance dos outros?
Zanard
Zanard
Nível 30

Mensagens : 5249
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 28
Localização : Mais perto de você do que você imagina.

Ir para o topo Ir para baixo

conjunta - Aventura Conjunta? Empty Re: Aventura Conjunta?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos