Masmorras & Dragões
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

+2
Jerry12345
Jilly
6 participantes

Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por Jilly Ter 19 Out 2010, 8:04 am

Após o maior título de tópico de todos os tempos...

Estou criando uma aventura para minha futura mesa aqui no fórum de PvE e estou focando em desafios de perícias, para variar de desafios de combate, contudo em mesas reais nunca utilizei tantos desafios pré-construídos e gostaria da opinião do pessoal do fórum.

Primeiro vou contextualizar o que já fiz e meus objetivos para vocês poderem opinar.

Quero criar uma aventura não muito longa, que possa ser jogada em três semana de fórum ou pouco mais, isto pq acredito que o pessoal desanima após esse período sem vem um fim. Essa aventura como PvE estará aberta para qualquer grupo de personagens logo tem que aceitar uma gama de habilidades sem focar em uma única classe, também não posso dar liberdade demais para que a aventura não desande e demore mais ainda, aqui está meu primeiro pedido de socorro.

1- Liberdade vs História (e velocidade) - estou criando pontos fixos da história, por exemplo, quando o grupo supera um desafio de perícias já narro todas as consequencias e imediatamente inicio o próximo desafio, somente parando a narração quando for necessário os personagens ditarem ações para o próximo desafio. De certo modo isso limita bastante os personagens que não podem fazer ações entre os desafios, escolher ações entre a narração e tals, além disso estou com um medo de gerar um certo tédio, pois entre um desafio e outro existirá narrações de mais ou menos 5 parágrafos do tamanho desse. Também estou com um pouco de medo da aventura estar muito video-game, não no quesito história, mas sabe aquelas cinematics de jogo no qual você só precisa apertar o botão certo na hora certa que o vídeo continua... isso geralmente não dá aos jogadores a sensação de estarem realmente influenciando a história e apenas jogando dados exparsos...

2- Sugerir Skills sem dar na cara - Outro problema que estou tendo é que os desafios de perícia incluem não menos do que 5 skills possíveis, sendo que ao mínimo 1 é muito difícil dos pjs usarem, por exemplo, em um desafio típico de diplomacia na qual o grupo tem que convencer alguém eles poderiam utilizar a perícia Thievery (operar mecanismos) e conseguir grandes benefícios, porém acho que jamais um pj irá pensar em usar essa perícia... Como sugerir sua possibilidade sem dar na cara... ou deixar escondido mesmo e beneficiar somente os mais criativos que pensarem nela?

3- Clímax - Ao final haverá uma batalha contra um Kraken que está destruindo o navio, neste ponto aceito sugestões para revestir a luta no maior estado heróico possível, até agora pensei as seguintes situações: Tempo, a cada rodada o Kraken faz um dano ao navio, os pjs tem que terminar a luta antes da destruição do navio; Micro cenas - como o Kraken é muito grande e muito forte para o grupo, pensei em dividir o combate em microcenas, por exemplo, logo de cara um tentáculo prende um pj, para eles conseguirem liberá-lo precisam causar X pontos de dano no tentáculo; Micro Desafios - durante o combate surgirão cenas que exijam desafios de perícias, por exemplo, um pj precisa crava uma lança envenenada no olho do Kraken, para isso precisaria correr pelos tentáculos, saindo do barco, cravando a lança, e sendo puxado de volta; Operar Armas - no navio existirão armas pesadas, como um canhão, após determinado dano no bicho entraria uma cena na qual os pjs devem chegar a este canhão e usá-lo contra o Kraken para causar um grande dano. Então alguma sugestão?

Estou com a aventura quase pronta, retocando e acertando DCs e Danos... se alguém topar gostaria de fazer um playtest para ajustar e receber feedbacks.
Jilly
Jilly
Nível 3

Mensagens : 418
Data de inscrição : 07/10/2010
Idade : 38
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por Jerry12345 Ter 19 Out 2010, 11:04 am

Já títulos maoires em algum lugar

1- Dê a oportunidade de alguma interpretação entre desafios mais sem muitas chances de sair da linha do próximo desafio. Coloque uma sala para ser explorada entre uma armadilha e otra por exemplo. Ponha itens escondidos difíceis de achar, por exemplo, já li uma aventura em os Pjs achavam um jarro de barro sem valor em uma sala, quebrando o jarro eles podiam achar um anel mágico de escalada.

2- Não entendi muito bem o que você quiz dizer com esse exemplo, eles irião impresionar ele falando sobre mecânica ou tentar concertar algo para ele. de qualquer forma tente dar dicas para os PJs em outros testes. Por exemplo, com um teste de notar você repara que a estante de livros do NPC está cheia de livros sobre mecânica ou construção, ou como resposta a um teste de diplomacia o NPC comenta sobre sua preocupação com o equipamento quebrado.

3- Essas mini cenas vão criar um ótimo efeito clímax, mas não imponha que eles tem que usar o conhão ou a lança dê dicas do que eles podem fazer e deixem eles improvisarem
Jerry12345
Jerry12345
Nível 24

Mensagens : 3463
Data de inscrição : 16/10/2009
Idade : 28
Localização : RJ-Rio de Janeiro/Ilha do Governador

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por Zanard Ter 19 Out 2010, 4:40 pm

1- Isso realmente é um problema... Mas será que é realmnete necessário tanta narrativa assim? Cinco parágrafos razoáveis é bastante texto. Talvez seja possível amenizar um pouquinho o peso textual da parte narrativa, não acha? Além disso, outra idéia é colocar alternativas de caminhos para os PJs completarem a sua missão. No meio da narrativa você pode inserir uma escolha, por exemplo, que os levará para combates em situaçõs diferentes.

2- Sinceramnete, acho que é muito no encargo do jogador imaginar estas coisas, não do mestre deixá-las óbvias. Calro que ele tem que lembrar de mencioná-las, senão os jogadores nunca saberão oque há em volta para maipular e incluir em seus planos.

3- Assim como Jerry, acho que todos os exemplos citados são interessantes, mas não devem ser impostos no jogador. Se ele nunca pensar em fincar a lança no olho do kraken ou se negar a tal, ele nunca deverá realizar este desafio, mas acho que isso já é lógico.
Zanard
Zanard
Nível 30

Mensagens : 5249
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 28
Localização : Mais perto de você do que você imagina.

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por Jilly Ter 19 Out 2010, 6:40 pm

Valew galera.

Zanard, dei uma revisada e somente o intervalo em que saem do cais até encontrarem o Kraken que possui 5 parágrafos, os outros tem somente 2 agora.

Jerry, é que o problema sobre o quais discutem incluem itens de segurança de uma arma, logo pensei num operar mecanismo para mais detalhes sobre essas falhas de segurança da arma.

Quanto aos vários caminhos e liberdade dos pjs, estou deixando todos os desafios como opcionais, claro que se chegarem ao Kraken sem nenhum completado com sucesso vai ser quase impossível matá-lo, por exemplo, se não conseguirem o canhão não poderão atirar com ele, bem como se decidirem não utilizá-lo tudo bem, mas o dano dele facilita bem as coisas.

Neste momento estou tentando ajustar os PVs do Kraken com os danos pelas micro-cenas e não está nada fácil...
Jilly
Jilly
Nível 3

Mensagens : 418
Data de inscrição : 07/10/2010
Idade : 38
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por guarana Qua 20 Out 2010, 7:17 am

Se você adotar todas as técnicas abordadas no seu primeiro post, sim você vai estar narrando um video-game.

1. Fixe vários nós que levam ao mesmo caminho e de liberdade para os jogadores fazerem o que quiserem. Caso aconteça algo imprevisto e se crie uma situação inesperada, altere um nó mais próximo a situação ocorrida para dar continuidade a história. Adote na tua narrativa ações dos pj's, levando eles a um ponto que você precise em últimos casos.

2. Imponha as pericias, não vejo mal nenhum nisso, "Pré requisito para o grupo é ter 1 clérigo com diplomacia e capacidade de conjurar expulsar mortos-vivos", e no momento certo insinue o uso da pericia.

3. É uma luta que os PJs podem, ou não, querer lutar. Então como já falaram deixe N opções para resolução da luta, até uma fuga em um bote é aceitável. Nem todo jogador quer ser herói haha. Em relação as micro cenas, acredito que você não deva dividir um encontro dividindo em pedaços 1 monstro.
guarana
guarana
Nível 4

Mensagens : 536
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 34
Localização : Ilhota - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por Jilly Qua 20 Out 2010, 7:27 am

Guaraná, acho que não vai ter opção de eles fugirem não... o Kraken é muito grande e está destruindo tudo, além de estarem no meio de uma tempestade, um bote pequeno seria pedir para morrer... só se fosse destruídos e acordassem semi-mortos em uma ilha deserta e tals...

Quanto as micro-cenas e dividir o monstro, é impossível eles matarem o Kraken no braço, são muitos pvs, além de o menor dano dele já matar um pj... e ele tem vários ataques, aí alguém dirá então pq colocar um grupo 1 contra um Kraken, mas a intenção é dar a sensação de impossível, de fazer algo acima das capacidades, por isso pensei nas divisões... além de, lógico, partes do Kraken estarão lutando contra outros tripulantes e outras destruindo o navio... se for perder tempo narrando essas outras lutas paralelas acho que o ritmo vai ficar lento, por isso preferi em focar naquilo no qual os pjs estão envolvidos.

Preciso mesmo de um playtest, especialmente dos desafios para ver o ritmo de jogo.
Jilly
Jilly
Nível 3

Mensagens : 418
Data de inscrição : 07/10/2010
Idade : 38
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por guarana Qua 20 Out 2010, 7:36 am

Olha a narrativa do exarban na mesa de Star Wars, é a primeira vez que jogo com um mestre como ele. Em relação ao kraken, eu só quis dizer que eles podem tentar fugir do que você está propondo por terem a noção de que o kraken é imba de mais perto do poder deles, o que seria um problema para você. Em vez de ter o kraken como foco no encontro, você pode usar o kraken como uma armadilha. EX: O monstro destruindo o navio e o único jeito de se livrar dele é chegar até o porão e explodir toda pólvora que tem lá, o problema é chegar ao porão com os tentáculos atrapalhando.
guarana
guarana
Nível 4

Mensagens : 536
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 34
Localização : Ilhota - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por Jilly Qua 20 Out 2010, 9:14 am

A missão é matar o Kraken... então não tem saída... gostei da idéia da pólvora... mas como eles sobreviveriam no mar com o navio explodido?
Jilly
Jilly
Nível 3

Mensagens : 418
Data de inscrição : 07/10/2010
Idade : 38
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por guarana Qua 20 Out 2010, 9:37 am

Ai é outros 500, lembra do bote que o kraken destruiria com 1 tentáculo? Uma tripulação inteira não cabe nele, mas 5 sobreviventes da explosão cabem.
guarana
guarana
Nível 4

Mensagens : 536
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 34
Localização : Ilhota - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por Jilly Qua 20 Out 2010, 10:07 am

Utilizarei algo parecido como 3 meio de destruir o Kraken, já tenho um que todos sobrevivem, mas exige que tenha conseguido sucesso em desafios anteriores, um segundo que é na porrada mesmo que inevitavelmente levará a morte de pelo menos 1 pj durante o combate e agora essa terceira alternativa... Jogadores criativos ainda podem pensam em outras... apesar de a única com meio de todos viverem (inclusive NPCs) acho que é a primeira mesmo.
Jilly
Jilly
Nível 3

Mensagens : 418
Data de inscrição : 07/10/2010
Idade : 38
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por guarana Qua 20 Out 2010, 10:18 am

Alguem pode seduzir o kraken, é uma criatura burra correto?
guarana
guarana
Nível 4

Mensagens : 536
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 34
Localização : Ilhota - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por Jilly Qua 20 Out 2010, 10:32 am

O mais burro tem Int 18 e Sab 20.... =(
Jilly
Jilly
Nível 3

Mensagens : 418
Data de inscrição : 07/10/2010
Idade : 38
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por guarana Qua 20 Out 2010, 10:39 am

Foi uma pergunta, nunca olhei a ficha do kraken Razz
Então, eles podem negociar com o kraken, uahhuAhuA
Algo do gênero.
guarana
guarana
Nível 4

Mensagens : 536
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 34
Localização : Ilhota - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por Sigfried Qua 20 Out 2010, 12:06 pm

O Kraken pode passar a perna neles. O bicho tá esperto pra caramba.
Sigfried
Sigfried
Lord of Butter

Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por Jilly Qua 20 Out 2010, 1:12 pm

Além de ter Charisma 18... Ele fala através de telepatia e é Chaotic Evil.... acho que ele passa a perna nos pjs e ainda os trai para matar mais tranquilo hehe
Jilly
Jilly
Nível 3

Mensagens : 418
Data de inscrição : 07/10/2010
Idade : 38
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por exarban Qua 20 Out 2010, 1:16 pm

Ou, mata todo mundo.
exarban
exarban
Nível 6

Mensagens : 833
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 29
Localização : Belo Horizonte

http://www.29minutesandcounting.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por Jilly Qua 20 Out 2010, 1:30 pm

O que é mais provável...
Jilly
Jilly
Nível 3

Mensagens : 418
Data de inscrição : 07/10/2010
Idade : 38
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões) Empty Re: Desafio de perícias e meras sequências de história (considerações e pedido de opiniões)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos