Pequeno Caderno de Rascunhos do Jerry

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pequeno Caderno de Rascunhos do Jerry

Mensagem por Jerry12345 em Qua 29 Dez 2010, 2:03 pm

A algum tempo (uns 2 dias) tenho começado a pensar em um cenário próprio, nada muito inovador por enquanto (até por que eu mal começei), como a parte das localidades e do mundo em si seriam mais complicados eu resolvi começar de fora, com os deuses, que quero que tenham uma boa participação no cenário. Mas a principal diferença até agora é que eu queria tentar fazer um cenário sem deuses bons ou maus, todos são neutros e dependem apenas da interpretação do devoto. Por exempo, o deus da guerra para aguns é o deus da leadade e da força, para outros é o deus da destruição e da guerra. Para nãao perder os domínios, qualquer clérigo pode pegar os domínios do bem ou do mal conforme seu ainhamento (sim, aparentemente o cenário é para 3.5, mas eu devo bolar anotações para adaptar para 4ed) mas não lealdade e caos, isso ainda depende dos deuses.

Aqui alguns deuses que eu já bolei, só um conceito geral.

-Conhecimento, Magia, Perfeição: Deus do conhecimento, principalmente mágico, criador da magia, aquele que busca a perfeição, para os bons é a busca por um mundo perfeito, para os maus, a destruição das imperfeições para mehorar o mundo (sim eu vi tron ontem)

-Bebida, Sorte, Prosperidade, Luxúria: Deus da diversão, da sorte e da riquesa, para os bons é o deus da prosperidade e da sorte, para os maus da trapaça e da luxúria Question estou pensando em dividir esse deus em dois, um da sorte, luxúria, diversão... e outro da trapaça, caminhos etc... talvez fazer algo como deuses irmãos Question

-Animais, Plantas, Natureza, Sol, Terra: Deus da natureza, criador da terra e do sol e doos seres vivos, para os bons é a pureza da natureza, para os maus é a destruição causada pelos animais e desastres

-Energia, Caos, Fogo, Água, Terra, Ar: Criador dos planos elementais, e da energia caótica, conhecido por ser os responsável pelos feiticeiros e rival do deus da conhecimento, para os bons é a energia em sua forma pura, e a sua libertação, para os maus é o caos e a destruição dos elementos

-Guerra, Lealdade, Destruição, Força: Deus do confito, da justiça e do combate

-Artesanato, Mecânica, Construção, Metal: Deus da mecânica, do artesanato e da forja, criador do metal e da engenharia, a interpretação do deus não costuma variar, tecnologia é boa ou má dependendo do que se faz com ela

-Morte, Renovação, Espíritos, Vida, Proteção: Criador da alma, deus da morte e da vida e da renovação, para os maus é a morte para os bons a vida (Sério?!?)

Então o que acharam? Tem sim menos divindades, mas acho que é por que não tem deuses bons e maus, o que costuma dobrar o númeo de deuses

"The bad artists imitate, the great artists steal"
...Pablo Picasso
......Banksy
..........Jerry12345
Jerry12345
Nível 24

Ver perfil do usuário

Re: Pequeno Caderno de Rascunhos do Jerry

Mensagem por Gun Hazard em Qua 29 Dez 2010, 2:48 pm

Hummm...

Tava pensando em apagar um tópico aleatório...

Ohhh!

Olha o que eu Achei!

Colabore com nosso Blog: BLOG MASMORRAS & DRAGÕES

E Visite meu Blog: FALHA CRÍTICA
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Ver perfil do usuário http://falhacriticarpg.wordpress.com

Mensagem por Jerry12345 em Qua 29 Dez 2010, 3:22 pm

Sad

...Pablo Picasso
......Banksy
..........Jerry12345
Jerry12345
Nível 24

Ver perfil do usuário

Mensagem por paozinhodebatata em Qua 29 Dez 2010, 8:02 pm

Nem li.
Floodei.

O Fódão

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jerry12345 em Qua 29 Dez 2010, 9:29 pm

Sad

...Pablo Picasso
......Banksy
..........Jerry12345
Jerry12345
Nível 24

Ver perfil do usuário

Mensagem por Sigfried em Qui 30 Dez 2010, 2:50 am

Vou deixar claro aqui que eu não gosto dos conceitos de bem e mal.
Jerry12345 escreveu:
-Conhecimento, Magia, Perfeição: Deus do conhecimento, principalmente mágico, criador da magia, aquele que busca a perfeição, para os bons é a busca por um mundo perfeito, para os maus, a destruição das imperfeições para mehorar o mundo (sim eu vi tron ontem)
O conceito de perfeição em si é causador de conflitos. Não vejo uma possibilidade de uma divindade como essa ser boa.
Mas o que realemnte incomoda é que não entendo porque a magia, o conhecimento e a perfeição ficam todos juntos.
Geraria seguidores que se consideram perfeitos...

Jerry12345 escreveu:
-Bebida, Sorte, Prosperidade, Luxúria: Deus da diversão, da sorte e da riquesa, para os bons é o deus da prosperidade e da sorte, para os maus da trapaça e da luxúria Question estou pensando em dividir esse deus em dois, um da sorte, luxúria, diversão... e outro da trapaça, caminhos etc... talvez fazer algo como deuses irmãos Question
Riqueza é com Z. Agora, deixando minha chatice extrema de lado, vou opinar sobre as divindades.
Pra incluir luxuria, nós teriamos então que levar em conta se luxuria é mesmo algo ruim ou um pecado no cenario. Diferentes divindades possuem diferentes "regras" e portanto, são dificeis de se trabalhar.
Um divindade que representa a luxuria e a bebida me soa como uma divindade que representa desejos. Talvez devessse representar outras vontades tambem.

Jerry12345 escreveu:
-Animais, Plantas, Natureza, Sol, Terra: Deus da natureza, criador da terra e do sol e doos seres vivos, para os bons é a pureza da natureza, para os maus é a destruição causada pelos animais e desastres
Essa divisão entre bem e mal realmente me atrapalham. Pode explicar melhor como ficam as interpretações aqui?

Jerry12345 escreveu:
-Energia, Caos, Fogo, Água, Terra, Ar: Criador dos planos elementais, e da energia caótica, conhecido por ser os responsável pelos feiticeiros e rival do deus da conhecimento, para os bons é a energia em sua forma pura, e a sua libertação, para os maus é o caos e a destruição dos elementos
Caos seria o oposto a ordem, certo? Caos pode, de certa forma, ser o oposto do conhecimento... Se por conhecimento você considerar a compreensão logica e racional do mundo, que deveria deixar de existir em um sistema caotico...
Jerry12345 escreveu:
Uma divindiade que prega combates e guerras, mas exige que os combates sejam justos? Parece bom... Eu gosto.
Jerry12345 escreveu:
-Artesanato, Mecânica, Construção, Metal: Deus da mecânica, do artesanato e da forja, criador do metal e da engenharia, a interpretação do deus não costuma variar, tecnologia é boa ou má dependendo do que se faz com ela
Eu acredito que seria necessario um povo bem evoluido para lembrar e aceitar que as ferramentas são meios para um fim, e não culpar a divindade pela destruição que tais ferramentes eventualemnte causaram...
Jerry12345 escreveu:
-Morte, Renovação, Espíritos, Vida, Proteção: Criador da alma, deus da morte e da vida e da renovação, para os maus é a morte para os bons a vida (Sério?!?)
Esse representa o enterno medo humano da morte, vendo a morte como algo ruim. E de fato, o fim da sua vida, ponto final de seus atos, sendo o ponto onde suas possibilidades terminam, é assustador. Mas não é Maligno...
Mas é perfeitamente aceitavel a existencia pessoas que pensem dessa forma. XD

Lord of Butter

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jerry12345 em Qui 30 Dez 2010, 8:38 am

Sigfried escreveu:
Jerry12345 escreveu:
O conceito de perfeição em si é causador de conflitos. Não vejo uma possibilidade de uma divindade como essa ser boa.
Mas o que realemnte incomoda é que não entendo porque a magia, o conhecimento e a perfeição ficam todos juntos.
Geraria seguidores que se consideram perfeitos...

A parte boa dela também considera bastante o conhecimento, e a perfeição seria uma forma de produto final. Sobre eles se acharem perfeitos, That's the point

Sigfried escreveu:
Jerry12345 escreveu:
Riqueza é com Z. Agora, deixando minha chatice extrema de lado, vou opinar sobre as divindades.
Pra incluir luxuria, nós teriamos então que levar em conta se luxuria é mesmo algo ruim ou um pecado no cenario. Diferentes divindades possuem diferentes "regras" e portanto, são dificeis de se trabalhar.
Um divindade que representa a luxuria e a bebida me soa como uma divindade que representa desejos. Talvez devessse representar outras vontades tambem.

Luxuria nesse caso seriam os desejos carnais, as orgias e etc... é bom ou ruim, depende pra quem você pergunta. Como assim outras vontades?

Sigfried escreveu:
Jerry12345 escreveu:
Essa divisão entre bem e mal realmente me atrapalham. Pode explicar melhor como ficam as interpretações aqui?

Essa é mais complicada mesmo, a divindade tem mais seguidores neutros ou bons, mas os poucos que veem a natureza como má apreciam a destruição caótica causada por animais em fúria ou desastres naturais

Sigfried escreveu:
Jerry12345 escreveu:
Caos seria o oposto a ordem, certo? Caos pode, de certa forma, ser o oposto do conhecimento... Se por conhecimento você considerar a compreensão logica e racional do mundo, que deveria deixar de existir em um sistema caotico...

Mas ele não se opõe ao conhecimento em si, sim o deus do conhecimento (não ter nomes pra eles dificulta), em parte por cada um deles ser "pai" de uma classe mágica

Sigfried escreveu:
Jerry12345 escreveu:
Uma divindiade que prega combates e guerras, mas exige que os combates sejam justos? Parece bom... Eu gosto.

Obrigado ^^

Sigfried escreveu:
Jerry12345 escreveu:
Eu acredito que seria necessario um povo bem evoluido para lembrar e aceitar que as ferramentas são meios para um fim, e não culpar a divindade pela destruição que tais ferramentes eventualemnte causaram...

Eles teriam um certo nível de desenvolvimento, estava pensando em um medieval com leves pontos de steam surgindo. Mas obviamente culpar uma divindade é bom quando é conveniente Wink

Sigfried escreveu:
Jerry12345 escreveu:
Esse representa o enterno medo humano da morte, vendo a morte como algo ruim. E de fato, o fim da sua vida, ponto final de seus atos, sendo o ponto onde suas possibilidades terminam, é assustador. Mas não é Maligno...
Mas é perfeitamente aceitavel a existencia pessoas que pensem dessa forma. XD
[/quote]

Mais um dentro ^^

...Pablo Picasso
......Banksy
..........Jerry12345
Jerry12345
Nível 24

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gun Hazard em Qui 30 Dez 2010, 10:56 am

Uma coisa que me desmotivou muito a mexer com Religião no RPG é:

Tanto Faz!

Religião, como mito, é apenas uma exteriorização dos anseios do ser humano.

Religião, como religiosidade, é apenas um meio do ser humano se voltar para ele mesmo, buscando o que ele vê como "Utópico".

Dogmas são apenas formas de um grupo se organizar de forma religiosa dizendo "este é o caminho a ser seguido!".

Mas esta interpretação (ou falta dela) no que diz respeito aos dogmas gera muito confusão por falta de saber enxergar o que está por trás de tal dogma (Coisas que a maioria dos religiosos mulçumanos, católicos e evangélicos, faz de errado, de enxergar as coisas de forma literal demais, ou espiritual demais).

Parta do Seguinte suposto Jerry:

"Nós criamos deus/deuses de acordo com nossas necessidades"

Entendendo isso você quem que pensar que cada religião ou culto tem um necessidade e valores que ela enfatiza e com base nisso é criado a crença comum.

Foi assim desde o animalismo pré-histório passando pelo politeismo até o monoteismo e ateismo.

Por exemplo se no seu mundo existe um grupo de magos considerável que busca o conhecimento e a magia. É comum que eles criem uma religião (e consequentemente um deus que o represente) em torno disso. Valorizando os aspectos positivos que eles querem neles mesmos e recriminando os apectos que eles julgam errados. Claro que no tal exemplo as autoridades máximas de tal religião seriam as que mais dominassem a magia e o conhecimento. E como eles liddariam com isso? Passando este conhecimento de forma ampla, ou apenas a alguns poucos "merecedores", ou pior, guerreando e se matando entre sí para adquirir o conhecimento do outro e guardando tudo para sí?

Como dicas de leituras:
- Carl Jung é muito pesado para se começar, mas expressa bem os conceitos dos arquetipos da humanidade escondido nos mitos e simbolos.

- Joseph Campbell é o máximo neste sentido leia o livro "Isto és Tu".

- Como curiosidade de uma religião diferente do judaico-cristão e do politeismo greco-romano no qual a maioria dos cenários de RPG se inspira eu sugiro que voce leia a "Gita". Se baseando no preceito "Observe tudo e aproveite o que for bom para você e seu crescimento!"

Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagem por Jerry12345 em Qui 30 Dez 2010, 11:16 am

Interessante... Concordo totalmente com o que você diz, mas eu realmente queria uma visão mais mística ods deuses no cenário, tipo, e se não fosse assim. Queria um cenário com inflência divina forte, ainda não pensei no acontecimento de cenário (a Tormenta de tormenta, a destruição de Dark Sun etc) mas eu queria que tivesse algo a ver com os deuses, simplesmente por que eu acho que é um dos aspectos mais legal de cenários de fantasia, e acho que poderia ser mais explorado

...Pablo Picasso
......Banksy
..........Jerry12345
Jerry12345
Nível 24

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gun Hazard em Qui 30 Dez 2010, 2:05 pm

Então, é exatamente o que eu não gosto de cenários de RPG é de deuses que se metem onde não são chamados.

Claro que a visão de deuses pessoais envolvidos em tramas e acontecimentos do mundo mortal são legais.

Mas para isso é preciso muito bem saber como usá-los.

Duas abordagens legais de Deuses 'reais' (ou seja que agem no cenário) são o Forgotten onde os Deuses podem interferir no mundo real mas se reportam a uma entidade superior (AO) e alienigena aos mortais.

AO impôs que o poder dos deuses seria limitado a fé dos mortais neles.

Então se uma divindade quer continuar sendo divindade tem que cuidar dos interesses dos seus seguidores além dos delas mesmas.

(Que na prática acaba como o que eu disse "Nós criamos os deuses")

A outra abordagem que gosto é uma similar ao da mitologia Viking e em partes da Terra Média:
Deuses são como Heróis épicos. Tipo Nivel 20 ou 30 do D&D. Com alguns extras.
Ou seja eles realmente 'andam' entre os mortais e podem ser desafiados por eles, mas geralmente somente um herói lendário poderia ter chance de derrotar um deus (talvez descobrindo sua fraqueza).

Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagem por Jerry12345 em Qui 30 Dez 2010, 2:47 pm

Tipo, a ideia que eu tinha em mente era que cada deus, para manter sua influência no plano físico deixava um "símbolo" lá, uma arma, um amueto, uma árvore etc... O símbolo geralmente fica com algum adepto de confiança ou escondido nos ermos da terra, e a fé de seus seguidores (e uma boa quantidade de oferendas) mantém esse símbolo poderoso, seja para manter aquele fiel que o protege forte, ou para fortalecer o campo de força que protege a estatueta mágica.

Os deuses precisam dos fieis, por isso se desdobram em vários (literalmente) para atender a forma que o fiel espera que ele seja (não digo físicamente, mas como a magia do clérigo meio que vem dos deuses eles podem fornecer energia do bem ou do mal, de destruição ou proteção), com sua dose de respeito próprio, ele vai ajudar apenas aqueles que seguem seus ensinamentos, afinal de contas são deuses, um ou dois adeptos a menos não fazem tanta diferença.

Não se sabe exatamente o que acontece com um deus que tem seu símbolo destruído, aparentemente seus traços deixados no mundo somem ou se esquecem, mas não se sabe o que acontece com o deus em si, ele aparentemente "morre" ou se torna um mortal, ou continua nos planos divinos, mas incapaz de agir no pano físico

(Uma outra variante que eu pensei agora é que exista dois amuetos, um bom e um mal, mas dessa forma eu teria que adicionar deuses de um alinhamento dizendo que um dos amuletos foi destruído. Ou o amuleto muda de forma de acordo com a interpretação que se tem do deus por quem o vê/segura)

...Pablo Picasso
......Banksy
..........Jerry12345
Jerry12345
Nível 24

Ver perfil do usuário

Mensagem por Zanard em Qui 30 Dez 2010, 3:18 pm

Então os deuses seriam meramente entidades "poderosas" que se "manifestam" através de pquenos "artefatos" mágicos que devem ser protegidos?

Achei também toda a maldita questão de bem ou mal muito avessa e desnecessária. Deuses, sendo como são, mitos e normalmente detentores de personalidade, defendem, agem e lutam por seus próprios interesses. Se estes são maus ou bons, depende somente dos olhos de quem vê.

Logo, o uso do poder divino para a execução de magia não deveria se limitar aos poderes pelo deus concedidos, mas sempre que alguém abusar destes para fins que à divindade não agradam, deve ser punido de acordo.

A existência destes "símbolos" divinos é interessante, mas limita demais o poder divino, considerando o poder que você incialmente dá para eles e sua importância no universo.

Olhe isto que você disse, por exemplo, Jerry:
Não se sabe exatamente o que acontece com um deus que tem seu símbolo destruído, aparentemente seus traços deixados no mundo somem ou se esquecem, mas não se sabe o que acontece com o deus em si, ele aparentemente "morre" ou se torna um mortal, ou continua nos planos divinos, mas incapaz de agir no pano físico

Certo. Deuses são entidades superiores e poderosíssimas. Elas existem desde a criação. A considerando o quão fácil é destuir um simples "símbolo", você está tentando me convencer de que nenhum deus teve o seu destruído? É praticamente impossível.

Se seu "desaparecimento" é tão simples assim, a verdade é que deveriam existir centenas de deuses, não um punhado.

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jerry12345 em Qui 30 Dez 2010, 6:51 pm

Então, vários já foram destruídos, talvez existam milhares deles, apenas aguns se arriscaram a se manifestar na terra ou se mantém até hoje, pense como cada deus sendo o criadoor de parte do mundo, está faltando muita coisa, como monstros, cura, música, etc... muitos dos que se foram eram maus ou bons, os que sobrevivem são os que se adaptam para juntar mais seguidores.

PS.: A idéia do punimento me agrada, bastante Twisted Evil

...Pablo Picasso
......Banksy
..........Jerry12345
Jerry12345
Nível 24

Ver perfil do usuário

Mensagem por Zanard em Qui 30 Dez 2010, 6:54 pm

Cara, é o seguinte: Vai nesse site a acabou.

http://www.seventhsanctum.com/generate.php?Genname=deity

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jerry12345 em Sex 31 Dez 2010, 12:20 am

Que foda XD

Pena que não tem o nome era só o que eu precisava

...Pablo Picasso
......Banksy
..........Jerry12345
Jerry12345
Nível 24

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jerry12345 em Sex 31 Dez 2010, 2:30 am

Zanard me ajudou com os nomes

Magia - Orideas
Luxúria - Mogg
Natureza - Tasir
Energia - Etilia (Feminino)
Guerra - Bersaw
Forja - Horog
Morte - Lidae (Feminino)
Assassinato - Schy

...Pablo Picasso
......Banksy
..........Jerry12345
Jerry12345
Nível 24

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jerry12345 em Sex 31 Dez 2010, 2:36 am

PS.: Eu dividi aquele em um de luxúria, sorte, orgias e sites pornôs, e outro de assassinato, trapaças, truques, mentiras e rede globo

...Pablo Picasso
......Banksy
..........Jerry12345
Jerry12345
Nível 24

Ver perfil do usuário

Mensagem por balard em Dom 02 Jan 2011, 9:02 pm

o q o gun e o sig disseram(mas eu tb não li)

no blog -> balard.com.br
balard
Nível 30

Ver perfil do usuário http://balard.com.br

Mensagem por Jerry12345 em Ter 04 Jan 2011, 4:54 pm

Fiz um pequeno resumo dos domínios, ainda está sujeito a (muitas) alterações, mas aqui está

PS.: Esqueci que o livro do jogador está no outro PC então usei os domínios da wiki de D&D, então tem vários que são de suplementos

Orideas: Conhecimento, Lealdade, Liberação, Magia, Mente, Runas

Mogg: Caos, Charme, Sorte, Loucura, Enganação

Tasir: Animal, Terra, Planta, Sol, Escamosos, Água, Tasir

Etilia: Ar, Caos, Terra, Fogo, Enganação, Magia, Água

Bersaw: Destruição, Glória, Lealdade, Proteção, Força, Guerra

Horog: Artesão, Criação, Destruição, Proteção, Runas

Lidae: Morte, Glória, Cura, Liberação, Repouso, Tempo, Viagem

Schy: Caos, Escuridão, Morte, Escamosos, Enganação

...Pablo Picasso
......Banksy
..........Jerry12345
Jerry12345
Nível 24

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jerry12345 em Ter 04 Jan 2011, 4:57 pm

PSS.: Comentários sobre os nomes são bem vindos

...Pablo Picasso
......Banksy
..........Jerry12345
Jerry12345
Nível 24

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gun Hazard em Ter 04 Jan 2011, 5:01 pm

Destruição, Força e Guerra na mesma divindade = Monoteismo a Vista.

Não tem Deus dos Mortos? Pois nenhuma divindade dá domínios "Mortos".

"Domínio Mortos" e "Domínio Morte" são diferentes sabia?

Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagem por Jerry12345 em Ter 04 Jan 2011, 6:11 pm

Não sabia =X Vou olhar com mais atenção e editar

...Pablo Picasso
......Banksy
..........Jerry12345
Jerry12345
Nível 24

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jerry12345 em Ter 04 Jan 2011, 6:19 pm

Não achei 2 diferentes, pelo menos na lista que eu vi

http://www.dandwiki.com/wiki/SRD:Cleric_Domains

...Pablo Picasso
......Banksy
..........Jerry12345
Jerry12345
Nível 24

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gun Hazard em Ter 04 Jan 2011, 6:37 pm

Tá no Forgotten Realms Sorry... esqueci que não tinha no básico.

Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagem por Göltork em Ter 04 Jan 2011, 8:01 pm

Jerry12345 escreveu:Zanard me ajudou com os nomes

Magia - Orideas
Luxúria - Mogg
Natureza - Tasir
Energia - Etilia (Feminino)
Guerra - Bersaw
Forja - Horog
Morte - Lidae (Feminino)
Assassinato - Schy

Pediu comentários pra nomes.
Eu sou chato pra isso, mas tentando manter a base, eu mudaria apenas tasir, etilia e bersaw para Thasyr, Etilian e Bersag.
Eu procuraria um nome mais "charmoso" para o deus da luxúria e ele seria provavelmente feminino, além de um nome mais "bruto/macabro" para o deus da morte.

Göltork
Nível 16

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: