GURPS 4ª Edição
+2
Sigfried
Göltork
6 participantes
Página 1 de 1
GURPS 4ª Edição
A Devir revelou que vai lançar GURPS 4ª edição já no mês que vem.
Nunca joguei GURPS, mas quero muito comprar pra aprender.
Nunca joguei GURPS, mas quero muito comprar pra aprender.
Göltork- Nível 16
- Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.
Re: GURPS 4ª Edição
Eu entraria numa mesa de Gurps se alguem abrisse.
Mas ela provavelmente ficaria beeeeeeeem lenta por forum...
Mas ela provavelmente ficaria beeeeeeeem lenta por forum...
Sigfried- Lord of Butter
- Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar
Re: GURPS 4ª Edição
Sigfried escreveu:Eu entraria numa mesa de Gurps se alguem abrisse.
Mas ela provavelmente ficaria beeeeeeeem lenta por forum...
GURPS é um sistema incrivelmente simples.
- Spoiler:
- Para pessoas com QI acima de 60 claro...
Um Combate se Resume a 3 testes, ataque, defesa, dano.
Isto porque o combate é a ação que exige 3 testes as demais um ou no máximo 2 se for resistido.
O quê há de complicado nisso?
70% dos RPGs usam o mesmo padrão.
O Tão babaovadosistemasupersimplesqueosotakusananistasacefalos defendem tem mais jogadas dentro de um combate que isto não?
Re: GURPS 4ª Edição
Eu comentei em outro lugar que vou começar a comprar quando saírem os dois livros básicos e já tiver uma noção de quais vão ser os suplementos traduzidos.
Da edição antiga, meus favoritos eram o Cyberpunk (apesar de ser a pior tradução/diagramação que eu já vi em toda a minha vida), o Viagem no Tempo e o Artes Marciais. Desses, só usei em campanha o Cyberpunk. Mesmo assim os outros suplementos valiam a pena pela qualidade de informação que eles costumava trazer sobre os gêneros/conceitos.
Da edição antiga, meus favoritos eram o Cyberpunk (apesar de ser a pior tradução/diagramação que eu já vi em toda a minha vida), o Viagem no Tempo e o Artes Marciais. Desses, só usei em campanha o Cyberpunk. Mesmo assim os outros suplementos valiam a pena pela qualidade de informação que eles costumava trazer sobre os gêneros/conceitos.
kimble- Nível 2
- Mensagens : 225
Data de inscrição : 07/08/2009
Re: GURPS 4ª Edição
o problema de gurps q ele PRECISA de suplementos. Gurps puro, especialmente essa edição nova, é bem complicado de ser usado a menos q vc tenha uma idéia clara. A universalidade dele é ruim pra quem tá iniciando por exemplo. A antiga versão brasileira pelo menos tinha um certo empurrão para a fantasia, e o gurps fantasy saiu logo depois(se eu não me engano).
E não acho GURPS um sistema simples. Ele é um sistema fácil e com alta coerência interna. Mas ele é bem complexo, com dezenas de partes móveis e opcionais.
É verdade que vc não PRECISA de todas essas partes(opcionais né), mas vc precisa selecionar o que vc vai usar ou não, q gera a complexidade. Vc tem q estar familiarizado com o que é o sistema de combate avançado, ou a regra de buracos, pra saber q não vai usa-los
Sem contar que por ser um sistema baseado em perícia, E um sistema roll under, ele gera complexidade pacas só por ter dezenas de modificadores pra cada situação. Eu particularmente acho sistemas de dificuldade muito mais elegantes e intuitivos.
E não acho GURPS um sistema simples. Ele é um sistema fácil e com alta coerência interna. Mas ele é bem complexo, com dezenas de partes móveis e opcionais.
É verdade que vc não PRECISA de todas essas partes(opcionais né), mas vc precisa selecionar o que vc vai usar ou não, q gera a complexidade. Vc tem q estar familiarizado com o que é o sistema de combate avançado, ou a regra de buracos, pra saber q não vai usa-los
Sem contar que por ser um sistema baseado em perícia, E um sistema roll under, ele gera complexidade pacas só por ter dezenas de modificadores pra cada situação. Eu particularmente acho sistemas de dificuldade muito mais elegantes e intuitivos.
Re: GURPS 4ª Edição
Eu não tenho nada contra a quantidade de testes envolvidos em GURPS.
Mas ele tem mais valores e informações a serem levandos em conta. Tipo o redutor de acerto causado pelo dano acumulado.
Mas como eu sempre fui fã dos sistemas de vantagens, desvantagens e peculiaridades pra ajudar meu PJ a ser mais do que uma classe com atributos, eu entraria de boa numa mesa de GURPS.
Mas ele tem mais valores e informações a serem levandos em conta. Tipo o redutor de acerto causado pelo dano acumulado.
Mas como eu sempre fui fã dos sistemas de vantagens, desvantagens e peculiaridades pra ajudar meu PJ a ser mais do que uma classe com atributos, eu entraria de boa numa mesa de GURPS.
Sigfried- Lord of Butter
- Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar
Re: GURPS 4ª Edição
kimble escreveu:Eu comentei em outro lugar que vou começar a comprar quando saírem os dois livros básicos e já tiver uma noção de quais vão ser os suplementos traduzidos.
Como assim 2 livros?
Göltork- Nível 16
- Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.
Re: GURPS 4ª Edição
Bah, achei que um livro só bastava.
Isso é da 4ª edição né? Eu nunca joguei, mas lembro de uns amigos com um único livrão gigante.
Como é a magia em GURPS?
Dá pra rolar aventuras de fantasia com nível de magia baixo ao estilo "Brumas de Avalon"?
Isso é da 4ª edição né? Eu nunca joguei, mas lembro de uns amigos com um único livrão gigante.
Como é a magia em GURPS?
Dá pra rolar aventuras de fantasia com nível de magia baixo ao estilo "Brumas de Avalon"?
Göltork- Nível 16
- Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.
Re: GURPS 4ª Edição
Tranquilo. GURPS é bem flexível. Eu não sou fã do sistema, mas pra aventuras inspiradas em livros ele é um dos melhores. Quando vc entra na ficção audiovisual q ele começa a rachar.
Re: GURPS 4ª Edição
Bah, achei que um livro só bastava.
Essa é uma das coisas que o pessoal tá no 'oba oba' não está citando. São dois livros E o sistema depende de suplementos, como o balard falou.
Mas como a maioria da blogosfera brasileira não joga (estimativa com base em comentários de listas, fóruns, pms, twitters, etc.), só compra livros pra ler e ficar teorizando, pra eles isso não é problema.
Pro pessoal que joga, ficar só com um livro traduzido na mão não tem muito sentido. Por isso que estou esperando que eles comecem a lançar mais coisas logo e só vou comprar depois que tiver certeza que vai ter suporte.
Essa é uma das coisas que o pessoal tá no 'oba oba' não está citando. São dois livros E o sistema depende de suplementos, como o balard falou.
Mas como a maioria da blogosfera brasileira não joga (estimativa com base em comentários de listas, fóruns, pms, twitters, etc.), só compra livros pra ler e ficar teorizando, pra eles isso não é problema.
Pro pessoal que joga, ficar só com um livro traduzido na mão não tem muito sentido. Por isso que estou esperando que eles comecem a lançar mais coisas logo e só vou comprar depois que tiver certeza que vai ter suporte.
kimble- Nível 2
- Mensagens : 225
Data de inscrição : 07/08/2009
Re: GURPS 4ª Edição
A blogosfera brasileira é cheia de panelinhas baba-ovo ^^
O GURPS Characters sem o Campaigns é o mesmo q comorar a tradução do Players de D&D, sem data pro mestre e monstros... ¬¬
Dá pra jogar? Dá, mas é capenga.
O GURPS Characters sem o Campaigns é o mesmo q comorar a tradução do Players de D&D, sem data pro mestre e monstros... ¬¬
Dá pra jogar? Dá, mas é capenga.
Re: GURPS 4ª Edição
Sei lá...
Então sou só eu que 4 páginas de jogo já consegue ir jogando...
O True20 mesmo que fiz o comentário no Blog eu tenho a criação de personagens e os poderes, as regras de combate eu peguei do M&M e tô narrando de boa.
Nunca gostei muito de ler a parte de "Mestrando" dos livros, li com afinco só o primeiro livro que li o resto faço leitura rápida.
GURPS mesmo, como sempre usava para jogos contemporâneos a futuristas, só o Livrão me bastava, acredito que com o 4 seja praticamente a mesma coisa, concordo com o Kimble e o Balard que o forte dos suplementos do GURPS são os materiais para enriquecer a campanha.
Os da 4ed como até agora só peguei os em inglês e versão digital eu não conseguir ler com calma para ver se a mudança foi grande.
Mas garanto que com só o primeiro na mão em menos de 2 meses eu já vou estar narrando ele (Quase que narrei ele só com o Lite que sai de prévia pela Devir... PS: Tenho 4 deles em casa).
PS: Outra observação eu uso o sistema avançado de combate e agora que comprei o Artes Marciais do Kimble estou usando também, uso um pequena gama de Regras caseiras, Psiquismo Cyberpunk e só não uso o sistema de magia do GURPS Magia pois ainda não achei ele por menos de 20,00 para comprar, quem sabe este ano no RPGCON...
Então sou só eu que 4 páginas de jogo já consegue ir jogando...
O True20 mesmo que fiz o comentário no Blog eu tenho a criação de personagens e os poderes, as regras de combate eu peguei do M&M e tô narrando de boa.
Nunca gostei muito de ler a parte de "Mestrando" dos livros, li com afinco só o primeiro livro que li o resto faço leitura rápida.
GURPS mesmo, como sempre usava para jogos contemporâneos a futuristas, só o Livrão me bastava, acredito que com o 4 seja praticamente a mesma coisa, concordo com o Kimble e o Balard que o forte dos suplementos do GURPS são os materiais para enriquecer a campanha.
Os da 4ed como até agora só peguei os em inglês e versão digital eu não conseguir ler com calma para ver se a mudança foi grande.
Mas garanto que com só o primeiro na mão em menos de 2 meses eu já vou estar narrando ele (Quase que narrei ele só com o Lite que sai de prévia pela Devir... PS: Tenho 4 deles em casa).
PS: Outra observação eu uso o sistema avançado de combate e agora que comprei o Artes Marciais do Kimble estou usando também, uso um pequena gama de Regras caseiras, Psiquismo Cyberpunk e só não uso o sistema de magia do GURPS Magia pois ainda não achei ele por menos de 20,00 para comprar, quem sabe este ano no RPGCON...
Re: GURPS 4ª Edição
Gun, vc sabe muito bem q tá longe de ser parametro pra qq coisa. Vc tem quase duas décadas(ou já tem isso) de RPG. Macaco velho, faz malabarismo com regras e mestragem.
Especialmente pra quem já conhece o sistema, o segundo livro é menos necessário. Mas pra quem nunca viu gurps, é ficar faltando as tabelas de XP de D&D ^^ vc joga, mas vai ter q improvisar uma boa parte. Pra quem já mestra é tranquilo. Quem não mestra, ou não tem ainda muito jogo de cintura(e vc sabe que o povo mais novo da era d20 tem muuuuuito pouco jogo de cintura) vai ser uma enrolação extra.
O gurps 4a não tem um modulo básico. Ele tem um livro do mestre e um livro do jogador, que não são chamados de PHB e DMG/Core books pq o tio Steve se pela de dor de cotovelo de D&D ^^ O conceito é o mesmo.
Especialmente pra quem já conhece o sistema, o segundo livro é menos necessário. Mas pra quem nunca viu gurps, é ficar faltando as tabelas de XP de D&D ^^ vc joga, mas vai ter q improvisar uma boa parte. Pra quem já mestra é tranquilo. Quem não mestra, ou não tem ainda muito jogo de cintura(e vc sabe que o povo mais novo da era d20 tem muuuuuito pouco jogo de cintura) vai ser uma enrolação extra.
O gurps 4a não tem um modulo básico. Ele tem um livro do mestre e um livro do jogador, que não são chamados de PHB e DMG/Core books pq o tio Steve se pela de dor de cotovelo de D&D ^^ O conceito é o mesmo.
Re: GURPS 4ª Edição
balard escreveu:Tranquilo. GURPS é bem flexível. Eu não sou fã do sistema, mas pra aventuras inspiradas em livros ele é um dos melhores. Quando vc entra na ficção audiovisual q ele começa a rachar.
Bom. Eu sempre quis um sistema low-magic em um cenário onde mesmo um mago "fracote" fosse odiado por camponeses. XD
Se lançarem os dois básicos, acho que pra mim já tá legal.
Göltork- Nível 16
- Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.
Re: GURPS 4ª Edição
Bom galera, eu to tentando criar um forum só de mesa de gurps, alguem se habilita?
Cloud- Nível 1
- Mensagens : 19
Data de inscrição : 27/10/2010
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|