Masmorras & Dragões
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GURPS 4ª Edição

+2
Sigfried
Göltork
6 participantes

Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty GURPS 4ª Edição

Mensagem por Göltork Qua 23 Jun 2010, 9:19 pm

A Devir revelou que vai lançar GURPS 4ª edição já no mês que vem.

Nunca joguei GURPS, mas quero muito comprar pra aprender.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por Sigfried Qua 23 Jun 2010, 10:14 pm

Eu entraria numa mesa de Gurps se alguem abrisse.

Mas ela provavelmente ficaria beeeeeeeem lenta por forum...
Sigfried
Sigfried
Lord of Butter

Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por balard Qua 23 Jun 2010, 10:26 pm

Eu mestraria uma mesa de gurps...
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por Gun Hazard Qui 24 Jun 2010, 9:56 am

Sigfried escreveu:Eu entraria numa mesa de Gurps se alguem abrisse.

Mas ela provavelmente ficaria beeeeeeeem lenta por forum...

GURPS é um sistema incrivelmente simples.

Spoiler:

Um Combate se Resume a 3 testes, ataque, defesa, dano.

Isto porque o combate é a ação que exige 3 testes as demais um ou no máximo 2 se for resistido.

O quê há de complicado nisso?

70% dos RPGs usam o mesmo padrão.

O Tão babaovadosistemasupersimplesqueosotakusananistasacefalos defendem tem mais jogadas dentro de um combate que isto não?



Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por kimble Qui 24 Jun 2010, 10:29 am

Eu comentei em outro lugar que vou começar a comprar quando saírem os dois livros básicos e já tiver uma noção de quais vão ser os suplementos traduzidos.

Da edição antiga, meus favoritos eram o Cyberpunk (apesar de ser a pior tradução/diagramação que eu já vi em toda a minha vida), o Viagem no Tempo e o Artes Marciais. Desses, só usei em campanha o Cyberpunk. Mesmo assim os outros suplementos valiam a pena pela qualidade de informação que eles costumava trazer sobre os gêneros/conceitos.
avatar
kimble
Nível 2

Mensagens : 225
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por balard Qui 24 Jun 2010, 11:27 am

o problema de gurps q ele PRECISA de suplementos. Gurps puro, especialmente essa edição nova, é bem complicado de ser usado a menos q vc tenha uma idéia clara. A universalidade dele é ruim pra quem tá iniciando por exemplo. A antiga versão brasileira pelo menos tinha um certo empurrão para a fantasia, e o gurps fantasy saiu logo depois(se eu não me engano).

E não acho GURPS um sistema simples. Ele é um sistema fácil e com alta coerência interna. Mas ele é bem complexo, com dezenas de partes móveis e opcionais.

É verdade que vc não PRECISA de todas essas partes(opcionais né), mas vc precisa selecionar o que vc vai usar ou não, q gera a complexidade. Vc tem q estar familiarizado com o que é o sistema de combate avançado, ou a regra de buracos, pra saber q não vai usa-los Smile

Sem contar que por ser um sistema baseado em perícia, E um sistema roll under, ele gera complexidade pacas só por ter dezenas de modificadores pra cada situação. Eu particularmente acho sistemas de dificuldade muito mais elegantes e intuitivos.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por Sigfried Qui 24 Jun 2010, 11:42 am

Eu não tenho nada contra a quantidade de testes envolvidos em GURPS.

Mas ele tem mais valores e informações a serem levandos em conta. Tipo o redutor de acerto causado pelo dano acumulado.

Mas como eu sempre fui fã dos sistemas de vantagens, desvantagens e peculiaridades pra ajudar meu PJ a ser mais do que uma classe com atributos, eu entraria de boa numa mesa de GURPS.
Sigfried
Sigfried
Lord of Butter

Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por Göltork Qui 24 Jun 2010, 12:01 pm

kimble escreveu:Eu comentei em outro lugar que vou começar a comprar quando saírem os dois livros básicos e já tiver uma noção de quais vão ser os suplementos traduzidos.

Como assim 2 livros?
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por balard Qui 24 Jun 2010, 12:19 pm

Characters e campaings
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por Göltork Qui 24 Jun 2010, 12:23 pm

Bah, achei que um livro só bastava.

Isso é da 4ª edição né? Eu nunca joguei, mas lembro de uns amigos com um único livrão gigante.

Como é a magia em GURPS?
Dá pra rolar aventuras de fantasia com nível de magia baixo ao estilo "Brumas de Avalon"?
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por balard Qui 24 Jun 2010, 12:29 pm

Tranquilo. GURPS é bem flexível. Eu não sou fã do sistema, mas pra aventuras inspiradas em livros ele é um dos melhores. Quando vc entra na ficção audiovisual q ele começa a rachar.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por kimble Qui 24 Jun 2010, 12:59 pm

Bah, achei que um livro só bastava.

Essa é uma das coisas que o pessoal tá no 'oba oba' não está citando. São dois livros E o sistema depende de suplementos, como o balard falou.

Mas como a maioria da blogosfera brasileira não joga (estimativa com base em comentários de listas, fóruns, pms, twitters, etc.), só compra livros pra ler e ficar teorizando, pra eles isso não é problema.

Pro pessoal que joga, ficar só com um livro traduzido na mão não tem muito sentido. Por isso que estou esperando que eles comecem a lançar mais coisas logo e só vou comprar depois que tiver certeza que vai ter suporte.
avatar
kimble
Nível 2

Mensagens : 225
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por balard Qui 24 Jun 2010, 1:17 pm

A blogosfera brasileira é cheia de panelinhas baba-ovo ^^

O GURPS Characters sem o Campaigns é o mesmo q comorar a tradução do Players de D&D, sem data pro mestre e monstros... ¬¬

Dá pra jogar? Dá, mas é capenga.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por Gun Hazard Qui 24 Jun 2010, 2:26 pm

Sei lá...

Então sou só eu que 4 páginas de jogo já consegue ir jogando...

O True20 mesmo que fiz o comentário no Blog eu tenho a criação de personagens e os poderes, as regras de combate eu peguei do M&M e tô narrando de boa.

Nunca gostei muito de ler a parte de "Mestrando" dos livros, li com afinco só o primeiro livro que li o resto faço leitura rápida.

GURPS mesmo, como sempre usava para jogos contemporâneos a futuristas, só o Livrão me bastava, acredito que com o 4 seja praticamente a mesma coisa, concordo com o Kimble e o Balard que o forte dos suplementos do GURPS são os materiais para enriquecer a campanha.
Os da 4ed como até agora só peguei os em inglês e versão digital eu não conseguir ler com calma para ver se a mudança foi grande.

Mas garanto que com só o primeiro na mão em menos de 2 meses eu já vou estar narrando ele (Quase que narrei ele só com o Lite que sai de prévia pela Devir... PS: Tenho 4 deles em casa).

PS: Outra observação eu uso o sistema avançado de combate e agora que comprei o Artes Marciais do Kimble estou usando também, uso um pequena gama de Regras caseiras, Psiquismo Cyberpunk e só não uso o sistema de magia do GURPS Magia pois ainda não achei ele por menos de 20,00 para comprar, quem sabe este ano no RPGCON...
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por balard Qui 24 Jun 2010, 3:55 pm

Gun, vc sabe muito bem q tá longe de ser parametro pra qq coisa. Vc tem quase duas décadas(ou já tem isso) de RPG. Macaco velho, faz malabarismo com regras e mestragem.

Especialmente pra quem já conhece o sistema, o segundo livro é menos necessário. Mas pra quem nunca viu gurps, é ficar faltando as tabelas de XP de D&D ^^ vc joga, mas vai ter q improvisar uma boa parte. Pra quem já mestra é tranquilo. Quem não mestra, ou não tem ainda muito jogo de cintura(e vc sabe que o povo mais novo da era d20 tem muuuuuito pouco jogo de cintura) vai ser uma enrolação extra.

O gurps 4a não tem um modulo básico. Ele tem um livro do mestre e um livro do jogador, que não são chamados de PHB e DMG/Core books pq o tio Steve se pela de dor de cotovelo de D&D ^^ O conceito é o mesmo.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por Göltork Qui 24 Jun 2010, 8:43 pm

balard escreveu:Tranquilo. GURPS é bem flexível. Eu não sou fã do sistema, mas pra aventuras inspiradas em livros ele é um dos melhores. Quando vc entra na ficção audiovisual q ele começa a rachar.

Bom. Eu sempre quis um sistema low-magic em um cenário onde mesmo um mago "fracote" fosse odiado por camponeses. XD

Se lançarem os dois básicos, acho que pra mim já tá legal.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por Cloud Qui 01 Set 2011, 7:13 pm

Bom galera, eu to tentando criar um forum só de mesa de gurps, alguem se habilita?
Cloud
Cloud
Nível 1

Mensagens : 19
Data de inscrição : 27/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por balard Sex 02 Set 2011, 9:25 am

Não
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

GURPS 4ª Edição Empty Re: GURPS 4ª Edição

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos