Masmorras & Dragões
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual Sistema de Magias voce prefere?

+5
Göltork
kether
Allian
balard
Gun Hazard
9 participantes

Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere?

Qual Sistema de Magias voce prefere? I_vote_lcap4%Qual Sistema de Magias voce prefere? I_vote_rcap 4% 
[ 1 ]
Qual Sistema de Magias voce prefere? I_vote_lcap16%Qual Sistema de Magias voce prefere? I_vote_rcap 16% 
[ 4 ]
Qual Sistema de Magias voce prefere? I_vote_lcap8%Qual Sistema de Magias voce prefere? I_vote_rcap 8% 
[ 2 ]
Qual Sistema de Magias voce prefere? I_vote_lcap12%Qual Sistema de Magias voce prefere? I_vote_rcap 12% 
[ 3 ]
Qual Sistema de Magias voce prefere? I_vote_lcap4%Qual Sistema de Magias voce prefere? I_vote_rcap 4% 
[ 1 ]
Qual Sistema de Magias voce prefere? I_vote_lcap32%Qual Sistema de Magias voce prefere? I_vote_rcap 32% 
[ 8 ]
Qual Sistema de Magias voce prefere? I_vote_lcap24%Qual Sistema de Magias voce prefere? I_vote_rcap 24% 
[ 6 ]
 
Total de votos : 25
 
 

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por Gun Hazard Qui 15 Jul 2010, 3:39 pm

- Vanciana - Conjurou esqueceu.
- Pontos de Magia - Conjuração livre de acordo com pontos de magia.
- Teste De Eficiencia - Resultado baseado no teste de conjuração.
- Teste contra Fadiga - Conjuração causa fadiga caso não passse no teste (TRUE20)
- Teste Cumulativo - teste de conjuração, mas que permite várias rodadas até a soma dos resultados atingir a CD necessária.
- Magia Criativa - Limites baseados no seu foco/nivel, mas que permite o mago criar sua magia (DAEMON/Ars Magica).
- Magia como poderes - Compra de magias como se fossem poderes (Mutantes & Malfeitores).

Justifique e discuta.
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por balard Qui 15 Jul 2010, 4:20 pm

Complicado, até pq muitos se misturam.

No testa contra fadiga acho melhor usar o Shadowrun como exemplo, pelo menoos tem em Port. Assim como magia criativa merece a menção de Mago.

Vc tem 3 coisas ai.
Lista de magias disponíveis, eficiência da magia e recursos gastos ao usar a magia.

O sistema vanciano é um modo de listar e gastar magias. A eficiencia da magia vai depender de magia pra magia. Algumas tem jogada de ataque, outras tem jogadas do alvo pra resistir, outras sempre funcionam.

O pontos de magia é um gerenciamento de recursos. Do mesmo modo q Fadiga.

Testes de eficiência podem ser usados em qualquer um dos métodos.

Magia criativa tb pode ser usado com qq método.

Então, desconsiderando a magia vanciana q é um misto.

Sobre a questão da lista: gosto de magias criativas limitadas. Como funcionam em M&M ou em L5R. Vc tem uma lista de efeitos possíveis, mas tem alguns efeitos bem versáteis, ou uma maneira de gerar efeitos versáteis.

Sobre a questão dos recursos não tenho uma opinião específica. Pontos de Fadiga ou Vida causam uma tendencia de magos serem bem durões. Pontos de mana são interessantes, mas nunca vi um método q eles pareçam algo concreto, não uma mecânica qq. O q chega mais próximo é Trevas, já q PMs são coisas q todo ser tem.
Não tenho uma preferência.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por Gun Hazard Qui 15 Jul 2010, 5:27 pm

O lado bom da pergunta ser confusa é que ela dá muito espaço para discussões.

Minhas Opniões:

- Magia Vanciana é bom para algo despretencioso, mas eu acho limitado e chato principalmente no D20 onde você tem listas e listas de magias quem no fundo fazem a mesama coisa com apenas detalhes diferentes. Ex: Uma magia tipo Raio da Lua que causa danos maior em morto Vivo e uma outra tipo Romper morto-vivo que causa dano contra Morto-vivo.
Sem contar as variações numericas, por exemplo Bola de Fogo que vai só até 10d6 e a bola de fogo Controlável que é de nivel maior e a única diferença é causar dano máximo de até 20d6.
Por isso gosto de sistemas de magias não tão dependentes de Circulos de magia, como é o caso do D&D tradicional.
- Pontos de Magia Neste ponto por exemplo o sistema Psiquismo do D20 é muito melhor pois ele utiliza os Circulos mais para definir os acessos que daria na mesma que voce acrescentar um Pré-Requisito na magia dizendo "Nivel Mínimo: 5".

Discordando do Balard, não vejo razão para querer uma explicação do que são Pontos de magia uma vez que não há uma explicação definida do que são Pontos de Vida.

- Testes de Eficiência não é bem um consumo como é o pontos de magia, Vancianismo, ou fatiga, mas é mais uma maneira como é aplicada a magia. O D&D por exemplo como o balard disse tem vário tipos (Ataque, Contra Resistências Automáticos), mas eu gosto de sistemas que tenham um único teste do conjurador que o seu resultado é testado contra as defesas dos alvos, simplificando seria como um "BBA do mago"., Veladamente a 4ª Ed do D&D tem quase isso, o TRUE20 Tem Isso. Eu acho que cria mais emoção para o ato de soltar magia assim.

- O Teste contra Fadiga é um sistema de controle de uso de magia interessante que eu gostei, já tinha visto ele antes num netbook "Senhor dos Aneis D20", mas achei que ficou muito bom no TRUE20.
EX: Caso o mago lança uma magia que exige muito esforço (quase todas de Dano) ele precisa fazer um teste de Vontade para não ficar fatigado (Moleza?), mas cada vez que ele soltar outra magia em um espaço de menos de uma hora ele tem uma penalidade de -1 por cada magia, ou seja, mesmo ele sendo um mago fodão cedo ou tarde ele ficara fatigado se ficar soltando magias como vaca louca.

- Teste Cumulativa - o Shido uma vez fez um artigo bacana sobre magias e comentava sobre este tipo de controle, voce tem uma ceta dificuldade para conjurar uma magia e fica realizando os testes de Concentração até superar aquela dificuldade, um exemplo supomos que a magia bola de fogo tenha dificuldade CD 30 para ser conjurada, o mago faz o seu teste de Conjuração/Concentração até atingir CD 30, ou seja a mesma magia que um Mago Experiente pode conjurar em uma Ação Padrão o mago iniciante irá gastar 3 Rodadas Complestas para conseguir completá-la...

- Magia Criativa - O Gurps tinha isso no GURPS Magia também, os jogadores tem uma série de limites do que podem fazer com um determinado grau de poder (como por exemplo Dano máximo, alcance máximo, número de alvos, força máxima para mover algo) e dentro destes limites os Conjuradores poderia criar suas próprias magias.
Eu gosto da idéia mas acho pouco prática para tentar se fazer DURANTE o jogo. (Há um sistema bom assim também no TRUE Sorcery, mas ainda não consegui ler com calma)

- Magia como Poderes - é quase igual ao Magia Criativa, mas ela é um pouco mais limitada que a criativa, e no entanto é mais versátil que a Vancliana de listas imensas, pois voce tem uma lista menor de magias, mas elas permitem dentro de seus próprio limites que voce use a magia de forma mais livre e criativa, um exemplo é a controle de fogo, permite que voce aumente um fogo existente apague fortalesça um efeito baseado em fogo, contra-ataque um efeito de fogo ou água tudo com o mesmo poder e não tem que saber 5 magias diferentes uma para cada coisa.

A coisa principal que eu não gosto é o sistema dependente de Nível do conjurador ou de Circulos de magias. Prefiro quando são dependentes de Habilidade e compra de graduações e isto as magias como Poderes permitem.

Resumindo o meu sistema ideal de magias seria de Magias Tipo Poderes, baseado em Testes de Eficiência e com controle de Magias por Testes de Fediga (ou dependendo do cenário/estilo/utilização até aceito Pontos de Magia).
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por Allian Qui 15 Jul 2010, 6:37 pm

hmm, eu pessoalmente gostaria de um misto de magia com poderes e magia criativa. um sistema que ficaria bom pra mim seria um sistema em que o jogador comprasse alguns poderes como M&M pra magia mais tivesse a opção de, mediante a um teste, extrapolar aquele limite criativamente. mais dentro de um limite. confuso?

imagine a situação acima: o mago tem o poder descrito pelo gun: ele pode apagar ou fortalecer um efeito baseado em fogo. imagine então que o praticante deseja aumentar a quantidade de calor que uma vela emite, sem intensificar a chama, de forma a esquentar uma sala. o mestre poderia pedir um teste e no caso de sucesso o efeito ocorre.

se não me engano o mago o despertar (nWoD) tem algo parecido com uns poderes de rotina. não sei, não tive muita chance ainda de ler ele todo.

assim, o jogador iniciante pode, mediante aos seus poderes se orientar. uma coisa que eu via em mago era jogador confuso sem saber o que, ou até onde, ele podia ousar. o sistema de magia por poderes o deixaria mais confortavel. ja os jogadores veteranos ainda podem extrapolar sem problemas pelo uso da magia criativa.


ps.: tive que escrever o texto por partes mais valeu, gostei do tópico.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por balard Sex 16 Jul 2010, 12:19 am

Discordando do Balard, não vejo razão para querer uma explicação do que são Pontos de magia uma vez que não há uma explicação definida do que são Pontos de Vida.
PVs são diferentes, pq eles representam o quão perto de tomar um ataque fatal. PMs são um recurso q vc vai gastando. E vai gastando de forma controlada. O mago sabe q ele pode soltar uma bola de fogo ou 3 dardos místicos com os PMs q ele tem. O guerreiro não sabe quantas espadadas ele pode tomar antes de bater as botas. Alguns jogos tem uma explicação legal para os slots/pms.



Discordando do Balard, não vejo razão para querer uma explicação do que são Pontos de magia uma vez que não há uma explicação definida do que são Pontos de Vida.
a Quarta edição é bem isso, os tb tem em grande parte testes de eficiência.. Tb usado no M&M(a menos q compre as magias sem precisar de ataque), no gurps, Shadowrun, Mago...

A coisa principal que eu não gosto é o sistema dependente de Nível do conjurador ou de Circulos de magias. Prefiro quando são dependentes de Habilidade e compra de graduações e isto as magias como Poderes permitem.
Isso depende do rpg. Um rpg q se equilibre por níveis a magia vai ser nivelada. Um RPG q seja por graduação vai ser graduada Very Happy

hmm, eu pessoalmente gostaria de um misto de magia com poderes e magia criativa. um sistema que ficaria bom pra mim seria um sistema em que o jogador comprasse alguns poderes como M&M pra magia mais tivesse a opção de, mediante a um teste, extrapolar aquele limite criativamente. mais dentro de um limite. confuso?
Allian, isso é exatamente o L5R. Os magos(shugenjas) tem 3 feitiços básicos, Comunhão, Conjurar e Sentir. Eles tb tem um monte de feitiços especializados, q na verdade sempre acabam sendo uma variação ou combinação desses feitiços básicos. Vc tb tem meios de fazer QUALQUER feitiço, se decidir dar um monte de trabalho para os espíritos depois.

Funciona bem diferente do estilo Trevas/Mago, q vc pode fazer TUDO, mas tem uns feitiços q vc sabe fazer melhor. No L5R vc pode fazer várias coisas, mas feitiços especializados são impossíveis de se simular com os feitiços básicos, apesar de vc ter uma liberdade enorme com eles ainda.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por Gun Hazard Sex 16 Jul 2010, 8:14 am

Na realidade você não pode fazer tudo com o Trevas de improviso, pelo contrário você TEM que estudar e criar seus efeitos de antemão.

Mas como isto é apenas Meta-Jogo e não ferramenta de mecânica, muitos grupos preferem ignorar esta premissa e o curioso é que o próprio livro nos seus exemplos também ignora.

É muito mais comum o jogador fazer tudo de improviso e ter uns 3 ou 4 Rituais que ele utiliza do que ele criar um efeito estimado com antecedência.

Eu como mestre acho mais válido limitar de alguma forma as magias de improviso, como por exemplo reduzindo a forma E o caminho em 1 Ponto nas magias de improviso exatamente para forçar os jogadores e pré-definirem suas magias, mas ao mesmo tempo não inviabilizando totalmente o sistema de improviso.


PS: Acreditam que ainda não consegui fazer o Play-Teste do sistema de magia do DAEMON adaptado para GURPS e já estou pensando em Fazê-lo adaptado para TRUE20?

PPS: Mas como dizem:
Paragons sobre a palestra do Tormenta RPG escreveu:20. Não houve playtest nas regras de Trpg. Eles avaliam que há problemas quando o autor faz playtest com seus amigos, já que uma mesa é sempre diferente de outra...
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por kether Sex 16 Jul 2010, 12:49 pm

Estou vendo que a discussão está técnica mas vou para o lado mais prático o estilo magia criativa é, para mim, o melhor.

E discordo de vc Gun, com a visão de magias de improviso. Elas uma ferramenta muito boa, seja para role-play como para o jogo em si.

Eu já joguei Mago com um estudante de física que usava a esfera de forças e fazia quase tudo o que os outros faziam com as outras esferas. O que acontece é que para jogar com essa liberdade mágica você tem que deixar na mão do jogador a responsabilidade do uso.

Da maneira que apresentam a magia (em muitos cenários) o que eles gostariam que fosse é uma força livre existente no universo então se é livre pq tem que prendê-lo a formas e círculos? Deve ser sim nivelado pela afinidade (habilidade) do personagem (nível no caminho) e com isso ele a manipula da forma que desejar.
kether
kether
Nível 2

Mensagens : 259
Data de inscrição : 30/09/2009
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por balard Sex 16 Jul 2010, 1:45 pm

Pq causa um cara q entenda de física quebrar o jogo no meio ^^
Sem contar q magia é raramente representada assim na ficção.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por Allian Sex 16 Jul 2010, 3:16 pm

o maior problema em magia criativa é quando um cara quer usar um efeito fisico ou quimico real mais que só ele conhece. da-le wikipedia.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por Göltork Sex 16 Jul 2010, 5:14 pm

Eu gosto mesmo é de magia sutil como a de SdA. Sempre procurei um meio de fazer isso com D&D e nunca soube como.

Que tipo de magia é a de SdA?
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por balard Sex 16 Jul 2010, 5:26 pm

Magia real? O gandalf quase não usa uma magia no SdA todo.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por Göltork Sex 16 Jul 2010, 6:23 pm

Se tu ler o SdA RPG vai ver que ele até usa, mas como eu disse, é muito sutil.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por Gun Hazard Sex 16 Jul 2010, 6:34 pm

Então Gol aí é a abordagem da magia, não necessáriamente como ela funciona.

No Hobit dá a entender que ele usa magias Vancianas, quando ele tá em cima da arvore e diz que suas magias acabaram.

Mas eu arriscaria dizer, segundo a classificação tosca que fiz, que o mais próximo seria a magias como poder e o controle por teste contra fadiga. Mas com algumas magias restritas.

PS: Vou te passar depois um .DOCzinho com as regras do SRD TRUE20 para voce ver se te agrada.
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por Göltork Sáb 17 Jul 2010, 5:04 pm

Recebido!

Se tem alguma coisa legal no SdA CODA é a parte de magias.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por Jilly Sex 08 Out 2010, 3:53 pm

Odeio Magia Vancianas... simplesmente não consigo explicá-las de modo plaúsivel para meus players... por isso tbm odeio essa coisa de poder diário...

Pontos de Fadiga e Magia são meios bem interessante de resolver e muito próximos quanto a limitação das magias.

Quanto a flexibilidade das magias (algo que falta no DeD), Estou lendo o L5R e até que gostei da história de alterar os efeitos através de aumento da dificuldade para conjurá-la, talvez isso com a regra de cumulatividade daria algo incrível... tipo: se não atingir a NA Vc acumula 1/3 da sua jogada para o próximo turno...

Alguém falou que a magia é um fluxo livre, logo a Magia Livre faz mais sentido. Até faz sentido o que fala, mas controlar o fluxo é extremamente complexo e sutil, por isso rituais e magias pré-estabelecidas são muito mais fáceis de existirem e serem conjuradas, alguém aprender na hora como manipular o fluxo de magia para criar um efeito desejado é quase impossível, por isso que para criar uma nova magia exige tanto teste e erro.
Jilly
Jilly
Nível 3

Mensagens : 418
Data de inscrição : 07/10/2010
Idade : 38
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por guarana Sex 08 Out 2010, 4:29 pm

Pontos de magia.

Eu acredito que se um ser tem a capacidade de conjurar magias é pq ele tem algo diferente em relação a outros.
Para realizar uma tarefa magia o usuário tem de gastar algo, falando de mecânica de jogo, ou seja, para soltar uma magia poderosa ele tem que desprender uma quantidade grande de energia/pontos para isso.
Até chegar um ponto onde ele não consiga mais soltar magias por falta de energia/pontos, mistura um pouco com fadiga.
Isso obriga jogadores/mestres a planejarem suas magias, terem umas estratégia com tomada de decisões que possam alterar o rumo de combates/ações.
guarana
guarana
Nível 4

Mensagens : 536
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 34
Localização : Ilhota - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por Rakkah Ter 19 Out 2010, 9:10 pm

Você está criando um sistema ou é impressão minha?
Rakkah
Rakkah
Nível 25

Mensagens : 3730
Data de inscrição : 12/01/2010
Localização : Unknown

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por Gun Hazard Qua 20 Out 2010, 4:26 pm

Estou (Faz 16 anos).

Vide Discutindo Sistemas...
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por Jilly Qua 20 Out 2010, 4:36 pm

[Hehe esse Gun até hj não desistiu...]
Jilly
Jilly
Nível 3

Mensagens : 418
Data de inscrição : 07/10/2010
Idade : 38
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por Cani Ter 07 Dez 2010, 10:01 pm

Criativa, computado
Cani
Cani
Nível 7

Mensagens : 986
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Qual Sistema de Magias voce prefere? Empty Re: Qual Sistema de Magias voce prefere?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos