Masmorras & Dragões
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Sistema de criação de Mundos/Histórias em conjunto

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Mensagem por balard Ter 06 Set 2011, 5:24 pm

Sistema de criação de mundos/histórias conjunto

O jogo consiste em rodadas, onde cada jogador participante joga um turno, onde ele cria algo novo para o mundo ou a história deste.
As rodadas podem ser de criação ou de encenação. A primeira rodada é sempre de criação.

Na rodada de criação, o primeiro jogador cria uma das três possibilidades no período e/ou na referencia geográfica estabelecida pela última cena. No caso do primeiro turno do jogo, o primeiro jogador pode estabelecer esses conceitos com sua primeira criação.

A partir dai, cada jogador procede com uma criação própria, que tenha relação com alguma das criações já realizadas naquela rodada, ou com a última cena.

Quando a rodada retornar ao primeiro jogador, ele cria um evento e/ou uma cena utilizando uma ou mais objetos criados durante essa rodada. o evento/cena tem que estar no mesmo período e referencia geográfica da rodada. Feito isso, o próximo jogador pode alterar o período ou a referência geográfica, e começar uma nova rodada de criação. O jogador que alterar o período/referência geográfica é o novo primeiro jogador, repete-se o processo.

Conceitos:

Criação - um jogador cria um novo elemento para a história. Os elementos são individuo, grupo e localidade.

Indivíduo - um elemento de criação, um indivíduo pode ser uma pessoa, um animal, um arma ou artefato, um equipamento. A única obrigação é que ele seja diferente e/ou especial se comparado com outros de seu grupo. Ele pode ter um grupo ou não. Ao se criar um indivíduo, o jogador deve se preocupar em descrever sua aparência, personalidade e objetivos com detalhes, mas seu passado pode ser deixado vago. Grupos, lugares, outros indivíduos e eventos serão criados para completar as lacunas. Conan, o maior tiranossauro da terra e a espada Excalibur são todos indivíduos.

Grupo - um elemento de criação, um grupo é um conjunto de seres ou objetos que apresenta aparência, origem, objetivos e/ou mentalidade comuns entre si. Um grupo pode ser um povo, uma raça, uma família, uma espécie ou um conjunto de coisas. Um grupo poder ser pouco homogêneo, mas é preciso ter em sua maioria várias características em comum para se tornar um grupo. Ao criar um grupo, estabeleça o tamanho, idade, objetivos, cultura e aparência do grupo. A religião católica, a sociedade do anel e o tesouro dos anões são exemplos de grupos.

Localidades - um elemento de criação, uma localidade é um lugar, dãã. Ao criar uma localidade, sua atual aparência, posição em relação as outras localidades ja´criadas, condições climáticas e pontos de interesse são importantes de serem descritos. A tavola redonda, o Restaurante no fim do Universo e a Terra-Média são exemplos de lugares.

Conexão - tirando o primeiro jogador de cada rodada, cada criação precisa ter alguma conexão com outra. Pode ser que um indivíduo faz parte de um grupo, que mora em uma localidade, ou simplesmente descrever o grupo que o indivíduo massacrou, ou o antigo lugar q um grupo morava.

Período - Um período é o tempo que aquele momento da história se passa. O primeiro período do jogo não precisa ter nome, e a definição do período é tanto um opção do primeiro jogador quanto um consenso do grupo. Um período pode ser um ano, uma década, uma era. O que determina a relação entre criações e eventos com o período em si é a capacidade dessas criações existirem ou terem uma implicação importante no período. Raramente uma rodada com muitos indivíduos humanos, por exemplo, pode ter um período maior que uma geração.

Referencia geográfica - Pode ser uma localidade que engloba todas as outras localidades criadas, mas pode ser também a posição genérica delas entre si. O importante ao definir a referencia geográfica, é a velocidade e frequência que indivíduos e grupos podem viajar. Numa rodada sobre civilizações primitivas, nada a mais que alguns dias de viagem. Numa rodada com civilizações inter-galáticas, todo o universo é válido. Numa rodada com entidade divinas, toda a existência pode ser a referencia geográfica.

Evento - Um evento novo, utilizando criações já feitas. As criações já criadas não precisam ser as únicas envolvidas no evento, mas elas precisam(pelo menos as escolhidas pelo criador do evento) serem as principais no evento em questão. Um evento pode ser um momento novo na história de uma criação ou grupo delas, ou a expansão detalhada do background de uma delas. Um evento pode acarretar numa cena, mas nem sempre. A guerra do anel é um evento, assim como a morte do Darth vader, ou a ultima ceia.

Cena - A principal diferença entre um evento é uma cena, é que a cena é a dramatização do evento. Uma cena sempre começa com uma pergunta, o que o criador gostaria de descobrir com aquela cena. A seguir o criador da cena, junto com os outros jogadores atribui papéis para cada outro jogador, e eles interpretam a cena. A última palavra em qualquer conflito é do criador da cena, mas ele deve deixar o input de cada jogador ter valor na seqüencia. Um dos jogadores pode ficar com o papel do mestre de cerimônias para arbitrar disputas. A função da cena é olhar bem de perto um momento de um evento na história das criações anteriores. Apenas um conjunto de cena/evento pode alterar uma característica de uma criação já estabelecida. Ex: durante a rodada, os jogadores criaram Camelot, Exalibir, os cavaleiros da tavola redonda, arthur, Morgana, Lancelot e mordred. O próximo jogador com direito de criar uma cena/evento pergunta: Qual cavaleiro de Arthur o traiu durante o cerco de Camelot? A seguir ele distribui os papéis dos cavaleiros que estão na cena, por exemplo, 3 jogadores ficam com Arthur, Lancelot e Mordred. Outro controla o exército inimigo, enquanto o criador da cena fica com o papel de Morgana e assume o papel do mestre de cerimônias. Uma cena vai se passar como um encontro de um rpg normal.
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Mensagem por Jerry12345 Ter 06 Set 2011, 6:11 pm

(Fiasco fast-play?)

Uma planície congelada, o vento forte parece cortar a pele e a neve impede qualquer visão
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Mensagem por Göltork Qua 07 Set 2011, 8:10 am

Eu achei beeeeem interessante, mas não saberia por onde começar.
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Mensagem por Jerry12345 Qua 07 Set 2011, 10:27 am

Eu começei, kinda
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Mensagem por balard Qua 07 Set 2011, 10:51 pm

meio economica sua descrição não? dá um paragrafo pelo menos Smile
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Mensagem por Sigfried Qui 08 Set 2011, 12:06 am

... e cai impiedosa, cobrindo rapidamente os rastro e existencia de qualquer vida que ousasse desafiar o clima da planicie.
Nenhum animal, nenhum individuo, ninguem se atreveria a atravessar as planicies naquela epoca do ano.
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Mensagem por Jerry12345 Qui 08 Set 2011, 12:24 am

Isso é um evento ou vc ta completando a minha localidade?
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Mensagem por kether Qui 08 Set 2011, 11:28 am

Do alto da torre de observação do forte "White Stalker", a primeira barreira do reino às terras geladas do sul. Uma fortificação circundada por uma muralha de pedra com corredores para duas pessoas de forma octogonal em cada uma de suas arestas uma torre de guarda. 8 casebres onde os soldados vivem além de uma forja e dois galpões, um para os mantimentos e o outro para os armamentos, uma construção maior onde os oficiais residem fica no centro nela está a torre de observação onde sempre a serviço estão quatro soldados e um oficial. O forte possui 2 portões um em direção as terras congeladas do sul e outro para o norte em direção à vila mais próxima que fica a um mês de viagem.

Esse é meu turno de serviço, tenho quatro novatos sob meu comando. Quando avisto um grupo ao longe na direção das terras congeladas do sul,

"O que seriam eles? Devem ser loucos de enfrentarem esse clima nessa época do ano." penso.

Como as regras do forte ao ver alguma movimentação estranha toco o sino de alerta.
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Mensagem por balard Qui 08 Set 2011, 11:53 am

A idéia era discutir o sistema antes de começar a usar ele Smile

O sistema é para a criação de um cenário, um mundo, junto com uma história. Não é um rpg no sentido normal. Vc precisa ria ter um número de jogadores mais ou menos fixo, pra lidar com as rodadas de criação de objetos narrativos, e depois a inserção deles em cenas e eventos.

Inspirado num rpg indie com objetivos parecidos, só q bem mais simples.

Mas já q vcs se empolgaram, continuem aí.
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Mensagem por Göltork Qui 08 Set 2011, 12:59 pm

Eu imaginei que seria isso balard.

Acho que seria interessante se tu exemplificasse as rodadas.
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Mensagem por kether Qui 08 Set 2011, 1:00 pm

só segui a onda do pessoal. Mas blz.
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Mensagem por balard Qui 08 Set 2011, 2:32 pm

´Vamos ver:

3 jogadores, Ze, Pedro e Luiz.

Zé começa:
Inicio dos tempos, Zuarg é o senhor do nada, companheiro do tudo. Zuarg se vê como o centro da inexistência, e seus tentáculos alcançam tudo que não existe. Adorando sua inexistência, Zuarg é contra todas as coisas que existem. Sempre que uma poeira de matéria se forma próximo de seus tentáculos, Zuarg a destrói e a consome, crescendo cada vez mais inchado de poder e ódio.

Pedro vai em seguida, ele precisa criar um indivíduo, lugar ou grupo que tenha uma conexão com o indivíduo que Zé criou. Ele não pode desfazer nada que Zé fez na sua criação, mas pode inserir detalhes nas partes que Zé deixou vago:
Mandara existia sobra a sombra de Zuarg, seus cabelos negros e seu controle sobre a sombra a faziam dançar em volta de Zuarg sem que ele a visse. Seu poder era muito inferior a Zuarg, mas ela conseguia criar coisas no meio da inexistência do começo dos tempos, coisas que Zuarg destruía prontamente, mas ela crescia em habilidade e poder a cada movimento brusco de Zuarg. Sua necessidade de preencher o vazio da existência era maior que seu medo por Zuarg.

Luiz vai depois, e a mesma coisa, só que ele pode criar algo com conexão a Zuarg, Mandara ou ambos:
O Barro Primordial sempre existiu, mesmo naquele lugar onde o tempo não fazia sentido. Zuarg o tinah descoberto, ou o criado, ele mesmo não sabia. Era incapaz de destruí-lo, então o enrolou apenas num tentáculo bem forte, e o esqueceu lá, fora de sua vista.

Zé agora tem q criar uma cena ou evento utilizando os objetos já criados:
Em um momento, Zuarg libera seu tentáculo que escondia o Barro Primordial, e Mandara o vê. Ela utiliza seus poderes para criar formas e coisas, até que Zuarg percebe a heresia sob seus domínios. Mandara aumenta a esfera de barro, agora oca, e se esconde dentro dela. Zuarg, que só sabe destruir, não consegue destruir a esfera de barro, que aumenta cada vez mais. Ele fica intrigado com que forças estarão agindo lá dentro.

Pedro pode agora criar algo novo, e determinar um novo frame geográfico ou temporal para a história. Ele prefere continuar no mesmo, e fazer outra criação:
Os Primordiais são o grupo de entidades que existe desde o início dos tempos. Sua destruição é impossível, podem apenas ser contidos ou alterados. Zuarg e Mandara fazem parte desse grupo, mas é conhecido que outras entidades existem, escondidas da destruição de Zuarg num estado de hibernação.

Luiz poderia continuar falando de deuses na inexistência, mas ele prefere criar algo novo, um grupo, bem mais a frente:
O Culto Zuarghulu se esconde as grandes capitais, dispero e numero ao mesmo tempo. Seus membros são loucos com sonhos horríveis, e buscam permitir a entrada de Zuarghulu no mundo. Seus principais meios são rituais profanos que envolvem sacrifícios humanos, quase sempre de mulheres artistas.

Aqui começou uma nova rodada, com Luiz como primeiro jogador. E por ai vai, até alguém fazer um armaggedon ^^
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Mensagem por Gun Hazard Qui 08 Set 2011, 2:42 pm

Jerry12345 escreveu:(Fiasco fast-play?)

Uma planície congelada, o vento forte parece cortar a pele e a neve impede qualquer visão

Alguém andou lendo Estilha de Cristal?
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Mensagem por Jerry12345 Qui 08 Set 2011, 9:51 pm

@Gun provavelmente, alguém que não seja eu
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