Tumble Ainda existe?
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Tumble Ainda existe?
Amigos,
Sou mestre de D&D à mais de 10 anos. Iniciei minhas sessões com a quarta edição e me surgiu uma dúvida com relação ao "tumble".
No 3.5v, num combate você poderia utilizar-se da pericia acrobacia para (DC:25) ultrapassar um quadrado com um inimigo sem tomar ataques de oportunidades.
Ocorre que na quarta edição(onde o sistema foi completamente mudado), embora na descrição da skill acrobacia esta diga que uma das manobras que poderá ser utilizada é a "somersault over an opponent" com DC variável, no capítulo das ações de combate(pg.283 Jogador) diz que:
- Moving Through occupied squares - Enemy : Moving into a nonhelpless enemy space provokes an opportunity attack feom that enemy, because u left a square adjacent to the enemy's.( some powers let u move through an enemy's square withou provoking an opportunity attack).
Vejam que aparentemente temos uma contradição. Na skill, diz que você poderá sobresaltar um oponente com uma simples jogada de skill enquanto nas ações de batalha diz que não é preciso nenhum teste para isso, no entanto gera ataques de oportunidades.
Ou seja, qualquer jogador(tenha ou não a skill) poderá passra por um square com inimigos, contanto que recebam o ataque de oportunidade(a não ser que use um poder que evite). Vejam vocês que a única exceção são PODERES. Não se fala em pericia para evitar os ataques.
Então como conciliar o termo "somersault over an opponent" na skill?
Bom, aqui é que eu gostaria da opinião de vcs.
Como a skill fala em "stunts" ou seja, ações acrobáticas de diversos tipos, o sobresaltar um oponente( veja que se trata de oponente e não inimigo como no outro caso) quer dizer que você quer pular o oponente como uma manobra acrobática e não como um ataque.
Ou seja, talvez o personagem esteja fugindo e queira pular por cima de um cara( seja inimigo ou neutro). Ou mesmo em combate mas sem a intenção de atacá-lo.
Assim, entendo que se você estiver relaizando uma manobra DE ATAQUE a regra é a da pg.283(não exije teste, mas com ataque de oportunidade), mas se quiser realizar uma manobra ACROBÁTICA poderá fazê-lo sem tomar ataques com uma skill check.
Pude tirar essa conclusão pois na verdade você não pula por cima do inimigo, mas passa pelo seu quadrado o que seria considerado uma manobra "SQUEEZE", o que gera ataques de oportunidades e você anda com metade de sue deslocamento.
O TUMBLE do 3.5v morreu, restando a manobra acima comentada. Como muitos jogadores viviam desta manobra( leia-se ROGUES) sei que muitos deles vão reclamar.
Gostaria da opinião séria de vocês.
PS: Nào tentem entender a diferença usando um livro em PORTUGUES, ele só atrapalha pois a tradução é muito ruim. Olhem um livro original em inglês e perceberão a diferença.
Obrigado.
Sou mestre de D&D à mais de 10 anos. Iniciei minhas sessões com a quarta edição e me surgiu uma dúvida com relação ao "tumble".
No 3.5v, num combate você poderia utilizar-se da pericia acrobacia para (DC:25) ultrapassar um quadrado com um inimigo sem tomar ataques de oportunidades.
Ocorre que na quarta edição(onde o sistema foi completamente mudado), embora na descrição da skill acrobacia esta diga que uma das manobras que poderá ser utilizada é a "somersault over an opponent" com DC variável, no capítulo das ações de combate(pg.283 Jogador) diz que:
- Moving Through occupied squares - Enemy : Moving into a nonhelpless enemy space provokes an opportunity attack feom that enemy, because u left a square adjacent to the enemy's.( some powers let u move through an enemy's square withou provoking an opportunity attack).
Vejam que aparentemente temos uma contradição. Na skill, diz que você poderá sobresaltar um oponente com uma simples jogada de skill enquanto nas ações de batalha diz que não é preciso nenhum teste para isso, no entanto gera ataques de oportunidades.
Ou seja, qualquer jogador(tenha ou não a skill) poderá passra por um square com inimigos, contanto que recebam o ataque de oportunidade(a não ser que use um poder que evite). Vejam vocês que a única exceção são PODERES. Não se fala em pericia para evitar os ataques.
Então como conciliar o termo "somersault over an opponent" na skill?
Bom, aqui é que eu gostaria da opinião de vcs.
Como a skill fala em "stunts" ou seja, ações acrobáticas de diversos tipos, o sobresaltar um oponente( veja que se trata de oponente e não inimigo como no outro caso) quer dizer que você quer pular o oponente como uma manobra acrobática e não como um ataque.
Ou seja, talvez o personagem esteja fugindo e queira pular por cima de um cara( seja inimigo ou neutro). Ou mesmo em combate mas sem a intenção de atacá-lo.
Assim, entendo que se você estiver relaizando uma manobra DE ATAQUE a regra é a da pg.283(não exije teste, mas com ataque de oportunidade), mas se quiser realizar uma manobra ACROBÁTICA poderá fazê-lo sem tomar ataques com uma skill check.
Pude tirar essa conclusão pois na verdade você não pula por cima do inimigo, mas passa pelo seu quadrado o que seria considerado uma manobra "SQUEEZE", o que gera ataques de oportunidades e você anda com metade de sue deslocamento.
O TUMBLE do 3.5v morreu, restando a manobra acima comentada. Como muitos jogadores viviam desta manobra( leia-se ROGUES) sei que muitos deles vão reclamar.
Gostaria da opinião séria de vocês.
PS: Nào tentem entender a diferença usando um livro em PORTUGUES, ele só atrapalha pois a tradução é muito ruim. Olhem um livro original em inglês e perceberão a diferença.
Obrigado.
CerberuS- Nível 1
- Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/12/2009
Re: Tumble Ainda existe?
o stunt do somersaut over an oponent nada mais é do que uma acrobacia. imagine um oponente entre duas mesas de taverna. você quer subir numa mesa e pular pra mesa seguinte por cima do inimigo, claro que você não vai simplesmente se mover atravez dele com move action. dai o stunt. o seu texto basicamente responde a duvida, não existe mais tumble.
eu sempre achei a regra do tumble meio sem noção, uma vez que quem focava nela basicamente ignorava AdO. não dava tanto problema na 3.5 porque a maioria nem mapa quadriculado usava. na 4.0 isso seria uma das abilidades mais apelonas ever, uma vez que a 4.0 depende 100% de tatica de posicionamento e etc.
eu sempre achei a regra do tumble meio sem noção, uma vez que quem focava nela basicamente ignorava AdO. não dava tanto problema na 3.5 porque a maioria nem mapa quadriculado usava. na 4.0 isso seria uma das abilidades mais apelonas ever, uma vez que a 4.0 depende 100% de tatica de posicionamento e etc.
Allian- Nível 30
- Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo
Re: Tumble Ainda existe?
Discordo Allian, AdO era vital na 3.5. Pelo menos na minha mesa
Agora, Cerberus, vc tem q se acostumar com o conceito de "design de exceções". Quem joga cardgame é familiar já, mas é mais raro em RPGs. As regras se contradizem sempre. Vc tem q levar em conta o caso específico sobre a regra geral. Se a regra geral diz "vc não pode passar pelo espaço de um inimigo" e a manobra "cambalhota" diz que pode, executando a manobre específica cambalhota, vc ignora a regra geral de movimento em espaços inimigos.
Isso vai ser usado várias vezes.
Agora, Cerberus, vc tem q se acostumar com o conceito de "design de exceções". Quem joga cardgame é familiar já, mas é mais raro em RPGs. As regras se contradizem sempre. Vc tem q levar em conta o caso específico sobre a regra geral. Se a regra geral diz "vc não pode passar pelo espaço de um inimigo" e a manobra "cambalhota" diz que pode, executando a manobre específica cambalhota, vc ignora a regra geral de movimento em espaços inimigos.
Isso vai ser usado várias vezes.
Re: Tumble Ainda existe?
O rogue é de longe a classe com o maior número de poderes que permite um shift antes ou depois do ataque.
Veja por exemplo os poderes Deft strike, king's castle ou mesmo Tumble (Rogue utility 2).
Mas se você quiser que tumble exista no seu jogo, então use seu poder de mestre. Porque não!?
Peça um teste de acobacia com dc proporcionalmente alta para o nível do grupo (veja o DMG pg 42). Com um sucesso, o pc passa através dos quadrados do inimigo sem tomar OAs. Em uma falha ele passa, mas sofre com OAs.
Veja por exemplo os poderes Deft strike, king's castle ou mesmo Tumble (Rogue utility 2).
Mas se você quiser que tumble exista no seu jogo, então use seu poder de mestre. Porque não!?
Peça um teste de acobacia com dc proporcionalmente alta para o nível do grupo (veja o DMG pg 42). Com um sucesso, o pc passa através dos quadrados do inimigo sem tomar OAs. Em uma falha ele passa, mas sofre com OAs.
Göltork- Nível 16
- Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.
Re: Tumble Ainda existe?
Amigos,
Muito obrigado pelas respostas precisas e rapidas, com certeza levarei em consideração suas obervações!
PAZ.
Muito obrigado pelas respostas precisas e rapidas, com certeza levarei em consideração suas obervações!
PAZ.
CerberuS- Nível 1
- Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/12/2009
Re: Tumble Ainda existe?
Eu uso tumble normalmente na 4e... rolo um teste de Acrobatics ou Athletics, dependendo da situação. Para mim Tumble já estava dentro dessas 2
Templario- Nível 2
- Mensagens : 166
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 39
Localização : Floripa
Re: Tumble Ainda existe?
Isso torna inúteis uma boa parte de poderes, especialmente do ladrão. Acrobatics e Atheletics já tem usos demais sem precisar de tirar o OA. Sem contar q torna certos feats e uma boa parte da Halfling inúteis.
Re: Tumble Ainda existe?
Imaginei. Nas mesas onde joguei ninguém fez halfling, e vi poucos rogues (!); valeu pelo toque!
Templario- Nível 2
- Mensagens : 166
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 39
Localização : Floripa
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