Masmorras & Dragões
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RPG para garotinhos

+8
Slash_Z
NickNunes
Göltork
balard
kimble
Sigfried
Allian
Ali Bolala
12 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty RPG para garotinhos

Mensagem por Ali Bolala Seg 04 Jan 2010, 11:38 pm

Pessoal queria uma sugestao de voces sobre o que mestar para jogadores novatos
e sem experencia com uma faxia etaria de 10 a 12 anos
Eu mestrei para meu sobrinho de 10 anos pokemon no sistema de 3deT so que achei meio limitado
com essa idade eu me lembro que pedi pra minha comprar um rpg pra mim,mas eu me referia a uma fita de
master sytem(phantasy star era o jogo) mas minha querida mamae me trouxe uma grande caixa preta escrito em letras prateadas DUGEONS & DRAGONS(obrigado mae) a partir daquele dia foi paixao imediatada ao rpg
Entaum eu tava querendo um sistema simples mais emplogante para ver se desperto a mesma magia que eu senti qnd era criança na molecada daqui de casa
Ali Bolala
Ali Bolala
Nível 10

Mensagens : 1416
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Allian Seg 04 Jan 2010, 11:48 pm

mommy epic win.

eu recomendo sistemas minimalistas, algo com uma ficha legal (crianças adoram poderes especiais) mais sem muita estatística pra confundir. algo com pouca matemática.

eu conheço um que eu usei quando fui introduzir rpg la na faculdade (pena que deu merd*, mais pelo menos não foi por conta do sistema) chama SIGMA. é extremamente minimalista, mais a vantagem é que o jogador descreve algo (usar magia pra conjurar uma galinha por exemplo) faz uma jogada de atributo e pronto. se der certo acontece. claro que tem certas limitações. mais ou menos como o sistema de bolinhas do WoD, mais com menos bolinhas. a grande vantagem é que crianças são boas em imaginar saídas. ô se são!

se interessar da pra baixar aqui: SIGMA

a parte do sistema é tão simples que da umas 5 paginas, contando com 2 da ficha.

ps.: o sistema não é meu. ele é do polux, um usuário la do rpgonline muito gente fina.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Sigfried Ter 05 Jan 2010, 12:25 am

Bom, eu só tenho coisas boas a dizer sobre Phantasy Star. Foi o jogo que me apresentou o estilo RPG de videogame.
Mas sua mãe foi muito boa na escolha. Isso sim é acertar uma compra.
(Eu fico com os jogos mesmo. Naquela epoca, eu NUNCA encontraria alguem pra jogar RPG de mesa comigo...)

Bom, despertar a magia do RPG na criançada de hoje vai ser dificil. Sabe como é, essa necessidade atual de estar sendo premiado (mesmo que simbolicamente) por tudo o que você faz (malditos awards e trophies da microsoft e sony...) torna essa geração recente meio mimada demais.

E não me refiro apenas as crianças. Eu estava na mesa de SIGMA que o Allian tentou mestrar. Quem ferrou tudo era um jogador em busca de gloria pessoal e constatnte. ELe queria que todas suas ações fossem algo glorioso e unico...

E agora, minha mais triste confissão. O sistema de RPG de mesa que me fissurou em RPG foi Defensores de Tóquio, primeira edição. Na terceira edição ele virou 3d&t...

Ahh... Se naquela epoca eu tivesse colegas que jogavam rpg...

Bom, o sitema SIGMA é simples mas não limita o cenario. Claroq ue vai caber ao mestre cuidar de inumeros detalhes. Você vai ter que criar uma boa historia para mostrar a magia do RPG para os moleques. Boa sorte, e precisando de conselhos, estaremos aqui. (Espero...)
Sigfried
Sigfried
Lord of Butter

Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por kimble Ter 05 Jan 2010, 8:24 am

10 a 12 anos não precisa ser algo tão simplista. Eu já jogava Ad&d nessa época e os erros quanto as regras eram mínimos. É mais questão de achar algo legal, que trate de um tema que eles gostem e jogar. O que eu aconselho a ser simplista não é o sistema, é o modelo de campanha. Evita coisas excessivamente estruturadas, é bem capaz que eles queiram só 'chutar a porta' agora que estão começando.

Sabe como é, essa necessidade atual de estar sendo premiado (mesmo que
simbolicamente) por tudo o que você faz (malditos awards e trophies da
microsoft e sony...) torna essa geração recente meio mimada demais.


Eu já acho que o problema não é a premiação. É a premiação ganha sem esforço. Ganhar algo por se esforçar é bom, incentiva um modelo de pensamento de que superação de desafios -> recompensa. E isso é bom, porque evita que a pessoa aceite que só tem que fazer o mínimo necessário ou que não existem motivos para tentar ser melhor. Quem já trabalhou em orgãos públicos sabe do que estou falando, a percepção de que não importa o que você faça, teu esforço não vai ser reconhecido (ou que para ser reconhecido não importa a competência, mas quem são teus padrinhos) é algo que mata a disposição dos funcionários em tentarem ser melhores.
avatar
kimble
Nível 2

Mensagens : 225
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por balard Ter 05 Jan 2010, 8:43 am

A gente busca premios desde sempre. D&D é basicamente matar os monstros e roubar as coisas dele. Cada morte vc ganha XP, quase cada morte te dá itens mágicos. Acho q o importante pra iniciante é vc dar uma apresentação legal. Uma ficha botininha, cartinhas coms os poderes e habilidades, resumo de perícias, muitos dados. Se possível minis e mapas, mesmo q vc não vá usar combate estratégio. Props sempre acrescentam.

O sistema não importa muito. É bom um que tenha uma base simples, e seja intuitivo. A grande maioria é. Mais importante que o sistema é vc acertar o estilo. Jogar D&D com uma galera q adora crepusculo e acha Senhor dos Anéis chatos não dá certo.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Allian Ter 05 Jan 2010, 2:18 pm

é, concordo com os demais. o importante é acertar o tema do jogo. cada garoto se encanta com um tema. se você puder reproduzir esse tipo de empolgação, vai longe.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Göltork Ter 05 Jan 2010, 3:00 pm

Eu acho que vale a pena forçar no apelo visual: mapas coloridos, miniatuas, muitos dados, etc.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por NickNunes Ter 05 Jan 2010, 3:06 pm

Muitos dados vao confundir a molecada, o bom do 3d&t é que é tudo na base do d6... Nao sei como é esse SIGMA, mas se nao precisar usar de verdade muitos dados é melhor.
NickNunes
NickNunes
Nível 30

Mensagens : 4211
Data de inscrição : 05/08/2009
Idade : 32
Localização : Por ai

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Allian Ter 05 Jan 2010, 3:07 pm

pior que não, quanto mais dados acaba sendo melhor. a molecada nessa idade não se incomoda muito de como que os dados somam, então é só eles jogarem um tanto e o mestre dizer se acertou ou se errou.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Slash_Z Ter 05 Jan 2010, 3:41 pm

Eu não saberia dar muitos conselhos, já que nunca narrei para crianças. Mas posso dizer o que funcionava comigo, já que comecei a jogar criança - e, aliás, fui trazido aos RPGs de dados (sempre joguei diceless) através do AD&D. Quem narrou para mim foi um professor de filosofia (que até se chamava Lucas também) do meu antigo colégio.

Em termos de sistema, se tivesse de narrar para crianças, usaria Risus. Está em inglês, o que significa que você teria de traduzir Smile Mas tudo bem, porque um personagem de Risus é criado em meio minuto ou menos (literalmente). O sistema é bem simples (bem simples mesmo), e os conflitos são resolvidos de forma bem tranqüila. Aliás, eu adoro isto, já que fui criado numa tradição diceless (jogava com uns amigos no ônibus da escola), e só comecei a jogar RPGs tradicionais depois de acostumado com esta mecânica. Ou seja, sempre gostei de jogos leves em regras.

Em termos de campanha, não vejo por que não narrar algo parecido com o D&D "clássico": às vezes algum quebra-cabeças, porém sempre com alguma coisa que faça os personagens usarem seus recursos. Um paredão de pedra evitando que o grupo avance - mas o mago tem levitação a seu dispor; uma porta de madeira trancada - que pode ser aberta pelo ladino ou derrubada pelo guerreiro; e por aí vai. Isso ajuda a fazer todos se sentirem úteis.

Além disso, narrar no universo de algo que eles gostem pode ser bem legal. Se gostarem de Tartarugas Ninjas (o que eu recomendaria Razz ), faz uma força e dá um jeito de narrar no universo de TMNT.




Se eu tivesse de narrar para um grupo de crianças, recomendaria que eles lessem uma comic chamada Mouse Guard (não sei se lançaram em português), que tem um RPG excelente. É uma versão simplificada do Burning Wheel, do Luke Crane (o Mouse Guard também é escrito por ele). Cara, adorei o livro. Compraria com toda a certeza, se tivesse um pouco de dinheiro sobrando Smile

Mas aí não sei se você gosta da comic ou se a garotada daí toparia.
Slash_Z
Slash_Z
Nível 13

Mensagens : 1837
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 35
Localização : Sigil

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por balard Ter 05 Jan 2010, 3:51 pm

Não use nada Indie, nem use nada q eles tenham q criar personagem Very Happy
Personagens prontos, muitos personagens prontos.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Sigfried Ter 05 Jan 2010, 5:27 pm

Mas a criação do personagem é um dos maiores charmes do RPG...
(Estranho como eu não gosto de criar personagens em MMORPGs)
Eu ficava criando varios personagens diferentes pra #d&t, GURPS e recentemente criei um bocado usando pra D&D no Character Builder...

Tem que ver do que as crianças gostam hoje em dia. (Não é Bakugan, é?)
Sigfried
Sigfried
Lord of Butter

Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Allian Ter 05 Jan 2010, 5:40 pm

até onde eu sei, crianças adoram criar personagens. o que elas não gostam é ter que avaliar 50 mil opções mecânicas, equilibrar e etc. o truque é você dar dicas e explicar classes e coisas do tipo por cima. ou mesmo fazer algumas opções mais técnicas por ela. de preferencia nada que ela vai ter que entender. coisas como bônus estáticos do tipo iniciativa aprimorada ou foco em arma resolvem bem esse ponto.

nesse ponto eu acho bom a 4E. não só o character builder é simples o suficiente pra uma criança usar, como a 4E fez com que uma criança tenha que se esforçar pra conseguir fazer um pj ruim. demora um pouco pra explicar o combate (mais por conta da idade, o sistema em si eu acho simples de explicar). ja o roleplay é 100% imaginação + rolagens que o mestre pode gerenciar sem problemas, deixando os jogadores só com a parte do "o que vamos fazer agora?"
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Slash_Z Ter 05 Jan 2010, 6:56 pm

Acho 4e um sistema complicado demais para crianças. Não precisa entrar com o crunch, porque dificilmente vai fazer grande diferença - ao menos se considerarmos RAW.

A criação de personagens do Risus permite boa flexibilidade (ainda mais se o narrador for leniente com os jogadores) - e usa o sistema de clichés. O próprio ato de descrever seu personagem para o narrador já é praticamente a forma como ele é escrito.

E não ouçam o Balard, RPGs indie pwnam Very Happy Mas personagens prontos também são uma boa idéia.
Slash_Z
Slash_Z
Nível 13

Mensagens : 1837
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 35
Localização : Sigil

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Sigfried Ter 05 Jan 2010, 7:04 pm

Perdoe a noobice aqui... O que é um RPG indie?
Sigfried
Sigfried
Lord of Butter

Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Slash_Z Ter 05 Jan 2010, 7:21 pm

Indie é independente. RPGs indie são aqueles feitos com poucos recursos (apesar de muitos serem excelentes), ou seja, fora do escopo das grandes empresas (WotC, White Wolf, Green Ronin etc).

Exemplos são os títulos do site Indie Press Revolution e o último livro de RPG que comprei: Diaspora.
Slash_Z
Slash_Z
Nível 13

Mensagens : 1837
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 35
Localização : Sigil

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Allian Ter 05 Jan 2010, 7:37 pm

Slash_Z escreveu:Acho 4e um sistema complicado demais para crianças. Não precisa entrar com o crunch, porque dificilmente vai fazer grande diferença - ao menos se considerarmos RAW.

não sei porque mais eu sempre vejo as pessoas falando isso e não consigo me convencer que o combate da 4E é difícil de explicar pra iniciantes. ja fiz tanto isso... pra mim o sistema de batalha da 4E é até mais simples por exemplo do que um final fantasy tatics. mesmo assim eu zerei o primeiro FFT com algo tipo 10 anos. com build de monk do kct diga-se de passagem ^^

rpgs indies podem ou não ser bons, depende do proprio sistema. eu gosto de alguns poucos, não opino no resto porque nunca tive a chance de testar.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Göltork Ter 05 Jan 2010, 7:46 pm

Tipo, eu não gosto de 3D&T, mas acho simples o suficiente para ensinar novatos. Depois que eles tiverem entendido o rincipio básico do rpg, mostre pra eles algo "de verdade" como D&D, Vampire, Gurps, etc.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Allian Ter 05 Jan 2010, 7:47 pm

só cuidado com vampire. pense no que essa geração teve de referencia nos últimos 10 anos.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Rikus Ter 05 Jan 2010, 7:56 pm

O Aliboiola quer seduzir garotinhos com RPG??? QUE NOJO"!!!!!
Rikus
Rikus
Nível 4

Mensagens : 506
Data de inscrição : 03/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por balard Ter 05 Jan 2010, 8:02 pm

Qq D&D é bom pra iniciantes. Acontece q não é todo mundo q curte montar o personagem. Costuma dar mais sucesso vc mostrar o jogo, e depois mostrar a construção. Se a galera puder ver alguém jogando antes, ai vc pode pular direto pra construção.

D&D é bom nesse sentido. Pra quem não sabe nada, vc ter classes e algumas opções limitadas ajuda muito, do que ter centenas de pontos pra gastar. Esse é o lado ruim de 3d&T. Eu comecei com o OD&D(junto com um grupo, eu q era o mestre e ninguém jogava). Ensinei pessoas a jogar no AD&D, no D&D 3e, e na 4a. Tirando a 4a, todas as outras eu ensinei um grupo todo do zero. A 4a eu ensinei um grupo todo do zero, mas todo mundo já jogava rpg antes ^^

Se vc achar q seus sobrinhos vão se amarrar na customização, parte pra dentro. Tenta manter simples, talvez só deixando as 4 classes básicas e as 4 raças clássicas disponíveis, só o PHB, vc q escolhe o feat de acordo com a build....
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Slash_Z Ter 05 Jan 2010, 8:12 pm

@Allian: não é apenas o combate. Se você não tirar a criação da ficha (que, mesmo com o Character Builder, pode ser complicada para quem nunca jogou), já tem uma parte relativamente chata (que vai tomar um certo tempo). Tirando isso, a mecânica de 4e, apesar de não ser difícil, é exigente. Eu dificilmente continuaria jogando RPG se tivesse de ficar na masturbação de dados que a 4e requer Razz Mas isso parece ser uma peculiaridade minha - já que a maior parte da galera do tópico acha a 4e um bom RPG para iniciantes.
Slash_Z
Slash_Z
Nível 13

Mensagens : 1837
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 35
Localização : Sigil

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Göltork Ter 05 Jan 2010, 8:14 pm

Da uma olhada no Old Dtagon do Mr.pop.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Allian Ter 05 Jan 2010, 10:29 pm

Slash_Z escreveu:@Allian: não é apenas o combate. Se você não tirar a criação da ficha (que, mesmo com o Character Builder, pode ser complicada para quem nunca jogou), já tem uma parte relativamente chata (que vai tomar um certo tempo). Tirando isso, a mecânica de 4e, apesar de não ser difícil, é exigente. Eu dificilmente continuaria jogando RPG se tivesse de ficar na masturbação de dados que a 4e requer Razz Mas isso parece ser uma peculiaridade minha - já que a maior parte da galera do tópico acha a 4e um bom RPG para iniciantes.

nossa. na minha mesa, e o sigfried pode até confirmar isso, jogada de dado consume bem pouco tempo. pouco mesmo. geralmente a pessoa fla o que quer fazer, se precisar eu peço um teste e pronto. o que mais demora é a galera resolver o que vai fazer quando eu apresendo um corredor. RPG para garotinhos Icon_razz

ja a contrução de fichas reconheço que demorou pra kct. mais tb pq ninguém nunca tinha tempo pra sentar e fazer. quando o povo conseguiu sentar, 20 minutos ja tava as 6 fichas prontas. o sig mesmo eu nem ajudei, ele que pegou o programa e montou em casa. teve o caso do bardo que é meio enrolado pra montar ficha, mais esse ai é enrolado pra tudo ^^

mais voltando ao topico, acho que só da pra ajudar o ali mais que isso se ele conhecer os garotos de ante-mão.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Sigfried Ter 05 Jan 2010, 11:10 pm

O que consome tempo são os jogadores paranoicos super-cautelosos...
"Eu tento sentir a presença de energias malignas na area..."
Pô, isso não existe, e se existe, é perda de tempo, os caras ficam analisando tudo, parece que não querem entrar em batalha.

Mas realmente, não tenho mais conselhos para oferecer, apenas, evite que o grupo trave, indeciso, na aventura. Quebra o ritmo e frustra as pessoas. Aproveite que os jogadores são novos e guie eles pelo caminho do RPG com paciencia.
Sigfried
Sigfried
Lord of Butter

Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar

Ir para o topo Ir para baixo

RPG para garotinhos Empty Re: RPG para garotinhos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos