Masmorras & Dragões
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brave New World

5 participantes

Ir para baixo

Brave New World Empty Brave New World

Mensagem por Göltork Sex 12 Fev 2010, 6:13 pm

Essa é uma ambientação/cenário que me veio à cabeça.

BNW é um cenário que favorece classes primais (e algumas arcanas) em que os personagens vivem em um mundo distante, sem conhecimento de tecnologia avançada, organizados em tribos, vivendo "pacificamente"... até a chegada de desbravadores e colonizadores vindos do outro lado do mar. Muito dessa ambientação tem como inspiração a colonização da América do Norte e de suas tribos indigenas (como os Sioux por exemplo) embora sofra alguma pequena mistura de outros elementos culturais.

Mas antes dos nativos...

Indicios de uma civilização muito civilizada são encontradas nas planicies e florestas do Novo Continente, mas o que houve com tal civilização nem os nativos sabem explicar. Parece que simplesmente desapareceram do dia pra noite sem deixar vestígios, com exceção as ruinas de seus templos, arenas, observatórios estrelares, etc. Ainda estamos jogando D&D e algumas ruínas (subterrâneas talvez) ainda são úteis, interessantes e parte integral do jogo ^^. A Antiga Civilização é baseada nos povos pré-colombianos.

As raças:

Algumas raças se aplicam melhor ao conceito de BNW outras nem tanto.
Abaixo estão listadas as raças com maior contexto dentro do cenário:

- Humanos. A raça dominante.
- Shifters ou Homens-Fera.
- Elfos. Xenófobos vivendo dentro de florestas intocadas. Mestres no arco e protetores da natureza.
- Anões. Reclusos, raros, vivendo sob as montanhas em um estado de barbarismo selvagem.
- Meio-Elfos. Raros como anões, vivendo entre elfos ou humanos sem uma distinção clara.
- Meio-orcs ou os de Sangue Amaldiçoado.
- Orcs.
- Goblins.
- Hobgoblins.
- kobolds.

As classes:


- Qualquer primal. (Exceto Seeker)
- Ranger
- Warlock (exceto demon pact)
- Sorcerer (Storm Sorcerer)
- Fighter

Armas e tecnologia:

A tecnologia conhecida pelos Nativos ainda é muito atrasada em relação ao recem chegados colonizadores. Armas normalmente são feitas de madeira, pedra e ossos, mas isso não muda em nada as regas descritas no PHB. Trata-se apenas de mudança estética. Certas vezes ao explorar ruinas da Antiga Civilização os personagens podem encontrar armas e outos iténs feitos de metal e até mesmo iténs mágicos e artefatos. É recomendado o uso de regras para campanhas com um número menor de iténs mágicos descrtias no PHB II.

Os exploradores possuem armas de fogo.
Trate pitolas leves como bestas de mão, pistolas militares como arcos curtos e rifles como arcos longos. Substituia a ação de recarregar por uma ação mínima. Os exploradores normalmente não utilizam armaduras.

Os deuses, os espiritos e as tribos:

Todos os nativos do Novo Mundo creem em Mashaki (a Lua) e Thanadan (o Sol).
Diversas lendas contam que sempre que Mashaki e Thanadan se encontraram nos céus, um curo periodos de escuridão tomou conta do universo.
Na primeira vez que isso ocorreu, Mashaki deu origem a Iurak Taa, a Terra (vista como uma divindade hemafrodita).
Conforme os anos passaram, Mashaki, Thanadan e Iurak Taa deram origem aos espiritos da criação encarnados e reprentados por diveros animais.

Nos dias atuais, cada tribo venera um espirito além dos deuses maiores. Cada tribo recebe o nome do espirito ao qual venera.

Os principais espiritos e a pricipais raças que os venera são:

- Lobo: Humanos, Meio-elfos e Shifters
- Águia; Elfos e Meio-Elfos
- Corvo: Humanos, Orcs, goblinóides e Meio-Orcs
- Cavalo: Humanos
- Urso: Humanos, orcs, meio-orcs e anões
- Javali: Humanos e Anões
- Serpente: Humanos, Goblinóides e Kobolds
- Pantera: Humanos e Shifters

Embora a crença seja a mesma os pontos de vista mudam de acordo com diversos fatores como a raça por exemplo e conflitos entre tribos cuja a crença é a mesma são comuns, o que leva a existirem diversas tribos do lobo por exemplo, sendo elas normalmente diferenciadas por um adjetivo (normalmente uma cor).
Um exemplo disso poderia ser uma tribo de orcs e humanos venerando o Espírito do Corvo.
O Corvo é um aspecto da Morte. Enquanto humanos poderiam temer ou mesmo venerar os mortos, os orcs poderiam crer que devem espalhar a morte por onde passarem. Para se diferenciarem, os humanos poderiam ser membros da Tribo do Corvo Alvo enquanto os Orcs poderiam ser membros da Tribo do Corvo Negro.
==========================

Bom, era isso. Uma idéia ainda bruta.

Se eu tivesse que resumir tudo diria que "Em BNW os personagens tem de lidar com os colonizadores, conflitos entre tribos, espiritos primordiais e segredos antigos."
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Brave New World Empty Re: Brave New World

Mensagem por Jerry12345 Sex 12 Fev 2010, 9:34 pm

Bom cenário, poderia ser usado até sem os colonisadores.
Jerry12345
Jerry12345
Nível 24

Mensagens : 3463
Data de inscrição : 16/10/2009
Idade : 28
Localização : RJ-Rio de Janeiro/Ilha do Governador

Ir para o topo Ir para baixo

Brave New World Empty Re: Brave New World

Mensagem por balard Sex 12 Fev 2010, 9:58 pm

Premissa muito legal, acho importante nesse caso diferenciar bastante as 3 culturas base(nativos, desaparecidos e colonizadores), e diferenças menores entre as tribos e países.

Eu pensaria em que raças existem no continente dos colonizadores. Seria legal se fossem 100% ou quase 100% diferentes. Pra reforçar, eu evitaria raças de mitos europeus, como anões, elfos, orcs e tal. Vc pode usar goliaths, gnolls, e coisas do tipo. Talvez deixar um link legal, apesar de ter elfos e orcs seram nativos do continente colonizador, meio-orcs e meio-elfos são nativos.

As classes tão legais, mas eu tiraria o warlock 100%, e deixaria ou nenhuma ou todas as classes marciais.

A tecnologia pode ser um ponto importante. Uma opção é vc deixar as armas a distância dos colonizadores muito superiores. Arcos causam 1 a 2 dados a menos de dano, enquanto as armas de fogo tem as estatisticas dos arcos normais. E deixaria eles de armadura, provavelmente leves. O Seeker pode ser reapaginado pra arcano, pra dar mais enfase.

Legal os espíritos, mas não vejo problema de deixar a Terra como mulher. O Espírito mãe é bem difundido em várias culturas.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Brave New World Empty Re: Brave New World

Mensagem por Gun Hazard Sáb 13 Fev 2010, 8:17 am

Me lembrou Khalamar...

Eu jogaria e acharia legal.

Topa Fazer um Mini Cenário?

PS: Eu não descartaria os Arcanos como Warlock, Feiticeiros, e Magos, Eles poderia ser um 4º Grupo distante de Humanos Evitados por todos por seus Pactos Demoniacos e Necromancia. Como os algumas tradições primitivas que tinham tais grupos.
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Brave New World Empty Re: Brave New World

Mensagem por Göltork Sáb 13 Fev 2010, 1:20 pm

@Gun, criar um mini cenário seria legal, mas a idéia morreria no meio, por isso a intenção principal era apenas deixar registrado aqui essa premissa, deixndo a cargo do mestre desenvolver a fundo seu próprio "Novo Mundo" seguindo essa guideline que eu descrevi.

Por exemplo, no seu "Novo Mundo" warlocks existem. No do Balard não.
Ao meu ver warlocks se encaixam com facilidade nesse mundo, especialmente os com Pacto dos Vestigios.

@balard, você pode mudar apenas os nomes das raças para se adequarem ao que você deseja. Se você quiser chamar um Goblin de "Phurush" você pode. O que se mantem são as estatisticas raciais.

Na minha concepção inicial, o Velho Mundo já não conhece essas raças tipicamente inspiradas na cultura nórdica. Elas sumiram há muitos anos atrás e quanto mais os homens começavam a crer que eram apenas lendas, mais elas desapareciam.

Visto desse ponto de vista, a diferença entre um orc e um humano não chega a ser uma caracteristica realmente marcante, pois para os colonizadores eles são apenas "um bando de barbaros selvagens cheios de hábitos rudes e cruéis".

@Jerry que bom que você curtiu.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Brave New World Empty Re: Brave New World

Mensagem por Gun Hazard Dom 14 Fev 2010, 9:59 am

Gol um mini-cenário pode ter sim as coisas como voce acha legal, pois elas podem servir de idéias, e daí se o mestre quiser mudar ele muda. Pior é ele não ter idéia nenhuma pois a descrição é muito vaga.


Para mim, "+" é melhor que "-" ...


Um Mini Cenário consome só umas 15 - 20 páginas e influencia muito mais do que uma Excelente idéia em um tópico, mas pouco desenvolvida e atrativa.


PS: Quer juntar mais gente e fazer o Mini-Cenário?
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Brave New World Empty Re: Brave New World

Mensagem por Zanard Dom 14 Fev 2010, 10:25 am

Ow, gostei muito desse cenário. As classes foram bem escolhidas.
E seria fácil fazer algumas modificações para que os PJs fizessem parte do grupo de colonizadores, se desse na telha.

A idéia do Gun de fazer o Mini-Cenário está apoiada.
Zanard
Zanard
Nível 30

Mensagens : 5249
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 28
Localização : Mais perto de você do que você imagina.

Ir para o topo Ir para baixo

Brave New World Empty Re: Brave New World

Mensagem por Göltork Dom 14 Fev 2010, 1:57 pm

Seria legal criar algo assim, mas a partir da próxima semana eu volto a estudar e meu tempo vai ficar curto pra caramba.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Brave New World Empty Re: Brave New World

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos