Masmorras & Dragões
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

4E PbF

+4
NickNunes
balard
nunocorreia
Göltork
8 participantes

Ir para baixo

4E PbF Empty 4E PbF

Mensagem por Göltork Seg 08 Mar 2010, 8:53 pm

Todo mundo já sabe que narrar D&D via fórum é complicado. Na 4E os combates se tornam ainda mais dificeis.
Várias vezes eu já desisti de narrar uma mesa com premissa interessante devido a isso.

Eu queria saber que sugestões vocês dão pra rolar uma mesa PbF como programas, mapas, etc.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por nunocorreia Ter 09 Mar 2010, 3:50 pm

Gol, qual seria a tua ideia?

Narrar qualquer combate, mesmo usando programas, quer seja 3,5 ou 4ed, tem muita poluição visual... Montes de rolagem de dados.

Ferramentas, vc tem as rptools.net, tem rolador de dados, criação de mapas, tokens, varias coisas... Era isso que questionava?
nunocorreia
nunocorreia
Nível 8

Mensagens : 1130
Data de inscrição : 25/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por Göltork Ter 09 Mar 2010, 4:37 pm

Na verdade eu queria saber como narrar os combates da 4E num fórum sem precisar ficar dias, semanas ou até meses até que UM ÚNICO combate termine.

Eu gostaria de narrar algumas mesas por fórum, mas quando penso nisso desanimo na hora. Estava pensando em usar um sistema mais rápido, fácil e mais simplista.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por nunocorreia Ter 09 Mar 2010, 4:41 pm

Se todos os jogadores confiarem, seria o mestre a rolar todos os dados... pelo menos uma rodada seria rapida..

mas depois ficaria dias á espera que jogador x ou y decida o que iria fazer no round 2... complexo isso

PBF é muito complicado mesmo...
nunocorreia
nunocorreia
Nível 8

Mensagens : 1130
Data de inscrição : 25/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por balard Ter 09 Mar 2010, 4:53 pm

O problema q o combate da 4a edição foi feito para durar 5-10 rodads, em média 8 rodadas. Mesmo q vc use os truques de reduzir o tempo do combate(aumentar o dano e diminuir a vida dos montros), não ia resolve muito.

Uma solução é ignorar iniciativa. Os jogadores agem num turno, na ordem que quiserem, e os monstros agem no outro. Outra opção é dar um tempo X(12, 24, 40 horas) para os jogadores agirem Y vezes(y=número de jogadores). Os primeiros que postarem tem suas ações resolvidas, incluindo um jogador pode agir Y vezes sozinho, se o resto tiver ausente.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por Göltork Ter 09 Mar 2010, 4:55 pm

@Nuno: o problema de rolar todos os dados pelo jgador é que isso costuma ser frustrante para o mesmo. Nesse caso quando um combate se inicia, o PC vira NPC e o jogador perde o controle sobre o mesmo.

@Balard: iniciativa de acordo com quem postar primeiro pode ser uma boa, mas nem todo mundo gosta.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por NickNunes Ter 09 Mar 2010, 5:02 pm

Pois é... Na mesa do Göl iam adotar esse sistema, desistiram depois de ver que eu tinha iniciativa divina
NickNunes
NickNunes
Nível 30

Mensagens : 4211
Data de inscrição : 05/08/2009
Idade : 32
Localização : Por ai

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por nunocorreia Ter 09 Mar 2010, 5:04 pm

@ balard: como jogador, nao gostaria de perder meu turno... No caso de ser DM, bem, talvez fosse interessante castigar os menos activos sim...

@Gol, entao na mesma ordem de pensamentos, seria cruel para um PJ perder a vez ou lançar dados... entao fica dificil apressar o combate..
E se por exemplo um jogador rolar logo as acções que tomaria num turno ou em 2 turnos?

@nick: kkkkkkkkkk
nunocorreia
nunocorreia
Nível 8

Mensagens : 1130
Data de inscrição : 25/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por Allian Ter 09 Mar 2010, 5:07 pm

cara, infelismente não tem muito onde correr. se você jogar na visa real, por skype, até msn o jogo rola rapido. mais por fórum não existe uma hora marcada, então pode ser que só tenha um post de cada por dia ou até menos. mesmo que você optmize a iniciativa pra aproveitar ao maximo, a velocidade da sua mesa vai ser sempre igual ou menor a velocidade do cara que menos posta.

se vc desanima com isso, junta uma galera aqui do fórum, marca um dia da semana e joga via skype! eu to fazendo isso toda terça a noite e funciona bem.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por balard Ter 09 Mar 2010, 5:07 pm

@Nuno, isso é uma idéia. Vc pdoe muito bem estabelecer um limite de tempo pra postagem, entre os próprios jogadores. Acho q é mais importante os que estão presentes jogarem que os que estão ausentes perderem o turno.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por nunocorreia Ter 09 Mar 2010, 5:11 pm

balard escreveu:@Nuno, isso é uma idéia. Vc pdoe muito bem estabelecer um limite de tempo pra postagem, entre os próprios jogadores. Acho q é mais importante os que estão presentes jogarem que os que estão ausentes perderem o turno.

Sim, claro. Afinal, se tiver um jogador atrasando, os restantes acabam se frustrando com isso.. Mas por isso mesmo deve existir um compromisso antes de iniciar mesa em PBF.
Se todos concordam postar 2 ou 3x por dia, deverão tentar manter esse ritmo.

agora, 1 post por dia fica muito dificil completar sequer uma aventura bem basica...
nunocorreia
nunocorreia
Nível 8

Mensagens : 1130
Data de inscrição : 25/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por nunocorreia Ter 09 Mar 2010, 5:15 pm

Allian escreveu:

se vc desanima com isso, junta uma galera aqui do fórum, marca um dia da semana e joga via skype! eu to fazendo isso toda terça a noite e funciona bem.

É, eu tambem usei isso durante um tempo.. usava fantasy grounds.
Uma vez que nao tenho ninguem na minha cidade que jogue D&D, esse é o recurso que tenho.. ou sujeitar-me ao ritmo de PBF..
nunocorreia
nunocorreia
Nível 8

Mensagens : 1130
Data de inscrição : 25/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por Zanard Ter 09 Mar 2010, 5:34 pm

Não é difícil arrumar pessoas para jogar por Skype, ou outros. E resolve maior parte dos problemas, tirando as rolagens. Como vocês fazem?
Zanard
Zanard
Nível 30

Mensagens : 5249
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 28
Localização : Mais perto de você do que você imagina.

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por Allian Ter 09 Mar 2010, 5:41 pm

Zanard escreveu:Não é difícil arrumar pessoas para jogar por Skype, ou outros. E resolve maior parte dos problemas, tirando as rolagens. Como vocês fazem?

tem um programa chamado maptools que eu uso. tem mapa, rolador de dados, macros, tokens, marcador de hp e status negativos, tudo. da até pra customizar uma ficha integrada da 4E se vc tiver paciencia de ir criando os campos.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por kimble Ter 09 Mar 2010, 6:06 pm

Em vez de perder o turno, porque não uma manobra qualquer pré-definida? Como entrar em defesa total, aid another no personagem mais próximo, etc.?

Tem sites na internet que fazem jogadas de dados e disponibilizam o resultado por e-mail. Seria uma opção. O jogador ia lá, mandava o site rolar N vezes o d20 e enviar pro mestre os resultados.

Mas provavelmente o melhor nesse caso seria o próprio mestre rolar e os jogadores terem confiança nele.
avatar
kimble
Nível 2

Mensagens : 225
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por Göltork Ter 09 Mar 2010, 6:18 pm

Pensei em criar uma lista gigante de rolagens de d20.
Sempre que fosse preciso o dm consultaria a sua lista... mas é uma idéia meio "bláh".
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por Templario Ter 09 Mar 2010, 7:12 pm

cara, é característica inata de um pbf a demora. isso depende muito dos players e do mestre em relação à frequência de posts.

no fórum antigo (2006) cheguei a jogar 1 semestre inteiro numa campanha onde os posts eram diários - ou mesmo 3/dia de cada integrante.

em outra, de um sistema de heróis da marvel, estamos jogando desde 2007 e as cenas demoram até uma semana... entretanto, não há rolagens de dados, então facilita.

o jeito é: TODOS os envolvidos terem frequência X e não diminuir; em relação a imprevistos adiante, avisar; aos no momento... acontece.

e a ideia de determinar tempo Y para a próxima cena é boa, porque os jogadores (e o mestre) tentarão respeitá-lo sempre que possível. Se o cara não pôde postar até o tempo Y, o mestre faz algo por ele (ou dá ações lol, como atirar flechas em esqueletos). Se isso repertir-se com frequência, deverá substituir o player por alguém com mais tempo.
Templario
Templario
Nível 2

Mensagens : 166
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 39
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

4E PbF Empty Re: 4E PbF

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos