Old School
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Dicas para os Jogadores
1) Pense Taticamente- Veja a área inteira que foi mapeada como o campo de batalha; não planeje atacar
monstros numa única sala. Eles podem tentar flanquear você através dos corredores. Pense onde o grupo
pode recuar para uma posição defensiva segura.
2) Pense Furtivamente- Patrulhe à frente, e tente evitar monstros errantes que não carregam muito tesouro. Você esta na dungeon para encontrar covis cheios de tesouros. Tentar matar todo monstro que você
encontrar irá enfraquecer o grupo antes de chegar nos monstros com mais riquezas.
3) Pense Cautelosamente- Não presuma que você possa derrotar qualquer monstro que encontrar.
4) Migalhas de Pão!- Tenha algum tipo de mapa, mesmo que apenas um rascunho. Se ficar perdido, pode
acabar num sério problema – especialmente numa dungeon onde jogadas de monstros errantes são
freqüentes.
5) Pense Curiosamente- Faça muitas perguntas sobre o que você vê. Olhe pra cima. Pergunte sobre
trabalhos em pedra incomuns. Teste o chão antes de pisar.
6) Pense Magicamente- Proteja o mago. Ele é seu “ataque em massa”.
7) Pense em Números- Contrate algumas “buchas de canhão”. Não deixe que as buchas lhe vejam como
uma fonte fraca de tesouros.
8) Pense Sobre Poder de Fogo- Lanças normalmente podem alcançar além de sua primeira fileira de
guerreiros, então uma falange de empregados funciona bem.
9) Pergunte a todos- Fale com o cara grisalho de um braço na taverna antes de cada incursão; ele pode ter lembrado repentinamente de mais detalhes sobre a área.
Quatro Momentos Zen do Jogo Old School
Primeiro Momento Zen: Avalie, Não Arbitre- Os jogadores podem descrever qualquer ação sem precisar
olhar para a ficha de personagem para ver se “podem” fazê-la. O Mestre, por sua vez, usa o senso comum
para decidir o que acontece ou joga um dado se ele acha que existem alguns elementos aleatórios
envolvidos, e então o jogo continua.
Segundo Momento Zen: Perícia do Jogador, Não do Personagem- O D&D Original e o Swords & Wizardry,
por exemplo, são jogos de perícias em poucas áreas, quando jogos modernos apenas dependem da ficha de
personagem. No jogo old school, vocês está sempre fazendo perguntas, falando ao Mestre exatamente onde
seu personagem esta olhando e experimentando. Jogadas de dado são muito menos freqüentes do que em
jogos modernos. Você não tem perícias e jogadas de dado para tudo que quer fazer. Você tem que dizer ao Mestre onde está procurando por armadilhas e que botões está apertando. Você tem que contar ao Mestre a lorota que esta tentando passar no guarda da cidade.
Terceiro Momento Zen: Herói, não Super Herói- Jogos no estilo old school tem uma “escala humana” e não
uma escala de “super heróica”. No primeiro nível, os aventureiros são um pouco mais capazes do que uma
pessoa comum. Eles vivem pela astúcia. Para fazer uma analogia com os quadrinhos, os personagens não
se tornam o Super-Homem; eles se tornam o Batman. E eles não começam como Batman – Batman é o
ápice. O jogo old school é sobre o triunfo do cara pequenino em herói épico, não o desenvolvimento de um
herói épico em um ser sobre-humano.
Quarto Momento Zen: Esqueça “Equilíbrio de Jogo”- A campanha old school é um mundo de fantasia, com
toso os seus riscos, contradições e surpresas: na é um “sistema de jogo” que de alguma forma sempre
produz desafios de proporções iguais ao nível de experiência do grupo. É mais como uma história com
dados: os jogadores descrevem suas ações, o Mestre descreve os resultados, e a história dos personagens,
épica ou desastrosa, cresce dos esforços combinados de jogadores e Mestre. O Mestre ficará tão surpreso
com os resultados quanto os jogadores ficarão. Assim como os jogadores não têm o direito de dependerem
de uma regra no livro, o Mestre não tem o direito de dizer ao jogador o que seu personagem decide fazer.
Esta é uma decisão do jogador (a menos que exista alguma magia envolvida).
E o Momento Zen final e mais importante: Jogue e Divirta-se!
FONTE: Texto traduzido por Rafael Beltrame do original de Michael “Chgowiz” S., com autorização.
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Esse é um texto que, na minha leiga opinião, reflete bem o que seria o gostinho 'Old School' que eu tentarei passar para a mesa. Mas, assim como vocês (ou a maioria, acredito eu), eu também não sou da época de ouro do RPG, e por isso, por mais que me esforce, não sei se vou conseguir projetar com 100% de exatidão as técnicas do jogo antigo. De qualquer forma, o importante é nos divertirmos.
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