Masmorras & Dragões
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

+3
Sigfried
balard
Gun Hazard
7 participantes

Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por Gun Hazard Qui 27 maio 2010, 2:23 pm

Sei lá estamos tão sem assunto que sinto falta de temas relacionados a RPG.

Minha pergunta é falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Por exemplo, estes dias conversando com o Balard cheguei a conclusão que falta algum jogo de RPG bom para tiroteios.

O melhorzinho que conheço para isso é o GURPS, o D20 Modern deixa a desejar, o CP2020 quando fala de rajadas e Armaduras ferra tudo, o Savage World também, não consegue o efeito desejado, daqueles tiroteios mortais a lá John Woo ou mesmo o realismo de um tiroteio real.
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por balard Qui 27 maio 2010, 2:31 pm

Já q eu tava na conversa, eu reitero. Nunca vi um sistema de tiroteio que consiga se emocionante. E olha que já pesquisei especificamente rpgs modernos, de guerra e de faroeste.

Um que vc tenha a sensação que existem várias balas zunindo a sua volta, que o tiro seja mortal, q cada miléssimo de segundo seja precioso, que recarregar sua arma seja uma preocupação demorada(quantos tiros vc dá no tempo que substitui um pente?), que vc seja capaz de procurar abrigo e continuar ofensivo.

Ou seja, que lembre uma cena do John Woo Very Happy É engraçado, pq eu conheço vários sistemas diferentes para combate corpo a corpo q eu acho muito bons, que passam a emoção que tentam passar(do combate tático de grupo do D&D a velocidade mortal do L5R), mas pra combates a distância nunca achei nada q não parecesse ter saído de uma extrapolarão das regras de combate corpo a corpo.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por Sigfried Qui 27 maio 2010, 2:39 pm

Seria porque tiroteios mortais, apesar de incrivelmente dramaticos e possivelmente épicos, matam rapido demais?
Normalmente, você não leva tiro no peito mais de uma vez... Errar significaria morrer.
Sigfried
Sigfried
Lord of Butter

Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por balard Qui 27 maio 2010, 2:44 pm

E tomas uma espadada, machadada de um ogre, mordida de um dragão, o corte de um sabre de luz, até cair na lava também são.

Nada disso te mata instantaneamente(tirando lava no D&D 4e Very Happy) em nenhum rpg q exista por ai.

E existem sistemas mortais, e sistemas heróicos.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por Sigfried Qui 27 maio 2010, 2:48 pm

Mas um tiroiteio onde levar bala não mata direto, não cria a mesma tensão que um tiroteio deveria criar, correto?

Mas o que eu não consigo imaginar e a dinamica/ação da batalha...
Como simular 15 projeteis voando em uma direção e um personagem tentando desviar deles em quetsão de segudos/milesimos?
Sigfried
Sigfried
Lord of Butter

Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por Göltork Qui 27 maio 2010, 3:08 pm

Já viram aquela ambientação de faroeste para o Opera RPG?
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por Gun Hazard Qui 27 maio 2010, 3:40 pm

O do CP2020 é bacana no sentido de ser muito violento.

Mas sem dúvida o mais realista é o GURPS ao pé da letra, pois aí sim você gasta 1 a 3 rodadas (1 Segundo a rodada), para recarregar enquanto isso o seu inimigo dá 3 Rajadas em cima de você.

Mesmo assim sinto falta de um bom tiroteio e um bom jogo de pós-apocalipse, um bom de fantasia futurista que não seja starwars ou japonês.
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por balard Qui 27 maio 2010, 3:57 pm

Sinto as mesmas faltas do gun. Mas acho q no caso do futurista ou apocaliptico, nada fez sucesso. Já tiveram vários rpgs nessas ambientações, e sempre caem por terra.

Pelo menos vc sempre pode converter SW e Gamma World pra qq outro cenário futurista/pós-apocaliptico sem problemas. Quero muito ver como vai sair o Gamma World 4. Tomara q os caras da wizards dêem a loca com o sistema da 4a Edição.

@Gol, Opera é MUITO ruim. Pelo menos pra mim. Acho q é uma das piores coisas q eu já li, só perde pra Tagmar 2 ^^
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por Göltork Qui 27 maio 2010, 5:38 pm

Eu tenho um livro aqui de Opera, mas não lembro o nome. é algo como 1804.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por Zanard Qui 27 maio 2010, 5:56 pm

Não acho que seria muito possível simular um tiroteio no estilo que vocês querem assim fácil, num RPG.
Pode até ser possível, mas.. Sei lá, en não consigo imaginar alguma coisa assim...
Zanard
Zanard
Nível 30

Mensagens : 5249
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 28
Localização : Mais perto de você do que você imagina.

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por Göltork Qui 27 maio 2010, 6:24 pm

Saque uma carta o mais rápido que puder, compare o número e o nipe. Que tal?
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por Allian Qui 27 maio 2010, 7:07 pm

o mais perto que eu cheguei foi o Reinos de ferro feito em cima do sistema D20. ele tem varias regras para armas de fogo, munição, pistoleiros e mesmo duelos de pistola.

fora esse, nunca joguei um bom [2]
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por balard Qui 27 maio 2010, 9:52 pm

Dá pra fazer uma coisa assim no d20, mas eu queria ver um sistema feito do chão que priorizasse tiroteios.

Eu tava vendo também regras pra armas de fogo na 4a Edição. FIca legal. Vou botar no blog depois ^^
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por Gun Hazard Sex 28 maio 2010, 7:27 am

Tiroteios like-D20.

Os melhores são o StarWars SAGA e o Judge Dread D20. O D20 Modern é sofrivel com danos de rajadas e Tiro-Rápido, a coisa ficou MUITO melhor explicada no SAGA, onde deu para cair a ficha melhor do meta-jogo embutido nas regras. Sem contar que os PVs no D20 Modern Poderiam fazer o John McCain parecer um hemofilico franzino.

Gamma World é jogo com ambientação dos filmes pós-apocalipse que meu pai via nos anos 70.

Muito fora de contexto.

A Ambientação mais bacana que já ví foi a do Fallout.
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por kimble Sex 28 maio 2010, 9:02 am

Não tanto de tiroteio, mas só uma idéia para um sistema que funcione melhor para tiroteios.
Exalted possui um sistema heróico em que combates (seja corpo-a-corpo ou à distância) são comuns. Os combates podem ser longos e os personagens trocam muitos golpes.

A diferença para D&D é que, em vez de tomar os golpes no peito, os personagens gastam 'mana' para bloquear/esquivar esses golpes. A diferença de Gurps e cia. é que em vez de ter combates rápidos, esse sistema faz com que os jogadores tenham que ficar pensando estrategicamente como usar seu 'mana' pra não esgotarem (porque se esgotar, você morre com um ou dois golpes) e muitos golpes são trocados antes que alguém caia.

Os combates eram empolgantes (o sistema incentiva a interpretação deles com bônus em dados), duravam e rendiam umas boas cenas. Só que combate corpo-a-corpo costumava ser melhor que o à distância porque os jogadores tem mais facilidade de imaginar variações de golpes com espadas/etc. do que arcos/etc.
avatar
kimble
Nível 2

Mensagens : 225
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por balard Sex 28 maio 2010, 9:36 am

Exalted é razoável, mas peca justamente por ter um turno longo, e ser focado no melee mesmo.

O gamma world é alterável em termos de ambientação facilmente. A própria literatura do jogo é bem esquizofrênica em relação ao jogo ser sério ou ser comédia.

Mas fallout é muito bom mesmo. To baxando pra relembrar Smile
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por Gun Hazard Sex 28 maio 2010, 12:26 pm

Kimble acho que o problema são meus jogadores então, nosso sistema de jogo tá muito resumido (no D20) a "eu colo na cara a fico lá até acabarem os PVs dele ou os meus".

Dar ponto heróico, bônus no teste de acordo com a interpretação da cena, mudar para True20, nada tem dado muito resultado.

O único que rola 100% é o Gurps, pois eles se interessam pouco pelo sistema então aceitam o que dou por resultado ou complicação e reajem bolando planos, extratégias e cagando prás regras.

O CP2020 eles gostaram, mas eu me ferrava na hora das rajadas e armaduras, Sem contar que se você tem uma Armadura fodona, somente os fuzir pesados e anti-tanques te incomodam... Daí acaba a graça do uso das pistolas.

Tentei passar para eles o True20 para velho oeste. fiz as regras para tiros rápidos, espingardas de dois canos, sequências de tiros (six-shoots). Mas infelizmente foi para o Kléééébbbeeerrr, mestrar.
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por balard Sex 28 maio 2010, 12:36 pm

Posta essas regras gun.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por Gun Hazard Sex 28 maio 2010, 2:32 pm

Se eu não tiver rasgado de raiva no final da aventura acho que consigo postar...
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Falta alguma coisa no Mercado do RPG? Empty Re: Falta alguma coisa no Mercado do RPG?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos