Masmorras & Dragões
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida AD&D - Especialização em armas

+2
Slash_Z
Rikus
6 participantes

Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por Rikus Sáb 10 Out 2009, 10:39 pm

O caso é o seguinte:

Se eu for humano e fighter. Peguei especialização em arma no primeiro nível então comecei a avançar como paladino (que é um warrior), até eu atingir o segundo nível, já como paladino, eu volto a ter os poderes de fighter que eu tinha. Na regra diz que a cada no sexto lvl de warrior os meus reajustes devido a especialização aumentam. Então acho que como paladino é um warrior a especialização melhorava. A minha interpretação está correta?
Rikus
Rikus
Nível 4

Mensagens : 506
Data de inscrição : 03/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por Slash_Z Sáb 10 Out 2009, 11:05 pm

Acho que não, meu caro; apesar de não estar 100% certo. Se eu me lembro corretamente, apenas o Fighter podia pegar Weapon Specialization - nem mesmo Rangers ou Paladins poderiam fazê-lo. Então, na minha interpretação, apenas níveis de Fighter contariam para termos de reajustes na especialização.

Admito que isto é minha interpretação - baseada na regra. Então acho melhor esperar por outras opiniões.

Na classe Paladin:

He does not gain the benefits of weapon specialization (if this is used) since he did not select this for his character at the start.

Na pág. 27 daquele livro que te passei.
Slash_Z
Slash_Z
Nível 13

Mensagens : 1837
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 35
Localização : Sigil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por Rikus Sáb 10 Out 2009, 11:11 pm

Então, mas o meu char é um fighter no início. E outra na descrição da perícia no livro em inglês q VC me mandou é que o aumento da especialização é a cada 6 níveis de warrior, ou seja, fighter, paladin e ranger!
Rikus
Rikus
Nível 4

Mensagens : 506
Data de inscrição : 03/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por Ali Bolala Sáb 10 Out 2009, 11:25 pm

vc ta certo rikus o nivel de paladino conta para efeito de melhorar a tabela e ganhar mais ataques por rodadas o warrior a que vcs se referem seria homens de armas na versao traduzinda,se for vc esta
certo no caso como vc começou de figther(guerreiro)vc tem direito a se beneficiar da especializaçao
Ali Bolala
Ali Bolala
Nível 10

Mensagens : 1416
Data de inscrição : 24/08/2009
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por Slash_Z Sáb 10 Out 2009, 11:50 pm

Tem certeza, Ali? Porque ele não fala apenas em melhorar a tabela, mas em ajudar no nível da Weapon Specialization.

Dá uma olhada na pág. 52, Rikus. Na parte superior, na coluna da direita. Ainda na seção "Weapon Specialization":

Weapon specialization is an optional rule that enables a fighter (only) to choose a single weapon and specialize in its use.

No último parágrafo da seção:

The specialization requires a single-minded dedication and training. Thus, multi-class characters cannot use weapon specialization; it is available only to single-class fighters.
Slash_Z
Slash_Z
Nível 13

Mensagens : 1837
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 35
Localização : Sigil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por balard Dom 11 Out 2009, 12:20 am

Vc quer surrupiar o ÚNICO bonus do fighter da Segundona??
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por Gun Hazard Seg 12 Out 2009, 9:33 am

House-Hules sempre existiram prá isso, eu mesmo deixava outras classes terem especialização, mas gastavam 2 pontos de pericia com armas prá isso...

Agora me diz seu Guerreiro tinha Car 17, For 17, Sab 17 para poder virar classe dupla de Paladino?
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por Rikus Seg 12 Out 2009, 1:14 pm

Slash, o humano não pode ser multi class. Ela um dual, logo ele poderia fazer isto sim. ^^
Rikus
Rikus
Nível 4

Mensagens : 506
Data de inscrição : 03/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por Gun Hazard Ter 13 Out 2009, 12:00 pm

Poderia se tivesse os Quilos de atributos prá fazer isso, mas AD&D atributos altos são bem mais raros...
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por balard Ter 13 Out 2009, 12:07 pm

Depende de pra quem vc pergunta. Assim como o método "não-oficial" de distribuir 80 pontos na terceira edição era mais comum q deveria, na Segunda tinha o famoso "rola 4d6 seis vezes, soma tudo e distribui como quiser".
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por Gun Hazard Ter 13 Out 2009, 12:29 pm

balard escreveu:Depende de pra quem vc pergunta. Assim como o método "não-oficial" de distribuir 80 pontos na terceira edição era mais comum q deveria, na Segunda tinha o famoso "rola 4d6 seis vezes, soma tudo e distribui como quiser".

Só não riu disso porque já ví as duas imbecilidades...

Uma vez disse pro jogador:

"Joga 4d6 Tira o menor e distribui na ordem que quizer, repete isso 6 vezes" (Metodo 4d6 tira o menor)

Ele

"Jogou 4d6, rolou novamente o menor valor, 6 vezes. somou tudo e distribuiu como quiz"
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por balard Ter 13 Out 2009, 12:34 pm

Esse somar tudo e distribuir era quase o padrão informal. Justamente pq vc precisava ter vários atributos em valores específicos pra certas classes. Esse método garantia q vc pudesse jogar com as classes complicadas.

Eu usei ele na minha última campanha de AD&D. Um dos jogadores( q joga comigo até hoje), esqueceu de botar pontos no carisma ^^ Ficou com uma ficha FODA, ai lá pela 3a sessão: "Testa Carisma ai." "Carisma? Que carisma? Você não disse nada sobre isso!"
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por Rikus Ter 13 Out 2009, 1:16 pm

Bem pessoal, to levantando esta bola pq finalmente consegui os livros de AD&D (Boa Slash!) e estou pensando em retomar o projeto da campanha da arena em Dark Sun, para quem tem boa memória, levantei a bola lá no silicon, mas apesar de mto apoio, não conhecia suficientemente AD&D para administrar a campanha. O Nick teve álgumas idéias parecidas na arena dele. Sacaram???
Rikus
Rikus
Nível 4

Mensagens : 506
Data de inscrição : 03/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por KANIN DRAGON Ter 13 Out 2009, 1:34 pm

O bichona, no AD&D é assim, vc não acumula os bõnus da sua classe secundária se vc não tiver level o suficiente: ex.

Vc é um fighter lvl 1 e vira dual class de paladino. Vc vai poder se especializar como um fighter lvl 1 apenas. Não poderá evoluir mais que isso. (investir mais pontos).......

E lembrando que você congela as habilidades de classe até que seu nível na nova classe seja maior que o da primeira.... logo, no exemplo acima vc só se valeria da especialização quando for um palada lvl 2.

Outro caso do dual-class, é que vc nunca mais poderá evoluir a classe que vc desistiu, no caso fighter. E que pra ser dualclass vc precisa ter o atributo da sua classe inicial 17 ou mais e ter o atributo da sua nova classe tbm 17 ou mais. No caso do palada ficaria difícil se não me engano ele precisa de força, constituição, sabedoria e carisma 17.....

Bem, isso é o que me lembro de cabeça e com base no que jogo em Baldur's gate 1 e 2.
KANIN DRAGON
KANIN DRAGON
Nível 4

Mensagens : 519
Data de inscrição : 24/08/2009
Localização : Sigil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por KANIN DRAGON Ter 13 Out 2009, 1:37 pm

Se você quer que seu palada tenha habilidades de especialização de level mais alto, vc vai ter que pegar mais níveis de fioghter antes de virar dual class. e jogar sem essas habilidades até seu lvl de palada superar o de fighter........

No baldurs gate eu faço isso... eu troco a XP dos lveis mais altos de algumas classes por alguns níveis de outras (afinal muitas classes não ganahm nada depois do level 9 ou 10) por exemplo meu persongem atual no BG 2, um humano, kensai 12 Ladino 16 (dual class evoluindo ladino) MUITO ROUBADO!!!
KANIN DRAGON
KANIN DRAGON
Nível 4

Mensagens : 519
Data de inscrição : 24/08/2009
Localização : Sigil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por balard Ter 13 Out 2009, 1:42 pm

Povo sempre exagera, o único atributo q o palada precisava 17 era o carisma. O resto ele precisava de valores mínimo, só que mais modestos. Acho q era força 15, Con 12, Sab 14
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por Slash_Z Ter 13 Out 2009, 1:52 pm

Str 12, Con 9, Wis 13 e Cha 17. Até peguei o livro ali na estante para conferir Dúvida AD&D - Especialização em armas Icon_smile
Slash_Z
Slash_Z
Nível 13

Mensagens : 1837
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 35
Localização : Sigil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por Rikus Ter 13 Out 2009, 5:23 pm

Kaniço, vc está errado, pq vc só paga pela especialização para pegar, não paga para evoluir. Ou seja, pode pegar no primeiro nível de fighter, para efeitos de melhoria na espcialização (o que não requer mais pontos), é deivido level de warrior (ou seja, fighter, ranger, paladin).

Balard, qualquer char dual class, precisa de 15 no atributo principal da classe atual e 17 nos atributos pronicpais da nova classe!
Rikus
Rikus
Nível 4

Mensagens : 506
Data de inscrição : 03/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por KANIN DRAGON Ter 13 Out 2009, 9:03 pm

Por isso que o Fighter que virar palada vai ter que ter um porroeiro de 17s....................

Ei, Rikus, pelo menos no baldur's gate vc pode colocar masi pontos nas especializações...... Pode até investir 5 pts numa única arma ou estilo.....
KANIN DRAGON
KANIN DRAGON
Nível 4

Mensagens : 519
Data de inscrição : 24/08/2009
Localização : Sigil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por Rikus Ter 13 Out 2009, 10:46 pm

No AD&D não. Vc gasta 1 e ele melhora de acordo com seui nível de warrior! xD
Rikus
Rikus
Nível 4

Mensagens : 506
Data de inscrição : 03/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por KANIN DRAGON Ter 13 Out 2009, 11:41 pm

Slah, vc q tem os livros à mão.... como funciona a especialização?
KANIN DRAGON
KANIN DRAGON
Nível 4

Mensagens : 519
Data de inscrição : 24/08/2009
Localização : Sigil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por Rikus Ter 13 Out 2009, 11:43 pm

Eu tenho o livro tb mané, o Slash me passou! Entra no msn biba!!
Rikus
Rikus
Nível 4

Mensagens : 506
Data de inscrição : 03/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida AD&D - Especialização em armas Empty Re: Dúvida AD&D - Especialização em armas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos