Masmorras & Dragões
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

+7
Allian
Templario
Cani
Slash_Z
balard
Göltork
Gun Hazard
11 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Gun Hazard Seg 19 Out 2009, 2:02 pm

Por que os jogadores de foruns sempre falam as ações de seu personagem em terceira pessoa e sempre usando o nome dele no inicio das frases?

Exemplo:
Göltork escreveu:Baldak está sentado em uma mesa perto da porta de
entrada do Cervo Assobiador como se estivesse cansado, melancólico e
pensativo. Olhando para a rua e vendo as pessoas realizando seus
afazeres...

Isso será para reforçar o nome do personagem e fazer ele ficar gravado na mente dos jogadores como musiquinhas de comercial?
É só um erro grosseiro de narrativa?
Um disturbio de personalidade?

Oh Dúvida Cruel!!!!
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Göltork Seg 19 Out 2009, 2:21 pm

Isso é algo que eu costumo fazer quando estou jogando PbF.

Jogando ao vivo eu costumo usar a 1ª pessoa.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por balard Seg 19 Out 2009, 2:37 pm

Isso já foi mas comum em mesas ao vivo. Vc descreve a cena do personagem, sem usar a 1a pessoa. Não vejo muito problema não. Funciona melhor em fórum.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Slash_Z Seg 19 Out 2009, 3:31 pm

Você descreve o que o personagem faz. Torna o uso de pensamentos e observações neutras sobre seu comportamento possíveis.

Balard escreveu:Não vejo muito problema não. Funciona melhor em fórum.

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Checkmark
Slash_Z
Slash_Z
Nível 13

Mensagens : 1837
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 35
Localização : Sigil

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Cani Seg 19 Out 2009, 3:41 pm

mania
Cani
Cani
Nível 7

Mensagens : 986
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Templario Seg 19 Out 2009, 4:28 pm

Göltork escreveu:Isso é algo que eu costumo fazer quando estou jogando PbF.

Jogando ao vivo eu costumo usar a 1ª pessoa.

exacto and facto!

Um PbF já é naturalmente mais descritivo, então usar 3ª pessoa é natural.
Templario
Templario
Nível 2

Mensagens : 166
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 39
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Allian Seg 19 Out 2009, 4:32 pm

com certeza, fica mais fácil de imaginar a cena. se você ficar falando no fórum o tempo todo "eu faço..." a galera começa a perder quem fez o que.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Rikus Seg 19 Out 2009, 5:15 pm

Sei não!
Rikus
Rikus
Nível 4

Mensagens : 506
Data de inscrição : 03/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Gun Hazard Seg 19 Out 2009, 5:21 pm

Prá variar só um pouquinho minha opinião é diferente.

É muito massante ler um aventura com este tipo de narrativa.

Utilizar este recurso vez ou outra é bacana, mas tornar todos seus posts em 3ª pessoa fica um negócio muito chato de acompanhar.

Principalmente se o jogados não conseguir se segurar e ficar divagando o tempo todo e a todo instante ficar postando seus pensamentos sem uma moderação do que é realmente interessante para o momento ou para o leitor (incluindo aqui o mestre e o resto do grupo).

Nunca ví numa mesa presencial um jogador falar "Brodakolin fica pensando consigo mesmo ao ver aquela cena triste: 'Será que meus queridos irmãos de tetas, que foram criados junto comigo pela nossa querida mãezinha loba estão em segurança naquela terrível e escura floresta, que agora é alvo do terrível Senhor dos Lenhadores Escuros', este tipo de pensamento fica tirando o sono de Bradakolin noite após noite..."

No máximo ele diz "Eu ou (Meu personagem), fico (fica) preocupado pois a floresta onde nasceu também pode estar em perigo"

A impressão que tenho é que o pessoal tenta dar uma de escritor ou de Shakespeare mas sem ter noção de como atrair a atenção do leitor e fica enchendo de baboseiras... Baboseiras estas que eles não fariam em uma mesa real.

Eu acho muito mais prático de acompanhar e participar quando os jogadores são mais OBJETIVOS em suas ações.

Para isso a 1ª pessoa é mais prática, mas nada contra usar de 3ª Pessoa...

Desde que o jogador não fique embromando com lenga-lenga ou fique usando o nome do seu personagem três vezes no mesmo post.

Esta técnica de ficar repetindo o nome do personagem a todo instante só para o nome dele ficar marcado na cabeça dos leitores também é coisa de livretinhos e escritores de 4ª categoria....
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Allian Seg 19 Out 2009, 5:26 pm

putz, pior que eu nunca reparei mais eu que tenho mania de fazer muito isso...
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Slash_Z Seg 19 Out 2009, 5:44 pm

Ou seja, seu problema é contra quem escreve demais, o que não tem nada a ver com o uso da terceira pessoa.

O fato é que o jogo de fórum permite que os jogadores descrevam com mais detalhes suas ações. O RPG presencial é totalmente diferente, pois possui linguagem corporal. Se quiser passar o mesmo efeito, você terá, sim, que descrever detalhadamente suas ações. Querer que dois meios diferentes de RPG funcionem da mesma maneira não adianta. RPG de mesa tem um ritmo; RPG de fórum, outro.

O problema é quando o cara exagera. Isso é algo pessoal, que pode ser resolvido com uma simples mensagem. "Não precisa descrever tanto suas ações", voilà.
Slash_Z
Slash_Z
Nível 13

Mensagens : 1837
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 35
Localização : Sigil

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Templario Seg 19 Out 2009, 6:09 pm

Sorry gun, mas eu gosto de escrever. Não quero parecer nenhum grande escritor, mas tento repassar tudo o que o char poderia fazer/pensar/etc no momento em um post. Nenhum mestre reclamou comigo a respeito disso Smile
Templario
Templario
Nível 2

Mensagens : 166
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 39
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Dino Ter 20 Out 2009, 7:22 am

Acho que é só costume mesmo... nada a ver!
Dino
Dino
Nível 6

Mensagens : 833
Data de inscrição : 11/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Gun Hazard Ter 20 Out 2009, 11:16 am

Slash_Z escreveu:Ou seja, seu problema é contra quem escreve demais, o que não tem nada a ver com o uso da terceira pessoa.
Eu acredito que tem a ver sim.
E como voce disse quando resumiu o uso da 3ª pessoa, ela meio que induz a este tipo de descrição impessoal e neutra.

Na minha opnião o uso de 3ª Pessoa Passiva torna a leitura cansativa.

Slash_Z escreveu:O fato é que o jogo de fórum permite que os jogadores descrevam com mais detalhes suas ações.
Sim claro!
Mas ser objetivo é bom. Os floreios do uso incorreto de 3ª pessoa deixa a coisa mais arrastada.

Slash_Z escreveu:O RPG presencial é totalmente diferente, pois possui linguagem corporal.
Não é só questão da linguagem corporal.
Num jogo de mesa temos o fator tempo. Se voce ficar enrolando, mesmo que seja enrolando COM linguagem corporal isso vai incomodar o restante do grupo que está também interessado em jogar.

Slash_Z escreveu:Se quiser passar o mesmo efeito, você terá, sim, que descrever detalhadamente suas ações.
Não necessáriamente. Como disse ser prático tem quase os mesmos efeitos de ser detalhado, acredito que até mais, embora acredite ser muito aceitavel ser prático e detalhado ao mesmo tempo.

Slash_Z escreveu:O problema é quando o cara exagera. Isso é algo pessoal, que pode ser resolvido com uma simples mensagem. "Não precisa descrever tanto suas ações", voilà.

Então são dois problemas:
- Quando o cara exagera com descrições chatas sobre devagações vãs em vez de efetivamente fazer algo.
- Quando o cara exagera alongando demais sua ação e assim acaba atropelando a ação ou possivel ação de outros jogadores. Por exemplo um jogador faz uma descrição muito longa que extrapola por exemplo o seu turno de ação não dando brecha em narrativa para que outros evento possam acontecer.

O problema que vejo é que dificilmente alguém (mestre ou jogador) se preocupa em propor um ritmo ao jogo, lembro de uma mesa que a Devoradora tava narrando no forum velho que tinha um jogador que escrevias ações imensas em seus posts e ainda por cima fazia post em cima de post, e quando um jogador ia fazer sua ação o ambiente já tava totalmente modificado. Por exemplo o jogador em vez de tentar dialogar com um NPC ficava discutindo e ofendendo o NPC com posts gigantescos e depois partindo pro ataque e quando os demais jogadores iam agir tinha que ficar aquele clima chato de "Oh mestre dá para eu ter feito isso antes dele ter agido de tal maneira?" e dai tome o mestre a ter de ficar pedindo pro jogador editar seus 10 posts com 5 paragrafos cada...

Relax Temps isso não é nada pessoal com ninguém que por ventura possa estar participando desta discussão. Os únicos que já ví fazerem isso geralmente são adolescentes afoitos e eufóricos (PS: Estou ficando velho e ranzinza).
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Khelben_Arunsun Ter 20 Out 2009, 11:24 am

Gun tá ficando velho. Estarei ficando matusalêmico? DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Icon_question
Khelben_Arunsun
Khelben_Arunsun
Nível 2

Mensagens : 278
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 49
Localização : Águas Profundas

http://www.dadomestre.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Slash_Z Ter 20 Out 2009, 12:54 pm

Então, Gun, na mesa de fórum temos um jogo completamente diferente da mesa presencial. Além do ritmo ser diferente, você não precisa se preocupar em enrolar: pode deixar seu personagem um pouco mais complexo. O exagero é prejudicial - e, como falei, acho fácil enviar uma mensagem ao jogador para deixar tudo certo; porém, ser "prático" também não é o melhor caminho. Uma excelente descrição do mestre seguida de "eu me levanto e vou conversar com Y" não é nada imersiva. Como seu personagem anda? Como ele fala? São detalhes importantes na caracterização de uma pessoa. Ainda podemos interpretar alguns destes detalhes na mesa do plano material, mas não é de se jogar fora a possibilidade de descrever com mais detalhes uma situação.

Eu acho a solução relativamente tranqüila para problematizar descrições detalhadas. Só conversar com o jogador e tudo se resolve. Se ele continua, aí o problema já é o jogador, não a descrição Razz
Slash_Z
Slash_Z
Nível 13

Mensagens : 1837
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 35
Localização : Sigil

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Sigfried Qui 19 Nov 2009, 10:14 pm

Me perdi um pouco...

Fazer uma narrativa detalhada em 3ª pessoa e fazer 10 posts com ações consecutivas são coisas diferentes.
O jogador tem que compreender até que ponto ele pode agir, e quando a ação dele está passando dos limites onde a ação de outros entra em conta.
Narrativa detalhada e ações excessivas são coisas diferentes. Eu gosto de narrativas detalhadas.

"Johan entra na taverna silenciosamente, se aproxima do balcão evitando chamar atenção e tenta puxar conversa com o taverneiro..."
ou
"Eu entro na taverna e faço o taverneiro me dizer o que eu quero."?
Sigfried
Sigfried
Lord of Butter

Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Gun Hazard Sex 20 Nov 2009, 10:13 am

Seja Bem vindo Sigfried!

Seus dois exemplos são sucintos e lógico que acho o primeiro melhor, mas vai por mim que como tem maluco que abusa que pensamento e fala são ações livres os filhos da puta usam isto como desculpa para recitar Dom Quixote de La Mancha inteiro duas vezes na sua rodada...
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Sigfried Sex 20 Nov 2009, 7:52 pm

Eu entendo. Entendo bem até...
Mas isso é um problema diferente de narrar em 3ª pessoa ou 1ª pessoa.
Eu prefiro narrar em primeira pessoa, mas em forums opto pela 3ª, pois é mais dificil interpretar minhas ações em apenas em palavras. E até mesmo para fixar o nome do meu personagem mesmo.

Estou em uma mesa de D&D em vida real, e como as ações são sempre em 1ª pessoa, sempre tem alguns jogadores esquecendo os nomes dos personagens dos outros. (Teve um que esqueceu o nome do proprio personagem)
Sigfried
Sigfried
Lord of Butter

Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Allian Sex 20 Nov 2009, 8:15 pm

Sigfried escreveu:Eu entendo. Entendo bem até...
Mas isso é um problema diferente de narrar em 3ª pessoa ou 1ª pessoa.
Eu prefiro narrar em primeira pessoa, mas em forums opto pela 3ª, pois é mais dificil interpretar minhas ações em apenas em palavras. E até mesmo para fixar o nome do meu personagem mesmo.

Estou em uma mesa de D&D em vida real, e como as ações são sempre em 1ª pessoa, sempre tem alguns jogadores esquecendo os nomes dos personagens dos outros. (Teve um que esqueceu o nome do proprio personagem)

um nada, metade da mesa esqueceu o proprio nome DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Icon_rolleyes
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Gun Hazard Dom 22 Nov 2009, 8:05 am

Por isso crianças usem sempre o mesmo nome pros seus personagens...
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Sigfried Dom 22 Nov 2009, 12:02 pm

Xiii, eu uso sempre o mesmo nick pra forums, mas meus personagems são sempre um cara novo, com um nome novo.
(É, eu tambem tinha esquecido o nome do meu personagem...)
Sigfried
Sigfried
Lord of Butter

Mensagens : 5429
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 39
Localização : Em algum lugar

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa Empty Re: DÚVIDA CRUEL: 3ª Pessoa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos