Masmorras & Dragões
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais

4 participantes

Ir para baixo

[D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais Empty [D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais

Mensagem por Göltork Qua 17 Nov 2010, 4:09 pm

Se tinhamos um tópico de dúvidas, não achei... acho que era no Silicon Dragon.

Tenho algumas dúvidas:

1 - Um personagem caído [knocked prone] pode ajustar [shift] se um poder de um aliado diz que todos os aliados a x quadrados podem fazer um shift igual a y quadrados?

2 - Quanto à armadilha "False-Floor Pit": A armadilha é uma seção de 2x2 quadrados. Minha dúvida é a seguinte: quando um personagem pisa sobre um dos quadrados da armadilha ela se torna inativa (fazendo com que todos os outros quadrados tbm caim) caso ele caia, ou somente o quadrado no qual ele pisou se desativa?

Exemplo:

Estou criando uma aventura no qual os pjs entram numa torre mal assombrada e cheia de undeads. Cada andar da torre guarda um encontro combativo.
No segundo andar os pjs enfrentam um grupo de assombrações que voam, e o piso, já ruindo, esconde uma armadilha de fosso. Cair na armadilha não só causa dano, como também impõe 2 rodadas para voltar ao segundo andar através das escadas.
Digamos que os quadrados do fosso sejam representados por abcd:

xxxx
xabx
xcdx
xxxx

Se um personagem pisa em d, somente o quadrado d rui, ou todos os quadrados abcd ruem?
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

[D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais Empty Re: [D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais

Mensagem por balard Qua 17 Nov 2010, 4:28 pm

1- Eu acho q já lie essa dúvida em algum lugar. Teria q epsquisar pra saber. Essas perguntas que me dizem q meu "rules savvy" é tb inversamente proporcional ao tempo q eu passo jogando.
Na minha mesa eu não permitiria, já q vc não pode shiftar caido. Vc não pode shiftar pra terreno difícil, quanto mais caído. Se o poder em questão MOVESSE os aliados, ai tudo bem.

2- Vc que manda. Não vejo diferença. Um cara pisa a ativa o quadrado dele, ou um cara pisa e ativa os 4 quadrados. Vai pelo q vc achar mais lógico.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais Empty Re: [D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais

Mensagem por Allian Qua 17 Nov 2010, 4:31 pm

1 - pode sim. uma vez que cair prone não te da nenhuma restrição no movimento (pagina 277), isso também se aplica a ajustes aliados. um jogador caido pode inclusive "andar" metade do seu movimento normal enquanto prone usando uma manobra crawl em vez de walk.

2 - a armadilha é um chão falso de 2x2 que funciona como um unico alçapão. se a armadilha for ativada, os 4 quadrados da armadilha se abrem como um todo e quem tiver na área cai. depois de ativada, a armadilha fica inativa como um todo.

você pode adaptar se quiser e fazer uma versão de 1 quadrado da armadilha e usar 4 dessas, ai é escolha sua como mestre.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais Empty Re: [D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais

Mensagem por Allian Qua 17 Nov 2010, 4:38 pm

ok, apaga o que eu falei no 1. saiu errata da wizards sobre isso. uma pesoa que está prone não pode fazer nenhum tipo de movimento fora crawl e stand-up. segue o paragrafo:

Prone [Addition]
Player’s Handbook, page 277
Add “You can’t move from your space, although you can teleport, crawl, or be
forced to move by a pull, a push, or a slide.”

http://www.wizards.com/dnd/files/updateph.pdf


Última edição por Allian em Qua 17 Nov 2010, 4:46 pm, editado 1 vez(es)
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais Empty Re: [D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais

Mensagem por balard Qua 17 Nov 2010, 4:40 pm

allian, se o cara "pode" usar o crawl, ele não está com movimento restrito?
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais Empty Re: [D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais

Mensagem por Allian Qua 17 Nov 2010, 4:49 pm

sim, uma vez que ele "perdia" a habilidade de walk, crawl era a única opção de movimento que era restrita a metade do movimento. no entanto da mesma forma que walk era x de movimento, crawl era y. uma pessoa poderia ter 1 ou 100 de movimento, isso nunca influenciou no movimentos especiais como shift via poderes de terceiros ou mesmo teleport. a não ser que especificado.

isso era um loophole meio antigo ja. obviamente a wizard percebeu rapidinho o problema. vide errata.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais Empty Re: [D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais

Mensagem por Göltork Qua 17 Nov 2010, 6:50 pm

Bom, na minha aventura vou usar 1 quadrado por vez. Tipo, uma armadilha 2x2 é uma armadilha padrão e concede 100xp, uma armadilha na qual cada quadrado se abre por vez poderia ser considerada (hipotéticamente) um "minion" onde cada quadrado concede 25xp.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

[D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais Empty Re: [D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais

Mensagem por Allian Qua 17 Nov 2010, 10:15 pm

se for pra dar só 25, reduz um pouco a CD pra procurar/desarmar ela.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais Empty Re: [D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais

Mensagem por Göltork Qui 18 Nov 2010, 6:04 am

Não imagino como desarmar uma parte do piso que está ruindo por idade.
Nem dá pra baixar a CD pq senão qualquer personagem com Passive Perception 18 notaria na hora.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

[D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais Empty Re: [D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais

Mensagem por balard Qui 18 Nov 2010, 9:47 am

a parada do shift é bem o q eu falei. é um loophole só pra advogados de regras.
Se vc não pode shiftar em um terreno difícil, não pode shifitar quando só pode rastejar, q é a mesma coisa. Advoagos assim me irritam.


Gol, não faz diferença. O xp da armadilha, assim como o de monstro, é dado sempre no fim. Vc ver ela como 4 armadilhasa de 25 ou uma de 100 não faz diferença.

Quanto ao Perception, eu sempre uso um teste de "Stealth" contra o perception passivo dos meus jogadores. Nunca dois números passivos, pq senão era questão de eu decidir se eu quero q eles vejam o treco ou não.

No Seu caso eu colocaria a armadilha como um ataque q joga no buraco com um acerto, e deixa prone com um miss. Para "desarmar" a armadilha, só com alguma maneira de reforçar o chão, tipo com o cajado do mago e o escudo do guerreiro ^^ Outra opção pra quem achar a armadilha é só derrubar o chão para não ter risco de cair.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais Empty Re: [D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais

Mensagem por Allian Qui 18 Nov 2010, 10:01 am

balard escreveu:a parada do shift é bem o q eu falei. é um loophole só pra advogados de regras.
Se vc não pode shiftar em um terreno difícil, não pode shifitar quando só pode rastejar, q é a mesma coisa. Advoagos assim me irritam.

na verdade é diferente porque o terreno afeta qualquer movimento do jogador. é um "efeito global". a limitação do rastejar só se aplica obviamente quando quando o personagem rasteja, o que não o que acontece quando alguém força o jogador a dar um shift. são movimentos diferentes. mesma coisa se alguem teleportar o jogador pra outro square. tanto faz o cara estar em pé ou não. a propria wizards ja tinha reconhecido que era um erro nas regras. por isso a errata. mais tanto faz isso pq atualmente funciona como o balard falou. ta prone, só pode rastejar, levantar e fim de papo. o que obviamente é o mais sensato. eu nem posso falar pq na minha mesa tinha essa regra da casa xP

de resto concordo com o balard.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais Empty Re: [D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais

Mensagem por Göltork Qui 18 Nov 2010, 11:53 am

Faz sentido sua observação sobre a armadilha balard.

Vcs já me ajudaram.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

[D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais Empty Re: [D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais

Mensagem por Jilly Qui 18 Nov 2010, 2:21 pm

Só para constar, uma armadilha que abre um quadrado de cada vez é mais difícil do que a que abre tudo de uma vez, pois nesta somente um pj tem o risco de cair, enquanto na outra outros pjs poderão cair nos quadrados não revelados, logo mais difícil deveria conceder mais xp e não o contrário.
Jilly
Jilly
Nível 3

Mensagens : 418
Data de inscrição : 07/10/2010
Idade : 38
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

[D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais Empty Re: [D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais

Mensagem por Göltork Qui 18 Nov 2010, 8:10 pm

Ninguém precisa ficar sabendo disso Jilly! Laughing
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

[D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais Empty Re: [D&D 4th] Dúvidas e Comentários Gerais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos