Masmorras & Dragões
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Sistema Dual

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Mensagem por balard Qui 01 Out 2009, 12:05 am

O resumão do sistema. QQ dúvida pergutem.

Cada ação tem uma dificuldade de 0 a 20.
0 - Automática, qualquer idiota faria.
1 - Simples, a maioria das pessoas faria
3 - Com esforço ou sorte qq um faria, alguém com aptidão ou treino faria com a mão nas costas.
6 - Difícil, exige muita sorte ou esforço, ou habilidades e conhecimentos no assunto.
7 - Uma pessoa sem treinamento dificilmente conseguiria isso, e mesmo uma com treinamento precisa se esforçar.
9 - É bom sua vida não depender disso, pq até mesmo uma pessoa treinada precisa de sorte e esforço pra isso.
12- Muito difícil. Mesmo treinado, vc precisa de muita sorte ou esforço pra conseguir isso.
13- A partir desse nível só com muita sorte E muito esforço alguém treinado resolve. Destreinado? Pff
18- Ha Ha Ha

Para
resolver uma ação, o jogador declara a ação, e gastar qualquer
quantidade de pontos de Stamina ou Sanity. Esses pontos gastos precisam
igualar ou superar a dificuldade. Caso gaster um ponto de Stamina numa
ação primariamente física, ele ganha +1 de bônus. O mesmo vale para
Sanity e ações mentais. Gastar a mesma quantidade de Stamina e Sanity
dá um bônus de +1 tb.

Os pontos são gastos ao se declarar a
ação, sem saber a dificuldade. É responsabilidade do jogador decidir o
quanto vai arriscar.

Além dos pontos, 1 dado de 6 lados pode ser
lançado. Esse dado precisa ser rolado pelo jogador também antes de
saber o resultado ou a dificuldade. Jogar o dado é arriscado. Rolar
dados não exclui o gasto de Pontos, mas deixa eles na mão do destino.
Pra cada ponto rolado no dado, vc vai perde 1(um) ponto dos atributos q
o mestre quiser. Esse valor é limitado ao da dificuldade. Ex: Uma
dificuldade 4, o máximo q vc pode gastar são 4 pontos totais, se tirar
4 no dado.
Caso supere a dificuldade, vc gasta 1 ponto a menos pra
cada ponto superado. Ex: no caso a cima, caso tenha se tirado 6, vc
gastaria 7 pontos.
6 no dado. Se tirar 6 vai poder rolar o dado de
novo e acrescentar o resultado no total(e se tirar 6 repete...). Pra
cada 6 que tirar, reduz em 1 o gasto total. Esse gasto pode ser
NEGATIVO, nesse caso vc recupera pontos por sua jogada de sorte super
cagada. Ex: no caso acima, o jogador tira 6, e depois outro 6, e depois
um 4. Total 16. A dificuldade era 4, logo ele perderia 8 pontos. Como
superou a dificuldade em 12 pontos, 8 - 12 = -4. Como tirou 2 seis, ele
recupera mais 2 pontos. Nesse caso ele ganharia 6 pontos em vez de
perder 8.

Ao tirar um 1 no dado, ele não recupera nenhum
atributo por sorte(mesmo q a dificuldade seja 0 ou menos), e perde 1 de
atributo extra. Essa roalgem já seja pelo menos a segunda do teste(por
ter tirado um 6), ele ainda recupera normalmente, mas ainda assim gasta
1 extra.

Vc pode combinar o gasto de pontos, com o jogar do
dado. Some o resultado dos dois para chegar no resultado final. Mas o
gasto de pontos dos dados é calculado DEPOIS dos pontos serem gastos, e
ele funciona normalmente. Ex: O jogador acima decide gastar 1 ponto de
Stamina, e rolar o dado. Ele tira 6,6,4. Ele recupera os mesmos 6
pontos, mas o resultado final é 17.

Atributos:
Representam
sua saúde física e mental, além do sua capacidade de gerar esforço.
Stamina e Sanity. Esses atributos são pontos que são gastos ao se
sofrer dano ou estresse, ou gastos para conseguir passar em testes.
Normalmente há uma diferença muito pequena apenas em se gastar Stamina
ou Sanity para fazer os testes, sendo exigido uma específica apenas
quando se sofre dano. Não faz diferença se vc está tirando o máximo do
seu corpo, ou se concentrando pacas numa tarefa.

Você começa com
10 em cada atributo. Depois, role um dado. Some esse valor no atributo
que quiser. Depois, diminua o valor somado de 7 e coloque no outro. Ex:
vc começa com 10/10. Tira 5 no dado. Vc pode somar 5 num atributo, e 2
no outro.

Aptidões:
São as únicas características além de
atributos. Elas representam seus talentos natos, habilidades treinadas
e conhecimentos adquiridos. Possuir uma aptidão soma 6 nos testes
relacionados a ela. Isso é suficiente para passar automaticamente na
maioria das situações q ela for levada em conta.

Aptidões negativas são desvantagens, q diminuem 6 nos testes relacionados a elas.

Caso
mais de uma aptidão for adequada a uma situação, some os bônus de
todas. O bônus máximo q vc pode ganhar via aptidões é +12 num único
teste, não importa quantas o afetem. Não existe penalidade mínima.

Cada personagem começa com 5 aptidões, e pode pegar mais uma para cada aptidão negativa que escolher.

Acrobacia
Agilidade
Armas Brancas
Armas de Fogo
Arremesso
Briga
Condução
Correr
Escalar
Força
Furtividade
Mãos Rápidas
Nadar
Pontaria
Reflexos
Saltar
Saudável
Sobrevivência
Aparência
Concentração
Empatia
Intimidação
Manha
Percepção
Persuasão
Psicologia
Reputação
Biologia
Burocracia
Computação
Engenharia
Explosivos
Física
História
Línguas
Mecânica
Medicina
Ocultismo
Química
Rastrear
Tática
Tratar Animais

Negativas

Covardia - -6 em todas as ações que te deixem numa posição de risco
Distraído - -6 em testes que exigem atenção a detalhes ou concentração por muito tempo
Fobia - -6 em todos os testes quando o objeto de fobia estiver perto
Frágil - Sempre q perder 1 ponto de Stamina, perca outro.
Fúria - ganha -6 em todas as ações se deixar de se irritar numa situação estressante
Glutão - -6 em todos os testes se tiver com 9 ou menos de Stamina
Grosseria - -6 em testes q peçam delicadeza
Insanidade - Sempre q perder 1 ponto de Sanity, perca outro.
Má reputação - -6 em testes sociais contra mais de 50% das pessoas que te conheçam
Obsessão - -6 em todos os testes feitos pra/ao evitar a obsessão
Preguiça - Ganha -6 em todas as ações físicas que tenham uma opção mais fácil a ser feita. Ganha -1 em todas as ações pra
cada ponto q tiver de stamina abaixo de 7.
Problemas de destreza - -6 em todos os testes que exigem controle fino corporal
Problemas de locomoção - -6 em todos os testes que exigem grande movimento corporal
Problemas de visão - -6 em todos os testes que exigem visuais. Uso de óculos pode eliminar essa penalidade
Vício - -6 em todos os testes a menos que tenha um fluxo freqüente da substância viciante no organismo

Desvantagens:
São
diferentes das Aptidões Negativas pq não concedem aptidões positivas. O
jogador pode escolher a desvantagem que quiser, e fica a critério do
mestre aprovar. Sempre que essa desvantagem atrapalhar a vida do
jogador, seja na interpretação ou nas regras, ele ganha de 1 a 6 pontos
de Atributo a escolha do Mestre.


SORTE
Sobreviver é a grande recompensa, mas aqueles que sobrevivem podem se considerar com Sorte.
Sorte é recompensada sempre que o jogador demonstra grande habilidade em superar os desafios, não tendo batendo as botas. Sorte não pode ser recuperada depois de gasta, e não tem limite de quanto de Sorte acumulada um jogador pode ter.
Usos para Sorte:
- Ganhar uma aptidão positiva por uma ação.
- Recuperar 6 pontos de Atributos.
- Ignorar uma aptidão negativa por uma ação.
- Ganhar um bônus de +6 num teste.
- Alterar a realidade, mudando algum detalhe da cena para favorecer o jogador.

Ao se usar a primeira opção 6 vezes para a mesma Aptidão, o jogador adquire ela de forma permanente.
Ao se usar a segunda opção 6 vezes, o jogador pode aumentar em 6 pontos seus Atributos permanentemente.
Ao se usar a terceira opção 6 vezes para a mesma Aptidão, o jogador perde ele permanentemente.
Exemplos da quinta opção: Achar objetos úteis em qualquer lugar que não sejam impossíveis de achar(minha munição acabou, olha! munição na lata de lixo!), eventos que possam dar vantagem(sendo perseguido por zumbis, um sobrevivente louco aparece e começa a atirar neles, distraindo-os), dicas para solicionar problemas(jogador pergunta pro mestre: devo sair correndo aleatoriamente pela escuridão, mas vc pode me dar uma sugestão melhor?)


Última edição por balard em Seg 09 Nov 2009, 10:12 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Auri Soulblade Qui 01 Out 2009, 10:59 am

show de bola!!!! gostei!! So nao entendi o lance do dado nas ações.


Como será a ambientação?? Para eu pensar na ficha.
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Mensagem por balard Qui 01 Out 2009, 12:03 pm

A maioria das ações normais tem dificuldade 1-3, com umas mais
complicadas tendo 4-6. Vc sempre vai precisar gastar um pouquinho pra
fazer a maioria das coisas, a menos q descole bônus de situação extras.
Também vai sempre ser bem sucedido em algo que envolva suas aptidões,
tirando coisas bizarras. Exemplo, pra acertar um zumbi lentão clássico
com uma pistola, é mole, 1 ou 2 pontos gastos garantem q vc acerte ele.
Menos até se ficar tempo mirando ou gastar várias balas. Mas se vc for
apto em Armas de Fogo, vc VAI acertar. Não precisa nem esperar o mestre
descrever, VC descreve ter enfiado 2 balas no zumbi pra finalizar ele.

A ambientação é a famosa cidade pequena, e como os habitantes reagem ao
serem comidos vivos por zumbis famintos. Espera-se q os jogadores não
entrem na onda do "ser comido vivo" e durem mais.
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