Masmorras & Dragões
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

+5
Kieran
balard
Rikus
Göltork
Gun Hazard
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por Gun Hazard Sáb 07 Nov 2009, 2:44 pm

E aí muito foi falado que a Devir iria melhorar...

Melhorou?

- Está cumprindo os Prazos? (Da 4ªedição apenas)
- A Tradução está boa?
- Atendimento e comunicação com o público melhorou?
- O "Preço X Qualidade" tá Justo?
- Facilidade de encontrar os produtos? (Alguém viu em alguma livraria COMUM ou Shopping?)
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por Göltork Sáb 07 Nov 2009, 2:55 pm

Os prazos melhoraram muito, mas não sei se está realmente cumprindo o que promete.

A tradução está... bem continua a mesma de antes.

Não sei da comunicação. Não entrei em contato com a devir.

O preço está "justo". Quero dizer, continua como antes. (Algumas vezes mais barato até.)

Facilidade em achar livros de RPG em shoppings e lojas COMUNS? Tá brincando né?

Sendo sincero, não to nem aí pra Devir. Principalmente depois que comecei a comprar meus livros pela amazon.

Meu maior problema até agora foi a falta de gente interessada em jogar a 4th ed. Ninguém dos meus amigos jogadores quer jogar.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por Rikus Sáb 07 Nov 2009, 3:28 pm

4e é um lixo... Terceira com esforço! AD&D rula!
Rikus
Rikus
Nível 4

Mensagens : 506
Data de inscrição : 03/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por balard Sáb 07 Nov 2009, 3:40 pm

- Prazos, to por fora. Mas vai sair o Martial Power(ou saiu). isso até q foi rápido. Eu acho.

- Tradução? To por fora. Não gostei de mudarem o nome do ranger depois de anos. Seria o mesmo que a Panini chamar o WOlverine de carcaju.

- Comunicação. To por fora.

- Preço. É caro mesmo. Difícil de julgar. O preço de capa é um absurdo, mas o preço promocional é justo. Basta arrumar de comprar sempre em promoção.

- Aqui na saraiva perto de casa eu já vi todos os livros de D&D, apesar de ser apenas um exemplar, e 1 de cada vez. Mas vi o do Jogador, dos Monstros, e essa semana o do Mestre. O livro do Lobisomen está em todas as bancas grandes também.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por Rikus Sáb 07 Nov 2009, 4:07 pm

Ranger virou oq?
Rikus
Rikus
Nível 4

Mensagens : 506
Data de inscrição : 03/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por Kieran Sáb 07 Nov 2009, 4:13 pm

Patrulheiro... ridículo na minha opinião

Então... a única coisa que não dá pra reclamar é da facilidade de encontrar, já que aqui em Campinas eu já vi tanto na Saraiva quanto na Fnac. Só não encontrei na Cultura, mas os caras lá falaram que RPG não é muito a área deles e umas coisas assim, pra justificar a falta dos produtos

@balard: Você considera rápido o delay de um ano entre o lançamento no original e o traduzido?... é dessa vez a Devir foi rápida mesmo.
Kieran
Kieran
Nível 11

Mensagens : 1555
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 34
Localização : Campinas/SP

http://willmiyazaki.posterous.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por Templario Sáb 07 Nov 2009, 6:37 pm

Rikus escreveu:4e é um lixo... Terceira com esforço! AD&D rula!

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Icon_rolleyes

Kieran escreveu:@balard: Você considera rápido o delay de um ano entre o lançamento no original e o traduzido?... é dessa vez a Devir foi rápida mesmo.

Eu acho que no fundo foi uma boa jogada, por 2 motivos:

1- a wizards não entregaria o material pronto para as distribuidoras antes do lançamento a fins de tradução. A chance de vazar seria muito grande. Não sei se estou correto, mas acredito que as versões em outras línguas também não saíram ao mesmo tempo que a em inglês.

2- Como desde agosto/2007 sabia-se da vinda da 4e, a Devir deve ter percebido os comentários em blogs/fóruns/etc. Viu que a reação inicial para com a 4e não era das melhores e resolveu esperar. Meses após o lançamento, viu-se uma mudança nesse quadro, com mais e mais rpgistas querendo a 4e em português. 1 ano depois da versão em inglês já produziu uma boa quantidade de pessoas interessadas na nova edição, garantindo um mercado inicial. Agora é boca-a-boca e propaganda...
Templario
Templario
Nível 2

Mensagens : 166
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 39
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por balard Sáb 07 Nov 2009, 7:15 pm

Então, acho que o Gun não perguntou nesse sentido. Ele tá por dentro do tempo entre o lançamento inicial e a versão traduzida. Acho q era uma questão de prazos cumpridos. Crio que saiu certinho no prazo os livros básicos, e agora já vai sair um suplemento.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por Allian Sáb 07 Nov 2009, 8:51 pm

bom pra quem for pegar nacional. eu prefiro ficar com o meu ranger u_u
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por NickNunes Dom 08 Nov 2009, 8:08 pm

Allian escreveu:bom pra quem for pegar nacional. eu prefiro ficar com o meu ranger u_u

[2]
NickNunes
NickNunes
Nível 30

Mensagens : 4211
Data de inscrição : 05/08/2009
Idade : 32
Localização : Por ai

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por kimble Seg 09 Nov 2009, 4:03 pm

1- a wizards não entregaria o material pronto para as distribuidoras
antes do lançamento a fins de tradução. A chance de vazar seria muito
grande. Não sei se estou correto, mas acredito que as versões em outras
línguas também não saíram ao mesmo tempo que a em inglês.

Antes não. Mas bem antes dos livros serem traduzidos no Brasil. Não vou dizer com certeza, mas tenho impressão que nas minhas últimas férias (começo do ano) vi livros de 4e em italiano ou francês quando estive na Europa.

Foi atraso e incompetência mesmo. Tanto que os livros só começaram a sair quando houveram uma série de mudanças na Devir, trocando o editor responsável e coisas do tipo. O engraçado é que até essa troca de pessoal os livros atrasavam meses e sempre ficavam 'parados em Brasília devido a demora na avaliação da censura'. Agora eles saem quase todo mês Razz
avatar
kimble
Nível 2

Mensagens : 225
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por Gun Hazard Seg 09 Nov 2009, 4:52 pm

D3?

Alguém?
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por Templario Seg 09 Nov 2009, 8:13 pm

kimble escreveu:

Foi atraso e incompetência mesmo. Tanto que os livros só começaram a sair quando houveram uma série de mudanças na Devir, trocando o editor responsável e coisas do tipo. O engraçado é que até essa troca de pessoal os livros atrasavam meses e sempre ficavam 'parados em Brasília devido a demora na avaliação da censura'. Agora eles saem quase todo mês Razz

"Sob nova direção" é um slogan forte Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Fresse
Templario
Templario
Nível 2

Mensagens : 166
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 39
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por balard Seg 09 Nov 2009, 9:16 pm

Mas nós não temos noção que tipo de contrato de parceria eles tem na frança e/ou itália e o que eles tem com a devir. Ainda tem o fato que o mercado italiano e/ou frances não só é maior que o nosso, mas tem um poder aquisitivo muito maior. Isso leva eles a terem uma capacidade de investir muito mais alta. A devir pode conseguir pagar só um tradutor por exemplo, enquanto na França eles pagam 6. Lá o dinheiro vai retornar mais rápido.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por Gun Hazard Ter 10 Nov 2009, 6:46 am

Detalhe que Portugal, tem Devir, mas não tem D&D.

Achei muito extranho pois antes os livros vinham em português de Portugal (Mas não pela Devir e sim por editoras de Portugal mesmo). O primeiro Romance de DragonLance que ví era assim, e eles tem uma tradição muito mair de literatura fantástica do que nós Brasileiros, eu mesmo já lí uma porrada de livros de Fantasia em portugues de Portugal.

Mas RPG e D&D que é bom parece que não tem...

Talvez o problema seja exatamente ter a Devir e ela estar com os Direitos de publicação Presos com ela. Como acontece por aquí: "Não pública e não deixa outro publicar". Mas isto é expeculação.

Por exemplo no inicio do D&D 3.X no Brasil diziasse que TUDO que fosse material da WIZARDS era direito de públicação da DEVIR.

Era uma noticia divulgada a 4 ventos e que NINGUÉM desmintia.

Recentemente ví uma declaração do D3 ne internet que dizia que A Devir não tinha adquirido os Direitos do Eberron e que nenhuma outra editora havia se interessado em publicá-lo..

Então fico naquela: os caras poderiam ter desmistificado isso há 8 anos e só fizeram agora prá tirar o Dele da Reta.
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por balard Ter 10 Nov 2009, 8:57 am

É, a devir a foda. Mas será qeu eberron ia vender bem aqui? Podiam tentar. O foda que é caro. Vai ver forgotten mal vende o suficiente.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por kimble Ter 10 Nov 2009, 9:08 am

Mas nós não temos noção que tipo de contrato de parceria eles tem na
frança e/ou itália e o que eles tem com a devir. Ainda tem o fato que o
mercado italiano e/ou frances não só é maior que o nosso, mas tem um
poder aquisitivo muito maior. Isso leva eles a terem uma capacidade de
investir muito mais alta. A devir pode conseguir pagar só um tradutor
por exemplo, enquanto na França eles pagam 6. Lá o dinheiro vai
retornar mais rápido.

O retorno tem potencial de ser maior, mas o que muita gente esquece nessas análises é que não significa que por ser um mercado potencialmente maior ele seja um mercado onde o livro vende bem. Na França, por exemplo, a impressão que eu sempre tive é que eles eram muito mais fechados tanto em termos de rpg quanto quadrinhos. Tanto que encontrar uma lojinha boa de gibis não franceses lá era bem difícil (elas se concentravam num bairro na capital).

Já na Grécia, por exemplo, eles eram muito mais abertos e encontrei livrarias com estantes e estantes de gibis e livros de rpg. Meu maior problema lá foi escolher o que comprar, porque eles tinham dezenas de encadernados que eu queria e não tinha como comprar tudo.

O problema principal do Brasil me parece ter sido incompetência mesmo, tanto que agora o ritmo de publicações melhorou muito. Não que eu acredite que o mercado é enorme, claro. Mas fica estranho a Devir estar com esse ritmo de publicações depois de tantos anos atrasando livros em meses. A não ser que eles tenham ficado malucos e tenham decidido falir a empresa publicando uma pilha de livros em sequência e sem expectativa de retorno adequado.
avatar
kimble
Nível 2

Mensagens : 225
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por Templario Ter 10 Nov 2009, 9:14 am

Sobre eberron... talvez. Mas o que notei em alguns lugares de RPG (tanto em Goiânia quanto em Floripa, os lugares onde convivi com a cena rpg) muitos - melhor, a maioria - dos rpgistas são mais tradicionalistas; tem gente que ainda prefere AD&D, outros não largam a 3.0 em prol da 3.5. E agora, com a advinda da 4e adivinhem só... alguns já disseram-me: "4e não é D&D" Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Icon_rolleyes

E no quesito tradicionalista, muita gente é mais fã de "low-med magic worlds", como Dark Sun ou Dragonlance. Não são muitos que eram um pouco mais generosos com itens já em Greyhawk/FR... :/

Eu, particularmente, acho Eberron interessante (mesmo nunca tendo jogado); mas sou só um num mar de gente que abomina "magia demais".

Como a aceitação da 4e aumenta, e ano que vem/2011 deve sair Eberron traduzido, é possível que a aceitação deste cenário também aumente.
Templario
Templario
Nível 2

Mensagens : 166
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 39
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por balard Ter 10 Nov 2009, 9:20 am

Tudo que estamos fazendo são suposições. Vc tem ai a data que o D&D françes ou grego ou alemão saiu? O mercado da europa é maior, por n motivos. Melhor distribuição, muito maior poder aquisitivo, maior conhecimento e aceitação do hobby. Nós só podemos especular, como o d3 sempre fala. A gente tem muito poucos dados concretos públicos. A única coisa que podemos reclamar, como o Gun perguntou, é como eles estão em termos de cumprimento de prazos. Pq eles anunciam o prazo, e tinham um costume muito peculiar de ignora-lo, e não dar satisfação.

Agora pra saber exatamente se a devir podia fazer algo diferente e miraculosamente virar uma super potência editorial de RPG, só vai dar pra saber tendo 100% das informações ^^
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por Gun Hazard Ter 10 Nov 2009, 9:38 am

Eu voto que a administração caiu na real e resolveu melhorar.

Por isso a quantidade de lançamentos e prazos sem atrasos grandiosos.

Até Cthulhu parece que irá sair um dia (provavelmente antes de Jesus voltar ou Rei Arthur retomar a Inglaterra).

PS: Particularmente eu acho estranho a quantidade de Publicações do Mundo das Trevas pois a impressão que tenho é que o público dele é menor (pelo menos mais quieto, pois não conheço pessoalmente nenhum jogador e não vejo grandes manifestações dos mesmos). E mesmo assim as publicações do Novo Mundo das Trevas prosperava e D&D cambaleava...
Gun Hazard
Gun Hazard
Anarquista de Plantão

Mensagens : 2983
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Santana de Parnaíba City

http://falhacriticarpg.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por kimble Ter 10 Nov 2009, 9:44 am

Agora pra saber exatamente se a devir podia fazer algo diferente e
miraculosamente virar uma super potência editorial de RPG, só vai dar
pra saber tendo 100% das informações ^^

Nah, super potência não. Mas uma editora que cumpre os prazos (ou pelo menos tenta) e publica mais livros por ano, já dá pra ver que vai.

Sobre a Europa eu posso falar principalmente por experiência própria. Fui pra lá duas vezes, dois anos seguidos, e nos dois pude notar as mesmas coisas (França é bem fechada a coisas americanas ou na língua inglesa em geral, Grécia e Itália já são mais abertas, Londres é o paraíso pra quem gosta de quadrinhos ou rpg, etc. e etc.).

Vc tem ai a data que o D&D françes ou grego ou alemão saiu?

Tá na mão, pelo menos da Alemanha.
Aqui ó:
http://www.amazon.de/Spielleiterhandbuch-4-Ein-Grundregelwerk-f%C3%BCr/dp/3867620350/ref=pd_sim_toy_3/276-9431931-3850644
http://www.amazon.de/Dungeons-Dragons-4e-Monster-Handbuch-HC/dp/B001KA9FQY/ref=pd_sim_toy_1/276-9431931-3850644
http://www.amazon.de/Dungeons-Dragons-4e-Spielerhandbuch/dp/B001G4UZ72/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=toys&qid=1248535532&sr=8-1

Sendo que o distribuidor deles era muito mal falado por atrasar material e ser lento, mas mesmo assim o livro que demorou mais para sair já está disponível em dezembro de 2008 (ou pelo menos foi o que eu entendi do link). Que eu lembre atualmente eles estão sem distribuidora de D&D no país, mas se ela era tão ruim a ponto de conseguir perder os direitos sobre o jogo e ainda assim consegui traduzir os livros ainda ano passado, isso já serve de comparativo com nossa situação aqui.
avatar
kimble
Nível 2

Mensagens : 225
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por balard Ter 10 Nov 2009, 10:04 am

Bom, só pq é mais quieta não quer dizer q é menor. Na minha adolescência, eu conhecia bem mais jogadores de vampiro que de D&D. E eram um povo muito calado, cidade do interior, quase ninguém acessava a internet.

Quanto a Eberron, a maior culpada é a Wizards. eu demorei anos pra ir fuçar Eberron, pq eu achava que era uma coisa completamente diferente. O marketing que eles fizeram em cima passava uma imagem 100% errada. Um monte de gente ainda acha que é Steampunk, tem robos gigantes, magitech... O foco pulp-noir passou longe das propagandas deles. Eu achava q era uma porcaria ^^ até ler começar a ler os dragonshards do Keith Baker....


Mas aumentar a quantidade de livros só é uma boa se os livros vendem. E os livros que vendem aqui podem ser diferentes dos livros que vendem em outros países. Só com dados de vendas a gente pode dizer q eles lançam poucos ou muitos livros.

Demora na tradução é explicável. Como disse, vc pode colocar um time enorme traduzindo e revisando, e publicar 1 mês depois, se forem ser comprados 50.000 livros no primeiro mês. Vc paga todo mundo e tem seu lucro. Lembra que uma editora não "produz" mensalmente. Eles produzem por impressão. Então tomam uma facada(mesmo que parcelada), e vão vendendo. Eu não culpo a Devir por poucos livros, ou tradução lenta. Isso pode ser certo ou errado, ou não ter escolha. Só sabendo os detalhes. Dá pra culpar pelo péssimo PR deles, tanto em propaganda e marketing pra cima dos produtos deles, quanto para contato com a base de fãs.

Vc mandou vários links da amazon em Alemão. Não entendi pq, onde viu que a data de lançamento foi dezembro de 2008? E depois, Alemanha é um mercadinho enrolado pra D&D, o jogo lá deles é bem forte, e como dizem os rumores, a editora da versão alemã parece ser pior que a Devir.

Seria legal fazer um estudo de comparação. Existe D&D em quantas línguas? Quantas edições? Quais foram os livros e com que freqüência foram lançados nas versões traduzidas? Só com essa pesquisa vc pode ter um mapa e analisar as diferenças. Quais são os maiores mercados de RPG fora do eixo EUA-Inglaterra? Eu não sei. Imagino que a europa toda seja forte, mas que países? Quais consomem D&D? D&D é o mais jogado no Brasil agora. A uns anos era Vampiro, no início era GURPS. Dados, especular é legal, mas pra comparar, vc precisa de dados.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por Göltork Ter 10 Nov 2009, 10:07 am

balard escreveu:Eu achava q (Eberron) era uma porcaria ^^ até ler começar a ler os dragonshards do Keith Baker....
Eu tbm fui mais ou menos por aí... Neutral
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por kimble Ter 10 Nov 2009, 10:26 am

Vc mandou vários links da amazon em Alemão. Não entendi pq, onde viu que a data de lançamento foi dezembro de 2008?

Se você costuma fazer compras na Amazon, sabe que mais pra baixo tem os dados da publicação junto com a data de publicação. Procura ali, tu vai encontrar.

Demora na tradução é explicável. Como disse, vc pode colocar um time enorme traduzindo e revisando, e publicar 1 mês depois,

Mas aí fica uma situação estranha. Antes o tempo entre cada livro era de meses. Agora nós temos um livro quase todo mês. Quer dizer que antes tínhamos um número mínimo de tradutores e de repente a empresa contratou uma pilha deles? Me parece bem mais aceitável a idéia que eles resolveram organizar as coisas, deixar as desculpas de lado, colocar gente responsável lidando com a linha e isso trouxe resultados.

Seria legal fazer um estudo de comparação. Existe D&D em quantas
línguas? Quantas edições? Quais foram os livros e com que freqüência
foram lançados nas versões traduzidas? Só com essa pesquisa vc pode ter
um mapa e analisar as diferenças. Quais são os maiores mercados de RPG
fora do eixo EUA-Inglaterra? Eu não sei. Imagino que a europa toda seja
forte, mas que países? Quais consomem D&D? D&D é o mais jogado
no Brasil agora. A uns anos era Vampiro, no início era GURPS. Dados,
especular é legal, mas pra comparar, vc precisa de dados.


Tu está escapando pela tangente. Eu até posso montar uma lista de países onde D&D também foi traduzido (oficial e não oficialmente) mas aí você pediria ainda dados mais específicos, e contínuaríamos nisso até você querer saber o nome de cada jogador que já comprou um livro de D&D.

Entende, não estou tentando desacreditar tua opinião, acho legal tu ter respeito o suficiente pelos antigos envolvidos na Devir, mas é muito mais crível acreditar que o principal problema no Brasil era má administração (algo que eu sempre afirmei, aliás). Recapitulando mais alguns exemplos da época anterior da Devir que demonstram porque eu acredito que era má administração:
a) Durante um dos encontros, os responsáveis pela linha demonstraram desconhecer o que eram os suplementos Completes da 3e. Isso anteriormente ao início da publicação dos Completes no Brasil, claro. Mas é no mínimo engraçado ter havido uma época em que eles não conheciam a principal linha de suplementos da 3e;
b) Eles mesmos afirmaram que se surpreenderam com as baixas vendas do livro de campanha de Dragonlance, porque os romances venderam bem. Outro exemplo de falta de conhecimento estranho, porque aparentemente ninguém avisou a eles que o livro de campanha de Dragonlance da 3e NÃO se passa na época dos romances, ele representa uma cronologia décadas após eles e onde o mundo passou por MUITAS mudanças.

Esse tipo de falta de conhecimento sobre o próprio negócio é indicação de falha na administração. Ao que você vai responder pedindo número de vendas ou alguma outra coisa que as empresas nunca liberam. Ao que eu vou retornar a questão do porque tantos livros seguidos agora então e qual a diferença no mercado fez com que houvesse essa mudança no ritmo de publicação. E ficaríamos num loop eterno onde você defende o pessoal da Devir pedindo dados cada vez mais específicos ou legalmente impossíveis de obter e eu insisto no meu ponto de vista demonstrando através dos dados que estão disponíveis e fatos ocorridos.

Loop cara, não tem jeito. Eu vou continuar acreditando que o problema da Devir era administração, a coisa melhorou e torço para que as coisas continuem assim. Você vai continuar acreditando que todo mundo era competente e que foi algum outro fator. E a vida continua.
avatar
kimble
Nível 2

Mensagens : 225
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por balard Ter 10 Nov 2009, 10:59 am

Hehehhe, o mais legal é q eu não tenho nenhum respeito pela Devir. Acho que eles fazem sim um monopólio canalha e mal administrado. Só to sendo advogado do diabo contras suas críticas.

Eu não vou pedir os dados de vendas, pq sei q eles não existem. Até existem alguns, o Jaime acho, publicou no blog do D3 alguns valores de tiragens. To pedindo os dados públicos. Data de publicação. Isso é pra avaliar se a Devir atrasa, muito ou pouco. Em relação a que países. Ai a gente pode tentar analisar porque. O mesmo com a quantidade de livros. É muita ou pouca? Comparado com o que? Esses dados dão um bom respaldo para qualquer crítica nesse sentido. Olhando no vácuo só do Brasil, e sem ter os dados internos, é complicado analisar e dizer que foi muito ou pouco.

Vc que correu de dar os dados específicos. Eu não to protegendo a Devir. Até pq se o Gun achasse isso ele não ia mais ser meu amigo Very Happy Só to atacando seu ponto de vista ^^ Não dá pra reclamar de detalhes internos da devir, sem saber os detalhes internos da devir. Eu reclamo de detalhes públicos, essa é a diferença Smile Não acredit oque todo mundo é competente. Vc que acredita que todo mundo é incompetente. Eu to questionando.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como Estamos de D&D 4 no Brasil? Empty Re: Como Estamos de D&D 4 no Brasil?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos