Cenario Wasteland?
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Cenario Wasteland?
recentemente eu ando inclinado a jogar algo no estilo faroeste com pistoleiros e tal. alguém sabe algum sistema legal pra esse tipo de coisa, ou algum sistema mais fácil de adaptar?
to atraz de algo com pouca ou nenhuma tecnologia. no máximo alguma coisinha steampunk. de preferencia focado no desenvolvimento do pj.
se ninguém souber de nada nesse sentido, que mecanica será que se adaptaria melhor na proposta?
atualmente eu to relendo o sistema que o goltork postou a algum tempo mais não acho que seja exatamente o que eu to atraz.
to atraz de algo com pouca ou nenhuma tecnologia. no máximo alguma coisinha steampunk. de preferencia focado no desenvolvimento do pj.
se ninguém souber de nada nesse sentido, que mecanica será que se adaptaria melhor na proposta?
atualmente eu to relendo o sistema que o goltork postou a algum tempo mais não acho que seja exatamente o que eu to atraz.
Allian- Nível 30
- Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo
Re: Cenario Wasteland?
queria muito um tb. mas nunca vi nem sistema nem cenário q se adapte muito bem pra esse tipo de proposta.
Lendo o ROgue Trader, o Warhammer 40k tem bem o feel de wasteland tecnologica.
mas q eu saiba, o melhor lugar pra usar isso seria adaptar torre negra pra gurps ou savage worlds
Lendo o ROgue Trader, o Warhammer 40k tem bem o feel de wasteland tecnologica.
mas q eu saiba, o melhor lugar pra usar isso seria adaptar torre negra pra gurps ou savage worlds
Re: Cenario Wasteland?
Acho que o melhor é savage worlds mesmo.
Göltork- Nível 16
- Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.
Re: Cenario Wasteland?
o mais perto que eu tive disso foi o reinos de ferro. é bem faroeste com pistoleiros e tudo. só que reinos de ferro é high-magic/high-tech, e eu não queira ir tão longe com isso. suponho que daria pra simplesmente fazer um cataclisma ou algo assim e dizer que tecnologia e magia viraram coisas raras...
tenho que ver se eu pego uma hora o savage worlds pra olhar.
tenho que ver se eu pego uma hora o savage worlds pra olhar.
Allian- Nível 30
- Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo
Re: Cenario Wasteland?
O Melhor Sistema de Tiroteio que já usei (depois de GURPS) foi o do CP2020.
Como ele só fica "conplexo/bugado" com armas automáticas e blindagens, para velho oeste ele é perfeito, já que não tem estas complicações...
Como ele só fica "conplexo/bugado" com armas automáticas e blindagens, para velho oeste ele é perfeito, já que não tem estas complicações...
Re: Cenario Wasteland?
Meu maior problema com sistemas pra faroeste, é q o tiroteio não fica diferente de uma briga com arco e flecha. Apenas jogos com um timing de turno muito baixo isso é possível, como em gurps, q o turno é um segundo.
Sobre o cenário, tem o deadlands(q tem tecnologia, horror e pistoleiros). Se vc quer mais desolação, pode dar uma olhada nos deadlands futuristas, são dois. Um é pós-apocalíptico e outro é pós-pós-apocalíptico.
Tecnicamente ambos são o mesmo cenário, mas um é na terra(mais wasteland) e o outro é em outro planeta(mais tech) http://en.wikipedia.org/wiki/Deadlands:_Hell_on_Earth
Sobre o cenário, tem o deadlands(q tem tecnologia, horror e pistoleiros). Se vc quer mais desolação, pode dar uma olhada nos deadlands futuristas, são dois. Um é pós-apocalíptico e outro é pós-pós-apocalíptico.
Tecnicamente ambos são o mesmo cenário, mas um é na terra(mais wasteland) e o outro é em outro planeta(mais tech) http://en.wikipedia.org/wiki/Deadlands:_Hell_on_Earth
Re: Cenario Wasteland?
@gun: será que não daria certo puxando o sistema de iaijutsu de rokugan? o proprio reinos de ferro tinha um sistema pra quickdraw adaptar do 3.5, tenho que dar uma olhada ver se aproveita algo.
@balard: promissor, tenho que dar uma olhada.
@balard: promissor, tenho que dar uma olhada.
Allian- Nível 30
- Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo
Re: Cenario Wasteland?
Meu problema nem é o quickdraw. É q transformar uma pistola numa arma de fogo igual as outras, vc perde o feel. Tipo, recarregar é uma ação. Não é irreal quando o turno dura 6 segundos, a maioria dos caras q sabem atirar um sixgun sabem recarregar ela em 6 segundos. O problema q não tem diferença nenhuma se ela fosse uma pistola .45 entende? Ou uma besta. Atira, atira, atira, recarrega...
sem contar q a velocidade e precisão dos caras é a grande sacada. Vc resolver tudo como se fosse um iajutso diminui o efeito, no geral. Quero regras pra vc ter diferença de precisão e velocidade por atirar da cintura(hip shooting) do que atirar com o braço extendido. QUero q a pólvora obscureça a visão(faz fumaça pra caramba um tiroteio). Quero que o comabte seja uma dança de tiros e buscas por cobertura pra recarregar.
Nunca vi nada assim em nenhum sistema.
sem contar q a velocidade e precisão dos caras é a grande sacada. Vc resolver tudo como se fosse um iajutso diminui o efeito, no geral. Quero regras pra vc ter diferença de precisão e velocidade por atirar da cintura(hip shooting) do que atirar com o braço extendido. QUero q a pólvora obscureça a visão(faz fumaça pra caramba um tiroteio). Quero que o comabte seja uma dança de tiros e buscas por cobertura pra recarregar.
Nunca vi nada assim em nenhum sistema.
Re: Cenario Wasteland?
GURPS fica assim, principalmente com as alternativas do Gun Fu.
O CP2020 também fica muito violento, o problema é que ele é simples e prático, não tem todas estas parafernalhas que o balard falou.
Mas nada que não seja possível de fazer usando penalidade e bônus.
Por exemplo a dificuldade de acertar um tiro:
Queima roupa (1 metro): 10
Perto (1/4 da longa distância): 15
Médio (1/2 da longa istância): 20
Longe (Alcance Total): 25
Extremo: (2x longa distância):
Alcances
Armas curtas (pistolas): 50 metros
Espingardas: 50 metros
Rifles: : 200 metros
Iniciativa = 1d10 +REF
Sacar rápido:: +3 à iniciativa -3 ao ataque
Atacar com Duas Armas: -3 em Ambas
Double Shot (Apenas armas Double Shot): -4 para ambos os ataques.
Emboscada: +5 para os ataques da 1ª rodada
Six Shot (Apenas armas Single action pelo cão): 2x a dificuldade cada +1 que superar a dificuldade +1 disparo acertou o alvo.
Escopetas: Considerado ataque de área
distância - Curta e Queima-roupa: 1 Metro de trama e dano 4D6
distância - média: 2 Metros de trama e dano 3D6
distância - longa: 3 Metros de trama e dano 2D6
Fora as regras de cobertura, dano na cobertura, dano que ultrapassa a cobertura, que vai fazer o pessoal se movimentar prá caramba ou morrer rápido.
O Sistema de Dano Também é interessante pois ele prevê que o cara possa desmaiar de choque com um tiro no pé (ou morrer pelo mesmo motivo), ou ficar de pé depois de ter levado mais de 8 disparos. Tudo dependendo do seu Tipo corporal e da sorte nos testes de atordoamento e morte.
O CP2020 também fica muito violento, o problema é que ele é simples e prático, não tem todas estas parafernalhas que o balard falou.
Mas nada que não seja possível de fazer usando penalidade e bônus.
Por exemplo a dificuldade de acertar um tiro:
Queima roupa (1 metro): 10
Perto (1/4 da longa distância): 15
Médio (1/2 da longa istância): 20
Longe (Alcance Total): 25
Extremo: (2x longa distância):
Alcances
Armas curtas (pistolas): 50 metros
Espingardas: 50 metros
Rifles: : 200 metros
Iniciativa = 1d10 +REF
Sacar rápido:: +3 à iniciativa -3 ao ataque
Atacar com Duas Armas: -3 em Ambas
Double Shot (Apenas armas Double Shot): -4 para ambos os ataques.
Emboscada: +5 para os ataques da 1ª rodada
Six Shot (Apenas armas Single action pelo cão): 2x a dificuldade cada +1 que superar a dificuldade +1 disparo acertou o alvo.
Escopetas: Considerado ataque de área
distância - Curta e Queima-roupa: 1 Metro de trama e dano 4D6
distância - média: 2 Metros de trama e dano 3D6
distância - longa: 3 Metros de trama e dano 2D6
Fora as regras de cobertura, dano na cobertura, dano que ultrapassa a cobertura, que vai fazer o pessoal se movimentar prá caramba ou morrer rápido.
O Sistema de Dano Também é interessante pois ele prevê que o cara possa desmaiar de choque com um tiro no pé (ou morrer pelo mesmo motivo), ou ficar de pé depois de ter levado mais de 8 disparos. Tudo dependendo do seu Tipo corporal e da sorte nos testes de atordoamento e morte.
Re: Cenario Wasteland?
ambos. eu acho um sistema com exesso de complexidade, datado, em q eu preferia jogar GURPS q ele.
Mas eu falo q ele é uma bosta pra te pilhar
Mas eu falo q ele é uma bosta pra te pilhar
Re: Cenario Wasteland?
Ele não é complexo quando o assunto são socos Chutes o no máximo armas NÃO-Automáticas.
Para Velho oeste eu achei ele mais simples, rápido e selvagem que o Savage Worlds, pelo fato dele não ter as qualidade e defeitos complicando ainda mais as coisas.
Para Velho oeste eu achei ele mais simples, rápido e selvagem que o Savage Worlds, pelo fato dele não ter as qualidade e defeitos complicando ainda mais as coisas.
Re: Cenario Wasteland?
as qualidades e defeitos do savage worlds não complicam as coisas. eu acho elas tão básicas.
Re: Cenario Wasteland?
pelo que eu to vendo, pra dar certo no que concerne ao quickdraw o sistema teria que ter turnos bem curtos. o tempo de puxar o trigger (1 segundo +-?). a velocidade de movimento teria que ser reduzida pra acompanhar esse tempo, assim um dive pra conseguir cover não seria algo feito em um turno. uma bala teria que causar estrago, pra tornar o cover uma necessidade real.
por outro lado pra que a manobra valha a pena, acho que cada tiro seguido do anterior teria que ser mais difícil, devido ao coice. assim quando alguém pula pra pegar cover, mesmo que o outro cara atire mais umas duas vezes, provavelmente não vai acertar.
acho que a velocidade de recarga deveria ser fixa pra cada arma e variando conforme a habilidade do personagem.
a parte de fumaça acho que seria fazer o tiro mais complicado caso seja dado no mesmo quadrado, semelhante ao coice.
se alguem tiver algo a adicionar ou criticas, fiquem a vontade.
por outro lado pra que a manobra valha a pena, acho que cada tiro seguido do anterior teria que ser mais difícil, devido ao coice. assim quando alguém pula pra pegar cover, mesmo que o outro cara atire mais umas duas vezes, provavelmente não vai acertar.
acho que a velocidade de recarga deveria ser fixa pra cada arma e variando conforme a habilidade do personagem.
a parte de fumaça acho que seria fazer o tiro mais complicado caso seja dado no mesmo quadrado, semelhante ao coice.
se alguem tiver algo a adicionar ou criticas, fiquem a vontade.
Allian- Nível 30
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Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo
Re: Cenario Wasteland?
é exatamente ai q eu queria. Por isso q acho q gurps atinge bem todos esses tropes de faroeste.
Acho q um combate de faroeste deveria ter dois estágios. Talvez amalgamando vários sistemas. O primeiro é o bullet time. Sacar a arma, atirar, buscar cobertura, recarregar. Cada um desses detalhes é importante. Digamos q cada rodada duraria 1 segundo, e q esse estágio uma vez iniciado durasse 6 segundos.
O segundo estágio seria um combate mais normal de rpg, simplificado. O turno em si demoraria 6 segundos, e seria usado para lutas mais normais, ou tiroteios maiores e mais demorados.
Seria como o foco de um cineasta. O começo(ou um duelo) tudo vai devagar. Cada passo q vc dá tem q ser contado, cada bala colocada no revolver tem um custo. O problema q a luta toda assim fica chato, então depois de um tempo vc começa a abstrair mais, dando mais temo aos turnos. Caso o mestre queira e a situação peça, ele pode começar outro bullet time.
Exemplo: O grupo entra na cidade, que parece deserta, tentando chegar na estação de trem. O testa de ferro do bandido aparece bloqueando o caminho, exigindo o dinheiro. Eles negam, o combate rola! Vários bandidos aparecem dos altos das casas, janelas e barris. Nesse momento v tem o bullet time. O saque dos mocinhos, se atiram e correm, se buscam cobertura, se derrubam logo o cara no meio do caminho. Passado os 6 turnos de 1 segundo, o tempo volta a correr. Alguns jogadores tomaram tiros, mas agora todos já se encontram com cobertura, acuados com os tiros. Eles precisam chegar até a estação no meio do tiroteio. Mais algumas rodadas de 6 segundos eles chegam, o trem se aproxima e não reduz a velocidade, indo direto. Alguns outros bandidos correm até eles. O turno que o trem passa e eles tem q pular enquanto atiram é novamente bullet time, lento. No fim, os jogadores estão no trem, mas alguns bandidos subiram junto. Esses últimos são resolvidos em tempo normal.
Acho q um combate de faroeste deveria ter dois estágios. Talvez amalgamando vários sistemas. O primeiro é o bullet time. Sacar a arma, atirar, buscar cobertura, recarregar. Cada um desses detalhes é importante. Digamos q cada rodada duraria 1 segundo, e q esse estágio uma vez iniciado durasse 6 segundos.
O segundo estágio seria um combate mais normal de rpg, simplificado. O turno em si demoraria 6 segundos, e seria usado para lutas mais normais, ou tiroteios maiores e mais demorados.
Seria como o foco de um cineasta. O começo(ou um duelo) tudo vai devagar. Cada passo q vc dá tem q ser contado, cada bala colocada no revolver tem um custo. O problema q a luta toda assim fica chato, então depois de um tempo vc começa a abstrair mais, dando mais temo aos turnos. Caso o mestre queira e a situação peça, ele pode começar outro bullet time.
Exemplo: O grupo entra na cidade, que parece deserta, tentando chegar na estação de trem. O testa de ferro do bandido aparece bloqueando o caminho, exigindo o dinheiro. Eles negam, o combate rola! Vários bandidos aparecem dos altos das casas, janelas e barris. Nesse momento v tem o bullet time. O saque dos mocinhos, se atiram e correm, se buscam cobertura, se derrubam logo o cara no meio do caminho. Passado os 6 turnos de 1 segundo, o tempo volta a correr. Alguns jogadores tomaram tiros, mas agora todos já se encontram com cobertura, acuados com os tiros. Eles precisam chegar até a estação no meio do tiroteio. Mais algumas rodadas de 6 segundos eles chegam, o trem se aproxima e não reduz a velocidade, indo direto. Alguns outros bandidos correm até eles. O turno que o trem passa e eles tem q pular enquanto atiram é novamente bullet time, lento. No fim, os jogadores estão no trem, mas alguns bandidos subiram junto. Esses últimos são resolvidos em tempo normal.
Re: Cenario Wasteland?
Não só Bullet Time, balard, mas jogos de artes marciais ele é muito bom pelo mesmo motivo. Jogos Estratégicos de Tiro, e dependendo do foco dos jogadores até mesmo Fantasia-Cinematográfica.
Por exemplo as manobras avançar-atacar, Preparar e Mirar (Arco), Avançar-Concentrar (mago) no turno seguinte o combatente pode executar outra manobra de combate, o arqueiro dispara a flecha o mago termina a conjuração e se esconde.
Ou Seja se utilizado as regras de combate de forma correta o combate fica mais dinâmico que o "Encostar no inimigo e fazer full-attack até um dos dois cair".
Apesar de esta ainda ser uma tática eficiente para o "Guerreiro Montanha" ela não é igual para TODAS as demais opções.
Por exemplo as manobras avançar-atacar, Preparar e Mirar (Arco), Avançar-Concentrar (mago) no turno seguinte o combatente pode executar outra manobra de combate, o arqueiro dispara a flecha o mago termina a conjuração e se esconde.
Ou Seja se utilizado as regras de combate de forma correta o combate fica mais dinâmico que o "Encostar no inimigo e fazer full-attack até um dos dois cair".
Apesar de esta ainda ser uma tática eficiente para o "Guerreiro Montanha" ela não é igual para TODAS as demais opções.
Re: Cenario Wasteland?
meu problema com gurps é o detalhe demais. Por isso q mencionei. Numa luta de 5 pcs contra 10 inimigos, vc tem 3 rolagens de dado por ataque. Cada rolagem tem uma porrada de modificadores para serem calculados. Nessa hora ele peca. Vc fazer um shootout com o poco atirando entrincheirados, daqueles q demora 30 mim e tal, fica muuuuuuuuito arrastado em gurps. Nessa hora tem q abstrair. Em lutas com um número de inimigos até o número de jogadores ele funciona bem, pq é bem mortal, 2-3 ataques certeiros e vc caiu.
Ah é, ainda tem isso, vc não cai, vc fica fazendo teste de HT toda rodada, aumentando pra 4 testes por rodada.
O ideal seria um jogo q eu pudesse ir de gurps pra savage worlds e voltar a vontade. Esse tipo de controle do pacing do combate é algo q eu sempre quis num rpg, e nunca vi ^^
Ah é, ainda tem isso, vc não cai, vc fica fazendo teste de HT toda rodada, aumentando pra 4 testes por rodada.
O ideal seria um jogo q eu pudesse ir de gurps pra savage worlds e voltar a vontade. Esse tipo de controle do pacing do combate é algo q eu sempre quis num rpg, e nunca vi ^^
Re: Cenario Wasteland?
A maioria dos jogos deveria ter o sistema de combate simplificado para os combates contra buchas de canhão e o siste4ma completo para as lutas realmente importantes.
E dá para fazer isso em Gurps fácil.
E dá para fazer isso em Gurps fácil.
Re: Cenario Wasteland?
mas eu queria um q vc pudesse mudar entre ambos numa mesma luta. Por exemplo, gurps não dá pra fazer isso. Eu no máximo posso ligar e desligar tabuleiro, hit location e outras regras menores q só fazem atrapalhar. Nenhum deles trabalha com abstração/detalhamento da rodada. Especialmente no sentido de tempo.
Re: Cenario Wasteland?
é porque você tá querendo demais.
Até dá para mudar tudo isso no meio de uma luta, mas dai consideram-se dois tipos de cenas diferentes... Ou você fode tudo a verosssimilhança da cena.
Até dá para mudar tudo isso no meio de uma luta, mas dai consideram-se dois tipos de cenas diferentes... Ou você fode tudo a verosssimilhança da cena.
Re: Cenario Wasteland?
não fode. Ou jogar SW Saga "fode" a verossimilhança? eu só quero um sisema q eu possa ligar e delisgar os níveis de abstração de acordo com o momento do combate. Como se fosse o foco.
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