Masmorras & Dragões
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Regra alternativa] Rituais rápidos

4 participantes

Ir para baixo

[Regra alternativa] Rituais rápidos Empty [Regra alternativa] Rituais rápidos

Mensagem por setzer Sex 23 Out 2009, 2:08 pm

(Regras desenvolvidas a partir do Livro do Jogador 1)

Cadê a versatilidade do mago? Aquela que não causa dano, quero dizer. Bem, eles deveriam estar nos rituais... mas como eles são praticamente impossíveis de se conjurar em ação, gostaria de criar uma alternativa para faze-lo.

Qualquer personagem com o talento Conjuração Ritual poderia faze-lo, mas apenas com a aprovação do Mestre.

- - - - -

Um curioso mago humano chamado Melbourne desenvolveu o ritual abaixo, dada a necessidade de executar rituais rapidamente.


Ritual de 4º nível:
Condensar Residuum (Criação)

Tempo de execução: 8 horas
Custo: especial
Perícia-chave: Arcanismo (sem testes)

A execução deste ritual gera um pergaminho imbuído de Residuum, capaz de agilizar o processo de execução de um efeito ritual ao custo de um sacrifício físico de seu executor. Para isso, é necessário um pergaminho com o ritual a ser agilizado, e o custo para faze-lo é igual ao custo de execução do ritual do pergaminho.

Executar um pergaminho rápido em combate segue as seguintes regras:

* Preparar pergaminho rápido: ação padrão
(sacar o pergaminho é uma ação menor, ou ação livre se tiver o talento Saque Rápido)
após executar essa ação padrão, o personagem preparou o pergaminho. Isso encerra seu turno e estará pasmo (isso define em regras a atenção necessária do executor do pergaminho, não um efeito em si no personagem). Deixar de estar pasmo é uma ação livre que só pode ser realizada em seu próprio turno, mas fazer isso interrompe o ritual (e se isso ocorrer, nenhum componente e nem o pergaminho é consumido).

Nas rodadas subsequentes, o personagem que preparou o pergaminho deve usar as regras a seguir:

* Executar pergaminho rápido: sustentação padrão. Conforme o personagem sustenta o pergaminho, ele gasta um pulso de cura e a execução do pergaminho avança em 10 minutos. (Um pergaminho de 10 minutos levaria 2 rodadas e 1 pulso de cura para ser executado; um ritual de 1 hora levaria 7 rodadas e 6 pulsos de cura.)
- prestar auxílio: qualquer personagem adjacente pode auxiliar o executor desse ritual, e depositar um pulso de cura próprio utilizando uma ação padrão; ele também pode pagar outros custos através de uma ação padrão (mas não ambos: não é possível gastar mais de um pulso de cura por turno, por exemplo). Se o personagem utilizar uma ação de prestar auxílio, além de fornecer pulsos (ou não), ele também poderá auxiliar na jogada de teste do ritual (se aplicável; utilize as mesmas regras de prestar auxílio conforme Livro do Jogador).

Ao depoistar pulsos suficientes para executar o pergaminho, o conjurador do pergaminho rápido deve apresentar também quaisquer outros custos e focos exigidos.

Importante
: O personagem executor fica bastante vulnerável durante o processo, e o ritual depende primariamente dele para funcionar. Se o personagem executor sofrer dano, não será possível depositar pulsos de cura para o progresso do ritual até o final do próximo turno do executor. Se antes disso, ele sofrer mais dano, o ritual é interrompido e o personagem estará caído; uma condição que deixe o personagem pasmo, dominado, petrificado ou inconsciente (ou outras coisas que façam sentido) também interrompe o ritual. Se isso ocorrer, nenhum custo será desperdiçado e os pulsos de cura ficam depositados no pergaminho (podendo retomar o processo com uma ação de preparar pergaminho, e continar após isso de onde parou). Esses pulsos de cura depositados serão perdidos se não forem utilizados durante aquele combate (ou após passados 5 minutos).
setzer
setzer
Nível 1

Mensagens : 120
Data de inscrição : 21/09/2009
Idade : 38
Localização : Campinas/SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Regra alternativa] Rituais rápidos Empty Re: [Regra alternativa] Rituais rápidos

Mensagem por Allian Sex 23 Out 2009, 2:55 pm

rituais dificilmente vão dar muita vantagem tática sem criatividade, logo eu acho a ideia valida. gostei bastante da sua ideia, mais eu faria diferente. eu tinha feito um feat a um tempo atraz pelo o mesmo motivo. quem sabe não apresenta uma outra alternativa mais simples?

era algo +- assim:

Quicken ritual casting
Prerequisite: Ritual caster feat, Skill focus (Arcana, Heal, Nature or Religion)
Benefit: Chose one of the following skills that you have skill focus on: Arcana, Heal, Nature or Religion. Every time you perform a ritual that uses the selected skill, you can chose to give up of all your actions on the current round. If you do so, the ritual takes effect on the start of the next round. If you perform any action on the current round, you can't benefit from this feat.
Special: You can take this feat more than once. Each time you select this feat, choose another skill.


infelizmente eu não sei como é o padrão em portugues então vo ficar devendo uma tradução.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[Regra alternativa] Rituais rápidos Empty Re: [Regra alternativa] Rituais rápidos

Mensagem por setzer Sáb 24 Out 2009, 10:24 am

Tão simples que não permite ser interrompido, e eu queria fazer aquela cena onde os aliados do personagem o defende enquanto o mesmo executa os rituais (deixa-lo pasmo representa sua dedicação à tarefa e sua vulnerabilidade a dano é uma maneira de inimigos interrompe-lo)

O método acima não cobra um talento nem nada, apenas os componentes necessários (PO), e uma limitação ao longo do dia (custo em pulsos de cura, em que os aliados podem colaborar). Mas se for para simplificar, o material que você colocou é adequado e bem formulado, mais independente e prático.

Atenciosamente,
Gustavo "não tão rápido assim" Ito
setzer
setzer
Nível 1

Mensagens : 120
Data de inscrição : 21/09/2009
Idade : 38
Localização : Campinas/SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Regra alternativa] Rituais rápidos Empty Re: [Regra alternativa] Rituais rápidos

Mensagem por Göltork Sáb 24 Out 2009, 12:55 pm

Como você disse Ito, o "modo Allian" é mais rápido e prático, e eu gosto mais disso.

Porém, outra sugestão que eu dou é simplesmente cobrar um pulso de cura do conjurador. O ritual tem efeito no inicio do próximo turno do conjurador.

Sem feat e tbm sem regras tão elaboradas.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

[Regra alternativa] Rituais rápidos Empty Re: [Regra alternativa] Rituais rápidos

Mensagem por setzer Sáb 24 Out 2009, 3:47 pm

Göltork escreveu:Como você disse Ito, o "modo Allian" é mais rápido e prático, e eu gosto mais disso.

Porém, outra sugestão que eu dou é simplesmente cobrar um pulso de cura do conjurador. O ritual tem efeito no inicio do próximo turno do conjurador.

Sem feat e tbm sem regras tão elaboradas.
Sem chances de interromper o ritual?
setzer
setzer
Nível 1

Mensagens : 120
Data de inscrição : 21/09/2009
Idade : 38
Localização : Campinas/SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Regra alternativa] Rituais rápidos Empty Re: [Regra alternativa] Rituais rápidos

Mensagem por Göltork Sáb 24 Out 2009, 4:39 pm

É, o cara já pagou um bom preço com uma HS. lembrando que magos tem poucas mesmo.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

[Regra alternativa] Rituais rápidos Empty Re: [Regra alternativa] Rituais rápidos

Mensagem por balard Sáb 24 Out 2009, 6:36 pm

Não gostei. Problema de deixar os rituais rápidos, é que eles inutilizam vários poderes de Utility, e mais importante, skills. A minha versão de rituais rápidos não corta o tempo deles em menos de um minuto.

Uma outra opção q eu já sugeri, é trocar os rituais por poderes de utility. Basicamente o mago sacrifica grana e um slot de utility para poder realizar um ritual como standard action.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Regra alternativa] Rituais rápidos Empty Re: [Regra alternativa] Rituais rápidos

Mensagem por Göltork Sáb 24 Out 2009, 9:37 pm

Uhm, boa idéia, mas no fim das contas você ainda vai estar lançando apenas UM ritual como standard enquanto os outros rituais continuam da mesma forma.
Göltork
Göltork
Nível 16

Mensagens : 2261
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 36
Localização : Sapucaia do Sul, RS.

Ir para o topo Ir para baixo

[Regra alternativa] Rituais rápidos Empty Re: [Regra alternativa] Rituais rápidos

Mensagem por balard Dom 25 Out 2009, 12:50 am

É, por ai. O cara poderia até pegar o feat várias vezes e trocar todos os poderes utility de mago dele por rituais, mas ele não teria "mais" poderes q o resto do grupo.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Regra alternativa] Rituais rápidos Empty Re: [Regra alternativa] Rituais rápidos

Mensagem por Allian Dom 25 Out 2009, 1:03 am

balard escreveu:mas ele não teria "mais" poderes q o resto do grupo.

sinceramente, eu não consigo ver um caster apelando só por usar rituais dentro de combate. a maioria dos rituais nem vale a pena usar em combate, nem que fosse free action. os poucos que valem ainda vão gastar um turno, mais componentes, mais um bando de coisas dependendo da houserule usada pelo mestre.

será que realmente precisa limitar tanto? o quanto o uso de um ritual durante um encontro consegue desequilibrar o mesmo? o raise dead eu até entendo, mais o resto dos rituais... a menos que o jogador torre uns 4 creativity surges.

pra mim a muito que a galera ta atribuindo mais poder aos rituais do que eles merecem. eles são demorados e custam grana não porque são fod*s, mais simplesmente porque dão uma alternativa pratica de resolver situações não-combate.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[Regra alternativa] Rituais rápidos Empty Re: [Regra alternativa] Rituais rápidos

Mensagem por setzer Dom 25 Out 2009, 10:15 am

Allian escreveu:
balard escreveu:mas ele não teria "mais" poderes q o resto do grupo.
sinceramente, eu não consigo ver um caster apelando só por usar rituais dentro de combate.
Fico com o Allian.

Na verdade, eu não tive a necessidade de rituais rápidos. Um jogador teve. Imaginamos juntos algumas situações, por exemplo: o grupo está sendo perseguido num labirinto. Ao virar uma quina, eles podem usar duas rodadas para usar "Item ilusório" e criar uma parede na passagem onde estão, enganando seus perseguidores e fazendo-os seguir adiante com seu teste de Arcana. Existe uma Skill ou Utility que permita isso?

Provavelmente não... e os rituais em sua forma normal também não permitiria. Pronto: não existem mais ilusionistas como os conhecíamos.


Outra situação: os personagens estão encurralados em um combate claramente perdido. Cadê aquele teleporte legal que leva todos embora? Provavelmente lançarão um poder assim para alguma classe em algum suplemento, mas Caminhar pelas Sombras poderia resolver muito bem. Ainda, precisariam de algumas rodadas para executar, equilibrando o ritual em combate, mas ainda seria possível...


Em geral, os rituais em combate não são apelativos e nem melhores que os poderes porque não causam dano, e tem uma utilização extremamente específica.


Mas é só a minha opinião, espero mais comentarios!

Atenciosamente,
Gustavo "trapaceiro ritualista" Ito
setzer
setzer
Nível 1

Mensagens : 120
Data de inscrição : 21/09/2009
Idade : 38
Localização : Campinas/SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Regra alternativa] Rituais rápidos Empty Re: [Regra alternativa] Rituais rápidos

Mensagem por balard Dom 25 Out 2009, 6:16 pm

Não é o combate q importa. Os rituais não vão fazer muita diferença no combate. Vão fazer diferença nas outras horas. O famoso "quem precisa de climb quando eu tenho levitação?", Entre outras. Vc facilitar os rituais, vc tira valor das skills.
balard
balard
Nível 30

Mensagens : 4722
Data de inscrição : 11/08/2009

http://balard.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Regra alternativa] Rituais rápidos Empty Re: [Regra alternativa] Rituais rápidos

Mensagem por Allian Dom 25 Out 2009, 8:36 pm

balard escreveu:Não é o combate q importa. Os rituais não vão fazer muita diferença no combate. Vão fazer diferença nas outras horas. O famoso "quem precisa de climb quando eu tenho levitação?", Entre outras. Vc facilitar os rituais, vc tira valor das skills.

cara, a não ser que o mestre esteja contando os segundos pro evento x, o tempo que o ritual demora pra ser feito não faz ele mais fácil, mais difícil, melhor ou pior uma vez que fora de combate o ritual "acontece e pronto". ja no combate, que o tempo sempre é contado em rodadas, ai sim faz diferença.

uma outra forma que eu negociei com meu jogador pra dar mais liberdade sem precisar dos rituais foi o seguinte:

house rule: o jogador deve ter treinamento na pericia associada e o talento ritual caster: ele gasta um power que seja encounter ou diario, a standard action e rola a pericia. se ele passar de uma dificuldade X (eu geralmente pego uma dificuldade media pra gasto de daily e dificil pra gasto de encounter) ele pode gerar um "efeito" que tenha a ver com alguma das keywords atreladas com o power.

exemplo seria um mago gastanto seu horrid whispers pra gerar a ilusão do muro que foi comentada acima. ele precisaria passar em uma dificuldade media (depende do nível do mago, mais pra nível 1, 18~20 ta de bom tamanho).

eu meio que defini que os efeitos tem que ser algo entre um utility e um ritual. pode exagerar um pouco mais como eu posso vetar antes do teste da pra negociar. coisas como uma ilusão gigante fazem o jogador precisar de um 30 ou até mais em níveis baixos pra passar.

principalmente se o mago for build ilusionista da pra fazer umas coisas bem interessantes. builds do feiticeiro de eletricidade e do invoker de radiant também.


[edit] to pensando também em fazer um feat pra acesso ao cantrip do mago e um outro feat pra dar "upgrade" no mesmo, tipo aumentar um pouco os limites do cantrip e dar uns efeitos a mais tipo ilusões pequenas ou coisas assim. tenho que ver se eu pego o livro da 3.5 pra pegar umas ideias de efeitos bons.
Allian
Allian
Nível 30

Mensagens : 4884
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[Regra alternativa] Rituais rápidos Empty Re: [Regra alternativa] Rituais rápidos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos